Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

lpriante 01/02/2024

Um interessante romance de formação, além de ser um clássico. Gostei mais do que esperava. Aborda muito bem princípios e a dualidade entre razão e sentimento, dever e querer...

Thaisa 01/02/2024

Foi o primeiro livro que li da autora e fiquei imensamente feliz por ter escolhido ler esse clássico da literatura mundial.

É um livro extenso, mas em nenhum momento fiquei casada. Na verdade, passei um domingo inteiro presa ao enredo da história e li quase 300 páginas seguidas.

Com certeza irei ler outros livros da autora.

Isabelle (@falandocomlivros) 31/01/2024

Jane Eyre
Jane Eyre, escrito por Charlotte Brontë, foi publicado em 1847. Essa história acompanha a personagem título a partir de sua infância, ela tem 10 anos e é uma garotinha de personalidade forte que vive com uma tia que a detesta, por isso Jane Eyre é enviada para a instituição Lowood, a fim de aprender a controlar seus modos. No colégio, Jane torna-se amiga de uma menina chamada Helen, que a ajuda a se aproximar de Deus, e mostra a Jane a importância de Perdoar e amar o próximo. Para Jane, isso não é algo fácil, já que ela passou por situações difíceis com a tia e na própria escola, além disso, ninguém nunca lhe deu motivos para ser boa a quem lhe fez mal. Anos depois, Jane tornou-se uma jovem muito inteligente, chegando até a lecionar na instituição na qual outrora foi aluna. Todavia, Jane almejava novas experiências, e saindo de Lowood, partiu rumo a Thornifeld, onde foi encarregada de ser a preceptora de Adele, uma garota que ficou aos cuidados do Sr. Edward Rochester (Patrão de Jane).
Rochester é um homem taciturno, amargurado e desesperançoso. A primeira vez que ele vê Jane, é quando estava cavalgando. Edward fica intrigado, pois ela não mede esforços para socorrê-lo. Para Rochester isto é surpreendente, por que alguém que não o conhece faria isso por ele? Além do mais, Jane não tem medo de falar o que pensa, e isso é uma das características que a difere das demais moças de seu tempo.
Esse acontecimento muda os planos do homem, pois ele pretendia ir a outro destino, todavia, sem saber, Jane o faz decidir ir para Thornifield, um lugar que, apesar de agradável, é de certo modo detestável para Rochester, aquela casa tem segredos sombrios que o atormentam.
Jane passa por muitas adversidades, que colocarão em cheque seus desejos e princípios. Será que Jane Eyre os vencerá?

Que livro ?, certamente é um dos meus favoritos do ano. Foi esplêndido acompanhar as fases da vida de Jane, ver como ela saiu de uma garota impulsiva e cheia de mágoas, para uma jovem sábia, que compreende, através da sua fé em Deus, o valor do perdão e de como se arrepender dos erros do passado, permitindo um recomeço, buscando tornar-se alguém melhor. O arco de Edward Rochester também é interessante, porque ele tem que passar por uma provação física, até compreender que existem certas coisas que não podem ser resolvidas com a força do próprio braço, e que tirar a vida daquela que o torna infeliz, não é a solução.
O amor que Jane e Rochester nutrem um pelo outro transcende a fisicalidade, já que perante a sociedade eles são considerados feios, mas isso não os impede de compreender a natureza do amor, que é zelar um pelo outro, ser paciente, bondoso e suportar os momentos difíceis.

Isso me fez lembrar da irmã de Charlotte Brontë, Emily, que escreveu o morro dos ventos uivantes. Seus personagens, Catherine e Hatcliff, são o oposto de Jane Eyre e Edward Rochester. Por que digo isso? Cathy e Hatcliff não compreendem a essência do amor, ela deixa-se levar pelo temperamento explosivo quando contrariada, pois nunca lhe foi negado coisa alguma, Hatcliff é consumido pelo desejo de vingar-se daqueles que o fizeram mal, ou ficaram em seu caminho, nem por quem ele dizia amar interrompeu sua vingança, destruindo assim a vida dela, dos descendentes de seus inimigos e a dele mesmo. Ambos escolheram dar razão às suas vontades ao invés de lutar contra elas e fazer o certo. E isso é o que torna o destino destes casais tão diferentes, um conduziu a própria tragédia, o outro fez o que era correto, mesmo que doesse, e por isso Deus abençoou a união de Jane Eyre e Edward Rochester, e realizou um milagre que trouxe alegria aos dois.

