Feito Bala Perdida e Outros Poemas

Feito Bala Perdida e Outros Poemas Ricardo Azevedo

Resenhas - Feito Bala Perdida e Outros Poemas

Biabooks 15/01/2024

Pqp que livro MARAVILHOSO. Ele é uma coletânea de poemas meio que esquecidos pelo autor, que depois de um tempo ele percebe que faria um ótimo livro.
Eu comprei ontem em uma livraria e que achado, quem tiver a oportunidade de ler, leia apenas isso
Beijos ??

rossi 24/11/2023

Verdadeiramente cruel.
| LIVRO DA BIBLIOTECA

Não sei o que dizer. Simplesmente cada palavra me pegou de jeito, sério. Eu não esperava que esse livro fosse uma crítica tão boa quanto foi!

?Metástase? foi o poema que mais me marcou pela criticidade sem dó. A sociedade nua e crua.

?Caminhos camuflados? foi um dos mais lindos. Quase chorei lendo.

Simplesmente perfeito! Recomendo demaizi!!

amarfurtw 30/04/2023

Este livro traz poesias muito boas, com muito sentimento, amor, raiva e com bastante críticas sociais também. Ele não nega o poder das balas perdidas, que podem ser morte, dor ou sofrimento. Sua poesia fala de amor, paixão, pequenas descobertas cotidianas e desigualdades sociais, mas também revela que a arte das palavras é uma força transformadora capaz de trazer de volta a tristeza, a paixão e a esperança da noite.

ceci 25/08/2022

!!
pergunta feita por bicho
responda quem for capaz
seria o tal ser humano
o próprio lixo que ele faz?

Daniel.Malaquias 01/06/2022

Balas perdidas ou talvez encontradas
Nesse livro de poemas e faz tempo que não leio poemas, percebi a vivacidade do autor, seu eixo social crítico, ácido, mortífero, que nem bala perdida mesmo. Leitura fluída, necessária e pulsante, pujante.

caspaeletrica 15/04/2022

7.5/10: a bala foi encontrada
"Esse livro não tem um público específico, pois acredito que os seres humanos são mil vezes mais parecidos do que diferentes. Todas as pessoas são mortais, e sexuada, têm manias de fazer perguntas as quais já sabem a resposta, e também se apaixonam."

Eu realmente achei um livro de poesias sensacional, principalmente por ser um dos primeiros livros de poesia modernos que realmente tem poesias boas.

Confesso que realmente há oscilação entre os poemas: ou eles são muito bons, ou eles são muito fracos. Mas a quantidade de poemas ótimos carregam o livro.

POEMAS FAVORITOS: GROGUE, PERGUNTA FEITA POR BICHO, VIDA E MUNDO, METÁSTASE, ESSA REPETIÇÃO, FEITO BALA PERDIDA, PRESSÁGIO, E AGORA MEU, ALGUÉM, CAMINHOS CAMUFLADOS, DAS COISAS INCOGITÁVEIS, PÁSSARO & DUAS POÉTICAS

PIOR POEMA: QUESTIONÁRIO DE CUNHO PESSOAL

7.5/10

"pergunta feita por bicho
responda quem for capaz
seria o tal ser humano
o próprio lixo que ele faz?"
Daniel.Malaquias 27/05/2022minha estante
Comecei agora por causa de um trabalho de leitura com meus alunos do 8° ano e o livro é justamente esse.

caspaeletrica 27/05/2022minha estante
@Daniel aah que legal. interessante a escolha da escola com esse livro, não é muito conhecido né? como é o trabalho?

Daniel.Malaquias 28/05/2022minha estante
Pois é @arthur o livro foi escolhido por se tratar justamente de um outro tipo de gênero literário, no caso a poesia, além do fato do autor ser brasileiro, o que conta muito para a divulgação da literatura nacional. O livro está disponível na Plataforma Plurall tanto para os alunos quanto para os professores.

caspaeletrica 28/05/2022minha estante
Ineteressaante, eu faço curso numa escola da Plurall. Quem sabe eles tem esse projeto tbm? ??

akame7 13/04/2022

Achei um livro com muita oscilação de qualidade nos poemas. Uns me tocaram muito, e outros pareceram extremamente simplórios ou sem profundidade. Porém, creio q há mais poemas bons do q ruins.

Esse livro chegou à minhas mãos quando fui levar meu primo à escola e um senhorzinho estava doando em sua barraquinha de lanches. Nunca nem havia escutado falar do autor e do livro. Gostei da escrita, mas o conteúdo por vezes deixou a desejar.

No geral, vejo que o autor quis mostrar o caos da vida. O dia a dia pesado. As entrelinhas dos acontecimentos desumanos que vemos todos os dias porém normalizamos. Além disso, a auto descoberta, o questionamento constante de si e de outros, do mundo... Esse aspecto da obra me chamou a atenção.

Enfim, recomendo a leitura, pois acho que de alguma maneira haverá identificação com alguns versos.
Iniciando-o agora mesmo.

Rafael 26/08/2016

Profundo, íntimo e moderno
O autor constrói uma subjetividade que ultrapassa as fronteiras do padrão editorial da literatura infanto-juvenil, expondo, por meio dos poemas, o diálogo interior diante da realidade atual, como a pluralidade das relações sociais, o apelo das meios de comunicação, a estética, a violência, a solidão, entre outros.
Leitura para jovens e adultos.
Daniel.Malaquias 27/05/2022minha estante
Poemas bem críticos e cheios de denúncias sociais.

Duda 27/10/2012

Feito Bala Perdida e Outros Poemas
"Feito Bala Perdida e Outros Poemas" de Ricardo Azevedo, editora Ática, é uma obra poética que apresenta os fatos do mundo atual - como a violência, abusos, consumismo, etc - de um ponto de vista crítico de um eu-lírico mente aberta e conhecedor da verdade. O egoísmo, a desigualdade, a fome e a miséria também são ressaltados. Os poemas pesam numa realidade nua e crua, causando impactos e reflexões nos leitores. O livro possui 95 páginas e é dividido em 3 partes:
* A primeira é iniciada com a frase: "Vida construída no tapa com pedaços de/ madeira arame enferrujado e restos de/ papelão na beira do barranco/ esperando a última tempestade". Essa parte relata sobre uma vida dura e sofrida, uma realidade cruel e improvisada.
* A segunda é iniciada com a frase: "Planejei jamais conhecer você/ Mas sinto sua presença/ rondando tudo o que faço". Essa parte relata sobre paixões com quebras de expectativa e desilusões, desavenças.
* A terceira parte é iniciada com a frase: "Sou especialista no que não existe/ Tenho larga experiência em coisa alguma/ Venho estudando meticulosamente o nada/ o que não foi, o que não é, o que não pode nem poderia ser". Essa parte relata sobre desilusão, indecisão e incerteza.
A obra é maravilhosa e inclui uma entrevista com o autor explicando um pouco mais sobre os problemas ressaltados em seus poemas.