Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë




Resenhas - Jane Eyre


2589 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


LiteraryHuntress 16/08/2020

Resenha disponível também no IG @literaryhuntress
"A vida é muito curta para ser gasta nutrindo animosidade ou registrando erros."

Jane é uma menina jovem e curiosa como todas as crianças de sua idade, ainda mais vivendo em torno de mentiras que sua tia alega serem a sua vida e ser atormentada por parentes que deveriam amá-la. Com isso, a pequena se vê entregue a permanecer escondida dentro do próprio mundo até ser enviada a um internato para garotas que, no futuro, seria a sua salvação, liberdade e, de certa forma, sua independência.

Alguns anos depois, Jane se torna uma das professoras do internato onde aprendeu e se dedicou, mas, cansada de viver na mesmice, coloca um anúncio no jornal local para aulas particulares pronta para deixar a vida pacata e, antes que perceba, “Thornfield” se torna o seu novo lar, junto a uma pequena garotinha francesa, Adele e a governanta da casa, Sra. Fairfax.

Mas, como tudo na vida de Jane não poderia ser tranquilo, Sr.Rochester entra em sua vida pronto para criar em sua mente e seu coração novas perspectivas, ilusões, desilusões e amor.

Jane Eyre foi uma leitura extremamente necessária; não sei explicar aonde ou quando a autora me amarrou à história - se foi no primeiro capítulo ou na primeira frase do livro - mas não queria mais largá-la.

Sendo uma obra considerada “semi autobiográfica”, as palavras e reflexões me faziam penetrar a fundo na obra.

O cristianismo é constantemente abordado no livro. Na verdade, é apresentado em níveis e perfis diferentes a cada personagem. Jane, assim como a própria Charlotte Brönte, era uma mulher avançada para a sua época falava de diversos assuntos, especialmente religioso, dando muita atenção à espiritualidade.

O romance do livro me arrebatou muito, aprendi demais com o casal sobre o amor e as suas diferenças, como o orgulho pode destruir algo especial e, principalmente, como tudo é mutável; que é possível mudar sim e se tornar alguém melhor pelo outro.

Este livro foi o terceiro clássico que li em 2020 e, com toda certeza, se tornou um dos queridinhos, mas o que mais me deixou extasiada foi que, mesmo sendo escrito em 1847, é uma obra atemporal que, até hoje, traz ensinamentos a sua maneira.

site: https://www.instagram.com/p/CDl64bfASkU/
Grazi 16/08/2020minha estante
amei o ig, vou ver as outras resenhas ?




Letícia 28/05/2020

Melhor livro que já li!
Eu só tenho 14 anos e não li muito ainda, então eu não tinha um motivo específico pra escolher meu preferido da vida, até agora.

Jane Eyre é um romance de formação perfeito, que me encantou e prendeu desde o início, me apaixonei pelos personagens e principalmente pela protagonista e agora sinto falta da história. Vai ficar marcada em mim com suas lições para sempre.

Charlotte Brontë simplesmente arrasou neste livro
comentários(0)comente



Juliana.LaCosta 17/05/2021

Bom...
Gostei do começo, achei o meio um pouco chato e não simpatizei com o inseguro Rochester. Achei o casal bem insosso, o homem um bobão inseguro e Jane um robô. Gostei do final, mas nada arrebatador e empolgante quanto esperava de um clássico tão aclamado. Valeu a pena a experiência.
comentários(0)comente



Victoria (Vic) 28/03/2020

O 1/3 inicial e o 1/3 são muito bons, mas o meio não me agradou. Gostei da Jane mas não gostei do Sr Rochester.
Livro muito bom, mas não tão bom quanto eu esperava.
comentários(0)comente



Isa 19/04/2021

Há 3 meses eu (finalmente) li Jane Eyre e ainda não consegui superá-lo. Toda hora eu olho para o livro na estante e penso "e se eu começar a relê-lo agora?".

