Depois Daquele Beijo

Depois Daquele Beijo Rafaella Vieira

Resenhas - Depois Daquele Beijo

Luiz Antonio 23/04/2012

RESENHA: “DEPOIS DAQUELE BEIJO” DA RAFAELLA VIEIRA
É engraçado quando certos livros chegam as minhas mãos, por que, não sei se vocês sabem, mas no Leitor Cabuloso, eu e Serena não escolhemos os livros que vamos ler. Apenas vemos quem está mais apertado com os prazos de leitura e passamos ao outro. E foi assim quando a Rafaella Vieira entrou em contado conosco. Serena estava com muitos livros para ler e fiquei incumbido de ler e produzir a resenha. Isto é muito positivo para o site (pelo menos na minha humilde opinião) por que você pode ter visões diferentes sobre determinados gêneros, ou seja, aqui nós não resenhamos os livros que gostamos, mas resenhamos livros, gostar são outros quinhentos…, por exemplo, quando é que eu iria imaginar que leria um livro de literatura teen sobre duas garotas que se apaixonam? E que eu iria gostar! Duvida? Então leia esta resenha…

Vamos à sinopse?

SINOPSE:

Caterine é a nova menina na classe. Linda de morrer, interessada por livros, muito intensa, ela vira a melhor amiga de Michelle, e durante o projeto de filmagem para a matéria de artes, as duas descobrem que um beijo pode ser perfeito demais – e mudar tudo o que acontece depois. Um romance teen ambientado em Recife, com todo o calor das praias de mar verde…

Vou dizer de cara que gostei bastante do livro por vários aspectos. A autora trata o romance da Michelle e da Caterine da maneira como deveria ser no nosso mundo preconceituso e cheio de tabus, ou seja, como uma história de amor entre duas garotas que aprendem a amar, amando. O livro não procura em momento algum discutir ou tornar-se um tratado sobre o amor sem preconceitos, pois o amor verdadeiro não tem preconceitos, simples assim!

Outro ponto fantástico, é que a Rafaella não perde tempo com crises desnecessárias ou intrigas alá novela das 8, longe disso! Quem já assistiu ou leu obras na qual o amor entre pessoas do mesmo sexo é abordado sabe que os roteristas/escritores colocam uma terceira pessoa para desestabilizar a relação do casal e criar uma crise em um dos apaixonados, mas o que vemos nas páginas de Depois Daquele Beijo é o foco direcionado para a dinâmica da relação entre a Mi e a Cat. Em um namoro, todos passamos por várias fases desde o deslumbramento inicial, à fase da dependência do outro, onde nos percebemos apaixonados e aficcionados pelo ser amado, até os primeiros amassos e… (bem, não preciso ser mais detalhista, certo?) Mas para as mentes poluídas, a escrita da Rafaella traz todos esses momentos de forma carinhosa e natural.

Não há como não se encantar pela Michelle, a narradora do livro. Trazendo características da própria autora, pois a protagonista também gosta de escrever e na história ela está produzindo um roteiro para um trabalho de artes, é através dela que temos incersão de uma série de elementos da cultura pop atual. Michelle cita Crepústulo, Justin Bieber, Harry Potter, Glee e vários outros ingredientes que compõe o universo teen de hoje. Isso é importante, já que o livro tem a temática voltada para esse público é, com certeza, um atrativo para a geração atual que lê e, quem sabe, conquistar novos adeptos para o mundo da leitura.

E por falar em leitura… ler Depois Daquele Beijo é garantia prazer! Não apenas a escrita da autora é saborosa como também seu jeito de conduzir a história faz com que as páginas passem rapidamente. Li este livrinho em pouquíssimos dias e ficava feliz ao fechá-lo para continuar a leitura no dia seguinte. Gostei dos demais personagens e na maneira como eles funcionam a favor da trama. Ninguém está ali gratuitamente, todos são importantes para o desenrolar do relacionamento das apaixonadas e em dado momento ajudam-nas a vencer as dificuldades que se sucedem.

