Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

LiteraryHuntress 16/08/2020

Resenha disponível também no IG @literaryhuntress
"A vida é muito curta para ser gasta nutrindo animosidade ou registrando erros."

Jane é uma menina jovem e curiosa como todas as crianças de sua idade, ainda mais vivendo em torno de mentiras que sua tia alega serem a sua vida e ser atormentada por parentes que deveriam amá-la. Com isso, a pequena se vê entregue a permanecer escondida dentro do próprio mundo até ser enviada a um internato para garotas que, no futuro, seria a sua salvação, liberdade e, de certa forma, sua independência.

Alguns anos depois, Jane se torna uma das professoras do internato onde aprendeu e se dedicou, mas, cansada de viver na mesmice, coloca um anúncio no jornal local para aulas particulares pronta para deixar a vida pacata e, antes que perceba, “Thornfield” se torna o seu novo lar, junto a uma pequena garotinha francesa, Adele e a governanta da casa, Sra. Fairfax.

Mas, como tudo na vida de Jane não poderia ser tranquilo, Sr.Rochester entra em sua vida pronto para criar em sua mente e seu coração novas perspectivas, ilusões, desilusões e amor.

Jane Eyre foi uma leitura extremamente necessária; não sei explicar aonde ou quando a autora me amarrou à história - se foi no primeiro capítulo ou na primeira frase do livro - mas não queria mais largá-la.

Sendo uma obra considerada “semi autobiográfica”, as palavras e reflexões me faziam penetrar a fundo na obra.

O cristianismo é constantemente abordado no livro. Na verdade, é apresentado em níveis e perfis diferentes a cada personagem. Jane, assim como a própria Charlotte Brönte, era uma mulher avançada para a sua época falava de diversos assuntos, especialmente religioso, dando muita atenção à espiritualidade.

O romance do livro me arrebatou muito, aprendi demais com o casal sobre o amor e as suas diferenças, como o orgulho pode destruir algo especial e, principalmente, como tudo é mutável; que é possível mudar sim e se tornar alguém melhor pelo outro.

Este livro foi o terceiro clássico que li em 2020 e, com toda certeza, se tornou um dos queridinhos, mas o que mais me deixou extasiada foi que, mesmo sendo escrito em 1847, é uma obra atemporal que, até hoje, traz ensinamentos a sua maneira.

site: https://www.instagram.com/p/CDl64bfASkU/
Grazi 16/08/2020minha estante
amei o ig, vou ver as outras resenhas ?

Letícia 28/05/2020

Melhor livro que já li!
Eu só tenho 14 anos e não li muito ainda, então eu não tinha um motivo específico pra escolher meu preferido da vida, até agora.

Jane Eyre é um romance de formação perfeito, que me encantou e prendeu desde o início, me apaixonei pelos personagens e principalmente pela protagonista e agora sinto falta da história. Vai ficar marcada em mim com suas lições para sempre.

Charlotte Brontë simplesmente arrasou neste livro

Juliana.LaCosta 17/05/2021

Bom...
Gostei do começo, achei o meio um pouco chato e não simpatizei com o inseguro Rochester. Achei o casal bem insosso, o homem um bobão inseguro e Jane um robô. Gostei do final, mas nada arrebatador e empolgante quanto esperava de um clássico tão aclamado. Valeu a pena a experiência.

Victoria (Vic) 28/03/2020

O 1/3 inicial e o 1/3 são muito bons, mas o meio não me agradou. Gostei da Jane mas não gostei do Sr Rochester.
Livro muito bom, mas não tão bom quanto eu esperava.

Isa 19/04/2021

Há 3 meses eu (finalmente) li Jane Eyre e ainda não consegui superá-lo. Toda hora eu olho para o livro na estante e penso "e se eu começar a relê-lo agora?".

A leitura foi muito mais do que eu esperava. Jane é o tipo de personagem que eu gosto de ler, e a forma como a Charlotte escreve é simplesmente fascinante. Eu nem me importei que o livro tivesse quase 800 páginas, na verdade eu queria que tivesse bem mais, pois eu não queria abandonar aquele universo.

A construção dos personagens, dos ambientes, a forma como a Jane pensa, as críticas a sociedade, o mistério e todo resto estão de forma tão harmonica que é impossível largá-lo uma vez que você começa a lê-lo. É tão gostoso quando a escrita passa um turbilhão de sentimentos e foi justamente assim em Jane Eyre. Eu a senti de todas as formas: seus medos, suas angústias, seu ódio... enfim, a senti por inteiro. Esse livro se tornou um favorito da vida!

Aninha 19/04/2021minha estante
É maravilhoso mesmo. Adoro o compasso lento. Consigo admirar as paisagens tão vivas que refletem os sentimentos.

Isa 19/04/2021minha estante
Simm!! A forma como ela lentamente vai tecendo os fatos e aguçando nossa curiosidade é maravilhosa

Wendel 10/05/2022

Perfeição?
Um clássico que com toda a certeza irei fazer várias releituras. ?

Charlotte escreve uma verdadeira obra de arte. Jane Eyre é um livro que nos prende do início ao fim e nos deixa sem fôlego, nos emocionam e faz a gente se apaixonar pela protagonista.

