The Lottery

The Lottery Shirley Jackson

Resenhas - The Lottery

ALiCIA 21/02/2024

!1!
Similar a resemha q fiz do 'the witch' da shirley jackson. Achei essa historia mt perturbadora, levando em conta q se pa coisas assim podem real acontecer considerando nazismo e como pessoas facilmente sao manipuladas para acharem coisas horrendas normais de certo modo, ultilizando o pavor contra elas.

Paola 01/01/2024

Fiquei muito triste, essa é uma história tão promissora, poderia muito bem ter sido feita e explicada tim-tim-por-tim-tim em pelo menos 200 páginas, eu entendi a mensagem que quis passar mas é uma mensagem complexa demais para 12 páginas gente. Não deveria ser assim, deixou algo muito complexo muito raso.

sabrina 01/01/2024

Essa história é basicamente aquele experimento dos 5 macacos com a escada, cada vez que um macaco tentava subir os outros macacos eram acertados com um jato de água fria, depois de um tempo trocavam um dos macacos que sem saber dessa consequência tentava subir a escada, mesmo não sendo acertado por água era espancado pelos outros macacos, depois de um tempo se trocava mais um macaco e assim sucessivamente até o grupo se formar apenas por macacos que nunca foram acertados pelo jato de água apenas punidos pelos outros macacos que os puniam por tentar subir a escada com medo de algo que nem eles mesmo sabiam o que era.
Paola 01/01/2024minha estante
E assim os outros macacos só aprendiam que, por algum motivo que nem eles mesmos sabiam o que era, tinham que espancar o macaco que subia a escada pois era uma atitude errada, e em nenhum momento eles se perguntavam o motivo daquilo ser errado, só repetiam e repetiam o comportamento agressivo. Ótima metáfora!

michelyvogel 31/01/2023

Esse conto é simplesmente fantástico! Uma comunidade de interior, uma tradição local e um desfecho de cair o queixo. Cada parágrafo revela nas entrelinhas detalhes e relações reforçando a maldade e o terror. Eu tornei fã da autora com esse texto.

Kit 25/08/2022

Sensacional a forma como Shirley Jackson consegue transformar um assunto simples (como o de seguirmos padrões e ?tradições? sem nem mesmo saber o motivo), em uma história que é assustadoramente bizarra.

Aline.Robles 27/06/2022

Estruturas sem sentido, que continuam sendo repetidas.

Sociedade cria o mal a si mesma

Excelente conto!

arthurzito 24/06/2022

Não conhecia o trabalho dessa autora e vi uma recomendação desse conto na internet e achei a proposta do enredo interessante. A história se passa em uma cidadezinha bucólica do interior em um dia muito importante para seus moradores, o dia da loteria. Inicialmente há um clima de expectativa, mas de familiaridade com que está acontecendo, todo o ambiente muda assim que todos os moradores escolhem seus papeis e alguém é sorteado.
Não me admira que esse conto em especial tenha causado uma certa comoção na época(1948), achei o clima de suspense muito bem desenvolvido e o ar de mistério e horror que cerca a pratica, quase ritualística, feita pelos moradores muito cirúrgica.
Talvez leia outros livros dessa autora.

Sekhmet 02/01/2022

História chocante e com ritmo rápido. Mostra como a mentalidade da multidão e as tradições podem ser intimidantes. Muito bom

Tha 31/12/2021

Bizarramente fofo
Eu amei o conto, ele é curto mas muito bem construído. Shirley Jackson escreve tão leve que a gente quase esquece que provavelmente vai dar ruim no final (afinal é ela né).

O que eu gosto na Shirley Jackson é que ela sabe escrever personagens e situações cativantes, por mais esdrúxulas e terríveis que sejam. Esse povo todo que a gente nem conhece dessa vilinha, mas todo mundo muito simpático e divertido. Quando vê, tudo doido e sádico.

Pra quem gostou do conto, essa coisa meio fofa e bizarra é muito Nós Sempre Vivemos no Castelo.

camila 30/10/2021

Surpreendente!
Não conhecia a história, a professora que pediu para ler. Realmente não esperava por esse final... Acredito que seja uma crítica sobre seguir tradições cegamente e não questionar autoridades. Super recomendo!

Yasmin.d.Leon 28/08/2020

Escalofriante

luke - among the living. 26/07/2020

A loteria que a gente torce pra perder...

Li para o clube do livro que participo :)

Iamjessicaeduarda 30/03/2020

Simplesmente chocada com o final.
Resolvi ler esse conto por causa da referência a ele no livro "Contato de Emergência" que estou lendo no momento, vi matérias dizendo que o final do conto foi muito criticado na época em que foi publicado e a Shirley sofreu muito por causa disso, mas sinceramente eu adorei foi algo que não espera, me fez lembrar até de uma certa história bíblica.

23/07/2015

Shirley Jackson é dessas que te faz ficar com uma interrogação na testa até a metade de suas histórias, aí quando você passa a compreender certos aspectos ela vem e te espanta com o final. Cada final surpreendente!

Nesse aqui, você acha que vencer a tal loteria é sinônimo de sorte, mas pense de novo!

O plot é basicamente esse: 300 habitantes de uma cidade pequena se juntam na praça para o sorteio da loteria anual. Só no último instante que entendemos qual o “prêmio” e duvido que você não fique de boca aberta quando ele é revelado. Ainda mais se levarmos em consideração que nenhum habitante se mostra apreensivo. Parece até que estão se reunindo para a organização de uma festa junina.

Há uma crítica profunda escondida aqui, como a resistência da sociedade à mudança, de aceitarem tradições que jamais deveriam ser aceitas, do conformismo com o absurdo, de não usarem o poder de raciocinar. Mas isso é jogado de uma forma tão sutil que somente grandes escritores são realmente capazes de sustentar uma narrativa assim.

O livro foi escrito logo depois da Segunda Guerra Mundial, em 1948, então dá pra apontar várias críticas ligadas diretamente a isso – o que provavelmente deveria estar em discussão na época – mas ele consegue ser bastante atual ao mesmo tempo.

Simplesmente incrível!
leonel 23/07/2015minha estante