A leitura foi muito mais do que eu esperava. Jane é o tipo de personagem que eu gosto de ler, e a forma como a Charlotte escreve é simplesmente fascinante. Eu nem me importei que o livro tivesse quase 800 páginas, na verdade eu queria que tivesse bem mais, pois eu não queria abandonar aquele universo.

A construção dos personagens, dos ambientes, a forma como a Jane pensa, as críticas a sociedade, o mistério e todo resto estão de forma tão harmonica que é impossível largá-lo uma vez que você começa a lê-lo. É tão gostoso quando a escrita passa um turbilhão de sentimentos e foi justamente assim em Jane Eyre. Eu a senti de todas as formas: seus medos, suas angústias, seu ódio... enfim, a senti por inteiro. Esse livro se tornou um favorito da vida!

Aninha 19/04/2021minha estante
É maravilhoso mesmo. Adoro o compasso lento. Consigo admirar as paisagens tão vivas que refletem os sentimentos.


Isa 19/04/2021minha estante
Simm!! A forma como ela lentamente vai tecendo os fatos e aguçando nossa curiosidade é maravilhosa




Wendel 10/05/2022

Perfeição?
Um clássico que com toda a certeza irei fazer várias releituras. ?

Charlotte escreve uma verdadeira obra de arte. Jane Eyre é um livro que nos prende do início ao fim e nos deixa sem fôlego, nos emocionam e faz a gente se apaixonar pela protagonista.

Jane Eyre é uma mulher a frente do seu tempo, forte, inspiradora e que não se deixa abater por nada. Sofreu bastante durante a infância e aprendeu muito com isso. Agarrada na sua fé não se deixa abalar por nada e mantém a cabeça erguida sempre, mantendo-se firme diante as diversas situações passadas e sempre colocando a sua liberdade, independência e autonomia em primeiro lugar.

É uma história de superação e libertação.

O romance entre os personagens é conturbado no início, confesso que não gostei do par romântico dela no início, mas até o desfecho mudei a minha opinião.

O desfecho é simplesmente incrível, não tem como não se emocionar! Vermos toda a trajetória da Jane Eyre é de levar lágrimas aos olhos quando chegamos ao fim dela.

Os traços góticos e mistérios que tem uma parte essencial na história são construídos de forma sublime. A presença da religião aqui é forte e constante, perfeitamente equilibrada.

É um clássico que amei ler e que amarei recomendar para todos!?
Kleit1 10/05/2022minha estante
Isso aconteceu comigo em o morro dos ventos uivantes! As irmãs brontë >>>


Wendel 10/05/2022minha estante
Os meus sentimentos com "O Morro dos Ventos Uivantes" é complicado akakkak


Kleit1 10/05/2022minha estante
Tranquilo! Como um amante daquela obra, eu entendo muito bem os seus sentimentos complicado hashuahashua. Saiba que você não tá sozinho nessa, viu?! O morro dos ventos uivantes é um livro ímpar, você não gosta, ou gosta dele. Ou você ama, ou você odeia ele.


Vitória 03/04/2023minha estante
Você é perfeito!!!!! Isso sim é uma resenha bem elaborada que nos instiga a ler o livro


Wendel 03/04/2023minha estante
Aaaaaa obrigadoo????




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Aline.Cerqueira 19/08/2021

Surpreendente!
Sempre temos aquela aversão quando se trata de ler clássicos, mas ao ler Jane Eyre não imaginava que iria me apaixonar pela história , confesso que algumas partes me incomodaram, mas relevei por se tratar da época. Que livro reflexivo com passagens que nos faz refletir sobre vários questionamento, principalmente sobre as nossas escolhas e suas consequências ?
comentários(0)comente



bruno 11/03/2023

Vamos galera, mulheres!!! girl power, p*rr* !!!!
Neste livro a Jane Eyre conta a sua história, menina órfã, criada pelo tio que antes do seu falecimento pede para sua esposa cuidar dela como sua propria filha, porém por não gostar dela sua tia a trata com muito descaso e abusos durante um período de tempo em que moram juntas.

