Tóquio proibida

Tóquio proibida Jake Adelstein

Resenhas - Tóquio Proibida

Eduardo 05/09/2012

Ótimo
A mafia japonesa sempre me fascinou, e eu tinha uma grande vontade de conhecer detalhes de como ela funcionava, li alguns livros, inclusive o decepcionante Yakuza Moon, e sem dúvida Tóquio Proibida é o melhor sobre o tema... Além de mostrar como a Yakuza funciona nos mínimos detalhes o livro traz casos policiais verídicos de relevancia que acorreram no Japão. Outro ponto muito interessante é o choque de culturas que é vivido por Adelstein. Eu "comi" o livro... nao conseguia parar de ler e terminei em 3 dias..
mhrossetti 22/11/2021minha estante
nossa, to na mesma, lendo nesse exato momento. só consigo pensar no livro!!!! é demais, empolgante de ler

FaruSantos 25/04/2020

O Japão reside no imaginário de muitas pessoas por causa de várias características, como sua cultura exótica, sociedade organizada e alta tecnologia. Mas, na verdade, no país há um mundo de crime, tráfico e exploração, atividades essas muitas vezes controladas pela yakuza, a famosa máfia japonesa. Em Tóquio proibida, o repórter Jake Adelstein mostra um pouco desse Japão não muito conhecido em um livro que é um misto de biografia e reportagem. A obra me conquistou com seu ritmo acelerado, abordagem de fatos interessantíssimos (mesmo que bastante deploráveis) e as várias reflexões.

Tóquio proibida é um olhar incitante sobre o submundo do crime japonês. A carreira do repórter policial Jake Adelstein é pontuada por crimes brutais e situações complicadas, ao mesmo tempo que mostra a vida de um estrangeiro no Japão em um trabalho considerado incomum para quem é de fora. O livro discute muitos temas interessantes do país, como o funcionamento do jornalismo, a questão do crime, o trabalho da polícia, a influência de organizações, aspectos culturais e o comportamento da sociedade como um todo. No fim, Tóquio proibida é uma leitura interessantíssima, recomendo para aqueles que se interessam por questões de crimes e também quem deseja conhecer outra perspectiva do Japão

site: https://faru.wordpress.com/2020/04/24/resenha-toquio-proibida-jake-adelstein/
Charles 10/07/2020minha estante
Só por essa resenha já fiquei interessado pela leitura do livro, são dois volumes ou um só?

Scheeffer 03/08/2021

O lado oculto do Japão
Uma história incrível e real de um jornalista estrangeiro vivendo e trabalhando no Japão. Casos que parecem tirados de thrillers policiais, a conivência do governo japonês, a limitação da legislação e muitos outros fatores fazem com que a leituta te prenda em uma mistura de revolta e curiosidade para saber o desfecho.
Definitivamente recomendo a leitura deste livro.

mhrossetti 29/11/2021

Empolgante
Estava há anos querendo ler esse livro, enfim comprei e o li. É difícil deixar de lado, o ritmo que Jake escreve é fantástico. O livro não fala apenas sobre a yakuza, mas exatamente sobre o que está no subtitulo: o submundo japonês. A escrita é totalmente desprovida de vergonha da vida que ele levou como jornalista. Mudei minha visão sobre o Japão por causa desse livro.

Lulu 12/02/2022

Kwaii não é kwaii
Por um momento, perdi a vontade de ir para o Japão,mas lembrei que moro no Brasil ....
Foi uma surpresa ver o submundo que é Tóquio. Os japoneses fazem um bom trabalho em disseminar a cultura do kawaii pra esconder o podre enraizado!

Igor.Banin 29/06/2022

Ótima
O livro foi uma delícia. Com uma narrativa instigante e estilo rápido, é um ótimo complemento para a série de televisão.

