As Dores da Alma

As Dores da Alma Francisco do Espírito Santo Neto...

Resenhas - As Dores da Alma

viihast 11/02/2024

Uma espécie de "cura para alma"
Conheci Francisco do Espírito Santo Neto e o espírito Hammed através de "Renovando Atitudes" e me apaixonei na escrita de ambos, logicamente que enchi minha listinha de mais livros dos dois, entre eles, está este livro.
"As Dores da Alma" é um livro que nos faz analisar nosso interior.
O espírito Hammed através de uma leitura fluida, aborda questões do "O Livro dos Espíritos", fazendo uma análise psicológica sobre diversos tópicos, comportamentos e sentimentos que seriam essas dores da alma, como por exemplo, ciúme, ilusão, crítica, depressão, inveja, ansiedade, entre outros.
Gosto muito como Hammed aborda suas temáticas em seus livros, sempre comentando de modo simples e fácil e trazendo questões rotineiras de nossas vidas.
São comentários fortes e que nos fazem parar para refletir sobre os maus comportamentos e sentimentos que são características na vida humana, não somente nossos como também os do próximo.
É um excelente livro para quem está passando por esses tipos de problemas, diria que serve como uma espécie de "cura para alma". Nada melhor que entendermos a raiz dessas questões para que possamos superá-las.

"(...) todos somos alunos, não malfeitores, na escola da vida (...)."

"(...) 'dores da alma' são as educadoras ou instrutoras particulares que a Harmonia da Vida nos concedeu, para vencermos bloqueios e obstáculos íntimos."

"(...) os erros são significativas formas de aprendizagem das coisas."

"O único modo de alcançar a felicidade é viver, particularmente, a própria vida."

"Um traço comum em toda a Natureza é a evolução. Evoluir é o grande objetivo da Vida, pois, quanto mais progredirmos, mais resolveremos nossos problemas com harmonia e sensatez."

"Cada ato de agressividade que ocorre neste mundo tem como origem básica uma criatura que ainda não aprendeu a amar."

"Por trás de todo ato de crueldade, sempre existe um pedido de socorro."

"Todos nós, na atualidade, preocupados em saber como lidar com a violência que explode de tempos em tempos no seio da sociedade terrena, devemos sempre fazer uma busca interior para compreender integralmente o significado majestoso dessa atitude de entendimento, perdão e amor que Jesus Cristo legou para toda a humanidade."

"As experiências pelas quais passamos em nossa jornada terrena são todas aquelas que mais necessitamos realizar para nosso aprimoramento espiritual."

"Nunca amadureceremos, se deixarmos os outros pensarem por nós e determinarem nossas escolhas."

"Tudo o que, realmente estamos vivenciando no presente é tudo aquilo que estamos precisando neste momento."

"(...) o sofrimento sempre entra em ação, quando não aprendemos espontaneamente."

"As almas não são clichês umas das outras; todos temos características individuais e próprias."

"Os ingredientes do sucesso do ser humano se encontram em sua intimidade."

"O dia de hoje nos fornecerá exatamente as oportunidades de que precisamos para compor com estrofes e versos harmônicos o "poema de nossa vida", cuja métrica foi antecipadamente determinada por nós no ontem. Nossas experiências da vida não acontecem por acaso. O Planejamento Divino nada faz sem um desígnio proveitoso; tudo tem sua razão de ser. Não é preciso desespero, nem preocupação; tudo acontece como tem que acontecer."

"Não há razão para nos compararmos com os demais, pois cada indivíduo tem sua razão de ser no Universo. Se a Natureza nos criou para sermos "mangueiras", não devemos querer produzir como as "laranjeiras". Lembremo-nos, contudo, de que, tal como a semente, que contém todos os elementos vitais para a formação de uma árvore, também nós possuímos, em essência, todos os componentes de que necessitamos para ser criativos, originais e bem-sucedidos."

"Todas as nossas capacidades e ideias criativas estão potencialmente presentes, mas os seres precisam apenas de tempo para integrá-las em definitivo. O nosso desenvolvimento espiritual consiste, unicamente, na modificação da nossa maneira de ver, e isso nada mais é do que a expressão de uma nova visão de nós mesmos e do Universo."

"O maior sentido de nossa encarnação é a conscientização da riqueza de nosso mundo interior. Somos essências divinas em busca da perfeição, cujo caminho é o autodescobrimento."

