Apologética Cristã

Apologética Cristã Cornelius Van Til




Resenhas - Apologética Cristã


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Léo_Martins 25/05/2023

Apologética Cristã
Apologética Cristã é um dos muitos escritos que Van Til desenvolveu para seus cursos ao longo de vários anos. Foi o texto básico para seu curso de introdução à apologética.O objetivo de Van Til era mostrar que a cosmovisão cristã é a única racional e objetivamente válida. Sem ela, nada faz sentido. Além disso, como tudo no mundo fala de Deus como Criador, o apologista cristão pode iniciar uma discussão virtualmente de qualquer ponto da experiência humana e demonstrar como ela expressa a verdade.
comentários(0)comente



EWERTON 27/01/2014

Defesa da fé além das evidências
Um livro 5 estrelas, não porque seja incontestável, mas porque sua essência é comprometida com a defesa do evangelho indo além do que padroniza a linha apologética geral.
Van Til explora as diferenças nas raízes que formam algumas visões do Cristianismo e influenciam a forma de como apresentamos a Verdade ao mundo, demonstrando os atributos específicos no catolicismo romano, arminianismo e na visão reformada.
Durante toda a obra, o autor busca demonstrar os efeitos do pecado no homem que, apesar de racionalizar e intelectualizar, tem seus padrões distorcidos para enxergar da forma correta, sendo assim, o ponto de contato com o incrédulo não pode ser algo sem referência final à Deus, pelo contrário deve ter como pressuposto Sua existência, deixando o controle nas mãos dEle, não ao acaso ou à visão corrompida do incrédulo como juíz de todas as coisas.
Van Til não invalida a argumentação intelectual e evidencialista de forma alguma, mas mostra suas limitações, ao passo que mesmo que houvesse uma "aceitação" desses argumentos, o incrédulo chegaria a um deus conforme sua própria visão, sendo assim seria essencial a validade dos argumentos dos pressupostos revelacionais do único Deus verdadeiro, não aquele moldado pela visão humana.
Deveríamos então utilizar as argumentações e a apologética baseada nas evidências de forma complementar e posterior ao sistema de pressupostos.

Vejamos o que o autor propõem na página 100:
" Em seu âmago o homem natural sabe que é criatura de Deus. Ele também sabe que é responsável diante deste Deus, e que em tudo que faz deveria enfatizar que a área da realidade que ele investiga está marcada com o selo de propriedade de Deus. Contudo, ele SUPRIME o conhecimento de si mesmo, tal como ele é. Ele é o homem com a máscara de ferro. Um método verdadeiro de apologética deve buscar DESTRUIR essa máscara".
Percebemos que no livro a indicação é de que as teorias não cristãs podem ser discutidas, mas devemos demonstrar o quão afastadas estão do teísmo Cristão e da razão, pois estão eivadas de vícios desde sua concepção inicial, sem também ter uma autoridade finalística válida, o qual seria Deus!
Apesar de uma linguagem complexa, eu indico muito esse livro para aqueles que desejam ampliar seus horizontes na apologética!
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR