Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Ludhelena 18/04/2024

C. Brontë e sua escrita encantadora!
Confesso que nos primeiros capítulos não me prenderam muito, porém do meio pro final, simplesmente não conseguia parar de ler!

Jane Eyre é um romance, quase uma autobiografia da própria autora, com toques góticos! Charlotte nos encanta com esse clássico contando a história de Jane Eyre, desde a infância onde sofreu muito, até a vida adulta, onde encontrou o seu grande amor!

O final acho que poderia ser melhor, não gostei muito como o par romântico de Jane terminou...
Queria falar mais da história, porém irei dar muito spoiler.

Gostei muito da história e agora tbm quero ler as obras de suas irmãs!
@ludhelenak
?????

Kamyle6 17/04/2024

?O poder de criar nosso próprio destino...?
Jane Eyre é um tipo de clássico que te faz sentir vivo. Diante das emoções que os personagens passam, os cenários tão bem construídos e explicados a ponto de serem palpáveis.
Jane é uma personagem extraordinária, sem sombra de dúvidas. É uma mulher de grandiosa inteligência e compaixão, e isso só se torna mais admirável pela sua jovialidade e início de vida sofrido.
Assim como "Mulherzinhas" levo este livro a minha estante de favoritos com todo o prazer!

Clara Mezzacapa 16/04/2024

Classico atemporal mais que perfeito
Jane Eyre é uma romance de formação muito a frente do seu tempo.
Já ouvi pessoas dizendo que a história incomodava pelo fato de ?Jane eyre ser muito submissa ou antifeminista?

Não concordo, vejo ela como uma mulher que se valoriza, entende quem é e lutou pelos seus direitos, e mesmo em uma época que reprimia tanto as mulheres se mostrou uma referência.

Em diversas cenas podemos ver ela colocando seus valores e sua honra em primeiro lugar (algo que na época é até hoje é raríssimo de ver).
Achei um livro tão lindo e recomendo para todo mundo!!!

Amei amei amei e amei
100% crente friendly ??

juliabtfz 13/04/2024

Um clássico incomparável
Jane eyre é um livro que a muito tempo desejava ler porém tinha receio de acabar largando pela complexidade que é ler um clássico e absorve-lo, porém esse ano tive coragem e posso dizer que foi além das minhas expectativas
é um livro muito além do seu tempo, jane é uma mulher centrada e forte, que se mantém nas suas decisões, a história é envolvente e encantadora, a escrita da charlotte é simplesmente incrível

Julia 13/04/2024

Foi meu primeiro romance lido das irmãs Brontë. A experiência foi bem legal. O livro no geral é excelente, tem um ritmo muito bom e é bem dramático, foi para caminhos que eu não esperava. É realmente bem descritivo e cheio de emoções, algo que eu não tava tão acostumada, mas gostei mesmo. Acabei o livro com a sensação de querer ler todos os livros escritos pelas irmãs Brontë.

Maria Eduarda 12/04/2024

Meu novo livro favorito!!
Um romance feminista da época vitoriana, simplesmente? *chef?s kiss*
Essa história me prendeu do início ao fim! Todos deveriam ter a oportunidade de ler essa obra.

Adriana854 11/04/2024

Jane Eyre
Não sei a razão pela qual demorei tanto para ler "Jane Eyre". Que leitura prazerosa! A escrita da autora é muito rica e sensível, envolvendo e encantando o leitor ao longo da leitura. A narrativa em primeira pessoa cria uma cumplicidade com o leitor, como se Jane contasse a história exclusivamente para nós. E o que dizer de Jane Eyre? Uma personagem com uma personalidade tão a frente de seu tempo que chega a chocar. Em alguns momentos Jane parece fria, pois encara a vida de maneira realista, mas tem a docilidade de uma criança que não teve amor.

TÍTULO: Jane Eyre

AUTORA: Charlotte Bronte

TRADUÇÃO: Heloisa Seixas

EDITORA: José Olympio

NÚMERO DE PÁGINAS: 630 páginas

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: Primeiro romance de Charlotte Brontë, uma das irmãs que compõem a famosa família literária inglesa, Jane Eyre conta a história de uma jovem em busca de uma vida mais significativa na sociedade inglesa do século XIX.

