Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Vanessa 03/08/2010

Mesmo tecendo críticas a minha amada Jane Austen, sem dúvida, com este romance, Charlotte Bronthe, conquistou-me definitivamente, pois, através de Jane Eyre pude sentir o que posso chamar de um verdadeiro deleite literário. A narrativa da sofrida e determinada preceptora, me fisgou logo nas primeiras páginas, simplesmente não conseguia largar o livro!

Já conhecia a história através de uma série produzida pela BBC. Não gosto de assistir produções cinematográficas ou televisivas antes da leitura do livro, porque além de contaminar os personagens com a interpretação e imagem dos atores, provoca em mim, certo desinteresse, por não poder mais degustar a cada página, a delícia da surpresa. No entanto, com Jane Eyre não posso dizer que tive prejuízos de tal natureza. Foram 622 páginas de puro encantamento, tive por alguns dias diante dos meus olhos, uma personagem com a qual partilhei cada momento de desamparo, solidão, euforia e felicidade, as sensações de Jane pude sentir também como minhas.

Contendo alguns elementos autobiográficos (a semelhança entre criadora e criação é indiscutível), Charlotte insere ainda seu posicionamento contrário a instituição que era o casamento no século XIX. Feminista, a autora defende a busca de uma independência financeira, e não a estabilização da mulher através de um bom casamento, e é este o eixo da crítica de Bronte à Austen, infelizmente Bronte não percebeu qual era o tempero indispensável à receita literária de Austen, a ironia.

De vertente realista, salpicada com mistério, críticas a sociedade e ainda, o atraente elemento gótico, esta é uma obra revolucionária no contexto literário e social do seu tempo. Jane Eyre é um clássico, um livro que recomendo, e que só lamento por ser tão difícil de encontrar. Sendo assim, poucos terão o privilégio de conhecer intimamente uma personagem tão viva e sinceramente humana que me pareceu de carne e osso, uma heroína longe da perfeição, detentora de qualidades, mas que é sublimemente encantadora em seus defeitos. Sem sangue azul ou beleza que lhe aprouvesse, Jane cativa-nos, deixando o leitor de certa forma tão apaixonado quanto o seu amado Rochester.
Amandha Silva 05/08/2010minha estante
Ai, quero ler... Sua paixão pelo livro cativa qualquer um que leia essa resenha.
Já está na minha lista de futuras leituras e aquisições.
Se a série da BBC é maravilhosa, o livro sem duvida ultrapassa a perfeição.

Jess 07/09/2011minha estante
Depois dessa resenha, vou correndo procurar onde tem esse livro para vender, rs. Assisti o filme e a série da BBC e me encantei pela força e história da Jane. Se é como diz, o livro deve ser ainda melhor *-*

Rose 02/04/2012minha estante
Você me convenceu com sua maravilhosa resenha, não me resta mais dúvidas referente ao livro, vou add a minha lista!

Flávia Rocha 01/11/2013minha estante
Gostei muito da resenha. Vi o filme, quero agora ler o livro.

Lilla 13/02/2014minha estante
Acabo de assistir ao filme,que é maravilhoso, e agora com a sua resenha tenho certeza que preciso ler Jane Eyre.
PS: Adorei sua defesa à Jane Austen.

Larissa Castro 08/06/2014minha estante
Não entendi essa crítica a Austen. Até onde eu sei, não há referência para ela no livro de Brontë, nem de forma indireta.

Mirian 21/01/2015minha estante
Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro...Que bom ter lido a sua sinopse, estava a procura de um romance igual ao que você descreveu!!! Estou ansiosa para ler!!!

gau 02/04/2016minha estante
Melhor livro que li nos últimos tempos!!! Devorei, porque não tinha como não devorar e muita peninha por acabar de ler e ficar longe da trama e dos personagens...

Diandra 09/05/2016minha estante
Também não entendi essa crítica a Austen, vc pode me passar suas fontes? Fiquei interessada.

