Capitães do Brasil

Capitães do Brasil Eduardo Bueno

Resenhas - Capitães do Brasil

Thiago 03/07/2023

Reparando uma falha em nosso aprendizado básico do período.
A Coleção Brasilis de Eduardo Bueno trata de uma parte muito negligenciada da nossa história de maneira geral. Nenhum outro momento talvez seja tão deixado de lado como as empreitadas das Capitanias Hereditárias. Neste volume ”Capitães do Brasil: A saga dos primeiros colonizadores” o autor compensa em muito essa falha. Não que não se fale das primeiras décadas do Brasil após seu Descobrimento (ou "Achamento"), mas é um período sempre visto de maneira muito genérica durante nossa formação básica.

Digo sem chance de errar que, entender o sistema das Capitanias, seus erros, mandos e desmandos é fundamental para visualizar mais corretamente o nosso país como ele é hoje. As relações de extrativismo e exploração em determinadas regiões revela o início do que seriam as divisões dos nossos atuais estados dentro da federação. Além de apontar os interesses iniciais da corte portuguesa com o território recém descoberto.

Mesmo não sendo a intenção, neste livro Eduardo Bueno dá um destaque especial aos povos indígenas, principalmente no que diz respeito aos seus hábitos e divisões. A luta dos temíveis Goitacás em defesa de seu território. As guerras travadas pelos Tupinambás contra os traiçoeiros perós. A resistência dos Aimorés em regiões já sitiadas pelos colonizadores. Claro, tudo isso visto do ponto de vista do conflito com os donatários da Coroa lusitana, mas mesmo assim são detalhes que enriquecem demais a jornada de leitura.

De maneira interessante a narrativa de Eduardo Bueno ora é simplesmente informativa, ora torna-se quase uma crônica ao tratar de personagens históricos interessantíssimos como o memorável Caramuru. Ao descrever cada um dos Capitães é possível ter uma visão de suas personalidades e crenças, percebendo assim porque uns foram mais ousados, eficientes ou simplesmente inaptos nos seus esforços de colonização.

Enfim, mais um livro da Coleção Brasilis muito prazeroso de ler. Como sempre, se for para citar um ponto negativo, a ausência de um apêndice com os nomes e uma breve descrição dos personagens históricos ajudaria muito na leitura. Principalmente aqueles que estão tendo contato com os mesmos pela primeira vez. De resto, um livro excelente em suas referências e intenções.

Murilove 04/09/2022

A história contada por Peninha nesse terceiro volume da série de livros Brasilis, relata os acontecidos da época e intrigas políticas envolvidas durante o processo de colonização e divisão das capitanias do Brasil, processo esse muito bárbaro e brutal com muitos conflitos com os indígenas e franceses.

É interessante a reflexão sobre a forma que se deu a geopolítica na época, e como os poderes econômicos começam a surgir, além de entender a relação de como o capitalismo se desenvolveu fortemente de mãos dadas com a escravidão, buscando desde sempre extrair o máximo da força de trabalho a qualquer custo.

Augusto Stürmer Caye 14/06/2022

Uma aula de história
Eduardo Bueno nos detalha as histórias das primeiras capitanias brasileiras, suas agruras e dificuldades, e as façanhas destes primeiros colonos do Brasil.

Lendo o livro, uma frase do capitão Duarte Coelho resume muito bem toda a história:

?A negra cobiça do mundo ser tanta que turba o juízo dos homens para não concederem no que é razão e justiça?.

Recomendo aos que gostam de história contada em modo jornalístico.

Wes 05/03/2022

Pretensiosamente pretensioso
O livro é curto e bem resumido, entretanto tem ambição gigantesca de tratar dos temas com relativo detalhamento.
Para quem deseja conhecer com mais detalhes a divisão do Brasil em capitanias hereditárias: leia este livro!

Marcelo 30/01/2022

Este é o terceiro livro da série de Eduardo Bueno sobre a história do Brasil e nele se pode aprender um pouco mais, bem como algumas curiosidades, sobre as primeiras tentativas de colonização do Brasil e como ocorreu a implantação das capitanias hereditárias (ou a tentativa de implantação). Como os outros livros da série, este também é muito bom, leitura agradável e leve, que flui muito bem. Diversos personagens de nossa história são apresentados no livro, assim como o desenrolar de suas vidas no que diz respeito ao Brasil. Recomendo.

