Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Pâm 24/04/2024

Jane Eyre
Apesar da robustez do livro, a leitura é muito envolvente. Não é um livro dividido em fases, mas podemos observar nitidamente as fases da Jane Eyre, personagem emblemática e principal do enredo. Acompanhamos sua infância dolorosa e perseguida por 'familiares', sua ida para escola interna, seu auge profissional como preceptora e sua paixão, da qual sofre um abalo, e posteriormente quase encerrando, o conhecimento e contato com parentes. As camadas de cada momento são impressionantes e reveladoras de uma intensa vontade de continuar a leitura incansavelmente.

Clio0 24/04/2024

Jane Eyre é uma história de lealdade à promessas, ao amor, a si mesma.

Situada na Inglaterra rural nos idos do século XIX, Brontë nos expõe a educação de jovens orfãs feita pela Igreja Anglicana. A moral rígida e a disciplina física são grandemente enfatizadas no início do livro por um motivo simples - a ideia de mente sã, corpo são tinha sua própria configuração naquela época, quando pureza de corpo envolvia a pureza da alma.

É com essa mentalidade que Jane se torna a governanta de Rochester, um típico representante do romantismo gótico - também conhecido como moreno alto, bonito e sensual que talvez seja a solução de seus problemas.

A sedução, então, se dá em duas mãos: a de Jane pelo mundo sensual de seu patrão, e a de Rochester pela promessa de redenção. Na escrita, essa esperança toma forma de frases mais leves e ambientes iluminados, de um regozijo que difere dos capítulos iniciais onde tudo era escuro, triste, úmido.

Mais do que um romance, eu diria que Jane Eyre é um livro sobre como a opressão social molda vidas e as transforma em caricaturas do que deveriam, de fato, ser.

Recomendo.
Leonardo.Rodrigues 24/04/2024minha estante
Muito boa a resenha, vou colocar na minha lista.

Maya 23/04/2024

Uma experiência interessante
Para os meus gostos literários, essa leitura não foi a melhor escolha já feita. Gosto de romance slow burn, mas não tão slow assim.
O começo do livro é odioso - não odioso por ser uma leitura ruim, mas odioso pelas ações dos personagens de mal caráter que nos são apresentados. Depois, o sofrimento continua, até chegar num mar aberto e sem ventos.
A tranquilidade, porém, dura pouco, e é seguida por reviravoltas que fazem o slow burn virar praticamente uma lesma.
Apesar dos pontos que não me agradaram tanto, o desenvolvimento de Jane Eyre como personagem é de ser admirado. De uma criança órfã vista como selvagem, ela passou a ser uma mulher de princípios e forte opinião, e alcançou o objetivo de ser dona de si mesma.
Se você gosta de romances demorados, com longos diálogos e bastante drama, essa leitura é para você. Caso contrário, faça a leitura com a mente aberta para o estilo da narrativa.

amanda3587 21/04/2024

Meu deusss
Eu enrolei um pouco pra ler esse livro
1) pq eu me vi muito apegada a Jane 2) todo homem aqui é insuportável e só sabe dá pitaco na vida e decisões da Jane

o livro me surpreendeu pq eu esperava uma outra coisa mas ainda assim gostei bastante de acompanhar a vida da jane

?Mas agora eu me lembrava de que o mundo real era vasto e que uma quantidade enorme de esperanças e medos, de sensações e emoções, estava à espera daqueles que ousassem sair por ele afora, buscando, em meio a seus perigos, o verdadeiro conhecimento do que é a vida.?

Rebeca397 21/04/2024

Apaixonada
Charlotte me encantou com esse livro, me senti tão envolvida com a personagem que parecia que estava sofrendo junto a ela.

Com características góticas e românticas, a escritora nos leva a conhecer Jane Eyre, uma menina órfã e vista como um estorvo por sua tia e família, que, ao ser mandada embora de casa, inicia sua jornada de autodescobrimento.

Gosto de tudo que está presente no livro, gosto da escrita, muito leve e fluida, me perdia entre as páginas de tão imersa que ficava. Gosto muito da construção de cada personagem, muito rica. Adoro a forma poética e bucólica como a autora descreve as paisagens e as coisas, o excesso de descrição não fica enfadonho, pelo contrário, ajuda a compor toda a atmosfera do livro.

Única ressalva na história é que demorei até digerir o senhor Rochester, achava a diferença de idades somada com a inexperiência de Jane algo alarmante, mas o desenrolar me satisfez, acho que de fato era algo verdadeiro e cheio de sentimentos. Outro ponto, me incomoda um pouco pensar que a liberdade e independência de Jane quase que inexistiu, por vezes, a impressão que tive é que a Jane buscava ícones para venerar, pessoas para se ancorar emocionalmente, e nisso, muitas vezes, ela acabava se anulando, acho que foi um reflexo da falta de aprovação que experimentara na infância.

Por fim, é uma excelente história cheia de emoção e beleza, acredito que virou um favorito, me despertou a conhecer mais da autora.

Satisffied 20/04/2024

Uma história muito linda apesar de triste em alguns momentos, achei que a Jane nunca ia ter paz coitada kkk, mas finalmente veio o final feliz.

Aline221 20/04/2024

Que livro maravilhoso! Não conseguia parar de ler!
A história flui bem, não fica parada e massante. Cenários e personagens muito bem construídos e detalhados, me senti entre eles.
Incrível!

Ludhelena 18/04/2024

C. Brontë e sua escrita encantadora!
Confesso que nos primeiros capítulos não me prenderam muito, porém do meio pro final, simplesmente não conseguia parar de ler!

Jane Eyre é um romance, quase uma autobiografia da própria autora, com toques góticos! Charlotte nos encanta com esse clássico contando a história de Jane Eyre, desde a infância onde sofreu muito, até a vida adulta, onde encontrou o seu grande amor!

