Tropas Estelares Robert A. Heinlein

Resenhas - Tropas Estelares

Maria Terra 19/03/2024

Decepcionada
Tropas Estelares foi uma das várias obras do renomado autor Robert Heinlein a ganhar o prêmio hugo. Isaac Asimov é, inclusive, grande fã desse cara que revolucionou o Sci-Fi como conhecemos hoje.
Apesar disso tudo, sinto que comecei a conhecer o escritor pelo livro errado; Tropas Estelares, pra mim, é um livro sobre política.
Não sei vocês, mas eu não sou a maior fã de política e tudo relacionado ao âmbito militar, e essa obra é somente sobre isso. Treinamento, quedas, formação de oficiais, sargentos... e praticamente nada que me remeta à espaço, alienígenas, viagem espacial, mundos novos e afins - muito pouco explorado pelo autor.
Compreendo as diversas facetas da Ficçao Científica, e que ela não está presa somente aos assuntos que citei, mas senti que estava lendo um ensaio político e não uma ficção.
Leitura arrastada, detalhista, nada que te prenda a terminar o livro, e a minha vontade de largar a leitura era enorme.
No geral, dei 1,5 estrelas porque preciso valorizar o tempo de estudo do Robert para falar TÃO bem sobre o exército, e também preciso dizer que o início do livro não foi ao todo ruim, mas que estou particulamente traumatizada com o autor kkkkkkkk.

Tinovsky 05/03/2024

Muito legal
Gostei muito desse livro. Uma das ficções científicas mais legais que já li.
A história de passa num futuro que que para votar é necessário servir as Forças Armadas, mas que o processo de formação de cada soldado é bastante difícil.
Existe um filme, porém é bem tosco e só serve para diversão. Se gostou do filme, leia esse livro, é um pouco mais profundo e tem seus momentos divertidos também.
Recomendo ???

Cosmonauta 28/02/2024

Liberdade e moral
"O soldado da I.M., porém, é um homem livre; tudo que o motiva vem de dentro: o respeito próprio, a necessidade de ser respeitado por seus companheiros e o orgulho de ser um deles, conhecido como moral, ou espírito de corpo."

Bu 04/02/2024

Bastante diferente da animação.
Eu acostumado com a animação, fui de cara decepcionado nos primeiros capítulos e logo em seguida compreendi lindamente que era uma adaptação e eu assitia quando jovem e amava, coisa que hoje em dia não daria muito atenção a ela. Já o livro me cativou bastante e principalmente da metade em diante, um misto de querer ler mais mesmo quando não podia, por estar cansado e com sono, como quando ia trabalhar e tinha que me distanciar dele.

Falar do enredo é chover no molhado, um verdadeiro clássico e muito bem escrito por um dos pilares da ficção científica, altamente recomendado.

Rinaldo 01/02/2024

Tropas Estelares
A ficção científica em sua excelência, a história das tropas Estelares visto pelo ângulo de um jovem soldado, sua lutas, seu crescimento

L Soares 29/01/2024

Um livro de ficção científica de 1959, os humanos conquistaram o espaço, colônias em planetas, e são regidos por um governo militarizado.

A condição de cidadão e o direito político somente são conquistados através do serviço federal voluntário de no mínimo dois anos.

O personagem principal se alista sem nenhuma motivação de verdade, fugindo da vida pré planejada pelos seus pais para ele, e acaba se juntando à infantaria, pouco antes de uma guerra ser declarada.

Uma raça alienígena de insetóides, com quem os humanos estavam tendo dificuldades diplomáticas, realiza um ataque direto contra o planeta terra, dando início aberto à guerra.

O livro intercala as lições e treinos, e depois as missões do personagem, com lembranças sobre as suas aulas de cívica e as doutrinas ensinadas.

Questões políticas muito relevantes são discutidas no livro, sobre direitos naturais, direitos civis e políticos, e sobre a sua importância.

Mas tudo intercalado com a ação de uma guerra, com trajes mecânicos, explosões e alienígenas.

Assisti ao filme baseado neste livro na minha adolescência, no longínquo ano de 1998. E lembro que achei divertido como filme de ação.

Revendo hoje, após ler, ainda é divertido, mas a história é muito diferente, nenhum romance no livro, muito mais tecnologia e menos carnificina. Eles trocaram toda a filosofia política para tornar a história centrada nos romances do personagem. Escolha peculiar.

Deixando o filme de lado, o livro é muito interessante, com uma visão militarizada bem fundamentada que merece aplausos às críticas sociais que fazem aos conceitos políticos do passado, que no caso, são os que ainda vivemos.

Bart 28/01/2024

*Robert A. Heinlein*
Editora Aleph
Ano - 2015 / 364 páginas

????

