Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Daisy 20/02/2024

Grito feminino
Uma mulher romântica e espiritualizada pode ser feminista? Uma faceta não anula a outra. Somos múltiplas! Jane é tudo isso e ainda forte, decidida e independente (não tanto quanto gostaria devido às circunstâncias e imposições da época). Uma mulher ao ler esse livro consegue ouvir/sentir o clamor de Charlotte Brontë por liberdade. Uma palavra (e suas variantes) tantas e tantas vezes repetidas ao longo dessas páginas. Uma mulher do século XIX que já gritava por algo que ainda hoje precisamos continuar dando eco! O nome dessa obra não poderia ser outro, pois nada inspira mais e tem tanta relevância quanto a personalidade audaz de Jane Eyre!
"Diz-se em vão que os seres humanos deveriam se contentar com a tranquilidade: necessitam de ação, e a provocam se não conseguem encontrá-la. Milhões estão condenados a um destino mais pacato do que o meu, e milhões se revoltam em silêncio contra ele. Ninguém sabe quantas rebeliões, para além das rebeliões políticas, fermentam nas massas de vida que as pessoas enterram. Das mulheres se espera que sejam muito calmas, de modo geral. Mas as mulheres sentem como os homens". Jane Eyre (1847), Charlotte Brontë

site: instagram.com/qualquercoisaprapreencher

Karol 20/02/2024

O melhor livro que já li na vida
Li Jane Eyre obrigada por conta de um trabalho da escola, e eu não poderia ser mais agradecida ao meu professor de inglês por me apresentar esse livro fantástico.

Mesmo tendo sido escrito há muito tempo continua com uma leveza incrível nas palavras (óbvio que existe uma ou outra que não é tão usada e precisamos pesquisar sobre), eu devorei esse livro não com os olhos, mas com a alma.

Eu não consigo explicar em palavras o tanto que Jane Eyre é importante para mim, o quanto me fez se apaixonar pela escrita da Charlotte Brontë e amar acompanhar essa história do início ao fim.

A trama, o drama, as reviravoltas...incrível.

Na época que li ( em meados de 2021 ) achei um ótimo livro, dei 4 estrelas, porém Jane Eyre foi aquela leitura que ficou matutando na minha mente por muito, muito tempo. Até hoje do nada paro quando lembro da história e só consigo sorrir, foi uma experiência ótima e avassaladora.

_vivics 18/02/2024

O começo foi um pouco difícil, meio arrastado, mas esse livro só melhora a ponto de te prender e passar madrugadas em claro lendo pra saber o próximo capítulo. Que incrível poder ler a narrativa da Jane numa história tão humana, que consegue estabelecer tanta empatia com todos os leitores. Com certeza eu teria lido esse livro muito antes se soubesse tudo o que ele iria entregar ?

Ju 17/02/2024

Me identifiquei
Terminei de ler nessa tarde de sábado 17/02/24 desde a manhã lendo pois simplesmente não conseguia largar o livro! Meu Deus ainda estou impactada por fortes emoções, pensando muito naquele final agridoce que está demorando muito a me descer, cair a ficha...
Enfim muito real, Jane Eyre é sem comparação, uma moça de princípios muito elevados, gravados no coração, que apesar de ter a certeza de ser amada de verdade não passou por cima de si própria, de seus princípios.
Para quem gosta de clássicos, romance, personagens bem construídos, história rica, eis o seu livro.

Hadassa.Carvalho 16/02/2024

Valeu a pena insistir em ler.
Esse livro foi um grande desafio, com aquela quantidade avassaladora de páginas e um enredo que, no início, não fluiu tanto quanto eu gostaria.
Mas, com certeza, com força de vontade ( muita kkkk), compensou ter insistido em ler essa obra. Jane Eyre é um mulher inteligente, empática, resiliente e muito forte.
Foi lindo ver toda a narrativa se desenrolando.

Eliana Tavares 15/02/2024

Livro incrível
Simplesmente maravilhosooo!!
Meu único arrependimento é não ter lido ele antes com medo do tamanho, agora entendo porque é um clássico. Livro com muitos ensinamentos, reviravoltas, romance na medida certa, muito cativante e empolgante.
Amei conhecer a Jane, ver o seu amadurecimento de uma criança impulsiva para uma mulher prudente, determinada e de princípios. Ver como ela renunciou seus próprios desejos e se manteve firme em suas decisões, em não ceder às tentações e a suas próprias vontades foi inspirador.
Simplesmente leiam, você só tem a ganhar ??

babimcastro 14/02/2024

Que livro, senhoras e senhores! Que livro!
Eu adquiri um certo trauma do sobrenome Brontë depois que li "O Morro dos Ventos Uivantes", pois achei o Heathcliff terrível! Mas que surpresa boa foi Jane Eyre.