Quando fiz o Tem Que Ler sobre a Rafaella Vieira fui ao seu blog pessoal para colher informações que compusessem o post e me deparei com um alerta da própria sobre algumas críticas que seu livro estaria recebendo por parte dos leitores sobre as situações se resolverem de forma muito natural. É verdade. Houve vários momentos, principalmente, quando outras pessoas começam a tomar ciência do namoro da Mi com a Cat. As reações são de certa forma irreais, porém vejo todo o cenário de Depois Daquele Beijo como uma manifestação do “como nosso mundo deveria ser”, se não já o é! “Por que?” Você pergunta, caro Cabuloso. Sou professor de escola pública e vejo nos meus alunos uma aceitação maior do que a minha geração para o relacionamentos homossexuais. O que me soa estranho, para eles é natural. E foi assim que comecei a ver essa interação entre as protagonistas do livro e seus amigos. Tomo de exemplo duas frase de dois personagens diferentes:

1º de Jasmine, amiga de Michelle:

- Eu ouvi uns boatos, mas nem liguei. Eu nunca pensei que você fosse ficar com uma garota. Mas eu não acho nada demais, as garotas beijam bem e não querem enfiar “coisas” em você o tempo todo.

Pág. 141-142

A 2º é do pai de Michelle:

- Você está feliz?

- Muito!

Pág. 152

O que realmente importa? Não é a felicidade? Então o livro fala sobre a felicidade de amar alguém, este é o tema central de Depois Daquele Beijo, não é sobre duas garotas namorando, sobre beijo gay, direito dos homossexuais, nada disso. O livro é sobre o amor. Por isso quem está apaixonado (ou vive apaixonado como eu!) compreende perfeitamente a relação e toda a “fase dos amassos” que a tia Jaque ensina para sua sobrinha, Michelle.

E, por último, mas não menos importante. Se você é de Pernambuco existe um motivo a mais para você gostar do livro e não é o fato da história se passar na capital pernambucana, mas as gírias e os regionalismos trazidos através dos diálogos. Quando li a palavra “Tabacudo(a)”, pensei: “Tá ai, uma palavra 100% pernambucana”. Fora outras como: “painho”, “mainha”, “massa”… deixou a leitura ainda mais divertida.

Depois Daquele Beijo da Rafaella Vieira (ed. Brejeira Malagueta) leva a nota máxima do Leitor Cabuloso por ser uma belíssima história de amor e dar uma lição de moral sobre o amor sem preconceitos sem levantar bandeira. Comove, emociona, é gostoso de se ler e, se eu fosse um adolescente, esse livro me traria várias lições de auto-estima, amizade e amor importantes para quem vive uma fase da vida onde os hormônios falam mais alto.

TRECHOS QUE O LUCIEN GOSTOU:

E então, seguindo o roteiro do filme, ela pousou as mãos no meu rosto, me olhando com doçura, e me puxou, coloca a boca entreaberta na minha. Por pouco não pensei que a vida era um musical.

Pág. 62

A gente passa grande parte do tempo pensando no futuro. A próxima festa, a próxima prova, o próximo aniversário, a próxima vez que vamos encontrar aquela pessoa linda que nos tira o fôlego, o próximo tudo. Aguardamos as coisas acontecerem, vivemos fazendo isso, mas quando finalmente acontecem, não conseguimos aproveitar. É como se o momento se perdesse, porque passa tão rápido. E aí nós voltamos para o mesmo círculo vicioso de sempre. A espera. O futuro. A próxima vez.

Pág. 78

Johnny 20/04/2013minha estante
Depois dessa resenha to ainda mais curiosa pra ler esse livro, parece ser muito divo ele.

Nath 12/09/2013minha estante
Que resenha sensacional!

Tawan_space 12/10/2023

Fofo e rápido, não é nada extraordinário, mas não é ruim.

So não gostei muito da escrita acho que por esse livro ser de 2011 o linguajar é meio antigo, mas da pra relevar.

Piva 05/06/2011

Restaurante da Mente - http://www.restaurantedamente.co.cc
Sabemos como o primeiro amor é um grande marco na vida. Os primeiros sintomas de algo inexplicável, o desejo, o primeiro beijo, o primeiro toque, o amor. Tudo é tão novo, tão perfeito.

É esse o sentimento que Michelle começa a sentir pela nova garota da escola, Caterine. De inicio Michelle não consegue entender porque se sente estranha perto de Caterine, não porque ela seja linda e tenha atitude invejável pelas outras garotas, o sentimento é novo e incompreensível para ela. Mas o que Michelle não sabe é que ambas compartilham o mesmo sentimento.

Um amor que tem um início inesperado e nunca é questionado em sua essência. Um amor que é apenas para ser vivido, sentido, aproveitado. A paixão apresentada é forte como todo primeiro amor, descobertas atrás de descobertas, quebra de barreiras.
Mas é um amor em que a sociedade ainda não aprendeu aceitar, um relacionamento que não pode ser levado a público, por medo que sejam desrespeitadas pelo sentimento puro que sentem, medo que sejam satirizadas.

A história criada pela Rafaella Vieira é ambientada em Recife e trata sobre o quadro da adolescência atual, livro mais atual impossível. A autora realmente conhece a cultura pop teen, o livro é cheio de referências que abordam desde pré-adolescentes a jovens. Referências que dão um toque de realidade, criam humor, dão aprofundamento na história. Com referências de tudo que você possa imaginar. Um exemplo é a personagem Erik que é apelidado de Draco Malfoy, por ser um aprendiz de tal.

Os personagens de fundo são maravilhosos, os dois que mais se destacam Jaque e o abusado Renato. Ambos garantem ótimas gargalhadas com as bobagens, são coisas tão absurdas que você só pode rir. Tia Jaque e sua eterna vontade de ser jovem sempre, e o atrapalhado e tarado Renato com ótimas cantadas sempre. Tem uma surpresa envolvendo esses personagens, mas só lendo para saber.

A escrita é ágil e jovem, uma leitura rápida que pode divertir muito. A autora soube tratar o sexualismo da maneira correta sem caracterizá-lo já que o amor é igual para todos indiferentemente de quem o sinta, sem deixar de mostrar dificuldades da adolescência e ainda acrescentar os problemas familiares que a sociedade atual possui.
Indico o livro para o público adolescente já além de ser voltado para esses algumas referências serão mais significativas para esse público.

Agradeço a editora Brejeira Malagueta por ter mandando um exemplar para resenha e a Rafaella por ser tão atenciosa.

Restaurante da Mente - http://www.restaurantedamente.co.cc/

Debora 23/04/2012

Quando li a sinopse de "Depois daquele beijo", logo tive vontade de ler. O que me chamou a atenção foi, realmente, a relação homossexual existente e eu fiquei curiosa para saber como o caso seria conduzido.

O livro é pequeno e fácil de ler, a história flui, dá pra ler em um dia - coisa que eu não fiz, porque estava adorando tanto que às vezes eu pausava pra poder prolongar mais a leitura.

Não sou fã de escritores nacionais - seus livros geralmente ficam aquém da minha expectativa - mas Rafaella Vieira me surpreendeu. O que já foi dito em outras resenhas, o fato da história se passar em Recife, ser bem regional, deu um charme a mais ao livro. Os personagens são divertidos mesmo dentro dos "dramas" que vivem e eu ri bastante lendo.

Vou confessar que achei que algumas coisas aconteceram muito "de repente" na trama, mas nada que a tornasse estranha, irreal. Achei, também, que as pessoas aceitaram o romance muito rápido - tudo bem que esse É o ponto do livro, retratar o amor homossexual de forma normal, que é. Só quem encrencou foi a mãe da Michelle (protagonista) e a mãe da Caterine (a namorada). Os colegas acharam super natural - bem coisa de jovens, ok - a tia Jaque também, o pai... não sei se na vida é bem assim, creio que não. Mas se a intenção era mostrar o quão pode ser normal a relação homossexual, nisso o livro foi bem sucedido. Na minha concepção, o fato de Renato ficar "assediando" as meninas o livro inteiro foi proposital, para ficarmos pensando se, no final das contas, todo aquele louco amor da Mi pela Cat ia prevalecer, ou se ela ia acabar terminando com a menina, pra ter uma relação hetero com o Renato.

Achei o livro bem romântico e, em certas horas, eu queria ser a Michelle, ou Caterine, ou ter o amor das duas, uma relação como a delas. Apesar de, em alguns momentos, achar as declarações meio exageradas e melosas, mas também identifiquei que foi pra retratar bem o jeito de ADOLESCENTES, sempre intensos.

