The Call of Distant Mammoths

The Call of Distant Mammoths Peter D. Ward

Resenhas - The Call of Distant Mammoths

JPHoppe 11/06/2011

Extinção nem sempre é pontual
Peter Ward segue a mesma linha de pensamento primeiramente formulada por Paul Martin (de "Twilight of Mammoths"): os dados levantados até o momento sugerem fortemente uma ação antrópica na extinção da megafauna pleistocênica, ao menos no que diz respeito aos grandes proboscídeos.

A quase ausência de sítios de matança, com apenas um mostrando de forma inequívoca que foi caçado e morto por seres humanos, é uma das evidências. Mas como assim? Bem, a hipótese prevê que a extinção foi rápida, de 1000 a 2000 anos no máximo, um piscar de olhos geológico. Eventos rápidos assim não deixam marcas no registro fóssil.

Porém, como foi que menos de 2 milhões de seres humanos conseguiram caçar até a extinção uma das maiores espécies de mamíferos terrestres? Bem, existe o conceito de "extinction debt", ou débito de extinção [tradução minha]. Baseado nos modelos de MacArthur e Wilson, em sua teoria de biogeografia de ilhas, é possível dizer que não é preciso dizimar TODOS os espécimes: se a redução for acima de um certo limiar, então a espécie está condenada. São, como alguns livros chamam, "dead walking species", verdadeiros zumbis: ainda vagam pela Terra, mas estão condenadas.

Os cálculos sugerem que uma matança acima de 2% AO ANO da população, algo possível mesmo com valores bem baixos nas variáveis, já seria suficiente para uma extinção futura.

Isso agiu em conjunto com as mudanças climáticas do final da última grande glaciação, onde as "estepes dos mamutes" foram fragmentadas. E, novamente invocando a biogeografia de ilhas de MacArthur e Wilson, a fragmentação do habitat torna as espécies mais vulneráveis. Com o tempo, a extinção tornou-se uma conclusão inevitável.

O livro ainda traz argumentos para as grandes extinções que marcaram o final do Paleozóico e Mesozóico, falando de grandes personalidades de cada uma dessas áreas.

Também traz dois momentos tristes: o prólogo fala de um senhor idoso, que achou um fóssil perto de sua residência e passou quase duas décadas estudando o assunto. Nos últimos momentos de sua vida, apresentou os resultados para o autor. Porém, o que ele achava ser uma espécie nova de briozoário era um grande molar de mamute. Ward não vê escolha a não ser dizer que o senhor estava certo, para não destruir o espírito de alguém que precisa de tão pouco nesse momento.

Outra, quando vai apresentar a idéia de débito de extinção: fala sobre um amigo que foi morto pelo seu vício em cocaína, que tinha tudo de bom na vida: Ph.D., esposa, casa, carreira - e um vício. A vontade do autor é de extinguir a espécie, que por causa de uma adaptação fortuita para uma espécie traz tanta dor e desgraça para outra.

Para quem gosta de divulgação científica, paleontologia e se interessa por animais extintos, o livro é excelente.