Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Alicia 06/12/2023

Amei
Uma leitura leve e gostosa, que ao mesmo tempo traz tantos elementos para se pensar e refletir.
Gostei do começo ao fim da trajetória de Jane Eyre. O livro é muito bem escrito, contextualizado, envolvente e cativante. Li de forma tranquila e sem pressa e valeu cada minuto de dedicação.
Jane começa a contar sua historia desde criança e vamos acompanhando sua vida cheia de percalços. Ela passa por diversas situações e eu fiquei muito envolvida. Jane tem personalidade forte e sempre soube mostrar seu valor e impor seus limites. Acho que isso foi o que mais me agradou, pois pensando na época em que o livro foi escrito, não é algo comum entre as mulheres da época. Fiquei encantada e admirada com seu jeito de ser e agir.
Seu relacionamento com o Sr. Rochester também é algo que deve ser apreciado, o modo como tudo foi sendo construído e, mais uma vez, Jane se mostra fora dos padrões da época, é muito envolvente. Tudo ocorre de forma lenta e gradual, flui muito bem e torna a leitura leve e profunda ao mesmo tempo. Sutil e encantador, super recomendo!

Rapha 10/06/2021

As lindas surpresas de Jane Eyre
Lindo, tocante e surpreendente!

Jane Eyre não é um clássico à toa! Vale muito a pena ser lido!

Personagens bem construídos, história cativante e com reviravoltas inesperadas.

Excelente leitura, que super recomendo!

Juliana 20/10/2020

Perfeito e mais um pouco!
Um dos romances de formação mais perfeitos da literatura. Não há personagens perfeitos e esteticamente atraentes, são personagens humanos, capazes de sentir amor, ódio, tristeza!! Um dos favoritos da vida!!

Veregirl 26/08/2022

"Minha alma exige você."
Uma pobre órfã que teve a vida sempre cercada de frieza e infelicidade, vê sua vida mudar de perspectiva ao pisar em Thornfield Hall e conhecer o peculiar, sr. Rochester.
Quando terminei a leitura, entendi o porquê de quererem, a princípio, entitular como 'Jane Eyre, uma autobiografia'. Charlotte mescla suas opiniões e histórias pessoais à vida de Jane, tornando-a não só uma mulher a frente de seu tempo, mas uma extensão própria da autora. Além disso, é criada intimidade entre Jane e o leitor, pois em muitos momentos ela fala diretamente conosco.
Eu amei o romance nesse livro, e é incrível como ela, aos poucos, vai nos fazendo mudar a percepção sobre Edward, da mesma forma que aconteceu com ela. Mais ainda, com ele isso também ocorre, a primeira coisa que o atrai é a inteligência dela e não o exterior, mas ainda assim, a "beleza" vai aumentando conforme o amor vai crescendo.
"Eu poderia jurar que em alguma paisagem remota e solitária eu e Jane estávamos nos encontrando. Em espírito, acredito que nos encontramos. Você sem dúvida estava, àquela hora, na inconsciência do sono, Jane: talvez sua alma tenha vagado para longe de sua cela a fim de reconfortar a minha, pois aquela era a sua voz, tão certamente quanto estou vivo, era a sua voz!?

Queria Estar Lendo 27/12/2021

Resenha: Jane Eyre
Aos 45 do segundo tempo, fechei 2021 com meu último clássico que não tinha entrado para a listinha oficial, mas que chegou aqui em cortesia da Editora Zahar e: como resistir? Estou falando sobre Jane Eyre, da Charlotte Brontë.

Esse clássico da literatura inglesa foi relançado em edição de luxo pocket pela Zahar; para quem não conhece, a história acompanha a busca apaixonada de Jane Eyre por uma vida mais significativa e menos relegada ao que a sociedade oferecia às mulheres de sua época.

Criada em meio à hostilidade do lar adotivo, órfã desde que era pequena, Jane se encontrou em meio aos livros. Em sua solidão, ela cresceu com a literatura e tornou sua mente a maior defesa disponível contra o mundo.

Sofrimento e sobrevivência são duas palavras que permeiam a jornada de Jane, desde a infância até a vida adulta. Não apenas quanto às privações físicas e o constante senso de não pertencer a lugar nenhum, mas também de se encontrar depois de ser rejeitada por tanto tempo. Jane fortificou sua inteligência com os livros, e se preparou para desbravar o mundo com o senso crítico desenvolvido com eles.

Diferente do meu contato com Emily Brontë em O Morro dos Ventos Uivantes, que foi um desastre completo, aqui eu encontrei uma jornada intensa e perturbadoramente devastadora que me fisgou página a página e me manteve imersa na história até o fim. Jane Eyre é, sem sombra de dúvidas, um livro poderoso.

Fala sobre uma garota maltratada que não aceita o pouco que a vida tem a lhe oferecer. Também mostra de maneira escancarada um relacionamento abusivo que arranca dela o pouco que conquistou, no sentido emocional e psicológico; é atual porque conversa com casos amorosos que fazem mal por simplesmente existirem na vida da mulher.

