Alien Alan Dean Foster

Resenhas - O Oitavo Passageiro

Marlon Teske 26/08/2010

Corra que o Alien Vem Aí
Eu poderia estar empolgado por ser o primeiro livro do gênero que leio, como também as cinco estrelas poderiam ser apenas motivadas por já conhecer muito bem Alien para saber o que iria encontrar nas páginas de O Oitavo Passageiro. Mas não é nada disso. O livro é que é muito bom mesmo.

O cenário é a Terra dentro de algumas dezenas de anos. Após dois séculos de exploração sem excrúpulos, o petróleo do mundo finalmente acaba. O homem, que já havia conquistado outras formas de energia poderia facilmente se virar sem os combustiveis, mas não sem outro importante derivado do petróleo: os plásticos.

Para resolver esse pequeno problema, tornou-se comum enviar refinadoras em forma de cargueiros com seus rebocadores pelo espaço, viajando acima da velocidade da luz para buscarem em outros mundos o que a Terra já não mais dispõe. Mesmo assim, como os lugares mais próximos são ainda muito distantes, os tripulantes são enviados em hipersono. Além disso, há uma significativa economia de ar, alimento e tudo o mais se a tripulação viajar a maior parte do tempo dormindo.

A Companhia é uma das maiores refinadoras do mundo, e é de sua propriedade o rebocador Nostromo, onde duas mulheres, quatro homens e um gato viajavam dormindo com uma carga de dois bilhões de toneladas entre gás, combustivel e metal. Até que a Mãe, o programa responsável pela manutenção de todo o Nostromo os desperta dez meses antes do previsto.

A mãe captou um pedido de socorro.

Daqui pra frente vocês podem ter uma idéia do que rola, especialmente devido ao filme ser já beeem antigo. Ripley e cia contra o Oitavo Passageiro em uma sequencia de textos rápidos e com ritmo. É um livro ágil, mas não menos descritivo por isso.

Quero ver se encontro mais livros dele nos sebos da vida.

Lido em Janeiro/07

Marlos 01/06/2021

É uma leitura bem fluída e prazerosa.
O enredo aborda o contato com o desconhecido e as implicações que uma aproximação incauta pode gerar.
Acompanhamos a tripulação da Nostromo tendo que lidar com escolhas difíceis em situações delicadas, onde qualquer decisão errada pode encerrar a missão e a vida dos tripulantes.

Sthéphanny Alves 14/10/2021

Alien
Eu não leio muito livros deste gênero, mas posso afirmar que este é sem dúvida um livro espetacular. Prendeu minha atenção do início ao fim, me deu calafrios de ansiedade e de terror. Me peguei imaginando se alguém ficaria vivo, e claro, sofri muito.
Com certeza é um livro que te convence a ler mais do gênero, gostei bastante.
A escrita de Alan, numa forma geral, é muito gostosa. Ele consegue brincar com as palavras de forma a brincar também com nossos sentidos e sentimentos. Uma mistura perfeita na minha opinião!

Nalia.Resplandes 24/08/2021

Não consegui parar de lê
Não faço a mínima ideia de como consegui esse livro, ele estava na minha estante e comecei a lê, não conheço os filmes, mas curti muito o livro, gostei da narrativa, quanto mais eu li menos queria parar

Rodrigo Fernandes 02/06/2020

Tem como dar mais que 5 estrelas?
Este livro vem caminhando silenciosa e lentamente na escuridão, quando o clima está criado e você envolvido pela atmosfera pesada e fria... você não vai nem saber o que atingiu!! Devorei as últimas páginas!!! Não mudaria nada. Simples e complexo na medida certa.
Maiara W 02/06/2020minha estante
Tbm acho!!! Deveria ter um selo Premium. Favoritei esse livro ?

alinenotalien 05/04/2021

Xenomorfo, eu escolhi te amar!
Todo mundo que me conhece sabe que sou apaixonada pela franquia Alien, tanto que é até um apelido pra mim, desde quando descobriram que trocar duas letrinhas do Aline ali transformava diretamente nessa palavra (e aí valentão da escola, pa* no seu uc, adorei o apelido!). E fazia tempos que eu estava de olho na romantização de Alien, O Oitavo Passageiro e, FINALMENTE, chegou o dia de ler. Siga em gente, que o Xenomorfo está na sua cola.

