A Era dos Impérios

A Era dos Impérios Eric J. Hobsbawm
Eric Hobsbawn

Resenhas - A Era dos Impérios

Juan 31/01/2023

Foi um desafio literário ler a trilogia das Eras. Eric Hobsbawm não é didático, se fosse, a historia do século XIX seria escrito como nos livros de história da escola. O que ficou claro pra mim é que o rumo da história é claramente um (o do capitalismo burguês), porém, esse rumo é mais complexo do que parece, e, pra entender essa complexidade, Hobsbawm nos traz as particularidades de cada povo, de cada classe e de cada lugar que foi influenciado por essa era (obviamente que ele traz mais da Europa que de outros lugares).

Gabriel 20/06/2022

A era dos impérios
"A era dos impérios", terceiro volume da trilogia "As eras", do historiador Eric Hobsbawm, aborda os acontecimentos históricos mais significativos no período 1875-1914, de extrema importância para compreender as bases do século XX.
Partindo da relativa estabilização do crescimento da economia capitalista em relação ao período anterior, Hobsbawm explica como o imperialismo e fatores a ele associados foram responsáveis pelas transformações ocorridas entre o final do século XIX e início do XX.
Para o desenvolvimento de sua tese o autor parte de referenciais sociais importantes como os movimentos trabalhistas e socialistas, emancipação feminina e mentalidade burguesa, o que facilita a compreensão do período do qual se faz análise.
A leitura faz-se essencial para compreender de forma analítica as bases do século XX, bem como seus conflitos e os impactos dos mesmos na contemporaneidade.

Sabrina 12/06/2022

É?
Não sei se é porque eu o li por necessidade, forçadamente para a faculdade, mas simplesmente achei a leitura tão entediante? o livro tem uma escrita muito monótona e pouco instigante. A didática dele com certeza não surtiu efeito em mim, mas em relação ao conteúdo em si, é impecável.

Ogaiht 21/02/2022

O Fim de uma Era de Esperança
O terceiro volume da coleção ?Eras? de Eric J. Hobsbawm aborda os anos de 1875 a 1914, o final do período conhecido como ?o longo século XIX?. Foi um período de relativa paz na Europa sem grandes conflitos envolvendo as principais potências.
Também foi o período de surgimento de dois novos Estados que se unificaram tardiamente: a Itália e a Alemanha, que viria a rivalizar com a Inglaterra pela supremacia na Europa. A Inglaterra, até então a única grande potência incontestável, com a marinha mais poderosa do mundo e dona de um vasto império colonial via sua supremacia ser contestada: as outras potências europeias se industrializavam e os Estados Unidos cada vez mais se firmavam como uma nova grande força político-econômica.
Enquanto isso, a França perdia espaço nesse jogo de xadrez geopolítico, assim como os antigos e decadentes grandes impérios da Europa: o Império Russo, o Império Otomano e o Império Austro-Húngaro.
Com o surgimento de novas potências, estas passaram a disputar com as antigas potências por novos territórios para construirem seus próprios impérios coloniais. Assim, o clima na Europa era que uma guerra era iminente e bastou o assassinato de um nobre austríaco para que um conflito que mataria pelo menos 20 milhões de pessoas fosse deflagrado. Conflito esse que começaria em 1914 e terminaria em 1918, mas não de forma satisfatória e deixando inúmeras pendências que inevitavelmente acarretariam em uma outra guerra mundial 21 anos depois.
Hobsbawm é sem dúvida uma leitura obrigatória para compreender o mundo atual.

Renan 14/02/2021

O império da reflexão individual.
Ler sobre a História é conhecer-se em todos os aspectos humanos.
A forma como Eric Hobsbawm narra e descreve os acontecimentos históricos para uma não historiador é incrível,com uma força capaz de romper com os paradigmas de certo e errado, moral e imoral,trazendo para o debate as dimensões econômicas e as dimensões políticas dos acontecimentos históricos.
Isso se torna uma chave para a reflexão apurada de seus leitores ,estou complemente encantado por ter conseguido ler os três livros que compõe As eras.

Jaime Filho 16/12/2020

Em A era dos impérios, Eric Hobsbawm conclui sua fabulosa trilogia com um texto mais complexo que os anteriores e, sem dúvida, com uma conclusão um tanto trágica. A época que se inicia com as expectativas das grandes revoluções termina com o ínicio da Primeira Guerra Mundial. O autor começa apontando que figuras eminentes do século XX (Lênin, Hitler, Churchil, Roosevelt) ainda viveram a era dos impérios e por ela foram influenciados. Neste volume observamos uma crise na hegemonia liberal; a formação dos impérios coloniais; a ascensão do nacionalismo tal qual como o conhecemos, distinto do que era em sua formatação original na era das revoluções; a consolidação da democracia e a luta das mulheres para fazer parte dela e obter emancipação total; a luta da classe trabalhadora que viria a sacudir o mundo em 1917 e o arranjo geopítico que sepultaria algumas das mais nobres utopias do século XIX com a grande guerra. Assim encerro minha aventura no "longo século XIX" através dessa grandiosa Trilogia das Eras. Não há uma série ou filme ambientado nessa época que eu não pense: "Hobsbawm escreveu sobre isso". É magistral. Jamais pensarei no século XIX da mesma forma.

Emi 18/03/2020

Hobs sabe sobre tudo. Muito bom.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/01/2020

Neste livro, Hobsbawm problematiza o período 1875-1914, marcado segundo o autor pela predominância de grandes potências imperiais ou colonialistas, traçando uma análise dos anos que definiram o mundo no século XX, quando um longo período de paz, expansão capitalista e dominação européia desembocou em guerra e crise. Hobsbawn integra a cultura, a política e a vida social das décadas que antecederam à Primeira Guerra Mundial, construindo uma interpretação inovadora.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788577531011

Taís 25/12/2018minha estante
Depois da sua descrição, dá até vontade de ler.

Hildeberto 05/06/2017

Para mim, o melhor livro da série. O assunto é bastante instigante e atual, e Hobsbawn parece ter caprichado ainda mais na escrita deste livro - talvez porque, como ele afirma nos capítulos iniciais, algumas coisas que ele aborda no livro ainda estavam vivas em sua memória e tinham uma importância pessoal. De qualquer forma, os aspectos positivos dos outros livros estão novamente presentes: descrição dos processos históricos mais do que dos fatos; fluidez na abordagem, utilizando diferentes perspectivas para um mesmo assunto; abordagem de temas culturais e sociais, enriquecendo o panorama da obra. Um aspecto negativo, que perpassa toda a coleção, é seu enfoque nas lutas do movimento de esquerda. Nada contra, mas por vezes o autor diminui o ritmo da narrativa para abordar os desenvolvimento do comunismo e afins em acontecimentos em que (o próprio Hobsbawn admite) não tiveram muita participação ou relevância. É compreensível sua postura, visto o seu engajamento político em vida. Mas, considerando que "A Era dos Impérios" é um livro de divulgação da história geral, essas páginas me parecem fora de contexto.

Ed Siqueira 20/09/2011

Bom panorama de abertura do século XX
Neste livro, Hobsbawm consegue mapear o desenvolvimento do imperialismo e suas consequências para as tragédias que abrem o século XX. Dos livros de sua série sobre o século XIX, este deve ser o mais conciso e bem escrito.