gosto de pensar nesse livro como sendo dividido em cinco parte, cada parte representando uma das casa na qual a Jane morou e como esse tempo de moradia influenciou sua personalidade e sua visão de mundo.

esse livro me surpreendeu bastante, a quantidade de reviravoltas, a facilidade do texto, a fluidez e a ambientação impecável. contudo, ainda acredito que não precisaria dessa quantidade de páginas pra história funcionar, pois sempre após alguma reviravolta a leitura se tornava cansativa e a história perdia o ritmo e se tornava repetitiva.

os personagens masculinos são a personificação de red flag, o nível de toxicidade altíssimo, achei muito interessante como a autora conseguiu colocar o teor toxico sem previamente envolver romance.

mesmo o livro sendo achamado "Jane Eyre" eu sinto como se ela não fosse a protagonista, como se tudo se tudo estivesse acontecendo ali e ela estivesse lá como uma consequência, havia uma sensação de que ela não pertencia realmente a lugar algum.

sobre o final, achei bastante polêmico, as condições que a Jane achou a "liberdade" foram um pouco chocantes pra mim, imaginei que o livro seguiria por um caminho totalmente diferente, mas não foi isso que aconteceu. entretanto,não senti que isso estragou o livro pra mim, acabei gostando bastante do livro e pretendo reler futuramente.
comentários(0)comente



Lu 17/05/2012

Muito, muito amor por Jane Eyre!

Eu confesso que vinha enrolando pra ler esse livro há uns dois anos. Primeiro, porque não curti a minissérie da BBC e segundo, porque não tinha muita disposição de enfrentar uma leitura parecida com O Morro dos Ventos Uivantes. Lindo, mas devastador.

Na verdade, Jane Eyre me faz pensar em novelas. Não digo isso de forma pejorativa e sim, para assinalar que os rios correm para o mar. O tempo passa e as histórias mudam, os estilos variam... mas a influência do clássico persiste. Até mesmo a forma analítica como a Jane via as pessoas me fez pensar muito em Agatha Christie.

Clássico, mas de maneira nenhuma, chato. A leitura é agradável, a narrativa é direta, descritiva, mas harmoniosa. Bons diálogos, um tanto quanto intensos, mas bem escritos. E, os personagens. Ah, os personagens!

A grande força do romance de Charlotte está na sua protagonista, a formidável Jane Eyre. A autora conseguiu construir uma personagem que sofre muito, sem transformá-la numa vítima. Pelo contrário, à sua maneira, Jane se rebela e luta por si mesma. Achei-a carismática e simpátca, embora seja bastante discreta. Sua força está na gentileza e a gentileza é a sua força. Uma personagem apaixonante.

Acho que, dos demais, destaco apenas o Sr. Rochester. O sujeito é uma figura e responsável pelos melhores diálogos do livro. O comportamento dele é tão inesperado, tão inusitado, tão cativante... não tem como não gostar dele. E ele e Jane são lindos demais!

Confesso que no finalzinho do livro, senti uma quebra no rítimo. Os diálogos me pareceram arrastados, e cheguei a temer que o livro desandasse logo no fim. Bobagem, Bronte finaliza seu livro com perfeição. É um prazer dar cinco estrelas e considerá-lo como favorito. Um livro muito especial, mesmo.
Gabi C. 16/05/2012minha estante
Resenha perfeita, Lu! Jane é sofrida, mas nunca uma vítima!


Fe Sartori 17/05/2012minha estante
Ae Lu, favorito com certeza!
Vale a pena não é mesmo? Concordo com tudo o que você disse, a Jane é tudo. É uma guerreira.
Já assistiu o filme Jane Eyre que saiu a pouco tempo atrás? Um beijo.


