Assassinato no Beco

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Assassinato no Beco

Nati Morgan 05/07/2020

Dos livros de contos da Agatha Christie que já li, com certeza esse foi o melhor!
Gostei muito deste livro e, de novo, Poirot arrasou!

Wagner47 18/02/2024

O assassinato do inacreditável espelho em Rhodes
Obra com Poirot contendo quatro. Geralmente não costumo fazer resenha dos contos e sim de um apanhado total, mas dessa vez resolvi falar de cada um separadamente com uma visão mais geral do que achei.
Média das notas: 2,875

- Assassinato no beco - Nota 3/5
Após uma noite com muitos fogos de artificio, o inspetor Japp convoca Poirot para uma missão. Uma mulher descobre que sua amiga de apartamento se suicidou. Se recusando a aceitar que a amiga faria tal coisa e que toda a cena envolve uma armação, pede por ajuda para que o verdadeiro culpado seja punido por seus atos.
Ele é bem delineado e com desdobramentos bem usuais de um romance policial, mas peca em questão de posicionamento algumas vezes. Porém acredito que houve muito amadorismo de diversos lados, principalmente na cena do crime.

- O roubo inacreditável - Nota 2,5/5
Um documento de extrema importância some de forma misteriosa, uma vez que não existia a menor possiblidade de acontecer isso em uma sala vigiada. Sabemos quem é o culpado e que está naquela casa, juntamente a várias outras suspeitas convocadas para o jantar, mas como incriminá-lo sem provas? Talvez chamar Poirot seja a única solução.
Foi um conto que terminei de forma satisfatória, mas quanto mais eu pensava nele, mais irreal parecia (e falo pela sua credibilidade). Foi uma parada tão abstrata que não consegui nem imaginar a necessidade dele sequer ser um conto. Toda a estrutura do gênero está ali e funciona muito bem juntamente a uma escrita fluida, mas na minha percepção foi algo que nem precisava virar um caso a ser investigado. É como se tudo fosse feito de uma forma complicada apenas para virar uma história.

- O espelho do morto - Nota 3,5/5
Poirot recebe um bilhete de sir Gervase Chevenix-Gore, solicitando que fique atento e que o detetive esteja à disposição de seu solicitante no próximo telegrama. O bilhete em si não choca Poirot, mas a forma como é tratado com extrema arrogância. Quando Poirot finalmente chega ao seu destino, Gervase está morto, tendo cometido suicídio. Após verificar que a cena do crime foi alterada, não demoramos para saber que muita gente tinha motivo para acabar com o velho.
Aqui se destaca o drama familiar que Agatha sabe fazer maravilhosamente bem. Gervase é um personagem magnífico em seu orgulho e loucura e sequer chegamos a conhecê-lo. A narrativa segue no estilo clássico de perguntas e respostas geralmente curtas, cada um sendo entrevistado separadamente
Infelizmente a resolução que o final traz é muito fraca, apesar de motivações plausíveis. Como se toda a circunstância dependesse de muitas variáveis (e dependeu), mas acabar soando como premeditado

- Triângulo de Rhodes - Nota 2,5/5
Poirot está descansando em Rhodes, mas aparentemente ele é um imã para problemas. Ele vê um problema se formando bem na sua frente e que pode trazer consequências trágicas. O que o detetive belga fará para impedir isso? Sendo o menor dos quatro contos, dessa vez temos um triângulo amoroso observado bem de perto por Poirot e outros hóspedes do hotel.
Um problema desse conto é seu tamanho e com isso temos mudanças de comportamentos muito abruptas para o fim do livro. Mas a maior incoerência dele é a inação do Poirot, vendo uma tragédia prestes a acontecer e se recusar a mexer um dedo para evitá-la. O pior ainda é como ele se justifica no final, o que pra mim acaba virando uma mancha no currículo do detetive.
Pontos para a ambientação, que torna uma praia como muito Sol nada convidativa por causa da tensão no ar entre os personagens.