Carlos Henrique 18/08/2022

O Japão que não está nos animes
Tomei conhecimento desse livro por causa da série da HBO, mas já nas primeiras páginas percebe-se que as duas obras não possuem exatamente o mesmo tom. Senti na série uma certa glamourização ou suavização da realidade dos crimes, além de uma maior humanização de personagens (fator este que possivelmente se faz necessário no meio audiovisual para prender o espectador). O livro trata do período que Jake Adelstein trabalhou como jornalista policial em um grande jornal japonês. Por se tratar de um gaijin(o nosso gringo) Adelstein precisa aprender do zero os rumos que um jornalista japonês deve seguir. E para mim esses pequenos rituais e técnicas narradas por ele foram o ponto alto do livro. Além desse elemento de reflexão das diferenças culturais, o autor também teve que lidar com casos complexos envolvendo homicídios em, estupros e tráfico de mulheres para escravidão sexual, fatos estes que parecem inexistir na imagem externa que temos do Japão tão associado a honra e dignidade.
Para aqueles que assim como eu tiveram muita influência da cultura japonesa através dos animes e mangás é um excelente livro para conhecer o lado obscuro desse país tão fascinante.

Camila(Aetria) 25/10/2022

Foi uma leitura interessante,
Consegui ter uma noção ali da relação com o autor e o trabalho, a importância ou a maneira como ele levou o trabalho por tanto tempo.
Mas, ao mesmo tempo, não sei se é uma escrita realmente agradável. Não sei se é pela tradução, se é pelo original em si, se é porque de fato são as memórias do autor com talvez um ou mais toques de fantasia (óbvio que considerando o sigilo e pessoas que ele precisaria proteger, muito deve ter sido alterado, o que estaria bem ok em vários sentidos, se a gente se apegasse ao que ele passou). Embora ele fale de assuntos delicadíssimos e dê pra sentir que se preocupa, ou passou a se preocupar conforme o tempo passou, com o que faz, a sequência com que tudo é apresentado não me fez me apegar a ele. Ao personagem dele. Nesse mix de "revelo tudo, escondo nada" e quase um livro de confissões pelos erros do passado, eu não me importei tanto com ele quanto ele intenciona. É um recorte interessante sobre uma época e um cenário bem violento, com ritmo de trabalho bem abusivo, sobre temas que ainda reverberam hoje, e mesmo assim, mesmo com tudo isso, eu não consegui deixar de lado o ego do autor (um ego que incomodou mesmo sendo um livro de memórias, então já estava esperando ali uma quantidade considerável do mesmo). Ele tenta trazer o leitor para ficar do lado dele, como se a gente fosse um amigo, uma fonte, alguém sentado num bar com ele e ele contando as tretas todas, abrindo o coração. Mas não sei se isso realmente funcionou. Pelo menos não pra mim. Em alguns momentos me senti duvidando de tudo, sem entender se eram fatos mudados para proteger alguém, ou se para servir à construção da imagem idealizada do autor construída por ele mesmo.
O que tornou a leitura interessante, como comecei na resenha acima, foram os momentos em que ela realmente traz fatos jornalísticos, e trazem retratos e recortes dos cenários a que ele se propôs. Porque o resto pareceu apenas uma grande fantasia de alguém que não me cativou.
Mesmo assim, o modo como ele descreve as pessoas que o cercam, os amigos, a família, as pessoas que cercam ele, é muito bom. Você sente que aquelas pessoas realmente existem e que aqueles laços foram muito reais. E nisso o livro brilha bastante. Você se importa com aquelas pessoas, sentem com as que se foram, sente ali a gravidade dos casos e do que foi apresentado. Quando o assunto não é ele, o autor conseguiu me convencer.

OdirleyDeotti 20/11/2022

A outra face do Japão
Tóquio proibida é o Japão que o turista não vê.
Jake Adelstein destrói qualquer suposição que fazemos sobre o Japão, trazendo para as páginas desse livro histórias de crime organizado, mortes, drogas, ameaças, racismo e tudo que raramente ouvimos ou lemos sobre o país.
É um livro pesado, mas fantástico e necessário.

Carlos770 15/07/2023

Um rolê pelo submundo de Tóquio
Um mergulho de cabeça no submundo da capital japonesa, mostrando que nem tudo são flores e néon na terra do sol nascente. Tão bom que li até durante o banho.