Jane Eyre é uma mulher a frente do seu tempo, forte, inspiradora e que não se deixa abater por nada. Sofreu bastante durante a infância e aprendeu muito com isso. Agarrada na sua fé não se deixa abalar por nada e mantém a cabeça erguida sempre, mantendo-se firme diante as diversas situações passadas e sempre colocando a sua liberdade, independência e autonomia em primeiro lugar.

É uma história de superação e libertação.

O romance entre os personagens é conturbado no início, confesso que não gostei do par romântico dela no início, mas até o desfecho mudei a minha opinião.

O desfecho é simplesmente incrível, não tem como não se emocionar! Vermos toda a trajetória da Jane Eyre é de levar lágrimas aos olhos quando chegamos ao fim dela.

Os traços góticos e mistérios que tem uma parte essencial na história são construídos de forma sublime. A presença da religião aqui é forte e constante, perfeitamente equilibrada.

É um clássico que amei ler e que amarei recomendar para todos!?
Kleit1 10/05/2022minha estante
Isso aconteceu comigo em o morro dos ventos uivantes! As irmãs brontë >>>

Wendel 10/05/2022minha estante
Os meus sentimentos com "O Morro dos Ventos Uivantes" é complicado akakkak

Kleit1 10/05/2022minha estante
Tranquilo! Como um amante daquela obra, eu entendo muito bem os seus sentimentos complicado hashuahashua. Saiba que você não tá sozinho nessa, viu?! O morro dos ventos uivantes é um livro ímpar, você não gosta, ou gosta dele. Ou você ama, ou você odeia ele.

Vitória 03/04/2023minha estante
Você é perfeito!!!!! Isso sim é uma resenha bem elaborada que nos instiga a ler o livro

Wendel 03/04/2023minha estante
Aaaaaa obrigadoo????

Aline.Cerqueira 19/08/2021

Surpreendente!
Sempre temos aquela aversão quando se trata de ler clássicos, mas ao ler Jane Eyre não imaginava que iria me apaixonar pela história , confesso que algumas partes me incomodaram, mas relevei por se tratar da época. Que livro reflexivo com passagens que nos faz refletir sobre vários questionamento, principalmente sobre as nossas escolhas e suas consequências ?

bruno 11/03/2023

Vamos galera, mulheres!!! girl power, p*rr* !!!!
Neste livro a Jane Eyre conta a sua história, menina órfã, criada pelo tio que antes do seu falecimento pede para sua esposa cuidar dela como sua propria filha, porém por não gostar dela sua tia a trata com muito descaso e abusos durante um período de tempo em que moram juntas.

gosto de pensar nesse livro como sendo dividido em cinco parte, cada parte representando uma das casa na qual a Jane morou e como esse tempo de moradia influenciou sua personalidade e sua visão de mundo.

esse livro me surpreendeu bastante, a quantidade de reviravoltas, a facilidade do texto, a fluidez e a ambientação impecável. contudo, ainda acredito que não precisaria dessa quantidade de páginas pra história funcionar, pois sempre após alguma reviravolta a leitura se tornava cansativa e a história perdia o ritmo e se tornava repetitiva.

os personagens masculinos são a personificação de red flag, o nível de toxicidade altíssimo, achei muito interessante como a autora conseguiu colocar o teor toxico sem previamente envolver romance.

mesmo o livro sendo achamado "Jane Eyre" eu sinto como se ela não fosse a protagonista, como se tudo se tudo estivesse acontecendo ali e ela estivesse lá como uma consequência, havia uma sensação de que ela não pertencia realmente a lugar algum.

sobre o final, achei bastante polêmico, as condições que a Jane achou a "liberdade" foram um pouco chocantes pra mim, imaginei que o livro seguiria por um caminho totalmente diferente, mas não foi isso que aconteceu. entretanto,não senti que isso estragou o livro pra mim, acabei gostando bastante do livro e pretendo reler futuramente.

Lu 17/05/2012

Muito, muito amor por Jane Eyre!

Eu confesso que vinha enrolando pra ler esse livro há uns dois anos. Primeiro, porque não curti a minissérie da BBC e segundo, porque não tinha muita disposição de enfrentar uma leitura parecida com O Morro dos Ventos Uivantes. Lindo, mas devastador.

Na verdade, Jane Eyre me faz pensar em novelas. Não digo isso de forma pejorativa e sim, para assinalar que os rios correm para o mar. O tempo passa e as histórias mudam, os estilos variam... mas a influência do clássico persiste. Até mesmo a forma analítica como a Jane via as pessoas me fez pensar muito em Agatha Christie.

Clássico, mas de maneira nenhuma, chato. A leitura é agradável, a narrativa é direta, descritiva, mas harmoniosa. Bons diálogos, um tanto quanto intensos, mas bem escritos. E, os personagens. Ah, os personagens!

A grande força do romance de Charlotte está na sua protagonista, a formidável Jane Eyre. A autora conseguiu construir uma personagem que sofre muito, sem transformá-la numa vítima. Pelo contrário, à sua maneira, Jane se rebela e luta por si mesma. Achei-a carismática e simpátca, embora seja bastante discreta. Sua força está na gentileza e a gentileza é a sua força. Uma personagem apaixonante.