"Confiaremos na Luz Maior que há em nós; ela sempre nos guiará pelos melhores caminhos."

"Os erros são quase que inevitáveis para quem quer avançar e crescer. São acidentes de percurso, contingências do processo evolutivo que todos estamos destinados a vivenciar.
Em vez de repelirmos nossos erros, deveríamos analisá-los atentamente como se fossem verdadeiros objetos de arte, evitando, assim, futuros comprometimentos,
Deus permite que o erro integre o nosso caminho. Aliás, ele faz parte das nossas condições evolutivas, para que possamos aprender e assimilar as experiências da vida. Os erros são ocorrências consideradas admissíveis pela legislação do Criador.
Deus não condena ou castiga ninguém, mas o oposto: instituiu leis harmoniosas e justas que nos conduzirão fatalmente à felicidade plena, apesar de nossas faltas e desacertos.
Por que então usar de rigidez perante os acontecimentos da vida?"

"Crer com firmeza que Deus nunca erra e sempre está se manifestando e se pronunciado em tudo e em todos será sempre um método feliz de se despreocupar. Crer que Ele está sempre disposto a nos prover de tudo o que necessitamos para nosso amadurecimento espiritual é o melhor antídoto contra a ansiedade e os excessos de imaginação dramática."

"Cada um transita pelo caminho certo, na hora exata, de acordo com seu estado evolutivo. Não há com que nos preocuparmos; tudo está absolutamente correto, porque todos estamos amparados pela sabedoria providencial das Leis Divinas."

"Vive com plenitude o presente e verás o futuro relatar as consequências dos teus atos do ontem, que contam tua própria história de vida."

"A tua ansiedade não mudará o curso da Natureza. Tudo acontece naturalmente, visto que as Leis Naturais ou Divinas não promovem saltos nem extrapolam os ditames estabelecidos por Deus, inseridos nelas mesmas"

"Deus fala contigo pela voz silenciosa de teu coração."

"Não tenhas pressa ? a paciência te ajudará a atravessar o momento de crise e os frutos do amanhã serão proporcionais à tua paciência de agora."

"Nascer e morrer fazem parte de um fenômeno comum e necessário. Tudo nasce, tudo se desenvolve, mas tudo se definha. Sempre há um tempo de partir."

"A morte na Terra é o término de uma existência física, é a passagem do ser infinito para uma nova forma existencial. Ela é um interlúdio, ou seja, um intervalo entre as diversas transformações da vida, a fim de que a renovação e a aprendizagem se estabeleçam nas almas, ao longo da eternidade."

"(...) somos também Natureza; possuímos as estações da alegria, do entusiasmo, da moderação e do desânimo, assim como as da primavera, do verão, do outono e do inverno."

"Alegria e tristeza são nossas companheiras de viagem, estão sempre nos ensinando algo na caminhada evolucional. Tudo tem seu próprio valor e lugar na existência; por isso, não devemos tentar afastar de forma irrefletida as nuvens negras que impedem, momentaneamente, que a luz nos alcance. A vida na Terra ainda é um jogo de luzes e sombras. Tudo na vida tem um fim utilitário para crescermos integralmente."
Estante da Adri 11/02/2024minha estante
Todos deveriam ler esse livro!!

Deivi.Lucio 06/05/2021

Bom pra meditar
Este livro foi recomendado pelo curso que faço em uma casa espirita, onde o mesmo deve servir de apoio para realizarmos a reforma intima. A principio achei simplório pois estava lendo como um romance porem quando comecei a meditar e aplica-lo em na minha vida fica complexo.
Para que as sementes do Cristo se espalhem e frutifique em seu coração ele deve estar preparado para recebe-las devido a isto existe a necessidade da reforma intima ou seja identificar suas virtudes e defeitos e aqui neste livro nos indica como entender e tratar alguns de nossos defeitos.

RODRIGO 15/09/2011

livro interessante. trabalha os capítulos por temas, como explo depressão, medo, ansiedade ..., é um livro de leitura rápida pelo fácil entendimento que ao leitor é proporcionado em seus capítulos curto, mas de muito bom conteúdo. Também se referencia ao livro dos espíritos e os questionamentos daquela obra, que neste livro são de fácil compreensão.
gostei por me identificar com alguns capítulos e talvez volte a ler esta obra um dia.

" as lágrimas são mensageiras da saudade, são as águas cristalinas do coração que surgem nas profundezas de nossa alma" (pág.181)

Paula 01/01/2021

As dores da alma
Um livro que nos traz a reflexão a respeito de algumas más características humanas como preocupação, medo, orgulho e aborda a origem dessas características com fatores psicológicos correlando com algumas questões dos Livros dos Espíritos.

Claudio br 30/12/2009

Este livro é impressionante. Escrito de forma tão clara e objetiva que, se omitisse as considerações do campo espírita, poderia ser considerado um excelente livro de psicologia. O livro é um convite a assumirmos a responsabilidade sobre nossas vidas e a fazer uso do aprendizado que todas as situações nos trazem. Livros assim possuem uma visão tão diferente da com a qual fomos criados que fico imaginando como seria o mundo se todos fossem educados com essa ótica desde crianças.

Adri 09/01/2022

Este é um livro de cabeceira, que dependendo o momento você lê e encontra calma e entendimento em algumas questões que as xs tanto nos questionamos.

Carla.Parreira 02/10/2023

As dores da alma
Melhores trechos: ??A timidez pode ser considerada uma autocrueldade. O acanhado vigia-se e, ao mesmo tempo, vigia os outros, vivendo numa autoprisão. Em razão de ser aceito por todos, ele não defende sua vontade, mas sim a vontade das pessoas. Pensa que há algo de errado com ele, não desenvolve a autoconfiança e, continuamente, se esconde por inibição. Pensar e agir, defendendo nosso intimo e nossos direitos inatos e, definindo nossas perspectivas pessoais, sem subtrair os direitos dos outros é a imunização conta a autocrueldade. Para vivermos bem com nós mesmos, é preciso estabelecermos padrões de auto-respeito, aprendendo a dizer ?não sei?, ?não compreendo?, ?não concordo? e ?não me importo??
?Pertencer-se a si mesmo?, conforme nos asseveram os Espíritos, é exercer a liberdade de não precisar conciliar as opiniões dos homens e de livrar-se das amarras da tirania social, da escravidão do convencionalismo religioso, das vulgaridades do consumismo, da constrição de ser dependente, enfim, do medo do que dirão os outros. A solução para a autocrueldade será a nossa tomada de consciência de que temos a liberdade por ?direito que vem da Natureza??
Por trás de todo ato de crueldade, sempre existe um pedido de socorro. Precisamos escutar esse apelo inarticulado e dissolver a violência com nossos gestos de amor?
A cada instante, estamos criando impressões muito fortes na atmosfera espiritual, emocional, mental e física da comunidade onde vivemos. Todo envolvimento na vida tem um propósito determinado cujo entendimento, além de esclarecer nosso valor pessoal, favorecerá o amor, o respeito e a aceitação de cada um de nossos semelhantes?
Os indivíduos portadores de uma personalidade orgulhosa se apóiam em um principio de total submissão às regras e costumes sociais, bem como os defendem energicamente. Utilizam-se de um impetuoso interesse por tudo aquilo que se convencionou chamar de certo ou errado, porque isso lhes proporciona uma fictícia ?cartilha do bem?, em que, ao manuseá-la, possam encontrar os instrumentos para manipular e dominar e, assim, se sintam ocupando uma posição de inquestionável autoridade?
Quase sempre se autodeterminam ?bem-intencionados? e sustentam uma aura de pessoas delicadas, evoluídas e desprendidas, distraindo os indivíduos para que não percebam as expressões sintomáticas que denunciam suas posturas de severo critico, policiais e disciplinador das consciências?
A compulsão de querer controlar a vida alheia é fruto de nosso orgulho?
O Mestre entendia que, se combatêssemos e lutássemos contra nossos erros, poderíamos ?potencializá-los?. Nunca usava de força e imposição, mas de uma técnica para que pudéssemos desenvolver a ?virtude oposta??
Nunca amadureceremos, se deixarmos os outros pensarem por nós e determinarem nossas escolhas? Os acontecimentos exteriores de nossa vida são o resultado direto de nossas atitudes internas? O amadurecimento do ser humano inicia-se quando cessam suas acusações ao mundo?
A mudança de nosso destino somente ocorre quando, realmente, assumimos a responsabilidade por nossa vida, usando de determinação e vontade. Essa transformação, entretanto, não é realizada de um momento para o outro, ou mesmo, não se trata de um simples querer caprichoso; em verdade, é produto de uma seqüência de escolhas ao longo de inúmeras experiências e acontecimentos?