Uma leitura que ... em fim nem sempre a gnt acerta a mão!

Essa vai ser rápida.

Quando assistimos ao filme, eu e meus irmãos e primos (filme é de 1997), mesmo muito novos, terminamos o filme com efeitos especiais inovadores (concorreu ao Oscar de efeitos visuais), mas algo não tava legal. E depois a pirraiada conversando, foi jogando algumas coisas:
O protagonista era argentino, e todo ninguém falava espanhol, mulher não tinha o mesmo direito à vida que o homem ... esse foi minha irmã e minha prima que falaram... realmente! É sem spoilers calma! O filme tem uma estilista um tanto nazista... isso a gnt só veio atentar depois de velho.

Lendo o livro, eu me perguntava se eu já tinha lido essa "bagaça" prq a sensação é a mesma!
Aaah Bart, leva em consideração que o livro é de 1959... tem outros livros até mais velhos que não tem os mesmos problemas de viés ou direcionamento.
Em fim, leia e a gnt conversa.

A trama segue Johnny Rico, um jovem que se alista nas Forças Armadas para combater insetos gigantes alienígenas que estão ameaçando a Terra.

O autor tenta falar sobre o papel do indivíduo na sociedade, como um dever, mas não é com isso que a gnt lida ao ler... vc vai ver outras coisas, tais como as que citei no começo da resenha!

Eu podia ter lido outro livro...sim! Kkkkkk

Guilherme 09/01/2024

Primeiro livro que leio do autor e a leitura foi diferente do que esperava. Para mim foi pouca ficção científica e muito militarismo e propaganda política. Acharia bem mais interessante se o foco fosse na descrição de mundo, nos insetos e nas batalhas, afinal as poucas páginas com esses assuntos sao excelentes.
fecomas 09/01/2024minha estante

Davenir - Diário de Anarres 12/12/2023

Clássico. Mais simples e mais complexo que parece.
Robert Heinlein é um dos autores clássicos da Ficção Científica. Isso significa que você é obrigado a lê-lo? Não sou ninguém para arrumar a sua lista de leitura até porque mesmo já tendo lido muita coisa, nunca havia lido nada deste autor. Então comecei com um clássico. Já havia visto o filme (de 1997,) e já sabia, por análises de outros, que o diretor do filme (Paul Verhoeven) fez uma paródia do livro, mantendo a base do enredo mas exagerando e ridicularizando a ideologia militarista do livro. Lido o livro, agora vejo como a ideia do diretor envelheceu mal nesse sentido, de ridicularizar a extrema direita e o militarismo, pois a idiotização e os idiotas nunca foram tão parecidos quando na época em que o filme foi concebido.

Mas estamos aqui para falar do livro. Acompanhamos um longo relato de Juan Rico, um jovem que ingressa para a Infantaria Móvel, a menos longeva tropa da humanidade e com o treinamento mais duro. Acompanhamos a vida militar desde o alistamento, passando pelo treinamento de recruta, a incursão na Infantaria Móvel e a guerra contra uma raça insetóide que ameaça a humanidade. Um modelo que seria usado por muitos livros e filmes. Histórias sobre guerras costumam ser libelos críticos contra a estupidez da guerra (Nada de novo no front) ou propaganda para o militarismo (Falcão Negro em Perigo), não havia um livro tão complexo sobre guerras no futuro. Rico "perde" muito tempo de seu relato falando sobre a organização militar, a medida que sobe de patente e sobre pensamentos e reflexões que o motivam a continuar em frente. Não se trata de continuar apenas porque seu companheiro precisa de você, mas de uma verdadeira lavagem cerebral que Rico é submetido por um regime autoritário. As lições econômicas sobre valor, principalmente em contraposição a concepção de valor em Marx são, no mínimo, cretinas e a doutrinação militar simplesmente o impedem de conhecer outra vida e ter o mínimo de acesso a outras opiniões.

Obviamente, que para o leitor não ter nenhuma sombra de dúvida de que a guerra é justa, veio a calhar que os inimigos sejam uma raça de seres insetoides, com estrutura de formigueiro. Inicialmente conhecem os operários (extremamente numerosos, descartáveis, mas inofensivos) e os guerreiros (mortais mas igualmente descartáveis), com poucas unidades que realmente comandam a coletividade. As táticas dos insetos não se importam de perder milhares de unidades para abater um único soldado humano. Uma alusão convenientemente simplista da coletividade do socialismo. Obviamente não há porque ter pena dos insetos, pois eles não gritam nem choram quando são varridos da superfície de um planeta ou são alvos de uma saraivada de tiros.

