O Natal de Poirot

Agatha Christie

Resenhas - O Natal de Poirot

Fabio Shiva 27/08/2010

Clássico!
Não há palavra melhor para definir essa pequena obra-prima do romance policial. Todos os elementos clássicos estão ali: um misterioso assassinato ocorre na sombria mansão. Todos os presentes são igualmente suspeitos, todos têm um motivo para matar e, aparentemente, algum segredo a esconder. O crime foi cometido de forma fantástica, em um quarto trancado por dentro. Para deslindar o mistério, só mesmo o intelecto superior de um grande detetive. Que sorte que Hercule Poirot estava por perto!

Que cena mais clássica no romance policial que o momento da revelação? Quando o detetive reúne todos os suspeitos para analisar minuciosamente cada possível hipótese antes de finalmente elucidar, com um golpe de mestre, a identidade do assassino!

Clássico dentre os clássicos, não há quem rivalize com Poirot na hora de fazer suas revelações. Ele fica calado ou dá uma de bobo durante o livro todo, largando aqui e ali umas insinuações tão sutis que ninguém entende. Mas quando o homem resolve que é hora de falar...

A cena da revelação em O Natal de Poirot (Hercule Poirots Christmas no original) bem poderia servir de modelo para todos os romances policiais. É simplesmente brilhante! Ou, em uma palavra, clássico!

O livro teve como mote uma fala de Shakespeare, extraída do excepcional Macbeth: Quem iria pensar que o velho tinha tanto sangue dentro de si?

Frase essa que Agatha explica, toda faceira, na dedicatória que faz a seu cunhado James:

Você tem sido sempre um dos mais fiéis e gentis de meus leitores, e eu fiquei portanto seriamente perturbada quando recebi de você uma crítica.

Você se queixou de que meus assassinatos estavam ficando muito refinados anêmicos, na verdade. Você ansiou por um bom e violento assassinato com bastante sangue. Um assassinato onde não houvesse dúvidas de que se tratava de um assassinato!

Então eis a sua história especial escrita para você. Espero que possa agradar.

Imagino que o cunhado de Agatha Christie ficou bem satisfeito. Indeed, Mr. James!!!

(29.04.09)

Jerome 10/12/2011minha estante
Muito bom.

Agatha é Agatha. E incrível que, mesmo quando é uma obra menor da autora - o que não é o caso deste O Natal de Poirot -, ela sempre nos deixa ansiosos para a revelação final.

Fabio Shiva 10/12/2011minha estante
oi Jerome!
Valeu pelo comentário! Você disse tudo: ela sempre consegue instigar a gente né!!!

Tiara.Brito 09/06/2020minha estante
O final foi surpreendente, jamais o imaginaria. Gostei da ousadia da autora.

Franklyn.Jeferson 08/02/2022

Excelente crime! Gostei bastante dos personagens e de como a história foi se desenvolvendo! Muitos mistérios e uma objetividade perfeita para não enrolar demais!

Samukk 15/12/2022

Que livro !!!
Tentei com todos os meus neurônios descobrir quem era o criminoso ,mas infelizmente não consegui . O primeiro livro que eu li da gata triste eu odiei . No entanto esse foi totalmente ao contrário ,me surpreendi com as reviravoltas e como o poirot conseguiu montar esse quebra cabeça.

Landressa 04/01/2024

Rapaz...
Gostei muito da leitura. Não é muito natalino, mas gostei da ambientação.
Não gostei muito da insistência em falar da "estrageirisse" da Pilar, meio forçado.
No geral é um livro bom e dessa vez eu não esperava mesmo que o assassino fosse quem foi..

Isabellecavalcanti 19/12/2021

Amo a rainha do crime
E amo ser feita de besta por ela, só por ela, mas dessa vez foi demais kkkk
A história de passa na semana de natal. O pai chama todos os filhos para passar o natal juntos, porém praticamente todos tem algum motivo para matá-lo, mas te desafio a acertar o assassino haha
Soph 19/12/2021minha estante
Aaa amoo

Mayhara 19/12/2021minha estante
Ahaha me fez lembrar aquele filme knives out ! Já chamou minha atenção, ta na lista!

Elizabeth 27/07/2023

Sem palavras
A rainha sempre me surpreende, mesmo já lido vários livros dela, não consigo acertar o criminoso. Logo lerei outro.

nando :) 28/12/2022

Um belo presente de natal
Que história surreal mano, um livro sobre família. Uma família cheia de almas sebosas.