Acho que, dos demais, destaco apenas o Sr. Rochester. O sujeito é uma figura e responsável pelos melhores diálogos do livro. O comportamento dele é tão inesperado, tão inusitado, tão cativante... não tem como não gostar dele. E ele e Jane são lindos demais!

Confesso que no finalzinho do livro, senti uma quebra no rítimo. Os diálogos me pareceram arrastados, e cheguei a temer que o livro desandasse logo no fim. Bobagem, Bronte finaliza seu livro com perfeição. É um prazer dar cinco estrelas e considerá-lo como favorito. Um livro muito especial, mesmo.
Gabi C. 16/05/2012minha estante
Resenha perfeita, Lu! Jane é sofrida, mas nunca uma vítima!

Fe Sartori 17/05/2012minha estante
Ae Lu, favorito com certeza!
Vale a pena não é mesmo? Concordo com tudo o que você disse, a Jane é tudo. É uma guerreira.
Já assistiu o filme Jane Eyre que saiu a pouco tempo atrás? Um beijo.

Paula 17/05/2012minha estante
Você e suas resenhas que me deixam malucas !
Agora vontade pela leitura aumentou ao dobro ! rs

Carol 14/05/2013minha estante
eu amo morro dos ventos uivantes essa acho muito morno

Gabi 11/08/2020

Magnífico
Jane Eyre virou minha mais nova heroína. Que livro senhoras e senhores! Com uma escrita riquíssima e uma mocinha com atitudes feministas, temos um romance arrebatador. Jane Eyre sofre desde de que se entende por gente, por seus primos e sua tia. Fiquei chocada com tamanha crueldade pelos seus parentes. A Jane também é muito crítica em relação a aparência das pessoas, sendo ela mesma não tão dotada de beleza e graça. Acredito que todos nessa época eram assim.
O grande Sr. Rochester me irritou logo de imediato, mas logo depois você entende um pouco dos seus modos grosseiros. O romance tão bem elaborado entre os dois, que foi crescendo, florescendo é absolutamente maravilhoso. Os diálogos entre o casal me deixaram fascinada. Estou arrebatada por esse livro. Haha.

Layla.Ribeiro 19/05/2022

Desafio literário 2022- Clássico Mundial
Jane Eyre, conta a história de uma órfã, da sua infância até a sua fase adulta como educadora para meninas, bom, primeiramente quero dizer que é um enredo bom, porém não me agradou tanto, creio que pelo fato de criar uma alta expectativa por esse livro e não ser nada do que estava imaginando, tanto que a estória me prendeu dos seus 60% em diante, outra coisa que emperrou minha leitura foi o romance principal da qual não consegui comprar , o que criou uma antipatia pelo par romântico da Jane, entretanto, apesar de ter tido esses problemas com o livro, eu me apaixonei pela personagem Jane, uma das melhores personagem que vi na literatura, ela foi bastante desenvolvida ao decorrer do texto, o seu jeito independente, decidida de ser e empoderada (conceito que nem existia na época que foi escrita). Que personagem! E por conta dela que vou dar esta nota, além de ter me deixado com muita vontade de ler mais livros da Charlotte. Jane maravilhosa, apesar de que sua época a limitava e eu entendo a forma como a Charlotte concluiu a estória, mas meu coração acredita que ela merecia muito mais que o final dado.

pl.tai 26/11/2022

Me surpreendi positivamente, porque faz alusões e referências de modo muito inteligente, principalmente à Bíblia (sabe-se que Charlotte era bastante religiosa).

O romance é narrado em primeira pessoa, então é aquela história: narrador não confiável. Mas eu acredito cegamente em Jane! A personagem é extremamente cativante, não por ser perfeita (porque ela está longe de ser), mas por gerar momentos de identificação com o leitor.

Só que eu criei uma expectativa muito grande em cima de personagens que não foram exploradas. Primeiro Helen, a amiga de Jane no reformatório, por ser extremamente centrada e chamar a atenção do leitor para refletir sobre si mesmo, sobre suas próprias atitudes; depois Bertha, que eu jurava que seria mais abordada, embora eu entenda que exista um paralelo entre as personalidades dela e de Jane, e que esse é o ponto a ser considerado no livro. MAS EU QUERIA MAIS DESSE SUSPENSE/TERROR GOSTOSO.

O final é uma das coisas mais desconfortáveis que eu já li, no bom sentido (sim, tem como).

"Jane Eyre" é mesmo sensacional, mas se eu tivesse que escolher (eu sempre comparo, não tem jeito), ainda ficaria com o INCRÍVEL "O Morro dos Ventos Uivantes", de Emily.

coffeandbook 24/01/2023

jane eyre que sofreu mais que a juliette.
"Ninguém sabe quantas rebeliões, além de políticas, fermentam no íntimo das pessoas que vivem nesse mundo."
livro GENIAL, escrita GENIAL, um verdadeiro clássico que quero levar pra vida toda.