A Pedra da Demanda

A Pedra da Demanda Angie Sage

Resenhas - A Pedra da Demanda

Akiharo 26/02/2024

Desenvolvimento de personagens melhora nesse volume
Eu lembrava muito pouco desse livro, só li uma vez quando criança e os temas levantados já não estavam me interessando tanto quanto a primeira obra da saga. Lendo agora mais velho pude aproveitar muito mais um grande acerto de Angie Sage: ela não adiciona tanto personagens quanto os outros volumes, o que dá tempo pra desenvolver os que já estão sustentando esse universo desde Magya! Adorei as aventuras de Septimus, Jenna, Besouro e Ullr nessa história e sigo ansioso para Syrena! Ah, e por algum motivo a tradução dessa edição ficou muito estranha logo pro final, talvez a Coisa tenha pego o tradutor também?.

MWeirich 03/10/2022

Enrolado
Certo, o livro trás algumas ideias interessantes, mas é só. A autora permanece errando sempre nos mesmos aspectos do livro, sempre trazendo muitos personagens e os esquecendo posteriormente.

Um livro enrolado, sem nenhum tipo de fluidez e o pior? A história basicamente não desenvolveu. Espero que o próximo livro seja um pouco menos pior.

Yasmin 09/10/2013

Uma história que marca o crescimento definitivo da série, em riqueza de trama, mundo e personagens

Desde que comecei o blog habituei-me a ler séries com um bom espaço entre os livros, mas já vai fazer um ano que decidi mudar isso. Pouco a pouco vi-me lendo todas as séries que tinha na estante de uma vez até o último livro já lançado e não podia estar mais feliz por ter mudado meu hábito. Logo após ter iniciado a leitura deste quarto livro da série percebi que o ideal para a história nesse caso era esse mesmo. Angie Sage dá sequência a trama iniciada no livro anterior de maneira surpreendente interligando histórias enquanto constrói a trama central da série. Maquinações, mistérios e muita ação marcam a sequência da história de Septimus Heap.

Tudo começa quando Merrin Meredith tem a chance de escapar da caverna onde vive como empregado de Simon Heap desde que este fugiu do castelo. Merrin esperou paciente que Lucy e Simon partissem para pôr seu plano em ação. Ele iria pegar o anel de duas faces do esqueleto do maligno Dom Daniel e seguiria para o castelo onde entrevaria o destino de Septimus Heap, o garoto arrogante que anos antes roubara sua vida. Mostraria a todos quem era quem. Enquanto isso no castelo Septimus e Jenna esperavam que uma solução aparecesse, alguma pista de como resgatariam Nicko e Snorri do passado antes que fosse tarde demais para todos. Quando Marcellus Pye o convida para um chá Septimus tem certeza que ele descobriu algo. Um antigo mapa enviado por Snorri para Marcellus no passado, que levava até a Casa de Foryx, o lugar onde todos os tempos se encontram. Septimus e Jenna precisam chegar lá antes que Nicko e Snorri saiam no tempo errado, ficando presos para sempre. Porém antes de agir todos são surpreendidos quando o fantasma Tertius Fume, primeiro escriba chefe surge convocando uma assembleia que enviará Septimus em uma demanda. Tertius aliara-se ao estranho, Merrin, que mais cedo Besouro viu conseguir emprego no Manuscriptorium. Juntos eles manipularam o jarro com trevas, mas Septimus foge antes de ficar preso na torre, não percebendo seu erro ao pegar o talismã da proteção. A caminho da Casa de Foryx, os três correm contra o tempo e os obstáculos não param de surgir...

É a partir dessa premissa que a história desse quarto volume se desenvolve em um ritmo mais cadenciado do que nos anteriores juntando, de formar harmoniosa, à medida que os capítulos passam tramas de diferentes tons e importância. Angie Sage mais uma vez expande o mundo que conhecemos inserindo elementos importantes que a cada novo livro começa a juntar o fundo da trama central. Com belas descrições a autora apresenta novos cenários intrigantes, detalhando não só um castelo mais rico e cheio de segredos como um mundo amplo e selvagem. A narração segue o mesmo tom bem-humorado, com ar de que tudo sabe, sempre com um comentário afiado seja como pensamento de um personagem ou não.

Uma das coisas que chama atenção na história é a forma como a autora evolui a relação de Septimus e Márcia. A maga cada vez mais quer restringir Septimus. Seja proibindo uma coisa ou afastando outra. Não entendi qual o sentido no princípio, mas pelos rumos que a história tomou fica claro que a autora está preparando uma surpresa. Fiquei curiosa imaginando o que seria. Septimus está cada vez mais inteligente, maduro e desenvolto, seu poder cresce e fica mais aparente a todos que ele é diferente. Com a trama de Merrin e Tertius a autora prepara o terreno para algo maior e mais surpreendente. Márcia está escondendo algo. O fim encerra a trama e ainda deixa questões em aberto que enchem o ar de perguntas. Jenna ainda não foi coroada rainha, Septimus está cada vez mais surpreendente e as trevas estão de volta ao castelo em figuras diferentes.

A leitura é rápida e deliciosa, os capítulos se desenrolam com tamanho fluidez que terminei sem perceber. Angie Sage entrecortou as tramas unindo-as no momento perfeito, acertando nos desdobramentos e mais uma vez provando que sua história e mundo são originais e inovadores. Seus elementos e detalhes ricos e fascinantes. A magia e o modo como funcionam mais uma vez ganha contornos e adições interessantes. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/09/resenha-pedra-da-demanda.html

Vitor850 28/07/2013

A pedra da demanda
A pedra da demanda eu li bem rápido, a história desse livro se passa em alguns dias (acho que em uma semana e um pouquinho mais), mas da metade até o final são dois dias, ou quase. Mais personagens entram na história, como Merrin Meredith, ex-aprendiz de DomDaniel; Tertius Fume, irritante fantasma que Merrin com seu plano; sr. Ephaniah Grebe, um homem-rato que trabalha no Manuscriptorium consertando coisas.
Nicko e Snorri ainda estão presos no passado, mas encontram a tia perdida de Snorri, que caiu quando criança por um espelho, e ela os ajuda para que cheguem à Casa de Foryx. Enquanto isso, no "tempo certo" como Jenna fala do tempo dela, Merrin está fugindo do Observatório de Simon com nada menos do que o anel de DomDaniel, o Anel de Duas Faces, o anel das Trevas. Ele tem um plano de Consumir Septimus, e para fazer isso ele tem que ir até o Castelo. Lá encontra Tertius Fume, que faz a cabeça de Merrin para ajudá-lo em uma tarefa.
Mudando para Septimus: Márcia pede para que Septimus entregue seu Talismã de Voo para ela, o que acaba dificultando algumas coisas para ele no futuro. Septimus, Jenna e Besouro visitam Marcellus Pye, agora jovem graças à porção que Septimus fez, e Marcellus entrega a eles um mapa, feito por Snorri no passado, que leva até à Casa de Foryx. Aí começa a viagem, e aí que eles conhecem o sr. Ephaniah Grebe, mas não falar mais nada dele.
Mas quando tudo parece dar certo, Tertius Fume faz a Assembleia, antecipadamente, para que o Aprendiz tire uma pedra do Jarro da Demanda. Não ficarei descrevendo cenas, só o mais importante: Septimus, Jenna, Besouro e Ullr, o gato que se transforma de Snorri, vão atrás da Casa de Foryx resgatar Nicko e Snorri. Lá Septimus se depara com uma pessoa muito importante no passado.
A evolução dos livros lembra Harry Potter e Percy Jackson, os personagens estão crescendo e a gente acompanha. Jenna e Septimus passarão por uma coisa que eles nunca achavam que teriam que passar, leiam para saber o que é.
Já estava esquecendo, personagem mais chata que a Jillie Djinn está para ser criada, rs. Ela não dá sossego ao Besouro e faz muita, mas muita burrice. Menino Lobo e tia Zelda não aparecem. Os irmãos de Septimus que moram na Floresta aparecem depois de muito tempo, mas só uns três capítulos, junto com as Bruxas de Wendron, Silas Heap e Max, seu cachorro. Este é o melhor até agora desde Magya.
Espero que tenham gostado da resenha, ela está um pouco fraca, mas que se eu colocasse mais informações contaria Spoilers importantes, e isso eu evito colocar (mesmo que de vez em quando uma saia, rs).

site: http://guardiaodamuralha.blogspot.com.br/2013/07/a-pedra-da-demanda-de-angie-sage.html

AndyinhA 13/07/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Eu curto essa série porque ela fala de magia, mas totalmente foge da ideia HP de ser. E a quantidade e diversidade de narradores ajuda ainda mais a afastar essa ideia. Este livro em especial se focou em Jenna, Septimus e Besouro. Eles têm bastantes coisas a resolver, principalmente o assunto ligado ao livro anterior – a possibilidade de voltar no tempo e o que isso implicou com alguns personagens.

Mas se engana quem apenas acha que só esses três personagens foram destaques, a família de Septimus é enorme e devido a acontecimentos anteriores (principalmente no livro 1 e 2), ele possui muito inimigos, ele só não sabe disso ainda, mas nós sabemos pois acompanhamos alguns personagens que a principio achamos ser aleatórios, mas depois entendemos o porque dele aparecer algumas vezes.

Esse livro ao contrario dos outros acabou se focando na tal demanda que dá o nome ao livro e apesar de ser parte de uma série, eu senti que teve um começo, meio e fim. E só evolui para continuação por que outros personagens aparecem e eles dão outros rumos para história. Por isso ainda não sei no que a autora vai apostar na continuação.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2013/07/poison-books-pedra-da-demanda-angie-sage.html

Lucas 26/10/2012

Boa leitura para aquelas noites de chuva, as aventuras de Septimus e Jenna (e é claro o restante da turma) continuam tão empolgantes quanto as do primeiro, segundo e terceiro livro. Com diálogos divertidos e cenários exuberantes, a Magya continua!!!