O Que é Anarquismo

O Que é Anarquismo Caio Túlio Costa

Resenhas - O que é anarquismo

Marcelo 03/06/2009

Leitura não recomendável para menores
Década de 70, ditadura militar e vários professores de 1o e 2o grau querendo fazer alguma diferença no sistema educacional. Mas dar um livro destes para uma criança de 13 anos na 7a séria não ajudou muito. Preciso reler urgente mas me lembro que foi algo fascinante naquela época.

matlima 01/07/2009

Li na minha adolescência e fui profundamente influenciado pelos ideais libertários de esquerda. Hoje penso muito diferente, mas acredito que conhecer o anarquismo é importante para qualquer pessoa que goste ou queira entender um pouco de política.

Daniella 22/09/2011

“Ser governado é ser zelado, inspecionado, doutrinado, aconselhado, controlado, assediado, pesado, censurado e ordenado por homens que não têm direito, nem conhecimento ou valor para tanto. Isto é o Estado, esta é sua justiça, esta é sua moral.”
Na obra “O que é anarquismo”, o autor Caio Túlio Costa nos apresenta, de uma forma geral, o que se entende pelo movimento libertário anarquista. Colocado por ele como anarquismos, no plural, já que considera haver inúmeras correntes de pensamento no interior do movimento. Para isto, se apóia principalmente na obra “História das idéias e movimentos anarquistas” de George Woodcock, considerado um grande especialista no assunto, sobre a qual Caio Túlio Costa debruça a fim de fundamentar suas próprias opiniões.
De uma forma que poderíamos considerar didática, o autor divide a pequena obra em quatro capítulos: “A ingênua lucidez” aborda as correntes mais relevantes do movimento anarquista; “Os ingovernáveis” trata do caminho percorrido e das obras deixadas por seus principais teóricos; o terceiro e quarto capítulos explicitam o histórico do movimento e sua colaboração na história de diferentes países.
Caio Túlio Costa tenta em uma obra relativamente curta nos direcionar a um estudo mais aprofundado sobre o anarquismo, exemplificando passagens e teóricos importantes para o movimento. Apesar do grande numero de informações deixarem a obra condensada, é possível desmistificar a confusão que gira em torno do seu conceito e captar a essência dos ideais anarquistas, cuja crença na ação direta, onde a responsabilidade por suas conseqüências deve ser aceita e a auto-representatividade devem ser estabelecidas em todos os âmbitos, social, familiar, político e, principalmente a luta pela abolição de qualquer forma governativa.

Storil 25/08/2021

O que é o Anarquismo
Procurar compreender o movimento anarquista do começo do século, suas implicações culturais, é uma forma de entender vários dos acontecimentos que agitam a atual cena politico-cultural.

Gleis 07/11/2021

O que foi o Anarquismo?
Esse livro foi na verdade uma releitura, pois já havia lido antes.
Como é uma edição antiga, da coleção Primeros Passos de 1982, acredito que o histórico anarquista mundial se dá até esse momento.
O livro é bem didático, de forma bem clara, relata como surgiu o Anarquismo, bem como seus precursores.
O leitor pode acompanhar a saga de Proudhon, Kropotkin, Bakunin entre tantos outros que lutaram em prol desse ideal.
Há um breve relato de como foi o Anarquismo nas Américas, porém não muito detalhado.
É um livro interessante.

Fagi 28/04/2022

inicio.
Acho q é um bom livrinho para começar a se familiarizar com o assunto, que é meu caso.. ele seria um resuminho d tudo, qe pelo menos pra mim foi bom p conhecer mais os nomes das pessoas envolvidas com o anarquismo, as categorias, as localizaçoes e tiveram mais importancia, mas fica bem nitido qe é muita historia e qe precisa ser investigada melhor estudando diversos materiais, livros, textos para poder ter uma compreenção historica e politica a respeito, até no fim qe resumi a hist. do anarquismo no mundo, meu deus tem mil siglas qe apesar d dizer o nome, fica muito solto p comoreender, mas entendo q o proposito do livro é de iniciação, uma pincelada no assunto e qe abre a porta p drogas maiores rsrs.. o qe tbm nada impede releituras pqe por ser curto e um resumo deve ajudar a se situar nos estudos. Enfim sei o proposito do livro e acredito q seu papel foi comprido!

Rickyson.Heverton 23/12/2022

Introdução ao anarquismo
Utilizei essa obra pra fundamentar um trabalho de sociologia sobre o nascimento do mov. sindical brasileiro.
É um livro para quem quer conhecer uma das principais ideologias de esquerda, que propõe o mesmo que o comunismo - ou seja, uma sociedade sem Estado -, só que com meios diferentes.
Enquanto o anarquismo defende a necessidade de uma ruptura radical com o capitalismo e com o Estado - independente do caráter deste -, o comunismo defende o mesmo viés anticapitalista, apesar de defender a necessidade de um Estado de caráter socialista que defenda os interesses dos trabalhadores durante a primeira etapa do comunismo, ou seja, a chamada fase de transição ou socialismo.
Não sou estudioso do anarquismo, mas achei o livro bom. Não vi erros nem sobre as principais doutrinas anarquistas nem sobre os principais expoentes do anarquismo - Proudhon, Bakunin, Kropotkin.

xtina42 28/02/2023

Uma boa introdução
É um bom resumo geral, que procura definir as linhas teóricas do anarquismo 'clássico', apresentar personagens relevantes e períodos de maior ação e organização anarquista e onde o autor demonstra grande compreensão da filosofia e das motivações anarquistas.

Maria290 20/03/2023

And I want to be anarchy
Achei a escrita desse livro bem objetivo e de fácil entendimento, apesar de que me perdi um pouco em algumas partes. Porém, é um livro bem informativo, apesar de dar para ver que ele não foi feito para abordar o tema com tanta profundidade.

É um bom começo para se estudar o Anarquismo, mas fica faltando coisa, não dá pra querer entender o movimento só com bade nesse livro, apesar dele formar uma boa base.

Gostei muito de algumas ideologias que apareceram aqui, apesar de não concordar totalmente com outras, mas acredito que isso é normal em qualquer movimento. Simpatizei bastante com o anarco-comunismo e com o cooperativismo...

É isso, deixarei uma frase do querido camarada Bakunin aqui porque simpatizei bastante com ele:

?Quem quer, não a liberdade, mas o Estado, não deve brincar de Revolução.?

Rech_ 25/12/2023

Tal qual como qualquer outro movimento político, o Anarquismo é difícil de se explicar em apenas 120 páginas, mas sinto que seguindo a proposta da coleção "o que é" o Caio Túlio Costa poderia ter encontrado uma estruturação melhor para desenvolver o tema.

Ainda assim, como uma introdução geral da temática, acho que o livro consegue alcançar parte da proposta evidenciando os diferentes tipos de Anarquismos existentes e as principais figuras. Vale a pena utilizá-lo como ponta pé inicial para um aprofundamento posterior.