Na Terra, o petróleo acabou. Isso força naves como a Nostromo, um cargueiro rebocador, para explorar o espaço em busca de outras formas de energia que possam ser transformadas em combustível. Em meio a essa missão, a Mãe, programa responsável pela Nostromo, capta um pedido de socorro. Cabe a Dallas, Ripley, Lambert, Kane, Brett, Parker e Ash investigar o que está acontecendo. E é aí que tudo começa a dar errado, obviamente.

Alien é muito fiel ao filme, embora exista pequenas mudanças ao decorrer da narrativa – e que são oks, não interfere em nada e ainda enriquece a narrativa. O xenomorfo aqui segue tão implacável e perigoso como na franquia, há momentos de tensão e confesso que tive alguns sustos enquanto devorava o livro (mesmo já conhecendo a história). Outro ponto positivo é que cada personagem é muito bem desenvolvido e complexo, algo que não se ver muito quando um filme acaba virando um romance. As descrições não são exageradas e nem superficiais, o que me agradou muito, os diálogos são ricos e Alan Dean Foster soube muito bem transportar a trama de Alien, O Oitavo Passageiro para este livro.

O ponto negativo, porém, se dá pela tradução e revisão porca da editora. Isso foi algo que me incomodou MUITO durante a leitura, parecendo, às vezes, que eu peguei uma tradução direto do Google translate e com uma revisão bem mais ou menos. Por outro lado, em certos momentos da narrativa ou fala dos personagens, parecia que eu estava lendo um livro de época, e isso incomodou bastante também – porque nem mesmo no filme os personagens falavam assim, gente! Que viagem foi essa, tradutor?

Alien é um livro rico em sua narrativa, suspense e personagens. Segue fiel ao filme de Ridley Scott. Vale cada página lida. Recomendo para os fãs e para aqueles que ainda não conhecem muito sobre a franquia Alien. Se não fossem os problemas da tradução e revisão do livro, teria dado 5 estrelas tranquilamente.

Flavio Assunção 19/08/2011

"O Oitavo Passageiro" tem um fato curioso: é um dos raros casos onde ocorreu primeiro o filme e, baseado em seu roteiro, um autor - nesse caso Alan Dean Foster - o transforma em romance. As vezes funciona, outras não. Neste foi muito bem.

O livro narra basicamente a missão da nave Nostromo, que coleta petróleo no espaço exterior, mas que, em dado momento, tem seu rumo alterado devido a captação de um pedido de socorro em um planeta localizado há 10 meses da Terra. Embora cansados, os sete tripulantes da nave - Dallas, Ripley, Ash, Parker, Lambert, Bett e Kane - resolvem completar esta última missão antes de voltar pra casa. Mas algo sai errado no planeta que visitam e logo sua nave estará com um oitavo passageiro, que é implacável e perigoso.

O primeiro ponto que quero destacar é que embora seja um livro curto, temos personagens muito bem desenvolvidos e complexos. Cada um deles tem uma personalidade que se sobressai e em dado momento sabemos como cada um irá reagir a um questionamento, discussão ou decisão. Outro ponto é o desenrolar da trama. A leitura é tão agradável, mas tão agradável, que é possível que o leitor não se sinta determinado a largar a obra. Tudo transcorre muito bem, seja nas descrições - que não são exageradas nem superficiais - como nos diálogos ricos. Por último destaco o suspense. A tensão vai sendo desenvolvida aos poucos e quando chega no último quarto a narrativa toma um rumo sufocante e diria até delicioso para quem adora livros de suspense.

