Hibisco roxo

Hibisco roxo Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Hibisco Roxo

évea 17/04/2024

Meu livro favorito
Hibisco Roxo traz a narrativa de vida de Kambili, menina nigeriana, que detalha a sua vivência com sua família aparentemente perfeita para a sociedade, mas que na verdade, na intimidade familiar, ela, sua mãe e seu irmão sofrem fortemente com os efeitos da colonização que seu pai carrega, um homem que prefere apagar suas origens nigerianas e cria seus filhos para que também se rendam aos costumes ocidentais, e que se preciso não exista em usar a violência para isso.
Foi com esse livro que Chimamanda tornou-se minha autora favorita e me fez querer conhecer outras de suas obras.

Adriana791 12/04/2024

Comecei a ler e só larguei ao terminar.

Livro devastador.

Kambili narra acontecimentos de sua vida aos quinze anos, quando tem a oportunidade de passar uns dias com sua tia e primos e ver uma realidade diferente da sua.

A família da tia é pobre e cheia de limitações já que estão vivendo uma recessão onde coisas como gás de cozinha, eletricidade e água não chegam fácil a pessoas de baixa renda.

Kambili tem todo conforto que o dinheiro pode proporcionar.

Mas, não são essas diferenças que lhe impressionam.

A alegria e os risos fáceis da tia e dos primos, a liberdade de poder conversar abertamente sobre qualquer assunto, isso a encanta.

Ela não tem esse tipo de vida em casa onde o pai extremamente violento e controlador impede qualquer tipo de comunicação e felicidade.

O livro é incrível e muito triste.

Fala muito da influência dos brancos na cultura nigeriana.

Recomendo a leitura de todos os livros da Chimamanda Adichie, mas esse tem muitos gatilhos pra quem é sensível a cenas de violência.

Barbara.Monteiro 12/04/2024

Apaixonante
A vida de Kambili, Jaja e da mãe foram muito difíceis ao lado do pai extremamente religioso e conservador, e aquilo molda o cateter deles, a forma como se relacionam com eles e com as pessoas ao redor, mas ver a Kambili aprendendo a pensar por si mesma e conseguindo rir, foi algo que me deixou completamente maravilhada nesse livro.

Que livro lindo! Como é legal ver o rumo que a história vai tomando. Fiquei completamente sem fôlego em algumas partes.
Algumas foram muito difíceis de ler e outras me deixaram completamente apaixonada.
E se a gente parar pra pensar assim é a vida, passamos por situações muito ruins e outras vem e QUASE nos fazem esquecer as coisas ruins tão boas que são.

Bruls 12/04/2024

Que história impactante!
Kambili é uma menina muito tímida, mas com a mente sempre borbulhando de pensamentos.

A história dela é bem triste, e me fez refletir muito sobre padrões de abuso dentro do contexto familiar.

Gislayllson 10/04/2024

Mudança
Este foi o segundo livro da Chimamanda que tive o prazer de ler. Dessa vez, o livro é totalmente ambientado na Nigéria, o que para mim, o deixou mais interessante. Hibisco roxo é narrado por Kambili e mostra como é sua vida e a do irmão sob os cuidados de seu pai, um homem muito fundamentalista e rígido. Também mostra a mudança de visão que os dois passam quando vão visitar sua tia e seus primos em outra cidade.

Anna.Dutra 08/04/2024

Doloroso, necessário, incrível
Chimamanda mais uma vez consegue nos levar tão profundamente pra dentro da história que sentimos cada toque, cada sentimento e cada temperatura. Pra além disso, ela mostra como podemos nos enxergar dentro dos problemas das personagens, dos problemas que são nossos enquanto sociedade, de formas distintas se no Brasil ou na Nigéria, mas com situações semelhantes.
Hibisco roxo é avassalador.

