Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Priscila 22/03/2024

Jane Eyre - Clássicos
Além de muito bem escrito a história não é monótona. Romance que mostra também como devemos seguir nossos instintos e observar mais as pessoas e acontecimentos. E que algumas pessoas nunca mudam mesmo.
luuandra 22/03/2024minha estante
Sou apaixonada por esse livro

Lari 21/03/2024

Magnífico
Jane Eyre, escrito por Charlotte Brontë, é uma obra-prima da literatura inglesa que cativa os leitores desde sua publicação em 1847. Esta história intemporal narra a jornada de Jane Eyre, uma órfã corajosa e inteligente, que enfrenta inúmeros desafios e adversidades em busca de independência e amor verdadeiro. O livro me arrebatou desde o início. A força e a coragem, a sinceridade de Jane, me lembraram muito de uma pessoa da qual vejo todos os dias na frente do espelho. Ao decorrer da narrativa, me senti ainda mais aprofundado em sua personalidade. Suas convicções e o desejo de fazer o bem são incorruptíveis. Jane Eyre é uma protagonista à altura de todas que já vi na literatura, e este livro me trouxe muitos aprendizados sobre a vida.
A narrativa começa com Jane vivendo uma infância solitária e negligenciada na casa de sua tia, onde é submetida a tratamento cruel. Ela é enviada para Lowood, uma escola austera e rigorosa, onde enfrenta injustiças, mas também encontra amizade e educação. Após se tornar governanta na sombria Thornfield Hall, Jane conhece o enigmático e sedutor Mr. Rochester, por quem se apaixona profundamente.
A relação entre Jane e Rochester é complexa e repleta de desafios, incluindo segredos sombrios do passado de Rochester e as limitações sociais que se interpõem entre eles. No entanto, Jane permanece firme em seus princípios e luta por sua própria felicidade, recusando-se a comprometer sua integridade. O romance entre Jane Eyre e Mr. Rochester é o cerne pulsante desta obra extraordinária. Desde o momento em que seus caminhos se cruzam em Thornfield Hall, é evidente que há uma conexão única e profunda entre eles. No entanto, essa paixão ardente é complicada pela posição social de Jane como uma simples governanta e pelos segredos sombrios que envolvem a vida passada de Rochester. A luta entre as convicções de Jane e seu amor por Rochester é um dos elementos mais comoventes e emocionantes do livro. Jane é uma mulher de princípios firmes e uma consciência inabalável, e sua devoção à verdade e à integridade muitas vezes coloca-a em conflito direto com os desejos e as escolhas de Rochester. Sua batalha interior entre seguir suas convicções morais e seguir seu coração é representada de maneira magistral por Charlotte Brontë, adicionando camadas de complexidade e tensão ao romance.
O sofrimento também desempenha um papel significativo na jornada de Jane e Rochester. Ambos enfrentam perdas devastadoras e desafios intransponíveis ao longo da narrativa, testando sua coragem e determinação. O sofrimento compartilhado e as cicatrizes emocionais que carregam contribuem para a profundidade de seu vínculo, tornando sua conexão ainda mais comovente e poderosa. A distância, tanto física quanto emocional, é uma constante na relação de Jane e Rochester. Seja por causa das barreiras sociais que os separam ou das provações que enfrentam juntos, sempre parece haver uma distância entre eles, uma lacuna que precisam superar para alcançar a verdadeira felicidade. No entanto, é essa distância que torna seus momentos de união ainda mais preciosos e intensos, como luzes brilhantes em meio à escuridão.
A escrita vívida e emocionante de Brontë transporta os leitores para a atmosfera gótica e melancólica de Thornfield Hall, enquanto explora temas de amor, moralidade e a luta por autodeterminação em uma sociedade dominada por convenções e hierarquias rígidas.
Jane Eyre é uma história atemporal que continua a ressoar.

Camila 20/03/2024

Lembrando porque é um favorito
Essa releitura não poderia ter sido melhor, que livro incrível! Ler novamente e relembrar os detalhes dessa história foi de um prazer imenso. Esse livro é o balanço perfeito de um bom romance: contexto histórico bem delineado, construção forte e coerente de todos os personagens secundários, tramas envolventes e relevantes, e claro, a profundidade e complexidade de Jane Eyre. É um livro à frente de seu tempo em todos os sentidos. Espero poder voltar pra essa leitura no futuro e descobrir ainda mais encantos escondidos nesta obra de arte.

verô 19/03/2024

Jane eyre - fruto das irmãs brontë
Esse livro nos traz sensações inexplicáveis e que imaginávamos não ser possível transcrever com tamanha precisão.
demorei muito muito tempo para ler o livro , pois é um livro denso e repleto de infortúnios e tristeza .o final não me agradou muito mas pelo contexto da época é verossímil , o desenrolar compensa qualquer insatisfação. incrível incrível