Histórias com finais muito felizes não me tocam tanto, e no final do livro, achei que tudo ficou muito certinho pra todo mundo, tudo se encaixou e na vida real acaba não sendo assim... Prefiro finais um pouco caóticos.

Se tivesse que dar uma nota, daria 9. O ponto que fica faltando pra um 10 é por conta dos pequenos pontos negativos citado ao longo da resenha.
Rafa Vieira 26/04/2012minha estante
Ameeei sua resenha!!! :)

Debora 27/04/2012minha estante
Aiii, obrigada! *-*

Ansiosa pelo próximo lançamento!

Priscilla Bacellar 11/11/2020

Um quentinho no coração
Um romance desses que faz a gente torcer até o último capítulo por um final feliz. Um YA muito bem escrito, doce, delicado e muito bem ambientado em Recife. Dá pra se transportar pra lá e sentir o calorão das ruas da praia de Boa Viagem.
E o que falar do Renato? Um personagem que ganhou espaço no meu coração e que eu tive vontade de dar umas broncas, mas ao mesmo tempo de ter do meu lado.
A Rafa sempre supreende.

Mi Pieroni 26/11/2011

Tive a oportunidade de ler esse livro pelo booktour organizado pela Evellyn, do blog HeyEvellyn!

"Depois Daquele Beijo" conta a história de Michelle, uma menina de 16 anos que mora em Recife e estuda em uma escola onda parece não se encaixar. Vai a festas por "obrigação" e conversa com aquelas que chama de amiga pelo mesmo motivo. Até Caterine chegar. Caterine, uma menina misteriosa, descolada, bonita que mexe logo de primeira com Michelle. O que seria aquele sentimento, aquela emoção toda que ela sentiu apenas de olhar para a menina? E aquela obsessão por ela, o que poderia ser?

"Depois Daquele Beijo" é um livro que fala um pouco sobre tudo, mas ainda mais do amor, carinho e atenção. Achei a história muito fofa, o jeito que Michelle e Caterine se tratam é muito bonitinho. Dá para ver que entre as duas existe um amor que supera várias barreiras, algumas até mesmo presentes no livro. Não vemos muito preconceito, um pouco por parte da mãe de Michelle, o que é ótimo, porém achei que acaba fugindo um pouco da realidade, porque atualmente, mesmo em tempos modernos, o preconceito ainda é muito forte.

No começo da história eu acabei me irritando um pouco com Michelle. Como ela não se sentia uma pessoa encaixada no ambiente em que vivia, ela acabava se irritando com tudo e com todos e acredito que essa irritação da Michelle acabou "pegando em mim". Achei que ela foi um pouco ingrata com os amigos que sempre estiveram perto dela, mesmo com todos os defeitos que eles possuíam, é muito visível que se Michelle precisasse de algo, eles estariam lá para ajudá-la. Mesmo ela amadurecendo durante o livro, fiquei com aquela primeira impressão dela, e acabei pegando uma certa implicância.

Os personagens que mais me chamaram atenção e que eu esperava para ler: Tia Jacque e Renato. Li algumas resenhas e todas elas tinham pelo menos a Tia Jacque como seu personagem favorito. Não é para menos. Tia Jacque é legal, maluca, descontraída, destraída, simpática, amorosa e muito, muito divertida! E Renato, mesmo sendo um pervertido, me divertiu horrores. Era incrível como ele tentava "tirar uma casquinha" de qualquer situação.

"Depois Daquele Beijo" é um livro que serve de alerta para todos nós. Mostra que é possível sim existir amor entre duas pessoas do mesmo sexo, e que isso não é o fim do mundo, pelo contrário. O amor existe e independe de etinia, religião, opção sexual. O amor é amor, e ponto!

Ariadne 22/09/2020

Contrariando a tudo e todos, esse livro foi apenas ok para mim. A leitura é sim envolvente, não nego, mas a história é mais do mesmo no gênero. Embora não seja um gênero que eu curta, fico feliz de ver gays representados em romances clichês

Salemme 18/08/2021

Uma delícia de leitura
Depois daquele beijo é o tipo de livro que te prende logo de início e você se.oega torcendo pela felicidade dos personagens como se eles fossem seus amigos próximos.
A ambientação da história em Recife é perfeita e faz a gente se sentir lá, vivendo tudo aquilo com a Michele, a Cat e o Renato (que aliás é o garoto mais bobo e adorável de Recife!)

