Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

MicheleAaz. 25/02/2024

Apaixonei!
Termino a leitura com o coração aquecido. Há tempos queria mergulhar num romance onde as coisas fossem menos agitadas e "corridas", onde o tempo se perdesse de mim na leitura e Jane Eyre foi exatamente esse romance para mim.
Por ser um romance de época, o li devagar, sem pressa, absorvendo a história aos poucos, como quem desfruta de uma boa sobremesa com medo de comer tudo de uma só vez, pois achei que seria muito difícil de ler e de outra forma eu não conseguisse terminá-lo. Grata foi a surpresa que essa versão é mais fácil de ler por não ser tão rebuscada e pela história ser forte, cativar e envolver depois de vencidos os primeiros capítulos.
No início demorei um pouco a me apegar, mas conforme a história de Jane e os personagens foram se desenvolvendo (e sendo muito bem construídos, com personalidade, facetas, profundidade) me vi tendo de me forçar a deixar o livro de lado e voltar ao mundo real. Nessa última semana foi quase impossível! Devorei página após página! ?
Encantada estou com a história de Jane, sua força, bravura e distinção em viver a vida e destino conforme achava digno e correto. Aqueceu e cativou meu coração de uma maneira só dela e não tenho o que dizer, senão que Jane conquistou meu afeto e simpatia diante disso. O Sr. Rochester, que muito me irritou no início, terminou as páginas, senão redimido, pelo menos perdoado de seu egoísmo intempestivo e orgulho sem freios. Ao final, meu coração estava em seu bolso, apesar dos pesares.
Foi sim, uma viagem no tempo, nas páginas e na escrita de Charlotte... E que viagem encantadora!
Tenho a impressão que acabei de ler o meu livro preferido do ano! ???

Bruna.Letteriello 24/02/2024

Superou Expectativas
Comecei a leitura com preconceito pois havia lido Morro dos Ventos Uivantes e não tinha gostado. A Jane é uma personagem incrível, de personalidade, opinião e independência. Amei ela. Entretanto não consegui me conectar com os outros personagens.

eloisagroshevis 24/02/2024

Apaixonante
Enquanto eu lia eu pensava no tanto que eu tinha carinho e respeito pela Jane. Minha nossa, encantadora.

Eu amei o ritmo calmo e a sensação de conforto que isso traz enquanto a gente está lendo.

Terminei ontem e ja sinto saudade da presença da minha querida Jane.

hiirayy 22/02/2024

Simples assim...
Um livro que desperta carinho e, na maioria das vezes, compaixão com a personagem. Uma história forte. Um romance não esperado. Um final diferente do previsto.

Tiago830 22/02/2024

Jane Eyre, um romance cristão
"Eu desejava sincera, profunda e ardentemente fazer o que era correto, e apenas isso."

Charlotte Brontë nos faz acompanhar a vida da heroína Jane Eyre desde a sua infância até mais ou menos seus trinta anos, que é marcada por diversos dissabores, a começar por sua condição de órfã e solitária, por viver sob a guarda de uma tia e primos que a odeiam. Enclausurada em um ninho de desamor, ela não poderia deixar de ansiar pela liberdade, por uma aventura estonteante que a desse a alegria de viver.
Na escola, então, e longe da família, começa sua verdadeira instrução, e ela se torna o terreno perfeito para que suas virtudes aflorem, porque elas já estavam ali, só precisavam ser cultivadas.
E é em meio do caos e da inexistência de alguém em quem se apoiar que ela afirma cada vez mais a sua fé e sua decisão de se manter firme. Enquanto cristã, ela sabe o que tem de fazer e, finalmente, descobre que a liberdade é entregar-se por completo ao dever, é escolher o caminho que já se sabe que se deve seguir, mesmo que seja o menos confortável.
Ainda assim, permanecem elementos que tiram um tanto a excepcionalidade do livro, a exemplo de uma personagem em específico cuja complexidade não foi trabalhada, e, talvez, de uma narrativa por demais educativa.
Por fim, não poderia haver trajetória mais instável e final mais emocionante, com marcante engrandecimento espiritual.

Julianalves 22/02/2024

O livro, em forma de autobiografia de ficção, por uma personagem forte e decidida, de uma época em que a mulher não podia possuir personalidades fortes e intensas, tendo de ser sempre dependente, Jane Eyre mostra que um romance pode sim apresentar temas diversos como a necessidade da independência feminina, a busca por ela, por seus princípios em relação aos demais e por suas vontades em primeiro plano.

Amei muito a obra, apesar de possuir trechos de difícil entendimento por uso de muitas metáforas e extensão de diálogos, onde me levou a distração mas não atrapalhou de entender a ideia principal. A protagonista inspira, e apresenta muito bem descrito tudo o que passa. Apaixonante.