Lorena gurgel 15 14/05/2020minha estante
a tradução da martin claret é boa???? to em duvida se compro essa ediçao ou a da zahar

Luana.Oliveira 17/06/2020minha estante
Amei sua resenha, amo Austen também, amei ler Brontte. Quer ser minha amiga? rs
Simplesmente disse tudo que eu senti também ao ler essa história extraordinária ?

Nasa 21/08/2020minha estante
A independência de Jane nos motiva. Eu adoro o modo que ela lindo com o "patrão" e futuro amado. Excelente resenha.

king.nico 27/06/2021minha estante
O livro no geral é bom, mas por ser um romance ele é bem lento

Lennon 10/02/2022minha estante
Que resenha maravilhosa!

Lury0 10/07/2022minha estante
Nossa, fiquei apaixonada pela sua resenha! Poderia ser a sinopse do livro, sinceramente. Descrição incrível e a menção a Austen (pela qual também sou apaixonada) me deixou mais fascinada ainda pela sua resenha.

Bela Leitura 04/01/2023minha estante
Se ela não foi capaz de captar a ironia da jane austen já me deixou com um pé atrás.

Coelho 11/09/2023minha estante
Estou na metade do livro, realmente é muito cativante, e apesar de o romance, o sentimento, ser mais bem desenvolvido que os livros de Austen, na minha opinião, ambas as escritoras tem uma crítica impar da sociedade. Depois de ler a sua resenha, fui procurar a crítica à Jane e realmente é uma coisa bem ácida kkkkk mas acredito que também se tratava de um ego ferido e um pouco de inveja, pois o editor queria que ela escrevesse da mesma forma que a Jane Austen, o que era impossível pelo próprio estilo de cada uma.

Zhouang 31/12/2023minha estante
Também, não gosto de assitir filmes antes do livro. Na verdade tenho certo bloqueio. Não consigui ler "Orgulho e Preconceito" e nem "Frankstein"

zxsaturno 04/03/2024

Uma perfeição mais que encantadora.
?Quanto mais solitária, [...] mais respeitarei a mim mesma.? Identificação bem sucedida.

Uma maravilhosa descoberta chamada Jane Eyre. Um romance escrito por Charlotte Brontë, publicado em 16 de outubro de 1846.

Uma pobre órfã condenada a vagar por diferentes famílias e casas até encontrar seu próprio lar. Uma jornada emocionante.

Estou feliz por ter lido este livro, assim como fui feliz lendo. Senti tantas emoções diferentes que não consigo explicar, assim como estive encantada na maior parte do tempo. Leitura apaixonante.

Para mim, foi lindo ver a jornada da Jane. Inspiradora, uma menina forte, dona de si mesma. No fundo, apenas à procura da própria felicidade verdadeira.

?Não sou um anjo, nem o serei até o dia da minha morte; serei eu mesma.?

Os dialógos são bem escritos, os personagens são bem desenvolvidos e a escrita da autora é maravilhosa.

Recomendo muito mesmo! Dizem que clássicos são demorados, mas são os livros que eu leio mais rápido simplesmente por serem incríveis.

Com certeza virou um dos meus livros favoritos da vida, tanto que terminei ele já querendo ler novamente.

?É sabido que os preconceitos são mais difíceis de erradicar de um coração cuja terra jamais foi afofada ou adubada pela educação; ali eles crescem vigorosos como ervas daninhas entre as pedras.?

Charlotte Brontë, uma viajante do tempo assim como Jane Austen, certeza.
Fernanda311 04/03/2024minha estante
É mt bom msm, eu li faz dois dias, e simplesmente eu já classifiquei como o melhor clássico que eu li até agr, vc se conecta com os personagens e a história é literalmente cheia de coisas que vc não imaginaria

Wash2 04/03/2024minha estante
Bonita resenha. Já estava na minha lista e agora com mais vontade de ler.

mayasdo 05/03/2024minha estante
Faz muitos anos que eu li esse livro e é um dos meus favoritos, quero tanto reler ele ?

zxsaturno 05/03/2024minha estante
@Fernanda311, o livro é simplesmente fascinante! Muito lindo.

zxsaturno 05/03/2024minha estante
@wash, obrigadaa! Você não vai se arrepender, é muito bom!

zxsaturno 05/03/2024minha estante
@mayasdo, te entendo! Quero muito reler e nem faz tanto tempo que li.