Tudo o que criticarmos, veementemente, no exterior encontraremos em nossa intimidade. Isso nos leva a entender que o ambiente em que vivemos é, em verdade, um espelho onde nos vemos exata e realmente como somos?
O sofrimento sempre entra em ação, quando não aprendemos espontaneamente?
A consciência humana está quase sempre envolvida por ilusões, que impossibilitam, por um lado, a capacidade de autopercepção; por outro, dificultam o contato com a realidade das coisas e pessoas?
A alegria e o sofrimento não estão nos fatos e nas coisas da vida, mas sim na forma como a mente os percebe?
A repressão das emoções inibe o ritmo e a pulsação interna, limita a vitalidade e reduz a percepção?
Ancorado pelo receio e pela desconfiança, criamos resistências, obstáculos e tropeços que nos impedem de avançar. Passamos, então, a não viver novas experiências, não receber novos pensamentos e não fazer novas amizades, estacionando e dificultando nossa caminhada e progresso íntimo?
?A beleza não está somente nas flores do jardim, mas, antes de tudo, nos olhos de quem as admira??
O medo indefinido provém de repressão de impulsos considerados inaceitáveis que existem dentro de nós, da ausência de contrição de nossas faltas, da não-admissão de nossos erros, descompensando nosso corpo energeticamente com o peso dos fardos do temor e do pânico?
Confiemos na Paternidade Universal que rege a todos, visto que preocupação, em síntese, é desconfiança nas Leis da Vida?
O dia de hoje nos fornecerá exatamente as oportunidades de que precisamos para compor com estrofes e versos harmônicos o ?poema de nossa vida? cuja métrica foi antecipadamente determinada por nós no ontem. Nossas experiências da vida não acontecem por acaso. O Planejamento Divino nada faz sem um designo proveitoso; tudo tem sua razão de ser. Não é preciso desespero, nem preocupação; tudo acontece como tem que acontecer?
Viciados são todos aqueles que se enfraqueceram diante da vida e se refugiaram na dependência de pessoas ou substancias?
Sofremos de solidão toda vez que desprezamos as inerentes vocações e naturais tendências de nossa alma. Assim que nos distanciamos do que realmente somos, criamos um autodesprezo, passando, a partir daí, a desenvolver um sentimento de soledade, mesmo rodeados das pessoas mais importantes e queridas de nossa vida?
Quase todos nós crescemos ansiosamente querendo ser adequados e certos para o mundo, porque acreditamos que não somos suficientemente bons para ser amados pelo que somos. Por isso, procuramos, desesperadamente, igualar-nos a uma imagem que criamos de como deveríamos ser. O esforço metódico para sustentar essa versão idealizada é responsável por grande parte dos nossos problemas de relacionamento conosco e com os outros?
Eis a razão de viver bem consigo mesmo: tudo passa, pois todos somos viajores do Universo, porém só nós vivemos eternamente com nós mesmos?
Lembremo-nos de que a solidão aparece, quando negamos nossos sentimentos e ignoramos nossas experiências interiores. Essa forma comportamental tende a fazer-nos ver as coisas do jeito como queremos ver, ou seja, como nos é conveniente, em vez de vê-las como realmente são. Assim é que distorcemos nossa realidade?
Na solidão, é que encontramos sanidade para nosso mundo interior, respostas seguras para nossos caminhos incertos e nutrição vitalizante para os labores que enfrentamos em nossa viagem terrena? Jesus Cristo, constantemente, se retirava para a intimidade que o silencio proporcionava, pois entendia que a elevação de alma somente é possível na ?privacidade da solidão??
Ouçamos com os ouvidos internos, pois ninguém pode assimilar vem uma experiência que não provenha de sua própria orientação interior. Ninguém é capaz de seguir sua verdadeira estrada existencial, se não refletir sobre sua essência?
Problemas são estímulos que a Vida nos apresenta para nos autoconhecer?
O automatismo permite que muitos de nós tenhamos uma seqüência enorme de comportamentos, sem ao menos notarmos onde nasceram. Quer dizer, não compreendemos claramente os motivos e os significados ou mesmo a qualidade dos impulsos iniciais. A arte de perceber de forma clara e real nossas mais intimas intenções é uma das tarefas do processo evolutivo pelo qual todos estamos passando?