A geógrafa 25/04/2023

Assassinato no Beco e outros contos
Essa foi a primeira vez que li Agatha Christie. Gostei bastante, achei que os mistérios são bem difíceis, mas tbm são bem fora da realidade na minha opinião. Não dei uma avaliação melhor porque ainda estou conhecendo a autora e o detetive Poirot e porque não sou tão fã assim de livros de mistério. Por enquanto estou gostando, mas ainda prefiro as histórias de Sherlock Holmes.

Guilherme 12/02/2023

Foi o primeiro livro da Agatha Christie que li, não lembro a data que comecei a ler nem que terminei, mas lembro que explodiu minha cabeça na época, acho que aqui me apaixonei por ela.

Viviane 26/01/2022

Livro finalizado com sucesso, assim dos 4 contos como sempre Hercule Poirot está intocável em suas deduções como sempre, mas o primeiro conto foi o que mais gostei , claro que todos são ótimos.

SueSouza 04/02/2021

Excelente
Como sempre Agatha Christie arrasando, confesso que desde iniciei o projeto lendo #AgathaChristiemordemcronologica tive problema com livros de contos dela, mas esse eu gostei bastante, pois são quatro contos bem objetivos e dois deles com final excelente.

Em o Assassinato do Beco temos um mistério, de como uma jovem se suicidou em um quarto e com todas as portas trancadas, o noivo, a amiga e um chantagista são os investigados por Poirot, pois ele não acredita em suicídio, mas ele vai ter sempre algo que direcione ele para outro ponto que ele não imaginava.

Em O Roubo Inacreditável, esse é bem rápido e um pouco previsível, mas o final é bem interessante, após a explicação de Poirot sobre o caso.

No Espelho do Morto, Poirot é chamado por Gervase, porém ao chegar na casa já é tarde, pois Gervase está morto e vários pessoas são suspeitas, pois estava na casa para o jantar, e cada um faz uma versão diferente de onde estava na hora do morte, além de revelarem alguns segredos da família. Nesse Poirot se vê inconformado por não saber porque o morto o chamou, mas acaba descobrindo o verdadeiro culpado, mesmo dando indícios para outra pessoa e quase nos enganar.

No caso Triângulo de Rodes, temos um triângulo amoroso que não deu certo, onde Poirot explica que uma das mulheres deveria deixar a ilha, mas no final vamos descobrir que estávamos enganados em relação a dois personagens, devido o modo que foi descritos.

Super recomendo!

claudioschamis 26/03/2009

Difícil não gostar de Agatha. E as resenhas de cada um dos livros dela acabam ficando tão repetitivas...(risos). Impossível inventar mais adjetivos para dizer o que ela representa para a literatura e para o mundo dos livros de mistérios, detetives, crimes, assassinatos. Agatha será sempre Agatha.
Jehpintrix 31/12/2011minha estante
Sempre me emociono com os comentários de cada livro da diva. A.c! Nunca vi alguem dizer que odiou um livro dela, isso é raro, isso é para pouco autores.

A.Paula.Sz 12/10/2023

1° conto: Assassinato no beco ????
"? Então é isto o que você queria dizer ? suspirou Japp. ? Você sempre escreve por linhas tortas."

2° conto: O roubo inacreditável ???
"Vou dar o grito ? disse Poirot para ajudá-lo, enquanto abria a boca e deixava escapar um balido agudo. Lord Mayfield virou o rosto para esconder o riso e Mr. Carlile mostrou-se ainda mais constrangido." ???

3° conto: O espelho do morto???
"Não deve ter passado pela cabeça deste Sir Gervase que eu, Hercule Poirot, sou um homem importante, um homem ocupadíssimo! Não parece ter-lhe ocorrido que dificilmente eu poria tudo de parte para lhe obedecer, correndo como um cão obediente, como um joão-ninguém, agradecido por ter recebido uma incumbência!
Mr. Satterthwaite mordeu os lábios, num esforço para não rir."

4° conto: Triângulo de Rodes ????
"E embora Poirot fosse até um pouco convencido no que se referia às suas qualidades profissionais, tinha suficiente modéstia para saber das limitações de seu charme."