Amidalin 05/03/2024minha estante
Depois dessa resenha, botei até na lista pra ler

zxsaturno 05/03/2024minha estante
@Amidalin, é fantástico, juro!!

leiturandressa 04/02/2024

Primeiro favorito de 2024
Fui muito feliz lendo esse livro, de verdade. Por mais que eu tenha demorado, isso não foi um problema, porque estou num momento que estou priorizando qualidade do que quantidade.

Romance de formação é um gênero que me pega forte, se é escrito por uma Brontë é melhor ainda. A jornada da Jane é incrível de ler, me apeguei demais a ela. Sem contar que ela é SUPER à frente do tempo dela, juro que essa autora é uma viajante do tempo dos anos 2000 que foi pra o século 19 pra escrever esse livro.

E o casal é simplesmente uma FOFURA, o amor que o Sr. Rochester tem pela Jane é absurdo de gigantesco.

E outra!!!! O livro tem uns 3 plot twists que eu fiquei passadíssima. Foi ótimo ler ele sem ter recebido nenhum spoiler. Chorei demais quando tava acabando e terminei ele já com vontade de reler.

Charlotte sua ícone, arrasou demais na construção de personagens, você foi perfeita.

Recomendo muito, mas acredito que quem não é acostumado a ler clássicos demore um pouco pra gostar por ser um tanto grandinho.

Virou um dos favoritos da vida também.

Enfim, foi perfeito. Já estou com saudades.
Eliane406 13/02/2024minha estante
Uma leitura incrível! Jane Eyre é obstinada.

Eliane406 13/02/2024minha estante
As irmãs Brintë nasceram para brilhar.

Joranny.Gomes 13/02/2024minha estante
Também ando priorizando qualidade em vez de quantidade. ??

leiturandressa 13/02/2024minha estante
@Eliane406 tenho mt admiração por todas elas!!

leiturandressa 13/02/2024minha estante
@Joranny a vida do leitor muda quando isso acontece, é a melhor coisa

zxsaturno 13/02/2024minha estante
Aaaaa, eu quero tanto ler esse!!

leiturandressa 13/02/2024minha estante
@zxsaturno lê amg!! quero mt ver sua opinião

Yanne0 13/02/2024minha estante
Adorei a resenha, amg ??? coloquei Jane eyre na minha meta pra esse ano e agora vou adiantar a leitura dele o qnto antes ? a parte dos 3 plot twist me pegou demais, pq tbm vou ler sem ter recebido nenhum spoiler kkkkkkk

leiturandressa 13/02/2024minha estante
@Yanne20 amg lê urgente!!!! é uma obra prima e os plots são mt legais, o bom mesmo é ler sem nenhum spoiler

Laissa 14/02/2024minha estante
tenho tanta expectativa pra esse livro sinto q vai ser aquele clássico q vou amar

leiturandressa 14/02/2024minha estante
@Laissa eu tbm tinha essa expectativa e ela se cumpriu, espero que com vc seja o mesmo

Kate N. 14/02/2024minha estante
Tô lendo esse nesse exato momento e tô achando que vou favoritar também?????