A vaidade é um desejo superlativo de chamar a atenção, ou a presunção de ser aplaudido e reverenciado perante os outros. É a ostentação dos que procuram elogios, ou a ilusão dos que querem ter êxito diante do mundo e não dentro de si mesmo? Procuremos então viver, não como proprietários definitivos de nossas posses, mas apenas como usufrutuários delas?
Comportando-se com racionalidade: caridade sem salvacionismo; humildade sem baixa estima; determinação sem atrevimento; obediência sem submissão; bondade sem anulação da personalidade; compaixão sem sentimentalismo; segurança sem impulsividade; perseverança sem obstinação?
É essencial lembrar-nos de que sempre é possível alterar ou transformar nosso ?estilo de vida?. Para tanto, não duvidemos de nossas aptidões e vocações naturais, nem questionemos, sistematicamente, nossas forças interiores. Para obtermos autoconfiança, somente é preciso reivindicarmos, valorosamente, o que já existe em nós por direito divino?
A baixa estima ou autopiedade pode-nos levar a ser vitimas de nós mesmos, pois estaremos somatizando essas emoções negativas em forma de doenças?
O sentimento de inferioridade ou de baixa estima associa as criaturas a uma resignação exagerada, a um autodesleixo ou descuido das coisas pessoais. A perda do senso de autovalorização é também conseqüência do sentimento de inferioridade, que remete os indivíduos à vivencia entre ?hábitos cronometrados? e uma ?mecanização dos costumes?? Somos potencialmente capazes de tomar decisões sem ter que recorrer a intermináveis conselhos; possuímos uma individualidade divina completamente distinta da dos outros; fazemos as coisas porque gostamos, não para agradar as pessoas; encontraremos sempre novos relacionamentos; por isso, não temos medo de ser abandonados; usaremos constantemente, de nosso bom senso; portanto, as criticas e as desaprovações não nos atingirão com facilidade; tomaremos nossas próprias decisões, respeitando, porém, as dos outros; confiaremos na Luz Maior que há em nós; ela sempre nos guiará pelos melhores caminhos?
Atitudes exageradas de um indivíduo significam, quase sempre, o contrario do que ele declara. Excesso de pudor ? compensação de desejos sexuais normais reprimidos. Excesso de afabilidade ? compensação de agressividade mal elaborada. Excesso de alimentação ? compensação de insegurança ou necessidade de proteção. Excesso de religião ? compensação de duvidas desmoralizadoras existentes na inconsciência. Excesso de dominação ? compensação de fragilidade e desamparo interior. Atrás de todo excesso ou rigidez se encontra a não aceitação da naturalidade da vida, fora e dentro de nós mesmos?
Os erros são quase que inevitáveis para quem quer avançar e crescer. São acidentes de percurso, contingências do processo evolutivo que todos estamos destinados a vivenciar?
Deus não condena ou castiga ninguém, mas o oposto: instituiu leis harmoniosas e justas que nos conduzirão fatalmente à felicidade plena, apesar de nossas faltas e desacertos?
A predileção pelas nossas convicções é racional, mas o exagero é inflexibilidade, obstinação, ou seja, paixão. Ser flexível não quer dizer perda de personalidade ou ?ser volúvel?, mas ser acessível à compreensão das coisas e pessoas?
É freqüente idealizarmos ansiosamente o nosso futuro. Atribuímos momentos felizes e expectativas irreais à nossa vida, encaixando-os em ocasiões especiais como a formatura, o casamento, os filhos, um bom emprego. Quase sempre, quando o fato se concretiza, ficamos por demais frustrados, pois a realidade nunca corresponde exatamente à nossa idealização precipitada?
Não tentes fazer da tua vida um caminho meticuloso, calculando tua existência minuciosamente, pois estarás prejudicando o ritmo natural dos acontecimentos?
Usar a nossa própria intimidade para nos guiar, lançar mão de nossas sensações, emoções e sentimento é a chave essencial que nos dará segurança?
O amor real baseia-se no sentimento compartilhado entre duas pessoas maduras, ao passo que o amor dependente implora consideração e carinho infantilmente. Os legítimos sentimentos da alma nunca se sujeitam a ordenações e imposições, mas sim a uma completa espontaneidade de atitudes e emoções. Dependência gera dores na alma; já a liberdade para amar é um direito natural de todos os filhos de Deus??