Rochester não é nenhum Mr. Darcy, perfeito e compassivo e cavalheiresco, e é bastante claro desde o princípio. A autora não tenta mascarar a personalidade dele ou seus trejeitos abusivos. Não tenta esconder o que ele faz a Jane e como ela se submete a isso em prol daquele amor tão sonhado e nunca experimentado. E tem toda a questão com o segredo terrível, também, que eu não me lembrava e ganhei de surpresa na revelação!

Jane não é uma personagem perfeita, longe disso; ela é um contraste óbvio a Elizabeth Bennet e outras mocinhas de romances de época daquele período. Jane é sombria, no sentido raivoso; ela é marcada pelo terror que foi seu passado, e carrega essas marcas como parte da sua armadura. Ela sobreviveu, mas a um custo. Ela não leva desaforo para casa, em poucas palavras.

Essa edição de bolso da Zahar é primorosa em todos os mínimos detalhes, e eu me apaixonei absurdamente pelos detalhes da capa e pela diagramação confortável; a tradução de Adriana Lisboa faz jus ao texto original.

Jane Eyre é, com certeza, um clássico para ser louvado e reverenciado. Ele passa rasteira em questões importantes e surpreendentemente atuais, e de quebra ainda entrega um romance perturbado que torna impossível parar de ler.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/12/resenha-jane-eyre-charlotte-bronte.html
Léia Dilkin 27/12/2021minha estante
Um dos meus clássicos preferidos da vida, que também tive o prazer de ler este ano! Jane é uma personagem incrível! Sofri com cada reviravolta e angustia desta protagonista! Apesar de todos os seus anseios por um grande amor ela foi fiel aos seus princípios! Amo demais esse livro!

Queria Estar Lendo 28/12/2021minha estante
Com certeza merece todo o renome que esse clássico carrega, impecável!

Rafaela1643 27/06/2021

Um trecho pode dizer muito
Depois de um tempo lido já, resolvi classificar. Não vou fazer resenha. Apenas deixar esse trecho abaixo... pois li há uns dias gravado nas minhas notas do celular, e me marcou muito... Jane Eyre tem um autocontrole incrível, acredito que temos muito o que aprender com ela.

?Olhei para o meu coração, examinei-lhe os pensamentos e os sentimentos, e esforcei-me para trazer às normas seguras do bom senso, com a mão enérgica, tudo o que nele havia de fantasias loucas e devaneios inúteis. Conduzida à barra do meu tribunal íntimo, ouvi a Memória acusar-me das esperanças, dos desejos, dos sentimentos que eu acariciara desde a noite passada; depois o Raciocínio, no seu jeito calmo, contou uma história simples e desataviada, mostrando como eu desprezara o real para devorar gulosamente o ideal. Então, pronunciei o julgamento, segundo o qual jamais respirara o ar da vida uma doida tão doida quanto Jane Eyre; e nunca uma idiota mais completa do que ela se embalara em mentiras doces, e sorvera veneno pensando ser mel.?

?Além do mais, tenho motivos para me felicitar pelo treino de disciplina a que me submeti. Graças a ele consegui enfrentar com uma serenidade digna os fatos que se sucederam. Se me houvessem encontrado desprevenida eu não os teria suportado, nem mesmo aparentemente.?
Roberta 27/06/2021minha estante
Poxa

Marcella 24/06/2020

Jane Eyre é, acima de tudo, uma autobiografia. Trata-se da trajetória de uma mulher forte, decidida, e, ao mesmo tempo, contida e serena. Nunca cala-se diante de abusos, mesmo sendo sujeita a tantos. Porém, por vezes comporta-se com submissão (cof cof, sr. Rochester).Jane é uma personagem complexa, e acredito que todo leitor apaixonado por clássicos gostaria de conhecê-la.
O ritmo do livro é lento, com muitas alusões à bíblia e à fé cristã (até demais na minha opinião), o que atrapalhou meu empenho na leitura. Ainda assim, é uma história incrível, que vale a pena ser lida ?
Juliana 24/06/2020minha estante
Essa edição da Zahar é boa?????

Marcella 24/06/2020minha estante
Simm, eu amei

Juliana 25/06/2020minha estante
Vou comprar ela

Ana Claudia 26/08/2021

Se pudesse dar 10 estrelas, eu daria 20??
FAVORITADÍSSIMO!!!

Jane Eyre não teve uma infância fácil, perdeu os pais e tornou-se órfã precisando ir morar com alguns parentes que não gostavam dela. Jane passou por momentos bem difíceis com suas tias e primos até ser enviada a um colégio interno para garotas.

Jane Eyre teve uma infância marcada por rejeição, maus tratos e injustiças. Ela aprende a se virar sozinha e começa a mostrar uma personalidade autêntica que não agrada as pessoas ao seu redor. Mesmo na casa da Sra. Reeds como no colégio interno, ela despejava verdades com sua língua afiada e ainda demonstra uma sede de viver quando sai vai para Thornfield Hall.