leiturandressa 14/02/2024minha estante
@Kate vai sim!! impossível não favoritar

Giulipédia 25/10/2020

Você sabe amar, ou apenas ser amado?
O livro conta a história da jovem Jane Eyre, uma órfã de família, adotada pela família do tio materno, os Reed. Seu tio no leito de morte fez a esposa prometer que não abandonaria a pobre criança a própria sorte e com isso a menina Eyre teve seu destino selado. Foi criada em seus primeiros dez anos em um lar extremamente hostil, onde por mais que se esforçasse e tentasse ser boa, era constantemente repreendida e castigada. Sua tia, Sra. Reed, sempre deixou muito bem claro a que lugar a menina Jane pertencia e não era no seio da família. Devido a criação brutal ela era constantemente deixada sozinha e acabou se abrigando em meio aos livros, graças a estes, Jane conseguiu desenvolver um intelecto crítico e por isso sabia que recebia um tratamento extremamente injusto por parte da família. Tempos depois foi enviada para um internato, Lowood, onde sofreu muitas privações físicas devido as condições insalubres do lugar em seus primeiros anos como interna, mas longe de se encontrar em um lugar hostil de companhias, Jane se fortaleceu e se desenvolveu, agora encontra-se pronta para desbravar o mundo e buscar sua independência, e o primeiro lugar onde vai ser empregada é em Thornfield, como governanta e professora da pequena Àdele.

Antes de mais nada, para mim, Jane Eyre é um livro de sobrevivência. Sobreviver a uma vida de constantes maus tratos, incompreensão, falta de afeto, carinho, amor e principalmente viver sempre sob o cobertor da injustiça! A vida de Jane desde o início é uma batalha, uma guerra tanto externa, quanto interna. Externa é bem óbvio, mas por que interna? Bom, se você vive em um lugar onde constantemente é julgado como errado, apesar de tentar se comportar da melhor maneira possível, uma hora você acaba duvidando de si mesmo, não é? E por isso que notamos um contraste enorme no desenvolvimento da própria Jane quando vai para a escola, seu intelecto se desenvolve, seus comportamentos são moderados e suas ideias são esclarecidas, porque apesar de se encontrar em um ambiente insalubre, agora mais do que nunca, ela encontra compreensão e aceitação e com isso consegue se desenvolver como ser humano independente.

E aqui eu já queria trazer outro ponto que me fez refletir muito. Lendo o livro reparei muito em como pessoas medíocre se acham as melhores, pessoas vazias se acham o exemplo de bondade, nunca estão erradas, sempre julgam, nunca são julgadas. Nesse livro temos uma visão bem privilegiada do "cidadão de bem" e o que acontece com esse tipo de gente quando realmente se depara com uma pessoa de caráter. Por que tentavam tanto diminuir a pobre Jane? Por que ela era acusada tão injustamente, por mais que se esforçasse em tentar alcançar o padrão de menina obediente e dócil? Pela minha própria reflexão, pessoas como a Jane são odiadas apenas por ser aquilo que são naturalmente, por mostrar para essas pessoas medíocres tudo aquilo que elas não são e não tem, um bom coração, compaixão, empatia e acima de tudo a capacidade de amar. Porque na verdade é isso não é? Todos queremos ser amados, mas quem é realmente capaz de amar? Por que eu penso que se sou capaz de amar, também sou capaz de saber quem é digno do meu amor, e sei que não é qualquer um. Penso que amor não é passar pano pra tudo que uma pessoa faz, amor é correção também, é olhar os defeitos e mostrar o certo e o errado, esse livro mostra muito o que o "amor" desenfreado sem limites apodrece uma pessoa, tornando-a arrogante, mesquinha e egoísta, há dois grandes exemplos aqui, desafio aqueles que leram e os que vão ler a descobrir quais personagens estou citando! rs

Mas uma coisa muito presente junto a tudo isso é a presença brutal do relacionamento abusivo que se encontra presente em muitas cenas. A busca constante em satisfazer o outro lado, se doando para o outro, se negando pequenos prazeres em prol do agrado do outro, e nesse meio, perdendo sua própria essência. Foi doloroso ler isso, muitas cenas me levaram as lágrimas, a indignação e principalmente a tristeza, pois apesar da história ter séculos de diferença vemos que essas situações ainda são muito presentes no nosso tempo atual, vemos o porque de Jane Eyre ser considerado um romance atemporal.