Ely 19/03/2024

Bom e parado.
No começo estava bem interessante, os acontecimentos geravam curiosidade. Eu queria devorar o livro. Eu sentia emoções. Mas o final... foi ladeira à baixo. Ficou bobo, parado, simplista demais.
O romance, nada demais. Apesar de alguns momentos dos dois serem engraçado, na metade do livro começa a ficar sem emoções. Eu achei isso.
Mesmo com esses pontos citados, a escrita da autora é impecável, a forma como é narrada a história e os acontecimentos também.

chamadebel 19/03/2024

Intenso!
São tantas as camadas que envolvem essa história, tão bem amarrada, tão bem escrita e cheia de detalhes, que nos coloca a refletir. o que é o certo? o que é o errado? o coração de cada ser é mesmo terra que ninguém pisa. em outras palavras: só sabe, quem sente; só sente, quem passa.
a personagem jane é admirável, com virtudes essenciais para desenvolver o amor próprio e o respeito à sua verdade maior, além de forte e resiliente. é muito bonito também ver a importância das personagens femininas nessa história. me senti amigas delas também.
os homens, embora surjam com aquela capa da salvação, parece que sempre querem algo além do que se é capaz de oferecer livremente por natureza e vontade. apesar disso, existe também beleza neles.
é uma história relativamente fácil de ler, que carrega em si um tanto de dura realidade e o brilho de alguma fantasia.
guardarei jane comigo. ??

Georgia.Paula 19/03/2024

Apaixonada por esse clássico
Acho difícil fazer resenha desse clássico, não que a leitura tenha sido complicada, não, muito pelo contrário, mas ele é de uma profundeza imensa, é como se eu mergulhase no fundo escuro e sombrio de um oceano na expectativa de respirar, de ver o céu, de sentir alívio.
Descrita como miúda e feia, ela tem uma grandeza excepcional. Órfã sendo criada pela tia que a despreza, posteriormente em um colégio interno e com seus dezoito anos preceptora da protegida de um homem rico.
A escrita de Charlotte Brontë a meu ver é tão incrível que é como se eu sentisse o coração da criança em profundo desespero, como se mergulhase junto com elas em suas lágrimas, a empatia que sentimos por Jane Eyre é tão real como se fosse palpável
Além disso, em pleno século 19 temos uma mulher (que precisou usar um pseudônimo masculino para publicar seu livro) abordar temas sensíveis, alguns que se rastejam até nossos dias.
Com maestria, Charlotte Brontë escreveu um dos melhores clássicos que já li.

Dani 18/03/2024

Um clássico. Amei a perseverança da Jane, ela toma uma decisão e não abre mão, independentemente da pressão externa (geralmente de homens) e das expectativas sobre ela. Tem algumas ideias ultrapassadas, como todo livro antigo - nada que tenha interferido na experiência da minha leitura.

Sarah 18/03/2024

Gostei muito, mas ainda assim esperava mais?
Como me prometeram, a Jane é uma personagem forte e que cativa muito. Além disso, ali pela metade, o ritmo estava muito bom, a ambientação maravilhosa e admito que fiquei viciada.

Mas também teve vários pontos no livro que me decepcionaram. Pra começar, o age gap entre a Jane e o sr. Rochester me incomodou um monte. Depois, acho que o livro muda de tom muitas vezes, porque parece uma história totalmente diferente de um ponto a outro, não fosse pela personalidade da protagonista. Terceiro, os diálogos enormes atrapalharam bastante o ritmo. Quarto, a moral cristã empacou bastante as coisas e, no final, me deixou com um gostinho amargo de culpa na língua. E por último, o St. John é absolutamente INSUPORTÁVEL, eu queria pular todas as partes que ele aparecia.

Enfim, é um bom livro pra quem não tá acostumado com clássicos, mas, pra quem tem mais conhecimento, é difícil não comparar com, por exemplo, a própria Emily Brontë, que tem uma escrita mto mais consistente por assim dizer.

Fernanda.Lopes 17/03/2024

É forte, é intenso e você acaba querendo mais
Primeira vez que li Jane Eyre e só queria poder ter devorado esse livro todo de uma vez, porque uau! Que livro!

É tão intenso e tem um ritmo tão bom que é difícil parar de ler.

As críticas da autora à sociedade da época são explícitas e ácidas; a personagem principal é uma mulher de fibra, apesar da pouca idade e dos poucos recursos.

Há um detalhe ou outro (como um deus ex-machina) mais pro fim do livro, mas nada que tire o brilhantismo da obra.

José Vitor - @zetalendo 14/03/2024

Um livro que levaria para a vida!
"Jane Eyre" é um livro escrito em forma biográfica. Na história, acompanhamos o crescimento de Jane Eyre, uma menina que perdeu os pais bem cedo e foi morar com o tio. Após o falecimento desse tio, ela ficou aos cuidados da tia postiça, que não tratava ela muito bem, assim como os seus primos.
Após alguns desentendimentos, Jane é enviada para um colégio interno bem longe. Assim, ela decide se tornar independente e se desvincular dessa família que fazia tanto mal a ela.

Como disse, o livro acompanha a vida toda da personagem. Essa parte do colégio ela tem, mais ou menos, uns 10 anos. Após isso, tem um pequeno salto temporal, onde seguimos com ela aos 17/18 anos, que é onde a maior parte da história se passa.

Foi uma jornada incrível acompanhar a Jane Eyre. A forma como a Chalette Brontë narra a história, faz parecer que a própria Jane Eyre estava escrevendo o livro. É a própria Taylor Jenkins Reid do século XIX.

Gostei muito da personalidade da Jane Eyre. Quando criança, ela era muito atentada, provocava e falava quando convinha. Muito diferente dos costumes das meninas da época, que tinham que ser comportadas e cheias de frufru. Quando ela cresceu, percebi que perdeu essa personalidade, mas a essência ainda estava ali, e em alguns momentos batia de frente com as pessoas para conseguir o que queria.

Eu não sou muito dos clássicos, mas cansei de passar vontade e peguei esse para ler, sem muito enrolação. No começo foi bem difícil me adaptar, tanto ao ritmo da história, como ao estilo de escrita.

A narrativa é bem dinâmica, em alguns momentos, possui muitos diálogos. Mas também tem blocos de texto gigantes, o que me faziam ter um pouco de preguiça para continuar lendo, por isso demorei mais que o esperado.

Foi um grande choque de realidade acompanhar alguns momentos. Por mais que seja um livro que aborde temas tão atuais, tiveram vezes em que me senti incomodado, pois tinha falas machista, sexista e preconceituosas. Mas entendo que isso é um reflexo dos costumes da época, já que é um livro de 1847.
Também é bom falar que não vi isso como um reflexo da autora. Não era como se a Charlotte estivesse escrevendo coisas absurdas do nada.

"Jane Eyre" não é um livro para todo mundo, mas acho que é um livro que todo mundo deveria ler. Muitas pessoas sentem medo de encarar um clássico tão estimado, mas se você tem vontade: vai com tudo!
Charlotte tem uma escrita apaixonante e que instiga o leitor a continuar acompanhando o desenvolvimento da personagem.

Jane sofre mais que a Juliette, mas é muito bom comparar a personagem que vemos no começo, com a personagem que vemos no fim. É ótimo notar o grande desenvolvimento que ela teve, como ela amadureceu nos posicionamentos e no modo de agir.

Apesar de não favoritar, "Jane Eyre" é uma história que ficará gravada em mim. Sempre vou me lembrar dos momentos de dificuldade da personagem, da força de vontade dela em continuar, de sua personalidade generosa e simples e, principalmente, de como ela sempre tirava algo bom de tudo o que passava.
Thalita 15/03/2024minha estante
Um dos favoritos da vida!

Débora 18/03/2024minha estante
Dei uma boa risada na parte da Taylor Jenkins Reid kkkkkkkkk quero ler esse depois dessa descrição ?

VivianRayna 10/03/2024

Jane Eyre
O que falar dessa preciosidade? Que livro perfeito, uma protagonista humana, com uma vida comum, mundana, real. Muitas coisas ruins, mas muita superação, resiliência. Ensinamentos cristãos e esperança. Ele entrou nos meus top 5. Amei a Jane, os princípios dela, a firmeza em segui-los, independente de. A busca por agradar a Deus e ser justa. O relacionamento com propósito que é criado, o amor como foi expresso e construído. Eu simplesmente amei!

Gabriella782 07/03/2024

Um livro incrível
Li sem nenhuma esperança mas amei , a Jane é incrível, uma mulher que pensa nela mesma e faz de tudo por ela , o casal no começo era meio estranho,mas no final eles eram tudo , adorei , uma leitura incrível de se fazer

GCC 06/03/2024

?Se o mundo inteiro a detestasse, e a achasse má, enquanto sua própria consciência a aprovasse e a absolvesse, você não estaria sem amigos?.

Amei, principalmente o começo e o final (amo tanto final feliz ?). A Jane é incrível, resiliente e fiel às próprias convicções. Mt lindo ver o crescimento dela.

A edição que eu li tinha muitas palavras rebuscadas o que dificultou a leitura em alguns momentos, e por ter muitas paginas deixou pesado de ler dos 30-60%, mas depois fluiu demais, eu amei muito a leitura.