Canteli Marcio 28/02/2023

Agatha, relacionamentos amorosos não é a sua praia.
São 4 contos todos com H.Poirot

O primeiro conto é o melhor de todos e tem o mesmo nome do livro.

O segundo é sobre um roubo e ninguém morre.

O terceiro é o maior dos contos sobre um suicídio (ou assassinato) que acontece numa família.

O último é um triângulo amoroso onde Agatha Christie prova que romance não é a sua praia rsrs

Lu 17/02/2021

Poiro raiz
Eu sempre me pergunto se devo ou não escrever resenhas sobre os livros da Agatha. E acho que sempre abro as resenhas com esse mesmo questionamento.

Talvez.

De qualquer maneira, eu acabo escrevendo-as porque me ajudam a processar as minhas impressões sobre o livro. Por exemplo, eu o comprei sem saber que era um livro de contos. Eu sequer gosto de livros de contos, mas no caso dos livros da Agatha, vale a pena abrir algumas exceções.

Isso fica bem claro ao longo das quatro histórias que ela desenvolve nessa coleção. Eu acho impressionante o poder de síntese que ela mostrou ao condensar paixões, conflitos e dramas aqui. As quatro histórias se bastam, mas, juntas, formaram um livro muito divertido.

Outro ponto alto é poder ver a autora em sua essência. Talvez não tão sofisticada em suas obras mais festejadas, mas ela mostra que, muitas vezes, tudo é uma questão de perspectiva, de jogo de cena. E Poirot, como sempre, maravilhoso. Há outros detetives que eu adoro, como Cormoran Strike, Lisbeth Salander e Jane Rizzolli. Mas Poirot sempre terá um cantinho especial em meu coração, assim como todos os livros da Agatha.

Certamente os contos possuem falhas nas suas construções e acredito que outros colegas skoobers as apontaram com mais habilidade. Eu gostaria apenas de dizer que eu me diverti demais brincando de gato e rato com a Agatha e que com certeza, essa não será a última resenha que escreverei sobre seus livros.

A nota de 4 estrelas me parece justa.

Recomendo!

Wellington Carneiro 05/08/2021

Uma boa coleção de contos da Agatha, em que o Poirot é a estrela em todos. O único que não achei tão legal foi o último, mas possui uma pegada diferente e ajuda a entender um pouco mais a forma de pensar do Poirot.

Silvana.Clemente 03/09/2021

O livro "Assassinato no Beco" é composto de quatro contos curtos porém, extremamente bem elaborados:
Assassinato no Beco
O Roubo Inacreditável
O Espelho do Morto
Triângulo de Rhodes
Embora tenha achado o final do terceiro conto um pouco forçado e o quarto conto bem simples, são histórias muito envolventes que não podem deixar de serem apreciadas.

Badlagirl 03/03/2020

Afinal, pergunta o inspetor Japp, quem poderia ouvir o som de um tiro em meio aos fogos de artifício que estouravam nas escuras ruas de Londres? Horas depois, uma jovem viúva aparece morta, um mistério que caberá ao lendário Hercule Poirot desvendar em "Assassinato no Beco", história que dá nome à coletânea.

Nos contos aqui reunidos, o detetive belga terá ainda de usar seus neurônios para encontrar os planos secretos de um submarino em "O roubo inacreditável", vingar um cliente em "O espelho do homem morto" e tentar impedir o perigo que ronda um jovem casal em "O triângulo de Rodes". Quatro histórias envolventes, para serem lidas de um só fôlego.

Susan.Appilt 08/05/2020

Esse é o terceiro livro que li dos que compõe o box, portanto já me acostumei com a simplicidade dessa edição, em que as páginas acabam amassando um pouquinho a cada vez que são viradas.
Apesar disso, amei os contos mais curtos desse livro, os quatro são surpreendentes na sua construção e nos desfechos! Agatha Christie é uma autora que deverá sempre ser lembrada com toda a admiração e carinho pelos fãs de uma boa investigação policial!