Prelúdio à Fundação

Prelúdio à Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Prelúdio da Fundação

Rodrigo.Rosa 09/04/2024

Intrigante
Um universo totalmente magnífico e intrigante, ansioso para os próximos livros, uma leitura que te prende do início ao fim

Fábio Morcego 03/04/2024

A origem de tudo.
Esse livro conta a história de Hari Seldon desde sua primeira aparição como jovem matemático de sucesso. Confesso que até quase o final, achei que era só um desses livros que se escreve para aproveitar o lucro da franquia mas, Asimov faz um monte de plot Twists na sua cara para te deixar de queixo caído e tudo fazer sentido na trama. Sensacional para quem gosta dessa franquia.

Chiabaibr 09/03/2024

Ótimo livro de ficção científica
Gostei bastante do livro, pois traz muitos aspectos de ficção científica com história e desenvolvimento cultural de diversos povos.

Já quero ler a saga inteira!

Gustavo195 30/01/2024

Provavelmente estou tendo uma experiência diferente dos leitores da época, conhecendo o humano Hari Seldon antes da lenda Hari
Mas não deixou nenhum um pouco a desejar, baita livro

Romulo 10/10/2023

Excelente
Muito bom! Durante a leitura dá para pegar algumas ?dicas? do que acontecerá ao final. Mesmo assim há surpresas!

Lunardi 09/10/2023

Um acréscimo interessante à mitologia de Fundação. Prelúdio, muito além de nos apresentar o jovem Hari Seldon nos apresenta Trantor, com seus varios setores, povos e contradições.
Não achei melhor do que as sequências da trilogia original, mas tem seu mérito entre os fãs.

Tuler 29/09/2023

Magnífico
Que obra gigantesca que Isaac criou, a expansão desse universo é extraordinário, suas linhas de raciocínio com toda política, ação e romantismo é fora do comum. Mais uma obra dr arte criada por esse grande autor.

Matheus1028 23/09/2023

Os melhores finais
É, eu não canso de me impressionar com toda a habilidade do Isaac Asimov. Ótimo livro, ótima leitura. Mais um final genial.

Marcus Oliver 20/09/2023

Trantor é um mundo entre mundos
Se no livro anterior fomos com Golan Trevize, Júbilo e Pelorat por vários planeta com peculiaridades próprias; neste descobrimos que um planeta é um mundo que abriga vários mundos (neste caso Trantor).
Primeiro, o livro é uma prequel, então se passa antes do primeiro livro: ?Fundação?.
Seldon atende então era um senhor cheio de sabedoria e uma voz profética para os membros da Fundação, mas agora acompanhamos o começo da sua vida e da trajetória que o fez ser o psico-historiador famoso.
Seldon está em Trantor e apenas menciona a psico-história como uma teoria possível, mas impraticável, pois ninguém conhecia tanto a história, psicologia e sociedades humanas para poder quantificar dados e transformá-los em estatísticas.
Será a partir daí que Seldon será perseguido pelas forças imperiais que desejam usar a psico-história para prever os eventos futuros próximos e o imperador se manter no trono para sempre.
Seldon não deseja isso e será por meio de fugas do psico-historiador que o leitor conhece vários setores de Trantor e como é um mundo pulsante de vida variada e com muitas nuances de relações humanas.
Essa é a fagulha para Seldon criar a psico-história e pensar na indagação de Daneel, que não sabe a resposta (e creio que nem nós): o que é a humanidade?
Asimov traz varias tipos de humanidade por meio dos setores de Trantor, mas não nos impõe uma resposta, o livro deixa que nós reflitamos sobre o que vimos e pensemos o mesmo: o que caracteriza a humanidade como algo identificável? São os seres humanos? Se for, então não importa como vivemos (seja escravizados ou guerreando entre si) desde que estejamos vivos. São nossas obras? Então não precisamos de humanos vivos, apenas que algo preserve nossos livros, arte e estruturas que provem a nossa existência.
A grande questão deste livro não é vermos como Seldon concebe a psico-história, mas vermos diferentes tipos de formas de organização e pensamentos da humanidade para refletirmos sobre elas.

Jp.S 21/08/2023

A Maior Saga De Livros Da Minha Estante
Ao longo dos anos, sempre ouvira de tantas direções a importância de Isaac Asimov, e o que isso gerou na cultura pop, mas ao começar a ler este primeiro livro, enquanto avançava aos poucos na narrativa, e entendo as inspirações por traz da criação deste universo, e relembrando os outros livros do autor e percebendo como ele conseguiu reorganizar detalhes que conseguissem enfatizar cada conexão dentre suas obras e a realidade do passado, de sua época e agora a minha que vivo, o seu futuro, e o futuro que ele não pode ver, e o futuro que não verei, ele consegue imaginar e trazer total realidade e compreensão do que significa a trajetória humana, numa narrativa inspiradora