É um romance em que os personagens vão crescendo no desenrolar da leitura. O progresso é mais lento em algumas partes, originalmente o livro foi publicado em três volumes e você sente essas três quebras na história.
A escrita tem uma pegada autobiográfica e me prendeu logo no início. Os diálogos são de uma riqueza! Mesmo quando Jane é criança, os argumentos e discussões são bem impactantes. A postura que a Jane tem para com os homens e mulheres só posso definir como audaciosa para a época. Imagino o choque na sociedade quando foi lançado e pior ainda quando foi revelado que foi escrito por uma mulher.

Não é um clássico atoa.
Super recomendo! 5/5

Agora finalizo com essa citação que guardei no coração:
"Quem no mundo se importa com você? Quem será prejudicado pelo que você fizer?"
Indômita foi, contudo, a resposta: "Eu me importo comigo! Quanto mais solitária, mais destituída de amigos, mais sem amparo eu estiver, mais vou me respeitar."

dandara 14/02/2024

?I am no bird; and no net ensnares me; I am a free human being with an independent will.?
?It is better to endure a punishment that only you feel than to commit a thoughtless act whose bad consequences will affect all those linked to you.?

Charlotte Brontë's writing style is magnetically smooth, with a genius for drawing readers into the book. I find her writing delicate, yet there's a hidden strength that manifests in the following pages. If there's something I admire, it's her ability to write such relatable female characters. This doesn't mean I don't appreciate the male ones, but we must admit how satisfying it is to see an 18th-century British woman writing strong protagonists with morals ahead of their time. Jane Eyre is a real page-turner; I couldn't put it down even for a moment. I feel as though I haven't just read the book; I've lived it. I loved how it started and how it ended, it seems as though everything fit perfectly. I never believed, even for a second, that the book was overrated; it's a masterpiece and deserves all the praise it has received. If you're looking for a mesmerising story with well-crafted characters that hooks you from the beginning, this novel is for you.

Edu | @leituraelfica 13/02/2024

Estou na jornada de ler mais clássicos e ao mesmo tempo me aventurando pelas irmãs Brontë. Entrei nessa história só sabendo que Jane era personagem principal e que seria um romance de formação.

Não tive tanta dificuldade com a leitura deste clássico, o que me ajudou, já que não sou muito fã do gênero.

Jane é uma personagem cativante, daquelas que vão crescendo ao longo da história mas que já mostram pontos fortes de sua personalidade desde o começo. Uma mulher a frente de seu tempo, determinada e corajosa, logicamente que não concordei com algumas de suas atitudes, mas essa é a graça de personagens que parecem reais.

A história apesar de interessante tem seus altos e baixos, e os baixos me entediaram bastante. Porém valeu muito a pena essa jornada com Jane, com seu final agridoce e bem real. Fiz a leitura em conjunto com o Clube Namanita.
Mireille 13/02/2024minha estante
Perfeito

sofia 13/02/2024minha estante
Concordo com tudo, meu Deus!

Claumdd 13/02/2024

Clássico
Não sou fã de clássicos da literatura, mas a escrita da Charlotte Brontë é envolvente e a Jane é uma mulher muito ousada e destemida. Amo livros com protagonistas fortes e decididas.

yas 12/02/2024

Simplesmente incrível!

apesar de ter algumas partes que são um pouquinho entediantes, o livro é maravilhoso. a escrita da Charlotte é esplêndida e foi muito bom ver a Jane tendo um final feliz depois de tanto sofrer

Iuli.Theisen 12/02/2024

Jane Eyre
Uma das partes mais importantes de ler clássicos, é o retrato que sempre trazem do recorte de uma época que (obviamente) não vivemos ou presenciamos. As diferenças culturais de um século para outro, de um país para outro. E isso vem bem representado neste livro que se passa na Inglaterra do século 18.

Essa é a primeira obra que leio da Charlotte, e como uma boa fã de Jane Austen, não pude deixar de notar as semelhanças das personagens principais das autoras: fortes, a frente de seu tempo, determinadas, morais, não se deixam vencer, inteligentes e pensativas, desafiam o status quo. Isso é tão grande para o século em que foram criadas! Num século em que autoras publicavam livros sob pseudônimo masculino para que as obras pudessem ser aceitas.

Esse é com certeza com clássico que vale a pena ler lido uma vez na vida!

Helen 12/02/2024

??????????
Eu amei muito esse livro, é SIMPLESMENTE LINDO. Já amei o começo da história, é incrível acompanhar a trajetória da Jane.
Apenas leiam