O único ponto negativo que posso ressaltar é uma certa revelação final sobre um dos tripulantes. É até difícil dizer isso, mas se eu fosse Alan Dean Foster teria feito algumas alterações nisso. Existem tantos filmes baseados em livros que são irritantes de tão infieis, porque não escrever um livro baseado em um roteiro de filme com uma mudança que poderia ser considerada para melhor? Mas enfim, de qualquer forma essa parte é passável.

Então é isso. "O Oitavo Passageiro" é um livro rico em sua narrativa, seus personagens e seu suspense. Vale cada página lida e é uma pena que seja tão curto. Eu não lembrada do filme quando li esta obra e isso ajudou muito na minha avaliação e nas surpresas que tive. Torço para que aconteça o mesmo com você.

Clari.Monise 14/01/2021

Que final minha gente!!!
O livro todo tem aquela tensão, aquela gente toda perdida tentando fazer algo contra o Alien. Meio tenso, meio morno.
Quando chega nos dois últimos capítulos a coisa fica tão eletrizante que é impossível largar esse livro! Fiquei muito empolgada com a guinada que esse livro deu na reta final! Um final excelente e cheio de emoção!

Taitasiq 04/06/2021

Alien
Esse livro é a novelização do filme de 1979, talvez por isso tenha um ritmo bem fluido. Conta a história de sete tripulantes da nave Nostromo que são acordados da hibernação antes de chegar à Terra, isso porque o computador captou um sinal, um pedido de socorro em um planeta desconhecido. Essa checagem vai promover um encontro sinistro entre eles e um ser extraterrestre, que acidentalmente vai se tornar o 8° passageiro da Nostromo. Só teve uma cena que me deu um medinho a mais, rs, mas em geral gostei do livro ?.

Feels 07/05/2021

Incrível
Achei incrível.
Assisti o filme e li o livro, o que me abriu um mar de novos pensamentos. Este livro em questão me deixou bastante tenso e apreensivo, e eu adoro quando um livro me passa emoções.
Os elementos de ficção científica e a trama são ótimos.
O começo do livro foi meio lento e parado, o que confesso que me deixou um pouquinho entediado, porém durante esse decorrer parado do início, abre uma possibilidade do livro acabar com o leitor.

Silmara Cunha 30/06/2022

Gostei mais desse do que do primeiro livro, mas no geral são bem similares. Fluido e resolve bem as questões apresentadas. Gostei dos personagens embora não tenha amado nenhum.

Jóice 01/11/2021

É um verdadeiro sci-fi, com exploração espacial e espécies alienígenas. O diferencial aqui é o quanto ele consegue passar a atmosfera de terror e o quanto os personagens estão assustados. Adorei o plot do final, não esperava

Rodrigo.Grogro 19/05/2021

O filme de 1984 não saiu da minha memória desde a primeira vez que eu assisti, agora em 2021 tive o prazer de ler o livro .

Glissoi 03/01/2013

O Nono Passageiro
O Oitavo passageiro,como o próprio titulo já diz,conta a historia sobre um passageiro extra na Nostromo[nave em que se passa a historia do livro]
Não vou entrar muito no tema de quem é o Oitavo Passageiro, vou me focar mais em dizer o que senti ao ler este livro.
Para começar, eu tinha 12 anos quando li esse livro, escolhi na verdade pela capa,que achei muito atrativa,visualmente falando [a capa que digo,é a da Nova Cultural de 224 páginas].Uma capa que mostra o planeta terra em um fundo preto,e escrito em letras garrafais "O Oitavo Passageiro" me atraiu na hora,e qual não foi minha surpresa,quando vi que era um livro de terror.
As sensações que tive ao ler eram muitas, mas na maioria do caso eram de medo,apreensão e pânico;Sensações estas que são indispensáveis para um bom livro deste tema.
A medida que o livro vai chegando no final,você começa a ficar mais apreensivo quanto ao destino dos personagens,e você acaba se colocando na nave também,tentando encontrar dicas secretas em linhas que dariam o paradeiro da Criatura.
Sendo assim, ao ler o Oitavo passageiro, você acaba se tornando O Nono Passageiro da Nostromo.
Recomendo a todos que gostam de um bom livro de suspense ou de ação.