Os Cantos

Os Cantos Ezra Pound

Resenhas - Os Cantos

@riggifabio 14/10/2020

Ao ler Os Cantos na íntegra, deu para entender por que eles são o grande monumento épico de nossa Era. Ao cotejá-los com clássicos greco-latinos como a Ilíada, Odisseia ou Metamorfoses, o que mais me chamou atenção foi notar como o espaço ocupado na Antiguidade pelos deuses foi tomado pelo dinheiro, sua burocracia e suas relações de poder. A tradução de José Lino Grünewald é uma proeza e uma contribuição inestimável para nosso idioma. Infelizmente, a edição não é bilíngue e o original faz muita falta, mas é compreensível por questões de viabilidade editorial. Ainda assim, são 800 páginas de poesia densa, em vários idiomas e alfabetos (tem até partitura musical), ocidentais e orientais, e feita toda de referências históricas e literárias. Pretendo reler, mas na próxima vez com um guia de leitura e no original. Os cantos XXX ("Piedade matou minhas ninfas"), XLV ("Com Usura") e CXX ("Tentei escrever o PARAÍSO") estão entre as coisas mais marcantes que já li na vida.

Pablo Paz 23/06/2021

Música em boa companhia.
'Os Cantos' é uma obra densa que pode ser desfrutada de duas maneiras: 1) Como uma obra para iniciados porque, embora escrita em inglês, se apropria de forma muito criativa de outras 5 línguas (chinês, grego, latim, francês e italiano), e é difícil para a maioria dos leitores acompanhar algumas passagens, exceto se formado em estudos literários; nesse sentido, é uma leitura indispensável para qualquer poeta, em especial para o novato, já que vai aprender muita sobre poesia, em especial a Épica. 2) Como música, tal como sugere o título, já que para o autor da obra a boa poesia nunca se afasta demais da música (e da dança); e como música, tu não precisas saber de nada sobre conceitos musicais (e da crítica especializada), apenas ouvi-la e senti-la ou imagina-la como se assistisse a bons bailarinos. Eu li 'Os Cantos' dessa segunda maneira. Quase dormi algumas vezes, mas na maior parte do tempo, não foi perdido, pelo contrário! - durante as duas semanas de leitura concentrada, passeei pela história da Poesia com um poeta erudito que sabe tudo sobre Ela. E graças à sua paixão e talento por esse gênero, pude ter uma bela fruição em sua companhia. Concerto inesquecível para mim.