Seus olhos viam Deus

Seus olhos viam Deus Zora Neale Hurston

Resenhas - Seus olhos viam Deus

JAQUELINE.ARGOLO 17/03/2024

Leitura obrigatória
É como afirma Henry Louis Gater Jr, no posfácio da obra: "Seus olhos é um ousado romance feminista", apresentando a história de Janie Starks e a afirmação do seu empoderamento ao longo dos seus relacionamentos, com ênfase ao terceiro e último: quando ela descobre a sua negritude e alcança maior liberdade, mesmo sendo uma mulher. Recomendo!

@sentiroslivros 16/02/2024

Divino
Não tenho como expressar a maravilha que foi ler esse livro com tantos personagens reais, palpáveis, sofridos, esperançosos e guerreiros em busca de identidade e pertencimento.

Aqui, deixo uma das frases que mais amei:
?Depois você deve dizer a elas que amor num é que nem pedra de amolar, que é a mesma coisa em toda parte, e faz a mesma coisa com tudo que toca. O amor é que nem oceano. É uma coisa que se move, mas mesmo assim toma a forma da praia que encontra, e é diferente em toda praia.?

Aline221 27/01/2024

Reflexão
Esse livro é um tapa de reflexão, Janie tem um dedo ruim pra homens, mas será mesmo que ela tinha escolha?

Uma época em que a mulher não tinha muitas escolhas, sofria maus tratos e ainda tinha a questão do racismo.

Depois de concluir entendi o porquê dele estar no 1001.

Leitura muito fluida, mas tem muito sofrimento.

Côrtes 29/08/2023

Livro diferente do comum, um romance com trechos extremamente poéticos que você consegue sentir no âmago de sua alma, adorei o livro de Zora e queria conhecer mais seu trabalho( aliás é uma pena ter poucas obras dela traduzidas). Enfim,aconselho a todos a leitura!

Carol.Miotti 22/08/2023

4,5/5
Um clássico de Zora Neale Hurston que conta a história épica de Janie Crawford em sua busca por uma identidade. Uma jornada sobre o amor, as alegrias e as tristezas da vida. Aclamado como o mais belo romance da literatura negra norte-americana de sua época, Seus olhos viam Deus descreve a trajetória de Janie, uma heroína afro-americana que enfrenta o tabu de escolher o próprio destino na Flórida da década de
1930.Hurston não escreve, especificamente, sobre a discriminação num mundo dominado por brancos - o que lhe rendeu algumas críticas de militantes pelos direitos dos negros -, mas é precisa na construção da tensão dos relacionamentos.
O livro, através da mistura da primeira e da segunda pessoa, nos apresenta Janie em seu retorno para um cidade da qual havia saido há muito tempo, gerando dúvidas nos moradores da cidade. Ao ser questionada por uma amiga, Janie passa a narrar sua trajetória e é a partir daí que conhecemos sua história marcada por imposição do silêncio, violências simbólicas e muitas outras opressões em seus três casamentos. O uso de dialetos e da linguagem coloquial em Seus olhos viam Deus atraiu para a escritora a crítica de outros autores negros.

Sandra 18/05/2023

Liberdade!
Seus olhos viam Deus é um livro envolvente. Traz a história de Janie, um mulher forte e com resiliência que determinou o seu caminho em um tempo, que uma mulher negra, estadunidense, ousaria fazer. Sua história é narrada pela própria personagem para uma amiga e traz uma linguagem poética e repleta de metáforas, o que torna a leitura prazerosa. Liberdade, igualdade, amor e lealdade são temas que permeiam a leitura. Gostei muito e recomendo?

LeonardoGS89 08/05/2023

Excelente leitura.
Este é um livro sobre recomeços, narra a trajetória de Janie, uma mulher extraordinária cuja vida nunca parece pertencer a ela própria, mas que lutará até o fim pelas realizações pessoais.
O livro combina uma história envolvente e uma escrita poética com questões importantes sobre raça, identidade e luta contra a opressão.
Ao longo do livro, Janie vive várias experiências, desde o casamento arranjado aos 16 anos com um homem mais velho até sua busca por amor e felicidade.
"Seus Olhos Viam Deus" é uma obra rica em lições e ensinamentos que podem nos ajudar a refletir sobre a vida e as questões sociais importantes.
O livro é um lembrete da importância da diversidade, da luta contra a opressão e da busca por autoconhecimento e felicidade.
Este livro é (e tem) um furacão, quando entendemos o título.
Recomendo.

