Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Bia 06/03/2021

Me forço a ler clássicos porque quero conhecer histórias e personagens que permanecem tocando e impactando tanta gente por tanto tempo. Pra mim a leitura desses livros ainda é difícil pois não flui tão facilmente, mas continuo porque sempre sinto que estou com algo precioso nas mãos. E Jane Eyre é preciosa! É inspiradora. É incrível. Não é a toa que sua história seja tão famosa. Eu me apaixonei e me emocionei e sei que guardarei sempre com muito carinho Jane e o senhor Rochester.

Bia 06/03/2021

Colecionando Planetas 06/03/2021

Apaixonada pela Jane e pelo Rochester
Charlotte Brontë foi incrível nesse livro, construiu uma personagem feminina forte, de caráter, de decisões fortes e independente em uma sociedade onde mulheres eram limita das apenas por serem mulheres.
Além da Jane também amei o Rochester, que homem meu Deus... queria um desse pra mim sim ou com certeza?
John foi um que me deu muita raiva!
Só tirei meia estrela porque em alguns momentos senti certo distanciamento da obra. Mas no geral eu amei.

Ana Bruno 06/03/2021

Favoritado com louvor
Amei essa leitura.  Amei mesmo.  Pode ser por ter sido um livro que atendeu meu estado de espírito,  pode ser por ser um romance de época (vitoriano) que amo,  pode ser por, apesar ter sido escrito há mais de 170 anos, ter uma linguagem e fluidez deliciosa,  pode ser por mostrar uma personagem que pensa, analisa,  reflete e adquire aprendizado em todas as situações, pode ser por retratar uma personagem com boa saúde emocional apesar de sua infância difícil e sua adolescência em uma instituição rigorosa, pode ser por nos contemplar com um enredo simples,  mas cheio de sensibilidade, principalmente da protagonista com todos a sua volta. Enfim... apesar da história em tom autobiográfico narrar sobre uma vida "comum" à época,  trata-se de um universo humano tocante.  Amei muito!! Já entrou para a lista de preferidos!!!

Ravendark 05/03/2021

Segundo livro que leio das Brontë e até agora não me decepcionei!!
História bem envolvente.

Vanessa.Raquel 05/03/2021

Simplesmente amo
Para minha primeira resenha, não poderia ser outro livro! Jane Eyre foi um dos primeiros clássicos que li e me apaixonei e que releio quase todos os anos. Ele é considerado um dos maiores clássicos da língua inglesa e relata o crescimento e amadurecimento de uma personagem carismática, questionadora e muito forte para a época.
Depois de se tornar órfã, ainda muito pequena, Jane Eyre vai morar com uma tia e acaba enfrentando abusos e privações muito difíceis. Para se livrar da menina a tia manda para um internato, onde recebe educação, carinho de poucas pessoas e futuramente um trabalho.
Mesmo com segurança, tendo um teto e um lugar confortável ela decide buscar outro trabalho e se torna a governanta de uma menina francesa a Miss Adéle, que é a protegida de Mr. Rochester.
O que eu mais gostei desse livro foi a forma como a protagonista foi apresentada, cheia de anseios, duvidas, medos e reflexões que fez com que me sentisse que eu conversava com Jane a todo o momento. E mesmo que o livro tenha sido escrito pela primeira vez em 1847 eu senti que a leitura foi muito fluida, tendo uma ligação com cada personagem, desenvolvendo um mix de sentimentos, onde fiquei emocionada, arrasada, agoniada e nervosa pelos rumos que a história estava levando. Cheio de surpresas e reviravoltas, com personagens cativantes, fortes, determinados.

site: https://www.instagram.com/estantedavane/

Caio.Bonazzi 05/03/2021

Muito à frente de seu tempo
Jane Eyre é um romance de formação, que retrata a vida da protagonista desde seus 10 anos de idade, todo o seu amadurecimento até a vida adulta, suas conquistas e superações, e todos os acontecimentos importantes na formação de seu caráter.
A contextualização da época(meados do século XIX) em que a maravilhosa história de Jane Eyre se passa, e que também coincide com a de sua escritora Charlotte Brontë, é muito importante para absorvermos melhor pontos cruciais da trama, e principalmente para compreendermos o porquê deste livro ser um clássico, desafiando alguns padrões sociais vigentes no período retratado. Este foi meu primeiro livro de qualquer uma das irmãs Brontë, por isso li algumas informações sobre a escritora e sua família, e pude perceber que a obra, embora não seja uma autobiografia, retrata em diversos pontos acontecimentos e tragédias reais de sua vida e de seus familiares. A protagonista é, ao contrário da maioria das personagens femininas escritas da época, descrita não como uma heroína de grande beleza, muito pelo contrário, na visão de outros personagens até como miúda e desprovida de belos atributos físicos. Entretanto, em contraste dessa falta de destaque na aparência, Jane é uma mulher independente, que se guia por sua razão bem mais do que por suas emoções, uma mulher forte que questiona, e até nega submeter-se aos pensamentos e exigências convencionais de seu tempo. E isso tudo em uma época em que o movimento feminista ainda estava em sua nascente. Esse romance é um marco de seu gênero, com uma boa trama, cheia de momentos marcantes e reviravoltas, mas que é carregada, sobretudo, pela fascinante personagem principal.