Arlete.Lety 06/06/2016

Me ajudou muito a entender minhas dores mais profundas da alma. Foi uma terapia. Reli duas vezes.

Priscilla.Cantuaria 24/09/2022

Ajudou-me na depressão.
Este livro ajudou-me a entender o processo de depressão que estava passando. Sempre o busco para refletir sobre alguns sentimentos que me incomodam.

Tereza 18/07/2009

reforma intima
Excelente livro para estudo, não só para espiritas, mas para qualquer pessoa que deseja aprender mais sobre si e modificar sentimentos.
Vale muito a pena!!

Sassá 20/08/2009

Pra consulta!
O livro exato pra consultar sempre que bater uma dúvida, questionamento, tristeza,... e mesmo alegria, pq não?!
Tenho sempre à mão! Sabe aquele livro que te faz enxergar as situações sob outra ótica?
Indicadíssimo!

HARRY BOSCH 07/01/2010

PSICOLOGIA TRANSPESSOAL
As Dores da Alma,uma obra fantastica de auto-ajuda,que realmente ajuda.Embasada no Livro do Espiritos,o autor espiritual HAMMED,aplica um psicologia de facil entendimento e nos auxilia a entender as causas de nossas dores morais e como supera-las.
Recomendo todos do Autor

Sabrina.Xavier 24/12/2022

Livro diário
Acredito que tenho que reeler este livro, para deixá-lo em minha cabeceira e er um capítulo por dia, pois cada capítulo é um despertar para a realidade, é um acordar para a vida, um tapa na cara, mas que esquecemos quando estamos passando por algum problema, dilema ou qualquer coisa que possa nos afastar do caminho da evolução.
Livro maravilhoso, mas difícil para quem não quer ouvir ou entender a verdade como ela realmente é, sem máscaras, sem dedos, simplesmente a verdade como deve ser vista e praticada diariamente. Porque ele fala sobre temas tão complexos como a Crueldade, Orgulho, Crítica, Medo, Solidão, Culpa, Mágoa, Inveja, Egoísmo e tantos outros temas que ao passar as páginas você ficará cada dia mais focado em ser uma pessoa melhor.
Espero algo dia conseguir colocar em prática pelo menos 10% deste livro.

jumorgensten 07/05/2019

O Francisco do Espírito Santo Neto junto com o espírito Hammed criou uma trilogia incrível sobre as questões da alma baseado nos questionamentos do O Livro dos Espíritos junto com abordagens psicológicas.

Eu nunca sei a ordem correta, mas falaram que era para ir olhando os números das perguntas. Por isso, o primeiro livro é As Dores da Alma.

Na primeira vez eu devorei os três. Agora vou tentar ser mais contida. :P

Bom! As Dores da Alma comenta sobre crueldade, orgulho, irresponsabilidade, crítica, ilusão, medo, preocupação, vício, solidão, culpa, mágoa, egoísmo e baixa estima.

Exemplo: Irresponsabilidade. No O Livro dos Espíritos descorre o assunto nas questões 851 e 860 que são mostradas para nós no fim de cada capítulo. A partir de uma análise psicológica, Hammed explica sobre a irresponsabilidade, também ligando com o que está na Bíblia.

Um fato interessante é que se no O Livro dos Espíritos determinado assunto tem 3 questões, em As Dores da Alma terão 3 capítulos comentando sobre. Como acontece com Medo, Culpa, Rigidez e Perda. O restante tem 2 capítulos.

Tanto Francisco quanto Hammed deixam transparecer a vontade de desfragmentar o máximo possível as questões humanas para ajudar o maior número de pessoas.

A leitura é leve, fluída e o texto é entendível a todos. Dessa vez, eu fui lendo bem calmante, absorvendo bem mais e terminei em dois dias.

E, certamente, todo mundo deveria ter um exemplar em casa. Principalmente quando um dos assuntos abordados bater com força em alguma hora da sua rotina. :)

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/05/07/as-dores-da-alma-francisco-espirito-santo-neto/

Thiago 20/06/2009

Aborda diversos assuntos muito interessantes, bom para palestrantes com temas sempre referenciando nas obras básicas.