Mas longe de se desesperar, é tempo de se espelhar em Jane, de se escolher, ser capaz de primeiramente amar e não ser amado, porque como havia dito antes, pessoas que sabem amar sabem quem será digna do amor delas. Nossa jovem inglesa nos prova isso, quando luta pela sua independência, por fazer aquilo que almeja que traz paz para seu coração, apesar de todos os julgamentos alheios, Jane segue sua consciência, pois esta se encontrar limpa e tranquila, e é o seu maior guia, ela não aceita menos do que acha que merece, não se deixa ser podada ou diminuída por ninguém e acho que essa é a maior lição que esse livro nos traz!

Essa história aborda tantos assuntos que me dariam facilmente umas vinte resenhas, mas já me demorei demais, para aqueles que me acompanharam até aqui, os convido a ler e conhecer a história de Jane Eyre, tirem suas próprias conclusões, reflitam sobre o que Charlotte Brontë quis passar quando, tão corajosamente, escreveu essa obra grandiosa e revolucionária, recomendo a leitura a todos, mais uma vez a literatura educando e salvando vidas!
guidix3 25/10/2020minha estante
Meu casal ?? Não sei se você sabe, mas tem uma adaptação da BBC que é a melhor na minha opinião. ??

Bart 26/10/2020minha estante
????? ficamos felizes em ter nossa musa das resenhas de volta!!
??????????????

Giulipédia 26/10/2020minha estante
Ingrax3 eu vou começar a te pedir o nome desses filmes, vc conhece TD, não esqueci aquele da Emma q vc me indicou p ver!! ???

Giulipédia 26/10/2020minha estante
Bart, oq eu faria sem seus comentários?!?!?Mt obgda pelo apoio meu amigo!! Pretendo melhorar ainda mais, fazer jus a esses elogios maravilhosos!???? Eternamente grata!!???

Bart 26/10/2020minha estante
Tradução ??????
Mha lista de livros vai crescer!!
?????

guidix3 26/10/2020minha estante
kkkkkkkkkkkk eu até esqueci que te indiquei a Emma da bbc.

Bit 26/10/2020minha estante
Tu tá citando St. John acredito e o Sr. Rochester. O Sr. Rochester é aquele que se deixou levar pelo amor desenfreado sem limites e se tornou amargo e ressentido. O St. John é o que não é capaz de amar.

Bit 26/10/2020minha estante
Na vdd eu n tenho certeza... O st. John ele ama aquela mulher, ele é capaz de amar, só n se permite isso. Talvez seja um medíocre, vazio por dentro sempre julgando os outros sem nunca ser julgado.

Giulipédia 26/10/2020minha estante
Bit, amei seus comentários!!?????? Agora vamos lá, não nego os sentimentos q St. John tem, mas ele ama ou é apaixonado? Pq tem diferença aí, amor, no meu ver (e me corrija se eu estiver errada!) é cuidar e se permitir ser cuidado, vc vê isso nele? E qnt a Sr. Rochester? Se quiser me chamar por msg, vou adorar debater isso c vc!! ????

Bit 26/10/2020minha estante
Obrigada((: Sim faz sentido esse argumento para mim... St.John é um apaixonado

Lígia 07/11/2020minha estante
Ai me coração ? hahaha

Rosangela Max 22/07/2021

Mais um clássico para os favoritos.
Adorei conhecer a história de Jane Eyre e adorei ainda mais como a autora desenvolveu a história.
Vi na personagem uma camaleoa, como se a vida dela fosse dividida em 03 fases e para cada fase ela apresentava uma personalidade diferente.
Ainda a autora nos presenteou com o personagem um tanto excêntrico do Mr. Rochester.
Muito bem escrito, beirando ao poético.
Charlotte Bronte fez jus ao sucesso de tornar uma das suas obras um grande clássico, a exemplo de suas irmãs.
Recomendo demais a leitura.
Joao 23/07/2021minha estante
Com a sua resenha, fiquei querendo muito ler agora heheh. Já vou procurar nos Kindle da vida rsrs

Rosangela Max 23/07/2021minha estante
Recomendo muito! ??