Nathi 21/08/2011

Resenha - Depois Daquele Beijo
Michelle tem 16 anos, é uma garota bonita, extrovertida, talentosa e sonha em tornar-se roteirista e escritora. Apesar de tudo, ela nunca encontrou uma pessoa que se interessasse por ela. O fato de não ter um namorado deixa Michelle um pouco deslocada e sem expectativas.

Até o dia em que uma nova aluna entra em sua classe: Catarine Fernandes. As duas logo se identificam, e se dão extremamente bem. Uma forte amizade tem início, e quando a professora lhes passa um projeto de artes e as duas começam a trabalhar juntas, essa amizade vai muito além.

Depois de passar muito tempo juntas e ficarem ainda mais próximas, durante um ensaio para o projeto as duas se beijam, e tudo muda. Logo, Michelle percebe que finalmente encontrou seu lugar no mundo, ao lado de Catarine. Porém, para ficarem juntas elas precisarão encontrar forças uma na outra para driblarem os obstáculos que surgirem no caminho, inclusive no ambiente familiar.

Eu nunca havia lido um livro com a temática de homossexualismo, então não posso fazer comparações. Mas fiquei impressionada com a forma que a Rafa expôs esse tema polêmico de forma tão natural. Afinal ele faz parte da nossa sociedade e foi uma experiência ótima conhecê-lo mais.

Para ler a resenha completa: http://www.booksinwonderland.com/2011/07/resenha-depois-daquele-beijo.html

William Souza 24/08/2011

Caterine é a nova menina na classe. Linda de morrer, interessada por livros, muito intensa, ela vira a melhor amiga de Michelle. Só que, durante o projeto de filmagem para a matéria de artes, as duas descobrem que um beijo pode ser perfeito demais – e mudar tudo o que acontece depois. Um romance teen ambientado em Recife, com todo o calor das praias de mar verde. A obra utiliza um tom leve e bem humorado para tratar questões típicas da idade, como festas, amigos, estudo, projetos de escola e namoros. Há a insegurança de um primeiro envolvimento e os exageros de adolescentes, mas a autora evita descrições de sensualidade. O lançamento faz parte do foco da Brejeira Malagueta de dar voz às jovens autoras nacionais que falem da homossexualidade feminina com autenticidade e sem preconceitos.

Primeiro antes de tudo, temos que acabar com os pré-conceitos. Como o livro fala sobre homossexualidade, algumas pessoas podem até torcer o nariz. Mas literatura é isso né gente? Temos que ler de tudo.

Como eu adorei ler esse livro, ele é tão espirituoso que praticamente já nos encanta por si só, mas é com uma escrita tão leve e descontraída que “Depois Daquele Beijo” nos prende durantes todas as suas 184 páginas (eu queria mais!).

A autora Raffaela Vieria, deixa a narração de Michelle mais real por tudo o que ela cita. Tem um monte de menções á séries, livros e músicas que nós todos amamos. E isso é tão legal, que parece que estamos conversando com a Michelle sobre a vida dela.

O cenário é ótimo, para quem não sabe eu nasci em Recife, mas moro em São Paulo desde pequeno, então tudo o que eu conheço lá é só os pontos turístico que visito de tempos em tempos, e ler uma trama que é ambientada em uma cidade tão gostosa como essa é muito bom. Eu ficava o tempo todo, “eu já passei por aqui!” hehehe.

Os personagens são bem construídos e nenhum está ali na estória dó para fazer volume. Cada um tem uma personalidade própria e distinta, e tem um mais maluco que o outro. Meus preferidos foram o Renato e a tia Jaque, impossível não rir com esses dois.

A forma como a autora aborda a sexualidade da protagonista é ótimo, pois ela não joga em cima dos leitores praticamente e deixa lá, ela vai fazendo com que a personagem descubra esse seu lado sem fazer alarde ou deixando as pessoas escandalizadas.

Ler “Depois Daquele Beijo” só nos retifica aquela estória de que o amor é para todos, independente de raça, credo, religião ou sexualidade. A mensagem é positiva e o livro deveria ser adotado pelas escolas como leitura obrigatória, quem sabe os pequeninos aprenderiam que o importante é ser feliz.