Paula 17/05/2012minha estante
Você e suas resenhas que me deixam malucas !
Agora vontade pela leitura aumentou ao dobro ! rs


Carol 14/05/2013minha estante
eu amo morro dos ventos uivantes essa acho muito morno




Gabi 11/08/2020

Magnífico
Jane Eyre virou minha mais nova heroína. Que livro senhoras e senhores! Com uma escrita riquíssima e uma mocinha com atitudes feministas, temos um romance arrebatador. Jane Eyre sofre desde de que se entende por gente, por seus primos e sua tia. Fiquei chocada com tamanha crueldade pelos seus parentes. A Jane também é muito crítica em relação a aparência das pessoas, sendo ela mesma não tão dotada de beleza e graça. Acredito que todos nessa época eram assim.
O grande Sr. Rochester me irritou logo de imediato, mas logo depois você entende um pouco dos seus modos grosseiros. O romance tão bem elaborado entre os dois, que foi crescendo, florescendo é absolutamente maravilhoso. Os diálogos entre o casal me deixaram fascinada. Estou arrebatada por esse livro. Haha.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Layla.Ribeiro 19/05/2022

Desafio literário 2022- Clássico Mundial
Jane Eyre, conta a história de uma órfã, da sua infância até a sua fase adulta como educadora para meninas, bom, primeiramente quero dizer que é um enredo bom, porém não me agradou tanto, creio que pelo fato de criar uma alta expectativa por esse livro e não ser nada do que estava imaginando, tanto que a estória me prendeu dos seus 60% em diante, outra coisa que emperrou minha leitura foi o romance principal da qual não consegui comprar , o que criou uma antipatia pelo par romântico da Jane, entretanto, apesar de ter tido esses problemas com o livro, eu me apaixonei pela personagem Jane, uma das melhores personagem que vi na literatura, ela foi bastante desenvolvida ao decorrer do texto, o seu jeito independente, decidida de ser e empoderada (conceito que nem existia na época que foi escrita). Que personagem! E por conta dela que vou dar esta nota, além de ter me deixado com muita vontade de ler mais livros da Charlotte. Jane maravilhosa, apesar de que sua época a limitava e eu entendo a forma como a Charlotte concluiu a estória, mas meu coração acredita que ela merecia muito mais que o final dado.
comentários(0)comente



pl.tai 26/11/2022

Me surpreendi positivamente, porque faz alusões e referências de modo muito inteligente, principalmente à Bíblia (sabe-se que Charlotte era bastante religiosa).

O romance é narrado em primeira pessoa, então é aquela história: narrador não confiável. Mas eu acredito cegamente em Jane! A personagem é extremamente cativante, não por ser perfeita (porque ela está longe de ser), mas por gerar momentos de identificação com o leitor.

Só que eu criei uma expectativa muito grande em cima de personagens que não foram exploradas. Primeiro Helen, a amiga de Jane no reformatório, por ser extremamente centrada e chamar a atenção do leitor para refletir sobre si mesmo, sobre suas próprias atitudes; depois Bertha, que eu jurava que seria mais abordada, embora eu entenda que exista um paralelo entre as personalidades dela e de Jane, e que esse é o ponto a ser considerado no livro. MAS EU QUERIA MAIS DESSE SUSPENSE/TERROR GOSTOSO.

O final é uma das coisas mais desconfortáveis que eu já li, no bom sentido (sim, tem como).

"Jane Eyre" é mesmo sensacional, mas se eu tivesse que escolher (eu sempre comparo, não tem jeito), ainda ficaria com o INCRÍVEL "O Morro dos Ventos Uivantes", de Emily.
comentários(0)comente



coffeandbook 24/01/2023

jane eyre que sofreu mais que a juliette.
"Ninguém sabe quantas rebeliões, além de políticas, fermentam no íntimo das pessoas que vivem nesse mundo."
livro GENIAL, escrita GENIAL, um verdadeiro clássico que quero levar pra vida toda.
comentários(0)comente



2589 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR