A Era dos Impérios

A Era dos Impérios Eric J. Hobsbawm

Resenhas - A Era dos Impérios

Taís 25/12/2018minha estante
Depois da sua descrição, dá até vontade de ler.

Hildeberto 05/06/2017

Para mim, o melhor livro da série. O assunto é bastante instigante e atual, e Hobsbawn parece ter caprichado ainda mais na escrita deste livro - talvez porque, como ele afirma nos capítulos iniciais, algumas coisas que ele aborda no livro ainda estavam vivas em sua memória e tinham uma importância pessoal. De qualquer forma, os aspectos positivos dos outros livros estão novamente presentes: descrição dos processos históricos mais do que dos fatos; fluidez na abordagem, utilizando diferentes perspectivas para um mesmo assunto; abordagem de temas culturais e sociais, enriquecendo o panorama da obra. Um aspecto negativo, que perpassa toda a coleção, é seu enfoque nas lutas do movimento de esquerda. Nada contra, mas por vezes o autor diminui o ritmo da narrativa para abordar os desenvolvimento do comunismo e afins em acontecimentos em que (o próprio Hobsbawn admite) não tiveram muita participação ou relevância. É compreensível sua postura, visto o seu engajamento político em vida. Mas, considerando que "A Era dos Impérios" é um livro de divulgação da história geral, essas páginas me parecem fora de contexto.

Ed Siqueira 20/09/2011

Bom panorama de abertura do século XX
Neste livro, Hobsbawm consegue mapear o desenvolvimento do imperialismo e suas consequências para as tragédias que abrem o século XX. Dos livros de sua série sobre o século XIX, este deve ser o mais conciso e bem escrito.