Estudo das Teclas Pretas

Estudo das Teclas Pretas Luiz Paulo Faccioli

Resenhas - Estudo das Teclas Pretas

Emerson 02/04/2021

Uma conversa entre a Literatura e a Música
Com prosa poética, o autor nos apresenta o mundo da música e as paixões e angústias humanas traduzidas por ela. É interessante observar como ele transmitiu bem as sensações de outra arte(música) fazendo um uso primoroso da literatura. São várias as descrições que nos atravessam, que nos convidam a compartilhar das mesmas vibrações que os personagens sentem, mesmo que as palavras não possam ressoar as notas musicais ouvidas na narrativa. A história, em si, não carrega nada de tão inovador, mas o romance se torna potente e singular dentro dessa linguagem do autor e dessa conexão magnífica que ele consegue criar com a música. É uma grande prova de que o modo como se conta uma história pode fazer toda a diferença. Com toda a dor, sentimentalismo e plangência(como o autor gosta de dizer), a escrita nos toma para um mergulho na alma dos personagens, com cada gota de água sendo construída por notas musicais. Certamente o autor possui domínio de ambas as artes, por transmiti-las tão bem, pois o livro é uma conversa entre a Literatura e a Música, traduzindo, talvez, um pouco da alma humana.

"As cordas, primeiro graves e algo sonolentas, esboçavam o despertar de uma dança, num ritmo não muito preciso que lhe dava o apoio das harpas e que conduzia um delicado e melancólico exercício de evolução. Era um movimento continuo, doído, vindo assim aparentemente do nada, arriscando-se em algumas dissonâncias sutis, tal como as fantasias que agora me deprimiam, depois crescia firme, em volume e tristeza, para um desfecho dramático: uma longa e aguda nota, sustentada como uma afirmação, enquanto o restante da orquestra tecla por baixo uma trama lamentosa."

Por fim, digo que o autor realmente me convenceu a ter mais vontade ainda de adentrar no universo da musica. Pois, se antes já estava aprendendo a tocar flauta doce, agora minha vontade se multiplicou bem mais!