Questão de raça

Questão de raça Cornel West

Resenhas - Questão de Raça

Leila267 25/12/2023

Cornel West traz uma coletânea de ensaios, analisando a questão de raça na sociedade estadunidense, traz neste livro uma coletânea de ensaios com temas democracia, politica, o impacto do conservadorismo negro, a crise de liderança na comunidade negra, os mitos sobre a sexualidade dos negros e o legado de Malcolm X.
West é sociólogo e estudioso da questão de raça, sua visão é muito rica e interessante, é um livro de poucas páginas mais muito denso em conhecimento.

Vini 16/08/2023

Um bom livro para quem está afim de abrir a mente sobre racismo.
'Questão de Raça' está cheio de ideias e análises instigantes, de um estudioso tentando encontrar uma estrutura única e coerente para entender uma questão muito complexa. O autor descreve a difícil tarefa de ser negro em um meio tão racista, e seus escritos são um valioso acréscimo ao debate sobre racismo. Um bom livro para quem está afim de abrir a mente sobre racismo.

Insta, YouTube, Face, Pinterest, Tumblr, Filmow, Spotify, Skoob, TikTok e Twitter: @estantedovini

site: https://www.estantedovini.com.br/post/quest%C3%A3o-de-ra%C3%A7a-resenha

Biblioteca Álvaro Guerra 26/06/2023

Best-seller escrito quase em tom de sermão, Questão de Raça é profético e observador. Foi publicado originalmente em 1993 com críticas veementes à figuras intelectuais norte-americanas e ao moralismo dos conservadores negros em oito ensaios. Cornel West denuncia a discriminação contra mulheres e gays nas comunidades negras, bem como a homofobia de Martin Luther King Jr., que é deliberadamente ignorada por estudiosos negros, passando pelas ideias reacionárias de Zora Neale Hurston, que eram propositalmente ignoradas pelas fãs e pelas feministas da época.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559210688

Gabs 25/06/2023

Que livro!
Esse foi um dos melhores livros sobre questão racial que eu já li.
Escrito nos anos 90 para abordar o tema acerca da vida dos negros norte-americanos, se encaixa muito na realidade vivenciada no Brasil do século XXI acerca da violência e desigualdade que acomete grande parte da população.
Leitura essencial para quem se identifica com a luta Antirracista e que deseja retirar a cortina da ignorância que tanto contribui pra manutenção do racismo na sociedade contemporânea e seus impactos na democracia.

Romeu Felix 25/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Questão de raça" é um livro escrito pelo filósofo Cornel West, que discute a questão racial nos Estados Unidos e suas implicações na sociedade contemporânea. West faz uma análise crítica do sistema político, econômico e cultural norte-americano, que perpetua a desigualdade e a opressão dos grupos marginalizados, em especial os afro-americanos.

O autor discute temas como a violência policial contra negros, a segregação racial, o sistema carcerário, a pobreza, o acesso à educação e a cultura, entre outros. West propõe uma reflexão sobre a necessidade de transformações sociais profundas, que possam superar o racismo estrutural e construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Opinião:
"Questão de raça" é um livro importante e necessário para entender a questão racial nos Estados Unidos e suas ramificações em todo o mundo. Cornel West apresenta uma visão crítica e perspicaz sobre a realidade norte-americana, que deve ser levada em consideração por todos aqueles que se interessam por temas relacionados à justiça social e à igualdade racial. A edição da Companhia de Bolso é bem-feita, com uma tradução cuidadosa e uma apresentação que contextualiza o livro no contexto atual.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

Cyn | @booksdacyn 22/02/2023

Questão de Raça - Cornel West
Esse é meu primeiro contato com obras do filósofo Cornel West, não lembro quando recebi essa indicação, mas foi uma ótima leitura.

O livro no Brasil foi lançado em 1994, onde relata de forma breve e com foco principal nas problemáticas enfrentadas pelos negros nos EUA, o niilismo, a falta de liderança representativa, a necessidade de ações afirmativas, a sexualidade dos negros como tabu, a importância de abrir os olhos sobre a democracia multirracial, entre outros.

West cita Malcolm X, além de obras de Toni Morrison, bell hooks para compor seu texto. E aqui é muito importante ter um conhecimento básico da importância desses grandes nomes, além de vários outros que ele cita. Confesso que a fundo a maioria eu não conheço no detalhes, mas a intenção com as minhas leituras atuais é justamente ampliar mais meus conhecimentos e conhecer os grandes nomes da literatura negra.

Felipe.Camargo 10/01/2022

Questão de raça, Cornel West
A primeira vez que vi Cornel West, foi um documentário repleto de estrelas contemporâneas da filosofia: Zizek, Judith Butler, Peter Singer... Mas foi o West que me chamou atenção. Desde então, sempre quis ler um livro dele.

Na obra mencionada, o autor faz uma análise dos negros nós Estados Unidos, entretanto, o livro foi escrito em 1994, por isso, muitas problemáticas levantadas nele precisam ser pesquisadas. Dentre os vários capítulos, ele aborda diversos temas: o Niilismo da cultura americana, a falta de lideranças negras, os estigmas relacionados a sexualidade, entre outras questões.

No último capítulo, ele faz uma reflexão interessante sobre Malcolm X.

Gustavo 27/12/2021

A NAVALHA DE WEST
Com senso crítico afiadíssimo, West corta para todos os lados neste texto. O livro trata temas especificamente norte-americanos mas tem muito a contribuir para o debate racial brasileiro.

Doug 15/07/2021

Relançamento recente do selo Companhia de Bolso da editora Companhia das Letras, do livro Questão de Raça do filósofo Cornel West. Aborda problemáticas da população negra norte americana e que tem muito paralelo com a condição dos negros brasileiros, entre eles o tabu da sexualidade negra, ações afirmativas, conservadorismo negro, a crise do academicismo negro. Leitura imprescindível.