Jorge Lavagnoli 05/07/2021

Essencial
Os dois primeiros livros da série são muito bons, porém este supera os anteriores.
Aqui, Eduardo Bruno joga luz sobre um período essencial no estudo da história brasileira de uma forma diferente de outros historiadores, apresentando elementos novos e pouco retratados.

Vitor_oFurtado 23/03/2021

Meio século e os portugueses cagando no pau
É um livro denso. Tanto em informação, e principalmente em personagens. Isso não é demerito. Na realidade, é a historia sendo contada por um dos autores q mais me fez ter facilidade nesse gênero. Eduardo Bueno não peca por falta de detalhes e referências.

Se você pretende entender melhor o periodo das capitanias brasileiras, este é o livro. Contudo, devo destacar q a experiencia de ler o livro dentro da série q ele pertence, é uma experiencia maravilhosa.

Saio desta leitura com uma sensação de preenchimento da minha identidade como brasileiro. Não por um patriotismo idiota, mas por um conhecimento da própria historia.

Pedro Henrique 10/03/2021

Um ótimo livro
Apesar do tema principal ser os capitães donatários, o livro consegue ser muito bom, pois é rico em detalhes, personagens e histórias fascinantes. Como plano de fundo do livro, ficou a primeira tentativa da coroa portuguesa em colonizar e povoar o Brasil através das capitanias hereditárias.

Alyne.Queiroz 10/02/2021

Muito detalhe
O único "defeito" que achei no livro foi o excesso de nomes e detalhes nos acontecimentos, são nomes completamente novos pra mim então eu fiquei meio perdida, de resto é uma boa obra, é muito interessante ver como a nossa colonização começou toda errada, deram capitanias a quem não precisava ou não queria, mandaram centenas de "personas non gratas" para que viessem ajudar a povoar o país, subjulgaram os índios, raríssimos capitães vieram com a intenção de se estabelecer por aqui e tornar a terra próspera, a maioria só estava interessada no que poderia sugar daqui.

Wolsey 13/10/2020

Tão bom quanto os doi primeiros
Mais um livro fascinante sobre a história da formação do Brasil. A leitura é fácil e prende o leitor. Vou partir para o quarto livro na expectativa de que mantenha o ritmo. Recomendo.

Matheus Marton 29/09/2020

Inacreditável
Olha, parece o roteiro de um filme ou talvez uma série, mas não, foi verdade!
Se você quer entender um pouco da nossa história e porque somos da forma somos, neste livro vemos como iniciou a colonização desta vasta terra que chamamos de país.

Vinicius.Ferreira 01/07/2020

Mais uma vez Eduardo Bueno delicia o leitor com aventuras, personagens e fatos desconhecidos ao grande público, como: a curiosa trilha do Peabiru; as batalhas entre degredados e a coroa portuguesa; conflitos abrangendo franceses, português e nativos; dentre outros. Concentra a temática do livro num período muito pouco explorado pelos demais historiadores e escritores. Ademais, contextualiza os fatos com o cenário político europeu, clareando as decisões e ações dos personagens. Sugiro a leitura prévia dos outros 2 volumes da coleção Brasilis (A viagem do descobrimento; Náufragos, traficantes e degredados) para conseguir entender plenamente a terceira obra desta coleção (Capitães do Brasil).

otniel.depaula 25/12/2015

Excepcional
Este livro é uma verdadeira obra prima. Trata-se do terceiro volume da coleção “terra brasilis” do jornalista Eduardo Bueno, neste volume é retratado a primeira tentativa de transformar o Brasil em uma colônia pelo reino de Portugal, dividindo assim o país recém descoberto em capitanias hereditárias. Quem se interessa pela historia do Brasil no primeiro século de existência, não pode deixar de ler essa notável obra, que nos traz uma riqueza de detalhes impressionante sobre os primeiros colonizadores brasileiros e a fundação das primeiras cidades, assim como algumas particularidades de algumas tribos indígenas que aqui viviam. Leitura extremamente agradável, e pelo fato do autor ter usado linguagem coloquial esta produção é altamente recomendável até mesmo para os ditos leitores leigos.

Inlectus 15/04/2009

Muito bom.
A históra da colonização do Brasil, de forma divertida, e profunda, com riqueza de conhecimento.