Narrativa fabulosa, não dá pra parar de ler, um crime bem sanguinário, incrível.

Adorei uma personagem em específico e o de sempre, Poirot é um gênio.

Beehlla 19/12/2023

Um suspense em que você desconfia de várias pessoas, e que só vai descobrir o real assassino nas últimas páginas. Isso é bem típico de Agatha Christie, e é isso que me faz amá-la demais. Sem palavras, esse é um dos melhores que já li dela.

Duda 07/12/2021

nossa, eu demorei mtt para ler esse livro ?
em parte pq eu comecei a ler, e logo dps voltei a fazer prova ? e em parte pq eu demorei a me apegar na história kkkk
os livros da Agatha no começo sempre são um pouquinho parados, mas chega no meio pro final, meu amigo...
o que acontece é que vc não consegue parar de ler, vai acontecendo tanta coisa que até vc não chegar no final pra ver quem era ( sempre a pessoa que vc menos espera, né) vc não para, e é por isso que eu amo os livros dela kkkk
esse livro foi mtt bom, e como sempre bem construído
Izabella.Dossi 07/12/2021minha estante
Tem um clima realmente natalino?quero comprar pq amo o clima de natal kkkkk

Edu 07/12/2021minha estante
Eu li esse em dois dias, se não me engano os capítulos são meio grandões e isso me entediava um pouco, mas a história foi tão boa q eu não consegui parar kkk

Duda 07/12/2021minha estante
amg o clima de natal é trágico pq acabou de acontecer um assassinato, mas se passa no finzinho de dezembro ss ?

Luisa Jordana 27/12/2020

O Natal de Poirot
Mais uma leitura da rainha do crime que entra para o rol dos favoritos! Nem sei quantas vezes eu já pensei ou escrevi esta mesma frase.
Em uma história no modelo mais tradicional de Agatha Christie, uma família disfuncional se reúne para o natal, como forma de atender ao último pedido do seu patriarca, que já está velho e inválido. Os filhos do velho senhor de caráter intragável se reúnem sob o mesmo teto, junto com suas esposas, mas obviamente que as comemorações não saem bem como o esperado. Após a morte violenta e inexplicável do dono da mansão, resta ao astuto detetive Poirot desvendar o mistério!
Em um modelo de narrativa tão comum para essa que é uma de minhas autoras favoritas, achei que seria fácil de descobrir quem seria o assassino, ainda mais com uma vítima tão odiosa. Muito me enganei! Fui pega completamente de surpresa e apesar da tragédia ocorrida nas páginas, terminei o livro rindo da engenhosidade do meu detetive favorito da literatura e de como, mais uma vez, fui feita de trouxa por essa escritora genial!
ToniBooks 27/12/2020minha estante
Iniciarei "Morte na biblioteca". Nunca li Agatha, apesar de saber que é uma lenda dos enredos de suspense e investigativos. Espero tornar-se um leitor dessa grande escritora.

Luisa Jordana 28/12/2020minha estante
Acredito que seja um bom livro para começar, apesar de não ser dos meus favoritos. Espero que você tenha uma ótima leitura!

ToniBooks 28/12/2020minha estante
??

Bebela 02/01/2022

Perfeito
A rainha do crime arrasa novamente
Amei muito a história e gostei mais ainda de ler ela ok erro do natal

Bela 26/12/2023

Uma história com o Poirot é sempre interessante
Como um bom romance de Agatha que estrela Hercule Poirot, esse livro é cheio de personagens interessantes e complexos. Leitura fluida e bom plot final

Gabriella.Helena 30/12/2022

Chocada!
No começo tava achando mais ou menos. História sobre o Natal de uma família rica e cheia de rancores entre vários dos membros. Mas depois o mistério me fisgou e o final conseguiu me surpreender totalmente (com exceção de um detalhe ?)! Um dos melhores da Agatha que li até agr.

leticia.curcio 24/12/2021

[*****] que livro bom
um dos melhores da agatha com certeza!!
a história é genial e muito bem feita, sem falhas e de forma que eu tentei desvendar o caso.
apesar de tudo, achei alguns fatos fantasiosos dms porém necessários para a trama final.
recomendaria e lido no tempo certo pra época de natal!! ;)