O final acho que poderia ser melhor, não gostei muito como o par romântico de Jane terminou...
Queria falar mais da história, porém irei dar muito spoiler.

Gostei muito da história e agora tbm quero ler as obras de suas irmãs!
@ludhelenak
?????

Kamyle6 17/04/2024

?O poder de criar nosso próprio destino...?
Jane Eyre é um tipo de clássico que te faz sentir vivo. Diante das emoções que os personagens passam, os cenários tão bem construídos e explicados a ponto de serem palpáveis.
Jane é uma personagem extraordinária, sem sombra de dúvidas. É uma mulher de grandiosa inteligência e compaixão, e isso só se torna mais admirável pela sua jovialidade e início de vida sofrido.
Assim como "Mulherzinhas" levo este livro a minha estante de favoritos com todo o prazer!

Clara Mezzacapa 16/04/2024

Classico atemporal mais que perfeito
Jane Eyre é uma romance de formação muito a frente do seu tempo.
Já ouvi pessoas dizendo que a história incomodava pelo fato de ?Jane eyre ser muito submissa ou antifeminista?

Não concordo, vejo ela como uma mulher que se valoriza, entende quem é e lutou pelos seus direitos, e mesmo em uma época que reprimia tanto as mulheres se mostrou uma referência.

Em diversas cenas podemos ver ela colocando seus valores e sua honra em primeiro lugar (algo que na época é até hoje é raríssimo de ver).
Achei um livro tão lindo e recomendo para todo mundo!!!

Amei amei amei e amei
100% crente friendly ??

juliabtfz 13/04/2024

Um clássico incomparável
Jane eyre é um livro que a muito tempo desejava ler porém tinha receio de acabar largando pela complexidade que é ler um clássico e absorve-lo, porém esse ano tive coragem e posso dizer que foi além das minhas expectativas
é um livro muito além do seu tempo, jane é uma mulher centrada e forte, que se mantém nas suas decisões, a história é envolvente e encantadora, a escrita da charlotte é simplesmente incrível

Julia 13/04/2024

Foi meu primeiro romance lido das irmãs Brontë. A experiência foi bem legal. O livro no geral é excelente, tem um ritmo muito bom e é bem dramático, foi para caminhos que eu não esperava. É realmente bem descritivo e cheio de emoções, algo que eu não tava tão acostumada, mas gostei mesmo. Acabei o livro com a sensação de querer ler todos os livros escritos pelas irmãs Brontë.

Maria Eduarda 12/04/2024

Meu novo livro favorito!!
Um romance feminista da época vitoriana, simplesmente? *chef?s kiss*
Essa história me prendeu do início ao fim! Todos deveriam ter a oportunidade de ler essa obra.

Adriana854 11/04/2024

Jane Eyre
Não sei a razão pela qual demorei tanto para ler "Jane Eyre". Que leitura prazerosa! A escrita da autora é muito rica e sensível, envolvendo e encantando o leitor ao longo da leitura. A narrativa em primeira pessoa cria uma cumplicidade com o leitor, como se Jane contasse a história exclusivamente para nós. E o que dizer de Jane Eyre? Uma personagem com uma personalidade tão a frente de seu tempo que chega a chocar. Em alguns momentos Jane parece fria, pois encara a vida de maneira realista, mas tem a docilidade de uma criança que não teve amor.

TÍTULO: Jane Eyre

AUTORA: Charlotte Bronte

TRADUÇÃO: Heloisa Seixas

EDITORA: José Olympio

NÚMERO DE PÁGINAS: 630 páginas

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: Primeiro romance de Charlotte Brontë, uma das irmãs que compõem a famosa família literária inglesa, Jane Eyre conta a história de uma jovem em busca de uma vida mais significativa na sociedade inglesa do século XIX.

Por meio da abordagem de temas como a subordinação da mulher, relações familiares abusivas que geram traumas futuros e o crescimento moral e espiritual da personagem principal, Jane Eyre foi publicado originalmente em 1847, mas se mostra ainda muito atual.
Jane, órfã de pai e mãe, vive com parentes que a desprezam, sendo tratada por sua tia de modo muito diferente do tratamento recebido pelos primos, cruéis e fúteis. Já com 10 anos de idade, Jane é enviada para a instituição de caridade Lowood, uma escola com métodos rígidos de ensino. Apesar das inúmeras privações que enfrenta na escola, a menina leva uma vida quase feliz e se torna forte e independente, passando a lecionar na entidade que a formou. Aos 18 anos, decide partir, e consegue um trabalho como preceptora da jovem Adèle, pupila do irônico e arrogante Edward Rochester. A partir deste momento, a vida de Jane toma um rumo diferente e inesperado, que envolve mistério, novas amizades, diferentes sensações e até mesmo uma história de amor.
Jane Eyre é considerado um romance de formação, no qual se narra o desenvolvimento físico, moral, psicológico, estético, espiritual e social da personagem principal, desde sua infância até a maturidade. Charlotte Brontë representou, por meio da protagonista, a ideia de emancipação feminina, isto é, de que as mulheres não tinham a obrigação de se casar para ter uma vida; que poderiam trabalhar e se sustentar de maneira independente. Ao longo do romance, são tecidas diversas críticas à condição de inferioridade atribuída às mulheres naquela época. A autora é, por isso, considerada transgressora das regras vigentes em sua sociedade, vista hoje como uma mulher à frente de seu tempo.
Jane Eyre narra, além de uma comovente história de amor, a saga de uma jovem em busca de uma vida mais significativa do que a sociedade inglesa do século XIX tradicionalmente permitia às mulheres.

IG: @literaturacookies