O Natal de Poirot

Agatha Christie

Resenhas - O Natal de Poirot

Ana Lu Oliveira 09/10/2023

Que leitura!!!
Como sempre Agatha me prendeu e enganou até o último minuto, não esperava o final e como tudo se desenrolou!
Estou completamente atônita!
Recomendo demais a leitura!

Izabel29 07/10/2023

O Natal de Poirot
Não constumo escrever muitas resenhas, mas esse livro é bom demais para ficar sem um comentário sobre.
Os personagens são muito bem construídos, o livro mostra cenas de cada um deles e permite que o leitor faça a sua leitura sobre o caráter de cada um, ao mesmo tempo que Poirot trás suas ideais sensacionais. Ele é, na minha opinião, o melhor detetive de todos os livros que já li, um dos meus personagens favoritos de todos os tempos ?
O crime é um pouco diferente de alguns mais comuns, ele tem características que o tornam quase impossível, muito irreal, além de ser bastante sangrento.
Eu suspeitei de quase todos os personagens, como normalmente acontece, mas, pela primeira vez, não suspeitei nenhuma vez do verdadeiro/ da verdadeira responsável pelo crime. Cada um dos comentários que cada personagem faz é importante, cada detalhe aponta para a resolução, mas juntar tudo isso é praticamente impossível. Para mim, isso é uma das partes mais legais do livro, ir descobrindo devagar as verdades e então, quando o crime é revelado, há uma surpresa, além de tudo que já foi descoberto.
O final do livro me surpreendeu muito e, apesar de ser um pouco corrido, deu um desfecho bom para todos os personagens e explicou perfeitamente todos os acontecimentos, inclusive aqueles que não pareciam pistas, mas eram.
Gostei bastante da escrita, Agatha Christie tem o dom de prender o leitor e nos deixar curiosos.
Recomendo demais essa leitura! Um 5?? e favorito, até agora o melhor do ano ?

Anayle 05/10/2023

Casos de família com véspera natalina
?O natal de Poirot? escrito por Agatha Christie teve sua primeira publicação em 19 de dezembro de 1938.

Véspera de natal. A reunião da família Lee é arruinada pelo barulho ensurdecedor dos móveis sendo destroçados, seguindo com um grito agudo e sofrido. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada.
Iniciando as investigações, Hercule Poirot, que estava no vilarejo para passar o natal com um amigo, se oferece para ajudar, depara-se com uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas. E ao que parece, todos tinham razões para detestar o velho.

A narrativa é dividida em sete partes: indo do dia 22 de dezembro ao dia 27 do mesmo mês. Veremos a volta de alguns membros da família para a Inglaterra novamente e o encontro entre todos, até o homicídio ocorrido no andar superior do casarão onde supostamente não havia ninguém, além do próprio Simeon. Acompanharemos as investigações sobre o ocorrido com uma visão devidamente abrangente sobre tudo.

Outro de muitos casos do Investigador Poirot, trama engenhosa e com um assassino improvável, não larguei até terminar.
Depois da gigantesca decepção que tive lendo ?A mão misteriosa?, esse livro caiu dos céus para me consolar. Não é perfeito, mas achei gratificante por me prender tanto na história.

Esse é um livro que com certeza o leitor monta uma lista de suspeitos para no final, o queixo cair a cada revelação exposta.
Realmente recomendo para quem gosta de enfiar a cabeça na história e só soltar quando tudo se resolver.

ariel.frazao 22/09/2023

Curto e bom
Tá pra nascer alguém mais criativo que a Agatha Christie... Li mais um dela e, como sempre, é muito bom.

Bia 21/09/2023

Todos possuem uma vida privada!
O início do livro não me prendeu muito e foi bastante confuso lembrar quem era quem, mas depois do assassinato a história começou a se desenrolar mais rápido e isso me envolveu mais.

Apesar de descobrir alguns segredos da trama, dessa vez não consegui adivinhar quem era o(a) assassino(a), a rainha do crime surpreendeu com esse final, que foi bastante interessante!

Nath 21/09/2023

Agathinha
Amo os livros dela, me prendem muito, a cada página que passa eu sempre tenho novas suspeitas. Descobri que muita gente não gosta da escrita dela, mas francamente, você pode até não gostar da história mas a escrita dela é muito boa.