gabzsch 31/01/2024

Jane Eyre
Jane Eyre é o segundo livro que leio das Irmãs Brontë, e é mais uma experiência magnífica e perfeita, sem dúvidas.
A personagem principal é ótima e muito real, tendo um arco muito bem trabalhado até conquistar toda a sua independência.
O Rochester é meio cabeça dura, mas é muito bom também.
O livro de forma alguma se tornou cansativo durante essas quase 800 páginas. Sempre tinha um mistério que te mantinha concentrado nessa leitura.
Achei muito interessante o desfecho da mansão e daquela pessoa em específico, foi ótimo.
Esse livro é simplesmente maravilhoso! Preciso ler mais das Irmãs Brontë.

Lavínia!! 31/01/2024

Jane Eyre
COMO um romance de época escrita por Charlotte Brontë pode ser tão lindo????????cara eu amei cada parte desse livro,principalmente o plot, e cada coisa que acontece que eu fico de boca aberta kkkk,recomendo muito!

C4nteiros 30/01/2024

Uma terapia cairia bem
Eu sei, eu sei..."é preciso contextualizar o homem ao seu tempo", mas que $#&$#@ de livro! Só senti revoltada e só revirava os olhos durante a leitura!
Vania.Cristina 31/01/2024minha estante
??

Vania.Cristina 31/01/2024minha estante
Eu gostei do livro. Só me incomodou a parte religiosa perto do fim. De resto achei bem legal. Mas cada pessoa uma experiência né. É subjetivo demais

Layse 30/01/2024

Jane e Edward
"Embora a posição social e o dinheiro nos separem muito, tenho algo em meu cérebro e meu coração, em meu sangue e meus nervos, que me assemelha mentalmente a ele."

Tenebra 30/01/2024

A personagem por quem me apaixonei
A britânica poetisa e romancista Charlotte Brontë é a terceira de seis irmãs, sendo dentre seis, três se destacam por também serem escritoras, Emily Brontë (famosa por escrever O Morro dos Ventos Uivantes), Anne Brontë (principal obra A Inquilina de Wildfell Hall). Charlotte (ou para época em que viveu Sra. Brontë) teve sua educação em uma escola clérigo chamado Lowood School, essa escola é citada detalhadamente neste livro (Jane Eyre), a saúde de Charlotte assim como a da personagem Jane Eyre, foram afetadas permanentemente por viverem nessa escola, sendo esse um dos motivos da morte prematura de Charlotte, mesmo a expectativa de vida do séc. XIX não ter sido relativamente alta. Charlotte tem como características em suas personagens, heroínas independentes e decididas, marca fundamental em Jane Eyre.

O livro “Jane Eyre” tem como narrador em primeira pessoa, onde é a própria Jane que recorda os próprios acontecimentos e os descrevem do começo ao fim. A escritora gosta de descrever tudo que a chama atenção. Em Jane Eyre, se Jane está caminhando por uma campina ela vai descrevê-la nos detalhes que achar importante, se ela está adentrando uma casa, vai descrever os móveis onde estão, como estão, cores e até a luminosidade do ambiente, e as descrições não se limitam somente a objetos e paisagens, mas às pessoas. Neste livro qualquer personagem apresentado terá a descrição que a personagem Jane Eyre achar necessário nos dizer, seus nomes, suas roupas usadas cada vez que aparecem em cena, sua fisionomia, características físicas e da personalidade, Charlotte Brontë não gosta de deixar passar um só detalhe. Mesmo essas descrições parecerem excessivas, na maioria dos casos elas tem um propósito, mesmo que implícito, e não eu não defendo que algo deva estar na história se apenas for necessário, essa é uma ideia que pode contribuir para afogar a criatividade.