O sr. Rochester apesar de muito intenso, roubou meu coração também e me doeu muito o que passaram no decorrer da história. Infelizmente não posso elogiar mais eles pra evitar spoiler, mas indico essa leitura que vai além do romance, na minha opinião.

Clara 22/02/2024

Jane Eyre
O que falar sobre esse livro...

Nunca tive vontade de ler essa estória, mas aconteceu que comprei o livro e acabei lendo. Foi um experiência muito interessante pois fui calma para acompanhar sem pressa esse livro tão grande e me surpreendi quando terminei ele muito rápido.

A história de vida Jane é desafiadora. Sendo órfã e desprezada por aquela que é sua "cuidadora", ela embarca em aventuras loucas que se desenvolve em um curto período de sua vida.

Amei conhecer a Jane pela escrita maravilhosamente detalhada da Charlotte Brontë! Já sinto saudades dos personagens.

Grace1998 21/02/2024

Um Clássico com muitos valores cristãos!!
Cara Jane Eyre, sua trajetória foi do começo ao fim narrada com maestria. Sua criadora a Chorlotte claramente escreveu em cada página, os costumes da época em relação as crenças, caráter e amor. Com personagens cativantes, faz com que o leitor "devore" as páginas no piscar de olhos.

Os lugares que você esteve, o clima, os personagens secundários; momentos de puro tédio e solidão. Sua dedicação em ensinar e aprender e ser livre, com excitação e anseios de ver o mundo sem romper com seus princípios.

Atenciosamente, uma leitora de clássicos...

Daisy 20/02/2024

Grito feminino
Uma mulher romântica e espiritualizada pode ser feminista? Uma faceta não anula a outra. Somos múltiplas! Jane é tudo isso e ainda forte, decidida e independente (não tanto quanto gostaria devido às circunstâncias e imposições da época). Uma mulher ao ler esse livro consegue ouvir/sentir o clamor de Charlotte Brontë por liberdade. Uma palavra (e suas variantes) tantas e tantas vezes repetidas ao longo dessas páginas. Uma mulher do século XIX que já gritava por algo que ainda hoje precisamos continuar dando eco! O nome dessa obra não poderia ser outro, pois nada inspira mais e tem tanta relevância quanto a personalidade audaz de Jane Eyre!
"Diz-se em vão que os seres humanos deveriam se contentar com a tranquilidade: necessitam de ação, e a provocam se não conseguem encontrá-la. Milhões estão condenados a um destino mais pacato do que o meu, e milhões se revoltam em silêncio contra ele. Ninguém sabe quantas rebeliões, para além das rebeliões políticas, fermentam nas massas de vida que as pessoas enterram. Das mulheres se espera que sejam muito calmas, de modo geral. Mas as mulheres sentem como os homens". Jane Eyre (1847), Charlotte Brontë

site: instagram.com/qualquercoisaprapreencher

Karol 20/02/2024

O melhor livro que já li na vida
Li Jane Eyre obrigada por conta de um trabalho da escola, e eu não poderia ser mais agradecida ao meu professor de inglês por me apresentar esse livro fantástico.

Mesmo tendo sido escrito há muito tempo continua com uma leveza incrível nas palavras (óbvio que existe uma ou outra que não é tão usada e precisamos pesquisar sobre), eu devorei esse livro não com os olhos, mas com a alma.

Eu não consigo explicar em palavras o tanto que Jane Eyre é importante para mim, o quanto me fez se apaixonar pela escrita da Charlotte Brontë e amar acompanhar essa história do início ao fim.

A trama, o drama, as reviravoltas...incrível.

Na época que li ( em meados de 2021 ) achei um ótimo livro, dei 4 estrelas, porém Jane Eyre foi aquela leitura que ficou matutando na minha mente por muito, muito tempo. Até hoje do nada paro quando lembro da história e só consigo sorrir, foi uma experiência ótima e avassaladora.

_vivics 18/02/2024

O começo foi um pouco difícil, meio arrastado, mas esse livro só melhora a ponto de te prender e passar madrugadas em claro lendo pra saber o próximo capítulo. Que incrível poder ler a narrativa da Jane numa história tão humana, que consegue estabelecer tanta empatia com todos os leitores. Com certeza eu teria lido esse livro muito antes se soubesse tudo o que ele iria entregar ?

Ju 17/02/2024

Me identifiquei
Terminei de ler nessa tarde de sábado 17/02/24 desde a manhã lendo pois simplesmente não conseguia largar o livro! Meu Deus ainda estou impactada por fortes emoções, pensando muito naquele final agridoce que está demorando muito a me descer, cair a ficha...
Enfim muito real, Jane Eyre é sem comparação, uma moça de princípios muito elevados, gravados no coração, que apesar de ter a certeza de ser amada de verdade não passou por cima de si própria, de seus princípios.
Para quem gosta de clássicos, romance, personagens bem construídos, história rica, eis o seu livro.