Alien

Alien Alan Dean Foster

Resenhas - O Oitavo Passageiro

Fabiana 10/04/2024

Bão
Quem gostou do filme não vai se decepcionar.
O começo é meio arrastado, mas é proposital, pra te dar sensação de segurança e monotonia.
Quando o Alien aparece e um deus nos acuda.
Tem um suspense muito bom e as cenas com o Alien, se vc estiver lendo a noite, não passa nem wi-fi.

oceansreads 22/03/2024

Esperava mais
Definitivamente a saga alien não é para mim. esperava que o livro fosse um pouco mais envolvente do que o filme, mas acabou sendo bem raso também. não é necessariamente ruim, mas não vejo o motivo de todo hype em cima dessa saga considerando que existem outras melhores.

Icaro 17/02/2024

Uma boa adaptação do filme para a literatura sci-fi
O filme Alien é considerado uma obra prima da ficção científica e do terror, Alan Dean Foster teve uma missão de responsabilidade ao transformar o filme em livro.
O autor foi fiel ao ritmo seguido no cinema (início arrastado até chegar no desenvolvimento da trama), o que pra mim não foi um problema. O aprofundamento psicológico nos personagens e os elementos acrescentados que ficaram de fora do filme somam à obra e revelam o cuidado de pesquisa e curadoria de fontes que Foster teve ao escrevê-la.
Acredito que tanto para os fãs do filme quanto para quem somente quer ler uma boa ficção científica/terror o livro é válido.

Henrique 25/01/2024

Alien
Nunca assisti ao primeiro filme, então para mim quase tudo no livro foi uma novidade.
No entanto, o começo da leitura foi um pouco lento. Eu tinha a expectativa do aparecimento do Alien no começo do livro, mas isso é algo que só acontece depois das primeiras 200 páginas.
Acredito que o ritmo da leitura melhorou muito na parte final.

PWTM 24/01/2024

Um clássico
Sempre ignorei os filmes da franquia Alien, mas esse livro me fez amar a história. Ótima história sci fi

Mateus.Silva 15/01/2024

O Oitavo passageiro
Eu levei algumas boas páginas para entrar na história, o início é um pouco lento, mas entendo que isso ocorra porque no filme também é assim. O livro faz muito bem a apresentação dos personagens e muito antes do Alien sequer aparecer eu já sabia o nome de todos. Na história também tem diversos detalhes que não estão no filme (até mesmo ideias originais de roteiro que foram descartadas do corte final) e isso fez o livro crescer muito pra mim. É uma excelente adaptação e serve como um complemento para o filme. Recomendo pra quem gosta muito do filme, mas também para quem nunca assistiu, ele segura muito bem como um livro stand alone.

JP_Felix 16/12/2023

Como ler o filme
O começo é bem lento, mas sem ser monótono. Conhecemos os personagens e o ambiente e nos sentimos dentro da história. Quando tudo acontece, é como se fosse com você. Tão bom quanto o filme, uma das melhores novelizações que já tive o prazer de ler.

Infelizmente, agora na releitura, vejo que poderia ser melhor. Sim, os personagens são bem estabelecidos, mas pouco se tem de relação entre eles. Há pouca relação humana, apenas reações aos ocorridos. Seria interessante ter, sei lá, descrições extras sobre a vida dos personagens para contextualizar melhor a vida deles. Praticamente não se tem nada além de "eles praticamente estão navegando juntos pela primeira vez". Carece de um pouco mais de "Ripley já trabalhou com outras pessoas, Dallas já se deparou com situações difíceis em outras missões", coisas do tipo.

Flashbacks, talvez. Isso adicionaria mais ao filme, já que aqui, apesar de boa narrativa, não temos o visual propriamente dito, o que é um ponto forte do filme.

Jeferson.Alcantara 19/10/2023

Clima tenso!!!
"Alien: O Oitavo Passageiro" é uma novelização do roteiro do famoso filme "Alien", escrito por Alan Dean Foster. O livro expande a história original do filme de 1979, dirigido por Ridley Scott.

A trama gira em torno da tripulação de uma nave espacial comercial chamada Nostromo, que, após investigar um sinal de socorro em um planeta distante, acaba trazendo a bordo uma criatura alienígena mortal. O livro segue a luta da tripulação para sobreviver e confrontar essa ameaça desconhecida.

"Alien: O Oitavo Passageiro" é conhecido por seu clima tenso e atmosfera de suspense, e a criatura alienígena, projetada por H.R. Giger, se tornou um ícone do cinema de ficção científica e horror. Alan Dean Foster adaptou o roteiro de forma eficaz para a literatura, capturando a intensidade e o terror do filme original. É uma leitura recomendada para os fãs da franquia "Alien" e do gênero de ficção científica e horror.

Gabygab 15/08/2023

PERFEITO
Foi a minha primeira leitura nesse gênero e eu amei tudo.
Confesso que teve alguns momentos que eu não conseguia identificar quem tava falando,já que não deixava muito claro,Mas tirando isso foi uma leitura perfeita.
Eu nunca assisti o filme,o alien,mas tinha muito interesse no livro,e foi sem dúvida a melhor escolha.
O livro fuir super bem,e a leitura é bem rápida,vc conseguir se afetuar muito com a riplay e o dallas,eles dois foram o que mais me marcarão.
O drama é o mistério são perfeitos,até mesmo com o fato que ele deixam bem claro que o ASH é o 'vilão',mesmos assim não quebrou a minha imersão.
Riplay é maravilhosa,ela é forte,sensata,ágil, inteligente,simplesmente perfeita.
eu amei o fator dela ter salvo o Jones o gato.
Riplay foi uma heroína perfeita.

lucasangelooo 27/07/2023

O 8.º Passageiro
"Alien" é uma leitura obrigatória para os fãs do gênero de ficção científica e, em particular, para aqueles que já se apaixonaram pela franquia cinematográfica. Alan Dean Foster captura com maestria o terror e o suspense do filme e adiciona camadas extras de profundidade à trama e aos personagens. Prepare-se para uma experiência angustiante e emocionante enquanto mergulha no mundo aterrorizante deste clássico da ficção científica.

leuu_lima 22/07/2023

Entraram na nave humanos e aliens, mas o medo ficou de fora
Esse é um daqueles poucos exemplos de livros derivados de filmes - e não o contrário. Apesar de ter gostado muito da escrita de Foster, as descrições nos momentos de maior suspense/terror simplesmente não me causaram medo, só um tanto de curiosidade (e não, nunca tinha assistido o filme antes para já saber o que aconteceria). E a falta do susto realmente deixou a trama um pouco morna. De qualquer forma, os personagens me interessaram muito e as explicações científicas me ambientaram bastante na história.

Magne 17/07/2023

Roteiro tão poderoso e direto quanto o filme
Terror claustrofóbico.
É uma grata experiência quando lemos um livro e vemos a versão cinematográfica e a qualidade é semelhante.
Esse livro é muito bom, sentimos o peso no ar e a angustia dos alvos em fuga...
De uma chance, vai gostar

nineinchnails 29/04/2023

Contando com o gato, na verdade ele é o nono passageiro
Boa adaptação do filme, além de adicionar alguns detalhes legais. A escrita é gostosa de ler e descreve os momentos mais tensos do longa com o mesmo sentimento, porém teve alguns problemas de ritmo no início (pra mim).
Essa edição tem duas entrevistas no final o que também é mto top