Rafaela1829 07/09/2023

Primeiro livro lido da Agatha Christie
Gostei bastante, não no nível de virar favorito, mas achei legal a leitura.
O início foi um pouco cansativo e chato, na minha opinião, mas não do tipo que me faria desistir da leitura. Achei um pouco devagar, afinal o início é só a apresentação dos personagens e isso é demorado mesmo, principalmente nesse caso que eram muitos personagens.
Mas, assim que Simeon Lee morre (não é spoiler, tá literalmente na sinopse) fica muito divertido e emocionante, Hercule Poirot e os detetives interrogando suspeitos e tudo mais.
Suspeitei de umas 4 pessoas e no fim não foi nenhum deles KKKKK, o plot twist foi mto bom.
Recomendo.

Célia 02/09/2023

Poirot, que Natal...
Agatha Christie em mais um brilhante livro, com mais uma bela atuação de Poirot,levando-nos a suspeitar de vários personagens!
Não acertei quem era o autor ( ou autora) do crime!
Muito bom!!!

Canteli Marcio 31/08/2023

?????
Mais uma excelente história de Hércule Poirot
Nem no Natal ele tem descanso rsrsrs.

Um dos finais mais surpreendentes de todos os livros da Agatha Christie que li até agora.

10/10

Lara.Scarlatte 29/08/2023

Não esperava esse final! Não acertei quem era o assassino nesse rsrs um bom livro com uma reviravolta surpreendente

Jamerson.Alves 29/08/2023

Até mesmo os policiais têm suas vidas privadas!
Estava esperando por um título assim há um tempo.
Até então, melhor caso da Agatha Christie que eu li.

Thais.Souza1 24/08/2023

Acho que gostei tanto da história por envolver família. Adoro dramas familiares. Não previ o final, cheguei nem perto, Ágatha surpreendeu real, e olha que eu já tinha lido esse livro a anos atrás, só não lembrava de nada.

Frederico.Andrade 09/08/2023

Mais uma obra literária de mistérios e assassinato resolvidos pelo detetive belga de bigodão. Gostei bastante deste livro da Agatha Christie

PabloBiel 03/08/2023

O NATAL MAIS EMOCIONANTE DA VIDA DE POIROT
"O Natal de Poirot" é um livro muito famoso escrito por Agatha Christie. A história ocorre durante a época de Natal em uma mansão de uma família rica da Inglaterra, denominada família Lee. O membro mais velho da família, Simeon Lee, é um homem autoritário e doente, por isso, decide chamar todos os filhos e parentes para passar o Natal com ele em sua casa.

Mas as coisas não andaram muito bem. Antes mesmo do Natal começar, todos estavam discutindo, principalmente após ouvirem uma ligação de Mr. Lee solicitando ao advogado uma alteração em seu testamento, e aparentemente alguns membros da família não gostaram muito. No entanto, Simeon Lee parece ter outros planos, ele queria criar confusão e ver o caos dentro da família.

Aí vem a surpresa: Simeon Lee é assassinado de uma maneira bem brutal. E adivinha quem é chamado para resolver esse mistério? O famoso detetive Hercule Poirot!

Poirot começa a investigar, interroga os membros da família e as demais pessoas que estavam na casa e tenta descobrir quem poderia ter feito isso. Monsieur presta muita atenção em detalhes e junta todas as pistas que encontra.

Existem diversas partes intrigantes e emocionantes no livro, fazendo com que a história fique muito completa e dinâmica. Uma das partes mais chocantes é o final, momento em que Poirot explica como tudo aconteceu, e percebemos que o assassinato não era apenas uma briga familiar, mas sim algo muito mais profundo e antigo.

"O Natal de Poirot" é um livro emocionante, cheio de mistérios, brigas familiares e um detetive super esperto tentando resolver tudo. Agatha Christie é uma escritora incrível que cria histórias que nos fazem pensar e ficar curiosos até a última página. Se você gosta de histórias emocionantes e com muitos segredos, vai adorar este livro!

Jão 01/08/2023

Resenha não oficial - Lido em 2021
Fim de ano é tempo de reunir a família para partilhar o amor e celebrar a vida ??

Certamente era isso que Agatha tinha em mente ao escrever "O natal de Poirot", uma ótima pedida para entrar de vez no espírito natalino!