“Jane Eyre” não é apenas um livro de romance, os personagens não são meros coadjuvantes que preenchem a sua utilidade. A mulher Jane Eyre não é para qualquer um, mesmo sendo pobre e feia (como diz várias vezes no livro), Jane se ama e sabe o que quer, para mim essa história é sobre amor-próprio, e a importância do autoconhecimento, sobre ser verdadeira consigo mesma, mesmo que tenha que passar por cima do próprio coração. Essa é com certeza uma obra à frente do seu tempo (escrito em 1847).

Por fim, “Jane Eyre” é um livro clássico, sendo assim requer atenção que um livro clássico exige, mas com certeza não é uma leitura cansativa nem lenta e muito menos difícil. Esse livro não é aqueles para “bater meta”, ele requer tempo e reflexão, ou seja, que seja digerido. Eu sinto que esse livro seria muito importante para mim há alguns anos atrás, veio tardio para me ensinar, mas mesmo assim foi bem-vindo e muito proveitoso.

P.S: Uma música que me lembra a personagem por quem me apaixonei; Jane Eyre, é a música que faz sucesso agora “Who is She by I Monster”.

Giseleonina 29/01/2024

Sofreu mais que a Ju do BBB ?
"Jane Eyre", a personagem principal e heroína de Charlotte Brontë (a melhor das irmãs Brontë), desafia todas as expectativas da época ao rejeitar seu papel tradicional e a busca pela autonomia e identidade além das convenções sociais. As relações amorosas fogem do convencional romântico típico do séc XIX, pois também explora as dinâmicas de poder e a busca por igualdade em um contexto histórico marcado por desigualdades de gênero.
E não é só Jane que tem a sua jornada de luta nessa narrativa, a própria Charlotte Brontë teve que publicar a primeira edição sob o pseudônimo masculino de Currer Bell e chocando a sociedade da época quando a verdade veio à tona, respondendo todas às críticas na segunda edição devido o seu comportamento lido como "imoral", mas tudo com muita classe ??

Gomor 28/01/2024

A história de Jane Eyre narrada por ela mesma. A menina, após ser desprezada pela tia, foi enviada para um orfanato que ensinou a ela os bons modos e tantas coisas necessárias para que se tornasse uma adulta responsável e honesta, além de professora. Foi contratada como preceptora de Adele, uma menina protegida de Mr. Edward Rochester, dono e morador de Thornhill. Apaixonam-se como tinha que ser, mas muitos percalços estão à sua frente ainda. Fato que o amor sempre vence!
O romance clássico me surpreendeu apesar de não ser muito fã do estilo. Mas valeu!

Bru 28/01/2024

A Jane é uma personagem cativante
A minha primeira leitura do ano foi surpreendente. A leitura desse clássico chegou até mim através de um clube de leitura que eu decidi participar..

A história da pensagem Jane é cativante, você quer acolhe-la desde o início e você se surpreende com a construção e evolução da mesma.. suas atitudes e reações perante a sociedade e principalmente diante os personagens masculinos é revolucionária para a época, afinal não se pode esquecer que esse romance teve sua primeira edição em 1847, e como pode ser tão antigo e ao mesmo tempo tão atual?

Durante a leitura eu ri, chorei, senti raiva, condolência, me emocionei de diversas formas!!

carolzinha41 27/01/2024

Romance gótico é muito mulher.
Gostei muito de passar esse tempo com a senhorita Eyre, ela é um ser humano complexo, com muita vivência, muita percepção, muito inteligente, ao mesmo tempo que consegue ser racional e comedida no fundo ela é intensa e sensível, quando explode é sensacional, espera tanto da vida, tem tantos desejos e vontades, uma chama dentro de si, e ainda consegue ser paciente e persistente.
Me vejo nela, acredito que muitas podem se ver nela, na sua sede mesmo sendo tão ?ordinária? (sabemos que Jane Eyre não é nada ordinária), no seu MUITO, nas suas descobertas da vida. Me senti vista, me reconheci nela, um espírito semelhante, uma mulher como eu.
Lendo no posfácio sobre a vida de Charlotte Brontë, me senti mais tocada ainda, sabendo que colocou parte de si em sua obra, admiro isso; e admiro ela pois admiro Jane.

Thay 26/01/2024

Arrebatador. melhor livro do ano sem sombra de dúvidas. tenho críticas e elogios o que torna o livro ainda melhor eu acho. foi absurdamente bom acompanhar jane eyre.