Isadora Silva 06/05/2023

Seus olhos viam Deus
Seus olhos viam Deus é uma narrativa belíssima que me transformou do primeiro ao último capítulo.

O livro, através da mistura da primeira e da segunda pessoa, nos apresenta Janie Starks em seu retorno para um cidade da qual havia saído há muito tempo, gerando dúvidas nos moradores da cidade. Ao ser questionada por uma amiga, Janie passa a narrar sua trajetória e é a partir daí que conhecemos sua história marcada por imposição do silêncio, violências simbólicas e muitas outras opressões em seus três casamentos.

O livro é surpreendente em sua simplicidade narrativa e seus movimentos catárticos. Nella Larsen usa as palavras com maestria, criando metáforas e comparações brilhantes e trazendo para o texto formal a variação linguística utilizada pelos negros da época.

O livro é envolvente e é impossível não se encantar por Janie e torcer pelo sucesso dessa personagem ao longo do livro. O livro merece título de clássico e todo mundo deveria se presentear com essa leitura.

Kecia.Viana 21/04/2023

Seus Olhos Viam Deus. Livro 25
Leitura muito interessando para entendermos o feminino no início do século XX nos Estados Unidos.

A linguagem causa estranhamento no início, mas logo a gente se acostuma.

Adriana Scarpin 30/03/2023

Até esse momento eu só visualizara o trabalho da Zora Neale Hurston como cineasta etnográfica, sabia que influenciara Toni Morrison e Alice Walker e que fora desprezada pela galera do Harlem Renaissance por não ser esquerdista o suficiente (esquerdomachos adoram mostrar misoginia contra mulheres que não dançam a sua dança).
Seus olhos viam deus é o primeiro livro que leio dela, cujo Box caríssimo estou namorando na Amazon há tempos. Demorei tanto para ler esse porque pelo título achei que não ia gostar, mas já diz o dito popular para não se julgar o livro pela capa, né.
É um belíssimo livro não só pela narrativa que segue uma mulher envolvida nas teias do patriarcado, o tanto que ela tem que se curvar e o tanto que também enfrenta com perspicácia os amores e dissabores que caem em suas mãos, mas também a forma que Hurston elabora a linguagem de forma belíssima.

Tah_baddauy 26/03/2023

Não conhecia a autora e foi uma grata surpresa, leitura fluída que descreve o desabrochar de uma mulher no amor e perante a vida.

Alice 17/02/2023

Clássico
Um clássico de Zora Neale Hurston, uma autora que surpreendentemente fora esquecida no movimento literário afro americano por suas divergências nas narrativas de suas histórias.
Seus Olhos Viam Deus é um romance que ao mesmo tempo te acolhe e soca seu estômago, mostrando a transição de uma mulher preta de objeto de desejo masculino e submissão branca a agente de sua própria vida e escolhas, por mais que estas tenham sido dolorosas.
É um romance lindo que deixa um gostinho de quero mais.

eyre0101 21/01/2023

Que leitura deliciosa. Vou começar dizendo que eu adoro a escrita da Zora e adoro como ela encorpora o AAVE tanto na fala dos personagens quanto na narrativa e na essência do texto. Os tradutores também fizeram um ótimo trabalho ao traduzir essa peculiaridade para o português.
A Zora revolucionou a literatura da época. Num contexto em que a literatura negra dos Estados Unidos era majoritariamente constituída de realismo social e que qualquer coisa diferente disso era mal-vista pelos movimentos sociais de emancipação negra, ela escreveu uma história sobre personagens negros que são pessoas além das reações que a opressão impõe a eles. É uma história que celebra a negritude e celebra o amor e a independência feminina, sem colocar a opressão racial como o único fator determinante da vida. É um tesouro.