Ana Pereira 05/03/2021

Fascinante e encantador
“Não sou um pássaro, e não fui presa em uma armadilha. Sou um ser humano livre com minha vontade independente.”
Este livro é um romance de formação. Conta a história da Jane Eyre, uma personagem forte e determinada desde criança.
O livro começa com Jane morando de favor com uma tia postiça, onde era muito maltratada e sofre muito. Até que, aos dez anos, consegue ir morar e estudar em uma escola/internato, onde fica até os dezoito anos. Ao completar a maior idade, Jane sai do internato para trabalhar como educadora em uma casa de família.
A partir daí, muitas coisas acontecem na vida de Jane Eyre, que representa a mulher forte, corajosa, com olhar crítico e analítico, que toma suas decisões baseadas em suas reflexões internas, que anseia em conhecer o mundo e ser livre.
Uma história marcante, reflexiva e muito relevante. Super indico.

Flávia Menezes 04/03/2021minha estante
??

Pri Mendy 03/03/2021

Um livro surpreendente
Com certeza esse livro foi cheio de plot twist aos olhos dos leitores da época em que foi publicado. Talvez a gente não enxergue isso hoje, diante de tanta coisa que já vimos, mas uma protagonista tão independente e forte deve ter sido uma bomba na sociedade machista de 1800 e alguma coisa. O final te surpreende, mas talvez não agrade tanto. Os homens são tão problemáticos nesse livro quanto são, ainda hoje em dia, na vida real. A escrita é linda e em alguns momentos me arrancou o fôlego. Talvez seja rebuscada e cheia de rodeios desnecessários para alguns, mas me senti envolvida e consegui sentir os sentimentos que a autora queria passar. Vale muito a pena ler o livro! O começo talvez seja arrastado, mas ele é necessário para que você entenda toda a construção da personalidade e desenvolvimento de Jane Eyre.

paulofonsecamj 03/03/2021

MARAVILHOSO
Nesse ano de 2021 eu e @_thaislobo influenciado pela @dudabmenezes decidimos nos aventurar e lermos todos os livros das irma?s Bronte? em ordem cronolo?gica, pois apesar de o morro dos ventos uivantes tanto para mim quanto para ela ser um livro ta?o marcante na?o lemos ate? enta?o mais nada das irma?s, sendo assim minha primeira leitura: Jane Eyre de Charlotte Bronte.

Nunca vi nenhuma adaptac?a?o cinematogra?fica ou se quer sabia do que se tratava a histo?ria, comecei a leitura esperando bem pouco da mesma e... QUE SURPRESA MARAVILHOSA!

Jane Eyre e? um cla?ssico absurdamente atual. Jane se mostra um figura feminina de pensamentos fortes e impositivos, em sua ?autobiografia? contada por este livro conhecemos toda a sua histo?ria desde os 10 anos de idade ate? a sua velhice.

Uma histo?ria cheia de discusso?es e crescimento e?ticos, com muita paixa?o, voz feminina, poder transformador e espi?rito livre Jane nos conquista do ini?cio ao fim. Impressionante ver como Charlotte era ta?o a? frente do seu tempo e equalizava os direitos e questo?es das mulheres ta?o abertamente o dando voz e poder ainda la? no se?culo XVIII.

Apesar de temas por vezes pesados como abuso psicolo?gico, relacionamentos to?xicos, loucura e xenofobia o livro e? de fato ma?gico e transformador, impossi?vel de na?o se apaixonar por Jane e pelo senhor Edward, gostoso e?pico e fluido, por diversas vezes me peguei sofrendo ou rindo com a personagem principal o que me fez divertir horrores com a histo?ria e acima de tudo a tornar inesqueci?vel ???

#charlottebronte #janeeyre #lc #livros #classicos #livrosemaislivros #literatura

giu 03/03/2021

Esta obra fala sobre a vida de Jane eyre desde a sua infância até a sua fase adulta, inclusive o seu romance com o seu patrão em Thornfield Hall.
Eu decidi ler por ser um clássico da literatura inglesa e para variar no gênero de livro, normalmente leio suspense. Fico feliz pois gostei da leitura e tive a oportunidade de conhecer a Jane Eyre, mas achei a escrita um pouco arrastada e o final eu consegui adivinhar nos 50/60% do livro. Ser previsível não é necessariamente algo ruim e também é relativo. Recomendo este livro para todos!

Tatinha 02/03/2021

Jane Eyre é uma menina órfã criada até os dez anos por sua tia, que deixa claro o quanto essa responsabilidade a desagrada. Depois de sofrer inúmeras injustiças Jane é mandada a escola, onde passa oito anos, dois deles como professora. Querendo expandir seus horizontes ela vai trabalhar em Thornifield Hall, Conhecendo lá o Sr. Rochester, um homem peculiar e um tanto brusco por quem se apaixona. A nossa mocinha sem dúvida está a frente do seu tempo, em busca de trabalho e independência Jane coloca seus princípios e intuição a frente de tudo. Um livro que vai despertar as mais diversas sensações, da indignação a angústia, te fazendo rir e te levando as lágrimas dos momentos mais dramáticos aos mais calmos. Você fica com uma ideia clara da importância religiosa na obra, assim como os vários preconceitos da época. A mim só cabe admirar a coragem da Charlotte Brontë por defender seus pensamentos e opiniões.

Márcia 02/03/2021

Incrivelmente fascinante
Livro meigo conta historia a protagonista em 4 grandes momentos de sua vida, tristes e felizes