Depois Daquele Beijo é isso. É paixão, é gargalhadas, é amizade e é o primeiro amor de uma forma diferente, mas que não deixa de ser bonito.

Raíssa Lis 22/11/2011

Impressionante . . .
ive a oportunidade de ler esse livro com o BookTour organizado pela Evellyn !

A história acontece em Recife. Visitei esta cidade uma vez quando pequena e tenho poucas recordações, mas com a riqueza de detalhes que a Rafaella passa, podemos nos sentir morando na cidade de Recife.

Michele é uma adolescente diferente das outras, enquanto suas amigas Jasmine e Luílla adoram ir para baladas e curtir os gatinhos, ela adora ler e escrever, uma garota completamente caseira e que escreve para o jornal da escola.

Caterine é a nova menina da classe, linda e estudiosa, faz todos os meninos olharem para ela, extasiados com tanta beleza. Para surpresa de todos, ela logo se senta próximo a Michele que a cumprimenta de forma educada iniciando uma nova amizade.

Para o novo projeto da aula de artes, Michele constrói um roteiro pensando em Caterine, como a protagonista e chama seu amigo Renato para participar das filmagens. Aumentando o envolvimento entre Michele e Caterine, com o primeiro ensaio acontece o primeiro beijo e toda a indecisão na cabeça de Michele em o que fazer depois daquele beijo.

Renato é um apaixonado por Michele e faz tudo para que possa ficar perto dela, um bobo iludido com uma paixão de adolescência.

Com ajuda da tia Jaqueline, Michele recebe conselhos e tem o apoio da tia para viver novas experiências.

Gostei da historia por se tratar de um relacionamento homossexual e não abordar nenhum tipo de preconceitos, mostrando as dificuldades que sem encontram em relações dessa forma. Sem contar que a narrativa é feita de forma imparcial e a construção de personagens, com forte personalidade marcam uma boa historia sem dramas pesados.

Endry 17/04/2012

Eu li: Depois daquele beijo - Rafaella Vieira
Depois daquele beijo surpreende, primeiramente, pelo tema que trata: uma relação homossexual entre meninas. A autora está de parabéns ao trazer um tema atual e que é alvo de discussões e muito tabu. A relação entre as meninas é tranquila, normal como a de qualquer adolescente. O interessante no livro é que o preconceito, que eu imaginei que seria tratado com bastante ênfase, passou despercebido. A autora focou em um obstáculo, de certa maneira, mais conhecido, porém o que não era o esperado. Por esse motivo, merece mais um ponto em minha avaliação singela. Ela ultrapassou o óbvio nestes aspectos. A história em si é um clichê, no que se refere ao desenrolar da trama. Sinceramente, eu adoro um clichê! Eu gostei da escrita da autora, ela é simples, leve e divertida. Acredito que tenha faltado um pouco de detalhamento em alguns momentos. Mesmo assim, a autora está de parabéns, assim como a nossa "nova " literatura nacional, que vem trazendo bons livros.

Mi 05/01/2014

Amei!
Amei o livro, a história, os personagens. Simplesmente perfeito *-*

Sabrina 08/10/2019

Um dos melhores livros!
Há muito tempo queria escrever uma resenha dele, mas sempre procurei palavras e nunca achei que estivesse a altura. Ainda não acho. Mas hoje terminei de reler a versão em ebook dele e me obriguei a vir escrever minhas impressões.
Antes de tudo, li a primeira edição, que é fantástica, mas a edição em ebook ainda consegue ser melhor: uma porque possui cenas a mais que a versão antiga não tinha e outra que deixa o leitor mais empolgado por uma continuação.
Acho que um livro lésbico juvenil é algo muito raro de se encontrar (sim,agora tem os gringos aí e tal, mas mesmo assim pelo menos os que li não chegam aos pés desse), então ver uma história tão bem contada que se passa no Brasil, ainda mais no nordeste, é maravilhoso. A sensação é de entrar a fundo na história e na pele das personagens, estar sentindo o que elas sentem. E torna muito real a conexão entre elas!
Não quero dar spoiler, mas leiam, se abram para uma história que vai conquistar seu coração.
Ah e preparem-se para amar/odiar um certo personagem kkk
Cinco beijos de amor para Depois daquele Beijo!