Mas ao conhecer o Sr. Rochester, Jane descobre a possibilidade de ter esperança por uma vida instigante e com amor, mas alguns obstáculos tornarão a vida deles mais difíceis.

Uma história de uma sobrevivente de tantas injustiças e dificuldades. Um romance intenso, com uma escrita extremamente fluida e narrada em primeira pessoa, mas cheio de intrigas e reviravoltas. Os capítulos são longos, mas à medida que você vai se apegando à trajetória de Jane, os capítulos passam que você nem sente.

Esse é o terceiro livro das irmãs Bronte que leio. Já li MVU (favoritado) e Agnes Grey. Jane Eyre, sem dúvidas, será mais um favoritado e já me sinto órfã dessa mulher forte, corajosa e autossuficiente.

Dudaso 20/03/2022

Jane Eyre
Jane Eyre, uma leitura que eu não estava colocando muita fé, mas se transformou em um dos meus livros favoritos. Não sei nem o que escrever nessa resenha, só posso dizer que recomendo para todo mundo que gosta de romance.

Maria.Cecilia 17/02/2022

Lágrimas no último capítulo!
Terminei, entre lágrimas, esta belíssima obra da maravilhosa Charlotte Brontë. Ela e suas duas irmãs, Emily e Anne, nos fazem viajar, sofrer e sorrir.

E como eu não ter lido antes?

Já havia assistido o filme, contudo o impacto não é igual.

A história, passada na Inglaterra do século XIX, traz a pequena órfã, Jane, que se vê rejeitada e excluída. A duras penas ela cresce, primeiro na casa de sua tia impassível e depois em um orfanato. Contudo ela nunca se cansou de tentar ser feliz!

Em uma nobre casa consegue o emprego de governanta e conhece o amor infinito profundo, incondicional e proibido
Flávia Menezes 17/02/2022minha estante
Amo esse livro ???

gisely 17/02/2022minha estante
Esse livro é incrível de tantas formas??

tete 02/03/2023

Depois de ler 712 paginas de Jane Eyre, segue a resenha:

puts? muito ruim ser pobre e gostar de homem feio

Mari.Vasconcelos 15/08/2023

Que livro maravilhoso!
Eu já havia visto o filme e saí depressiva, portanto, não tinha pressa alguma de ler o livro(até que entrei numa leitura compartilhada e ele foi a escolha da vez -que bom que ele termina de outra forma-) mas ler as palavras da Charlotte, ver uma aquela "mulherzinha" miúda, desprovida de beleza e posses tinha um cérebro aguçado, e mesmo que seu habitat fosse um tanto inóspito, sua mente estava anos luz ao seu tempo.
Esse livro na época, causou um rebuliço daqueles, o mundo era atrofiado demais para aceitar de bom grado Jane Eyre, assim como seu misterioso "autor" e ela, tal qual sua protagonista, enfrentou um cenário onde a mulher era completamente irrelevante
Jane Eyre não é de forma alguma aquele típico livro que defende unicamente o feminismo, são tantas as nuances que uma paleta de cores nova foi criada para poder descrevê-lo.

"Eu me importo comigo mesma. Quanto mais solitária, mais desamparada e sem amigos eu for, mais eu me respeitarei."
Midi.Gomes 19/08/2023minha estante
O quê fazer agora que acabou? Estou desamparada...

William LGZ 18/08/2023

O melhor livro que li em 2023 até o momento
Para mim uma confirmação do talento das irmãs Bronte como escritoras, esta obra ainda conseguiu ter a proeza de me encantar bem mais que O Morro dos Ventos Uivantes, da irmã de Charlotte, ao tratar de temas que batem mais com meus interesses e ter a melhor e mais desenvolvida protagonista que já vi na literatura.

O título não é "Jane Eyre" por puro acaso pois acompanhamos toda a formação desta personagem desde a infância até sua maturidade, tendo diversos arcos de história bem definidos e com todos seguindo o mesmo nível de qualidade primoroso. Quando em algumas passagens cheguei a pensar que ficaria chato de se acompanhar, sempre ficou ainda mais interessante.

Fiquei fascinado pelos dilemas, mistérios, romance, este centrado na figura emblemática de Sr. Rochester, e principalmente pelas mensagens passadas pela autora através de sua protagonista emancipada e fortemente convicta de suas crenças, nunca deixando de lado a sua própria coerência ao longo de todo seu desenvolvimento moral.

Porém mesmo para mim sendo uma obra-prima, reconheço que certos pontos podem desagradar alguns leitores com o seu forte embasamento cristão e uma reta final que pode deixar a desejar no realismo. Mas para mim, imerso completamente no enredo, isso não afetou em nada minha experiência por estar em conformidade com o resto da história e sem a menor dúvida recomendo que todos que tiverem a chance leiam este livro pois valerá MUITO a pena.