Douglas Finger 23/07/2021minha estante
Quero muito ler!

Andre 03/07/2022minha estante
Estou lendo e até agora tenho gostado mais até do que do O Morro dos Ventos Uivantes

Ana Sá 28/07/2022

O raio desromantizador de Jane Eyre
[eu nunca consigo ser breve numa resenha, misericórdia!]

Quando leio algo das irmãs Brontë sempre me pego num dilema: eu só consigo falar de "irmãs Brontë", no plural, e penso o quanto isso pode ser injusto com as especificidades de autoria de cada uma delas... Penso: "eu preciso deixar a Charlotte ser a Charlotte, a Emily ser a Emily..." etc. Mas talvez o ponto seja que, além de eu não ter bagagem literária suficiente para falar do estilo de cada uma, o tal "as irmãs Brontë" virou sinônimo de um lugar de conforto para mim, quase que uma corrente literária à parte das demais. Elas se tornaram, afinal, a minha "literatura-conforto", uma referência para quando eu quero acertar na escolha. Pode ser um romance melhor, outro pior, mas quase sempre é uma narrativa aconchegante no sentido de me envolver facilmente, tanto pela forma quanto pelo conteúdo. E, sim, não vou negar: o fato de ter uma voz e um olhar femininos nesses clássicos é a cereja do bolo na minha opinião... E em Jane Eyre esta cereja é daquelas reluzentes!

Eu percebia que Jane Eyre era um romance queridinho de muitas leitoras com quem tenho interações aqui no Skoob e agora eu imagino a razão... E digo "leitoras" mesmo, pois o público deste livro, e dos livros das irmãs Brontë no geral, continua a ser majoritariamente de mulheres (basta consultar os números aqui do Skoob). Eu arriscaria dizer que pode haver o preconceito de que se trata de obras "meio sem sal", de "historinhas de amor", pois, diferentemente do que vemos acontecer com outros clássicos, os enredos e as personagens dos livros da Brontë permanecem menos difundidos, ou então mal difundidos, já que muitas adaptações cinematográficos, por exemplo, deixam a desejar (digo isso com base no que li da crítica especializada e também na única experiência que tive com essas adaptações). É uma pena, pois o público masculino está perdendo a chance de conhecer grandes personagens da literatura mundial.

A "autobiografia" de Jane Eyre passa também pelo tema do amor, mas também neste ponto a protagonista se revela em toda a sua complexidade. O amor é aqui racionalizado, não se restringindo ao mundo dos afetos ou dos contos de fadas, pois a própria ideia da beleza do "príncipe encantado", por exemplo, é desconstruída. As implicações do casamento na vida social e intelectual de uma mulher povoam as reflexões de Jane de tal forma que é impossível não se impressionar com a atualidade de seus discursos. Assim, o amor surge como um aspecto entre tantos da vida de uma mulher sagaz, com os pés bem fincados no chão.

Outro tema explorado de forma crítica é, sem dúvidas, o papel social da educadora-preceptora no contexto da época, havendo aqui um ponto comum com o romance "Agnes Grey", de Anne Brontë. É como se as irmãs se juntassem para nos mostrar que professoras são desvalorizadas desde sempre, em todas as suas formas, valendo-se da ficção para denunciar algo que, segundo suas biografias, elas experimentaram na pele.

... Desromantização do amor... Desromantização do trabalho das educadoras... Charlotte Brontë vem para desestabilizar!