Por meio da abordagem de temas como a subordinação da mulher, relações familiares abusivas que geram traumas futuros e o crescimento moral e espiritual da personagem principal, Jane Eyre foi publicado originalmente em 1847, mas se mostra ainda muito atual.
Jane, órfã de pai e mãe, vive com parentes que a desprezam, sendo tratada por sua tia de modo muito diferente do tratamento recebido pelos primos, cruéis e fúteis. Já com 10 anos de idade, Jane é enviada para a instituição de caridade Lowood, uma escola com métodos rígidos de ensino. Apesar das inúmeras privações que enfrenta na escola, a menina leva uma vida quase feliz e se torna forte e independente, passando a lecionar na entidade que a formou. Aos 18 anos, decide partir, e consegue um trabalho como preceptora da jovem Adèle, pupila do irônico e arrogante Edward Rochester. A partir deste momento, a vida de Jane toma um rumo diferente e inesperado, que envolve mistério, novas amizades, diferentes sensações e até mesmo uma história de amor.
Jane Eyre é considerado um romance de formação, no qual se narra o desenvolvimento físico, moral, psicológico, estético, espiritual e social da personagem principal, desde sua infância até a maturidade. Charlotte Brontë representou, por meio da protagonista, a ideia de emancipação feminina, isto é, de que as mulheres não tinham a obrigação de se casar para ter uma vida; que poderiam trabalhar e se sustentar de maneira independente. Ao longo do romance, são tecidas diversas críticas à condição de inferioridade atribuída às mulheres naquela época. A autora é, por isso, considerada transgressora das regras vigentes em sua sociedade, vista hoje como uma mulher à frente de seu tempo.
Jane Eyre narra, além de uma comovente história de amor, a saga de uma jovem em busca de uma vida mais significativa do que a sociedade inglesa do século XIX tradicionalmente permitia às mulheres.

IG: @literaturacookies

Nathália 08/04/2024

Não conseguia parar de ler
Jane tem uma personalidade muito única. Para a época, soava até como subversiva. Não tem como não se apegar a sua forma realista de enxergar a vida, porém com a docilidade de uma criança que não teve amor. Gostei demais.

Fig_Felipe 07/04/2024

Se Jane Austen fosse a última romântica do mundo
"Eu não sou pássaro nenhum, e não há rede capaz de me prender. Sou um ser humano livre, dotado de vontade própria?

Ana Beatriz 06/04/2024

Vivi altos e baixos com essa leitura, tiveram momentos de grande interesse e outros de muita apatia. O que me deixou meio chateada porque todo muito que eu vejo falando sobre a história diz que ficou completamente rendido.
Meu maior problema foi não ter comprado tanto assim o romance, então eu não vibrava com as cenas de de amor e também não ligava muito para os momentos de separação. Na verdade, as passagens que mais gostei da história foram quando ela estava longe de thornfiled, parecia que as coisas realmente se movimentavam.
Ainda assim, foi uma história bem interessante de ler, a escrita da charlotte era muito boa. Eu só precisava ter diminuído um pouco as minha expectivas.

JAlia372 06/04/2024

De ápice da literatura para o cúmulo do tédio e decepção
Escrevo essa resenha com dor no coração, pois não esperava ficar tão decepcionada com a conclusão da história. Já aviso de antemão para não se basear na minha resenha caso vc tenha o interesse de ler Jane Eyre, pois sei que provavelmente falarei alguma bobagem e posso estar completamente equivocada.

Nunca tive uma leitura tão fluída como tive com Jane Eyre, a escrita de Charlotte Brontë é maravilhosa, e a história que nos conta igualmente. Durante 400págs eu achava fielmente que se tornaria meu livro favorito. E então um acontecimento em particular do livro me decepciona, não irei estender essa parte já que não pretendo fazer uma review com spoilers, o desenrolar dai em diante se torna excruciante. Me dava agonia continuar lendo algo assim, e o final me decepcionou ainda mais, já que tudo poderia ter sido evitado, o ""plot"" é rídiculo, parece ter sido feito as pressas.

Quanto as críticas feitas pela autora, não tenho como reclamar, cada uma foi tecida com maestria.

Apesar de tudo, vale a pena demais a leitura, não tenho como negar que é um bom livro, apesar de ter me decepcionado.

DebsMonte 06/04/2024

Muito muito bom!!!!
Esse livro me despertou muitas inquietações, sentimentos, reflexões, passei raivas mas gostei muito!