Marceloptera 06/04/2024

Ke kwanu
Um livro sensacional! Com uma escrita direta, leve e envolvente, Hibisco Roxo é um livro daqueles que você lê e se consegue viajar pra dentro da cultura descrita, com uma facilidade e prazer enorme. É um romance muito bem escrito e de uma leitura muito fluida. A história acontece na Nigéria e é sobre a jovem Kambili e sua rica família, que é regida pelo pai Eugene, um empresário católico ferrenho que conduz a família na rigidez do tradicionalismo religioso. Eugene controla tudo em casa, os filhos Kambili e Jaja tem horários pra tudo, tem que tirar notas altas e tudo mais. O mundo e novas visões vão começando a se revelar para Kambili a partir do momento em que ela e o irmão vão passar uns dias na casa de tia Ifeoma, que possui uma vida mais espiritualmente equilibrada juntamente com seus filhos, um contexto totalmente diferente da vida da protagonista.
O livro trata questões como machismo, patriarcado, preconceito religioso, violência contra a mulher, racismo de forma bem sutil e forte ao mesmo tempo, que quando nos demos conta nos perguntamos: "caramba, acabou de acontecer isso mesmo???"
Foi meu primeiro livro da Chimamanda e estou ansioso para o próximo!
Vale muito a leitura, super recomendo!

Grace1998 30/03/2024

Conhecendo a África..
Hibisco roxo, um romance escrito por uma Mulher Nigériana com um voz potente.
Esse livro foi o primeiro lido nesse ano(2024).

Eu sempre fico travada pra falar quando leio um bom livro. Chimamanda nos convida a conhecer uma África que eu não conhecia( por preguiça minha de pesquisar sobre) as comidas descritas, frases da língua nativa, faz com o leitor se envolva na cultura, política e com personagens bem descritos.

Camillo2 29/03/2024

Vivências africanas e o peso de um pai fanático religioso
Foi a primeira literatura africana que tive contato, e não me arrependo de forma alguma, a obra aborda os conflitos da protagonista em viver em um ambiente religioso ao extremo, graças ao fanatismo de seu pai, quando eu digo extremo é EXTREMO MESMO, com tudo, mostra como a protagonista é leiga em relação a sua cultura, justamente graças ao fanatismo do pai, e conforme o livro se desenrola, a protagonista começa a desenvolver um interesse pelas suas raízes nigerianas.
Leitura fluida e com momentos que te fazem chorar, mas ao mesmo tempo você sente uma pequena realização ao ver a protagonista se conectar com sua cultura, recomendo muito para quem deseja ter um contato com a literatura africana.

el0is4 25/03/2024

"Liberdade para ser, para fazer."
Um choque de realidade. Uma amostra de como o fanatismo religioso adoece e destrói. Apesar do que vi alguns falarem, Hibisco roxo vale sim a grande estimação.

sophibbm 22/03/2024

A história é interessante e tinha tudo pra me cativar, mas não aconteceu. achei a narrativa chatíssima, não via a hora de terminar.

é aquela coisa: não é porque o livro é bem falado e famoso que você vai gostar também. às vezes não funciona e tá tudo bem. :)

Mariana 16/03/2024

Esperanças que o hibisco vermelho não pode trazer...
Definitivamente esse é um dos melhores livros que já li na minha vida. Essa n é uma narrativa onisciente, mostrando então apenas a visão de Kambili, uma menina que ama seu pai incondicionalmente e apesar de sofrer maus tratos pelo mesmo não enxerga maldade nele. Quando ela e seu irmão Jaja passam um tempo na casa da tia, tendo assim uma nova perspectiva de vida percebem que talvez o molde em que viviam suas vidas não é/ não precisa ser o modo que eles de fato devem viver e que existem outras possibilidades e perspectivas de vida. O hibisco roxo, por sua vez, que jaja encontra na casa da tia, por se raro e de mais difícil cultivo traz na história uma ideia de esperança que o hibisco vermelho( mais comum) que tinham em sua casa não pode trazer.

Mika 14/03/2024

Amei
Esse livro é incrível. Meu Deus quantas emoções eu vivi aqui, não consegui parar de ler e terminei ele bem rápido.
A autora escreve muito bem, super envolvendo e emocionante.
Ela conseguiu passar como seria viver sufocada na própria casa.. kambili nem conseguia falar

Gabriela.Andrade 13/03/2024

Superestimado
Achei que seria uma experiência de leitura incrível, mas não foi

Pro meu gosto, achei bem razoável e esperei mais da história
Letteles 13/03/2024minha estante
Acho essa autora superestimada! Quando ninguém falava sobre esses temas ela era inovadora (lá em 2015) mas hoje relendo da pra ver que os livros dela possuem zero profundidade e são muito genéricos

Alê | @alexandrejjr 23/03/2024minha estante
O melhor livro dela é ""Meio sol amarelo". E não esqueçamos: esse é o primeiro romance dela, por isso ele é menos interessante mesmo...