Antes de encerrar a resenha preciso fazer uma menção honrosa a minha personagem "secundária" favorita: Helen Burns. É com esta amiga de infância de Jane Eyre que surgem parte dos diálogos mais densos do romance, diálogos sobre erro e culpa, sobre o sentido da vida... Eu discordo pessoalmente de quase tudo que a Burns diz e pensa, pois a dose de religiosidade de seus pensamentos me incomoda, mas Charlotte Brontë sabe articular dissonâncias à narrativa de um modo muito instigante! Isso se repete com outras personagens, mas a cena final dessa amizade se fixa como um quadro na nossa memória, então a menção honrosa tinha que ir pra Helen Burns mesmo!

Não atribuí a nota máxima ao livro porque tive que passar um pano pra uma "coincidência" que estrutura o desfecho do romance... Achei que a Charlotte abusou de sua licença poética para conectar algumas personagens numa determinada altura da narrativa [não vou detalhar pra evitar spoiler!]. Enfim, o paninho que eu passei pra Charlotte custou uma estrelinha!
Joao 28/07/2022minha estante
Por favor, não tente ser breve em suas resenhas hahaha. Seus textos são muito legais ?

Ferferferfer 28/07/2022minha estante
Braba

Kênia 29/07/2022minha estante
Amiga, amo as Brontë também. Vc já leu ?A inquilina de Wildfell Hall?, da Anne?! Jane Austen vc não gosta (cuidado com a resposta porque vc pode estar me ferindo mortalmente). Vamos ler um dele juntas?! ?

Carolina.Gomes 29/07/2022minha estante
Um queridinho da minha vida ?

Ana Sá 31/07/2022minha estante
Kênia, quero!!!

Kênia 01/08/2022minha estante
Só vamos! Pode escolher, menos ?persuasão? que reli recentemente.

Mara Islanne 10/09/2021

A história inicial da vida de Jane é muito comovente, te envolve e a leitura é fluida. Quando chegamos a metade, em que se inicia o romance, fiquei muito incomodada em como ela se submete a pessoa horrível de seu patrão. Rochester é um homem bruto, tóxico, manipulador, mentiroso e muito mais. Senti que ela normalizou isso e claro, devemos entender que à época isso era comum e que a atitude de Jane já era a frente de seu tempo, por não se submeter completamente. Demorei muito nessa parte, pois achei arrastado. Quando chegamos a parte final o livro melhora bastante e consigo aceitar como termina.

Jozy.Cristiani 15/01/2021

Maravilhoso
Foi um dos melhores clássicos de li, Jane é uma mulher forte e que sabe o que quer, muito lindo o final.
Katharyna 16/01/2021minha estante
Está na minha meta desse ano também :)

Claire Scorzi 08/02/2009

A primeira heroína feia da Literatura
Com este romance, Charlotte Brontë introduziu na Literatura a primeira heroína feia. Ela disse: "Vou criar uma heroína tão obscura quanto eu mesma". E nasceu Jane Eyre.
Jane, órfã educada com secura por parentes afastados e depois enviada a uma escola que parece saída das páginas de Dickens (ou seja, horrenda) torna-se adulta e precisa sustentar-se. Ela se emprega como preceptora de uma menina francesa numa região erma da Inglaterra. O tutor da menina, Rochester, é um homem duro e por vezes ácido. O confronto e a paixão entre eles parece inevitável.
Minha professora de Literatura Inglesa dizia que este era o primeiro romance a apresentar a paixão - paixão sentida igualmente pela mulher como pelo homem. Os protagonistas de Charlotte são criaturas sexuais e, ao contrário do que era usual na época, isso não é sinal de mau caráter (na literatura antiga, especialmente inglesa, só homens e mulheres imorais sentiam desejo). Charlotte Brontë dá carne e sangue a Jane e a Rochester e nos conquista com eles. Também concordo: este romance é superior a "O morro dos ventos uivantes".
Karine Coelho 11/10/2009minha estante
Realmente, parece que os personagens de Charlotte são mais humanos, tem mais paixão mesmo. Um livro à frente do seu tempo.