Todavia, temos uma obra que construiu todo um imaginário sobre guerras espaciais: exoesqueletos, batalhas bem detalhadas e space marines. Não acho um livro essencial, mas uma vez que se saiba o que esperar dele, será uma excelente leitura pois o autor conduz a narrativa muito bem. Não acho que o livro tenha traços de ironia, como já ouvi falar, ou se tem está completamente esmagado nas entrelinhas.

site: https://wilburdcontos.blogspot.com/2023/12/resenha-315-tropas-estelares-robert.html

Giovana 20/11/2023

Abriu meus olhos?
Diferente da maioria de sci-fi que estou acostumada a ler, Tropas Estelares conseguiu trazer um olhar militarista muito intenso que eu não esperava no gênero ? e, mesmo assim, me agradou bastante. É incrível ver a evolução do personagem e notar como as mudanças aconteceram gradualmente? é impossível separar os treinamentos das guerras nas estrelas dos que já tivemos no mundo. Simplesmente novo e encantador.

Caroline Vital 29/10/2023

Lido em 2018
Incrível ter lido logo este livro em dia de eleição, dia em que o Brasil elegeu uma extrema direita bizarra radical, um militar. Irônico, para dizer o mínimo. Acho esse livro muito bom, mas perigoso... fascistas podem usá-lo para justificar suas ideias e ações distorcidas. Livro bem complexo, mesmo com narrativa simples.

Getúlio 26/10/2023

Péssima escolha
Comprei o livre com uma ideia de leitura, uma espécie de saudosismo do filme dos anos 90 no qual se baseou-se em partes do livro, o conteúdo em si é exageradamente um manual militar, extremamente chato, foi difícil arranjar tempo para ler até o final, mas mesmo assim fiz, resumindo a história é péssima, chata, não tem um final satisfatório, obra sem graça, não recomendo!

Renato.Augusto 13/10/2023

Um livro romantizando o militarismo e morrer na guerra
A história do livro se passa na Terra, no futuro, em uma sociedade pós 3ª Guerra Mundial, os governos todos enfraquecidos abriram espaço para os militares veteranos de guerra assumirem o poder.

A sociedade que foi construída por esses militares era uma ditadura em que você só poderia ser um cidadão completo (com direito a voto e a ocupar cargos políticos) se você fosse um militar reformado, e para os criminosos, dependendo do crime cometido você poderia ser açoitado ou até mesmo executado em praça pública. As escolas, assim como as escolas brasileiras durante a ditadura militar, tinham uma disciplina de "Educação Moral e Cívica", chamada no livro de "História e Filosofia da Moral, ministrada por um militar reformado e que indocrinava os estudantes com as ideias vigentes do governo. Após se formar, se você resolvesse se alistar, também receberia toda a indocrinação possível do serviço militar, para que, quando saísse e ganhasse o direito de votar, sempre votasse no programa do governo. Imagina se todas as pessoas do mundo que pudessem votar fossem iguais nosso querido ex-presidente Bolsonaro, que maravilha seria.

Durante a trajetória do protagonista, o planeta Terra entra em Guerra com uma raça alienígena de seres que parecem insetos ou aranhas, essa raça chegou a atacar o planeta Terra e destruir a cidade de Buenos Aires, mas antes disso já haviam ocorrido batalhas entre os aliens e o nosso planeta. Quem são esses aliens exatamente? O que eles querem? Como o conflito começou? QUEM começou o conflito? Nenhuma dessas perguntas é respondida no livro, ele segue estritamente o ponto de vista de um membro do exército, que no caso fica totalmente no escuro de por que e contra quem está lutando.

Ao longo do livro, vários dos soldados companheiros do protagonista morrem em batalha, às vezes ele lamenta a morte, às vezes só comenta do ocorrido ("fulano comprou a dele"). Tão logo isso acontece, alguém é promovido pra entrar no cargo que ficou vago.

Em livros assim, você espera que cedo ou tarde aconteça alguma coisa para subverter toda a narrativa e mostrar as falhas de uma sociedade militarizada desse tipo, e eu fiquei o livro inteiro esperando isso, mas não é o que acontece. O protagonista Johnny acaba gostando do que ele faz, todas as ações do exército são enaltecidas no livro inteiro e o exército é retratado como um lugar composto apenas por pessoas heróicas e altruístas. Ou seja, o conteúdo do livro é o que realmente o autor pensa, ou pelo menos chega perto. Lendo discussões na internet entre pessoas bem mais entendidas de Heinlein, ao que parece a visão política dele se aproximaria mais de anarcocapitalismo, o que explica muita coisa.

Em 1997 foi lançado o filme homônimo ao livro, a história desse filme diverge do livro em vários pontos, porém ainda assim as ideias gerais da história do livro são exploradas, com a diferença que o diretor do filme tem bom senso e satiriza tudo do começo ao fim, (além de ter cenas de ação bem legais). Por isso eu recomendo o filme bem mais que o livro.