Mila 31/12/2015minha estante
Entrou para o livro preferido da minha vida. Digo isso com todo o fervor. O que dizer de uma obra publicada em 1847, onde temos uma mulher ocupando o verdadeiro papel feminista sem este conceito ainda existir? Jane Eyre é mesmo virtuosa, se tornando a personagem mais linda da Literatura. Chorei em muitas passagens, deslumbrada com a escrita poética de Charlotte Brontë e desejando que esse livro nunca acabasse. Gostaria que o mundo o lesse.

Lisiane 30/11/2022minha estante
Guria!!! Fiquei curiosíssima, depois dessa resenha fiquei louca pra ler esse livro

Nado 17/11/2020

Um obra que retrata lutas, sofrimentos e superação. A virtude é mostrada nesta história como uma das maiores qualidades que uma pessoa pode e deve se orgulhar. Não bastasse isso, tudo foi retratado em um personagem feminino que, considerando a época em que foi escrita, poderia ter um destino muito diferente do que foi retratado.
A autora merece toda a exaltação por essa obra, ela mostrou que somos os donos de nosso destino independente de sexo, credo e classe social, enaltecendo que não é a sociedade quem dita qualquer regra. Trilhando o caminho do bem, todo mundo pode e merece ter um final feliz.

Bia 10/01/2024

AMEEEEI
Esse é o meu novo livro oficial para indicar classicos pra quem nunca leu classicos! A historia é incrivel, ambientação muito boa e eu AMO um romance de formação (apesar de que praticamente termina antes de ela mal chegar nos 30 kkkkk). Os dialogos entre os protagonistas sao dos melhores e mais engraçados que ja vi (eu realmente ria com esses dois) e a Jane é demaissss!!! Ela é uma pessoa de coraçao tão bom, tão doce, mas a bicha nao leva desaforo pra casa nao!!! A propria CB fala no final de como os religiosos da época acusaram o livro de incentivar coisas ?indecorosas? sendo que esse é o livro de ficção mais cristão que eu já li? O que acontece é que a protagonista apenas tem noção do seu proprio valor (o que é desenvolvido ao longo do livro por sinal, porque de inicio ela é mais insegura) e não aceita qualquer coisa não. O livro é super fluido e gostoso de ler, recomendo a todossss
Kaique.Vidal 10/01/2024minha estante
err, vou ter que lerkkkkk

Andressa.Arantes 07/11/2021

Surpreendida pela estória
Não vou fazer resenha do livro só dizer que me surpreendeu muito, achei q ia ser um lenga-lenga mas não, apesar de ser um livro de mais de 500 páginas, ele te envolve na estória contada em primeira pessoas, é bem fluido e vc não quer mais parar de ler, pois anseia pra chegar até o final e ver o desfecho. Nos últimos capítulos fiquei temerosa com o final, mas simplesmente amei, terminei de ler querendo voltar e ler novamente, pra mim tá pau a pau com ORGULHO E PRECONCEITO!!!! Mais um xodó de vida. Sr. Darcy vai ter q dividir espaço com Sr. Rochester!!!!!

Thayse 25/06/2020

Realmente, eu tomei café, almocei e jantei com Jane Eyre, é um livro que te prende muito, nem um pouco cansativo, muito lindo e um romance de formação maravilhoso! Recomendo!

Jorlaíne 26/05/2023

Achei a escrita muito parecida com a de Jane Austen.
Jane Eyre é uma menina órfã que passa por situações difíceis devido a sua condição.
O início do livro é muito interessante, me lembrou muito Oliver Twist. A personagem é bem idealizada. Uma mulher que se torna altruísta ao extremo e faz tudo pelo bem-estar do próximo. O desenrolar da história se tornou um tanto cansativo e não conseguiu acompanhar o estilo tão desenvolto do princípio.
A intenção principal do livro é demonstrar que as mulheres devem ter liberdade para trabalhar e para optar por um casamento.
A independência da mulher é também temática relevante aqui.
Apesar de tudo isso, é um livro muito romântico para o meu gosto?
Kamyle3 27/05/2023minha estante
Amo esse livro . Um dos meus favoritos da vida