O Natal de Poirot

O Natal de Poirot Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Natal de Poirot

Mi Rubin 03/12/2023

Ao contrário de outros livros da rainha, esse trata somente de um crime e há poucos suspeitos.

Logo a trama se afunila e sobram poucas pessoas para desconfiar e mesmo assim o final é bem construído e surpreende.

Mesmo havendo certos indícios o final não deixa a desejar.

Adorei e super indico.

Mateus 19/12/2010

Um dos melhores!
Nossa célebre autora Agatha Christie sem qualquer dúvida se superou totalmente ao escrever o livro O Natal de Poirot. Talvez eu tenha gostado tanto da obra pelo fato de a estar lendo na mesma época em que a história se passa, ou talvez seja porque seus personagens estão mais do que nunca incrivelmente bem construídos. Mas acredito que gostei mesmo devido à genialidade do enredo, que mexeu imensamtente comigo. Cheguei a sonhar que estava sendo perseguido por um assassino na noite de natal e pedi a ajuda de Poirot.

Cada livro da autora possui uma particularidade, que por menor que seja, faz dos livros muito diferentes entre si. Em O Natal de Poirot, o ponto que se destaca é o modo como o assassinato é visto pelos envolvidos. Acredito que o fato de todos os livros da autora mostrarem crimes e assassinatos levaram a tudo isso se tornar algo normal nas histórias. Mas neste livro um assassinato muda tudo e acabou com um natal. Um natal que mesmo sendo cheio de intrigas, iria acontecer mas não aconteceu devido a um crime.

O tirânico Simeon Lee é um homem extremamente rico, mas odiado por quase toda sua família e pelas pessoas que o cercam. Quando ele é morto na noite de natal, nem todos se surpreendem com isso. Mas o detetive Hercule Poirot se interessa pelo caso e fará de tudo para descobrir o assassino. Com um final incrível e não esperado como sempre, O Natal de Poirot vem mostrar exatamente porque a Rainha do Crime ganhou seu tão merecido título. É ler para crer.
Luhhh ^___^ 16/02/2011minha estante
Legal =D
Eu nunca li Agatha, é um livro bom para começar pelo jeito ^^

Denise333 16/12/2015minha estante
Estou lendo agora. Amo Agatha desde o primeiro que li! Você tem toda razão, Mateus!!

Thainá 27/12/2022

Um suspense natalino
Neve, frio, enfeites natalinos e uma mansão pomposa na Inglaterra. Parece a combinação perfeita para um Natal magnífico, certo? O Sr. Lee, dono da mansão Gorston, resolve reunir toda a família para a festividade mais importante do ano. O que ele não contava era que seria brutalmente assassinado em sua própria casa. É nesse contexto, então, que Hercule Poirot entra em cena e desvenda mais um crime que parecia impossível!

Vamos lá: eu adorei esse livro. Não é o melhor da Agatha, mas é muito bom. Como sempre, a autora consegue fazer com que nos conectemos com os personagens, revestindo-os de características tão humanas, que fica impossível não nos apegarmos!

A narrativa é fluida, rápida e muito, muito inteligente! Fui pega de surpresa com o final, já que desconfiava de outra pessoa e não do verdadeiro culpado(a)!

É uma leitura perfeita para quem ama o Natal e o suspense. É importante dizer que não tem tantas referências ao período natalino, afinal de contas um assassinato aconteceu, então, obviamente, não houve festa. Mas a história se passa nesse período e torna tudo muito mais misterioso! ?

Mila F. @delivroemlivro_ 28/08/2021

Este foi o primeiro livro da escritora que li!
Se não me engano, esta é a terceira vez que leio O Natal de Poirot, além do mais, esse foi o livro que me apresentou Agatha Christie, ou seja, foi o primeiro livro dela que li na minha vida, numa edição antiga que tinha na biblioteca da escola.
É incrível lembrar como amei essa história e que foi a partir dela que li muitos outros livros de Agatha Christie, portanto, além do enredo do livro, que acho genial, tenho essa história pessoal e até emocional com O Natal de Poirot.

Tenho também recordações vívidas, como onde lia o volume: deitada em uma rede na varanda daqui de casa, tomando café na sala de jantar com o livro sobre a mesa, deitada no meu quarto. Bons tempos! Mas antes de falar sobre o enredo e o que achei dessa releitura, preciso dizer que, como faz bastante tempo que li eu não lembrava de nada dessa história a não ser, claro, que é um caso de Poirot, então foi uma experiência bem "inédita".

Em O Natal de Poirot vamos acompanhar a história de uma grande família que, encorajada por seu patriarca Semeon Lee, já idoso, mas que tem punhos de ferro para liderar todos, decidem se reunir em sua propriedade para passarem o Natal juntos.

Simeon Lee, tinha quatro filhos e sua única filha morreu, mas deixou-lhe uma neta, chamada Pilar. Então, Simeon Lee, reúne seus filhos e as esposas do mesmo: Alfred e Lydia; George e Magdalene, David e Hilda e Harry, o único solteiro e tido como o filho pródigo já que ele foi embora muito cedo, por não concordar com a tirania de Simeon Lee. Além dos filhos reunidos para o Natal, o Sr. Lee chama sua neta filha de sua filha com um espanhol, e além dele aparece uma visita de surpresa: Stephen, o filho de um conhecido de Simeon que acaba se instalando na casa.

Podemos dizer que a família Lee está toda reunida de forma desconfortável e contra sua própria vontade, apenas por acharem que Simeon Lee está idoso e talvez queira se reconciliar com todos, porém, logo nos primeiros momentos de todos na casa, percebem que a intencionalidade do velho tirano é bem outra: por ainda mais lenha na fogueira e deixar todos os parentes uns contra os outros.

A preparação para o Natal beira ao fiasco e o que deveria ser um momento de paz, reconciliação e feliz reunião familiar - propostas da época natalina - torna-se algo sádico e obscuro, como se fosse um jogo para Simeon Lee. Portanto, um cenário propício para um crime está montado.

Com toda a tensão no ar durante os dias que antecedem o Natal, não surpreende nada quando Simeon Lee é assassinado de uma maneira brutal e com direito a uma cena de crime chocante e com muito, muito sangue.

Como Hercule Poirot estava em Londres no Natal e calhou de acontecer esse crime com um homem rico e conhecido, o Superintendente Sugden e Poirot além da força policial local se unem para tentar solucionar o mistério.

O Natal de Poirot é um clássico livro de Agatha Christe, pois temos um ambiente fechado, um crime e uma família cheia de problemas e desavenças, além do mais o histórico do próprio Simeon Lee e sua personalidade tirana faz com que todos ali reunidos acabem tendo algum motivo para querer matá-lo, afinal ele não se importava em ser cruel, calculista com os membros de sua família.

Poirot sempre calculou que esse é o típico crime que para ser solucionado é necessário conhecer a personalidade e o caráter do morto, ou seja de Simeon Lee, o que é bastante difícil afinal ele estava morto, e todos concordavam com uma coisa: era um homem cruel e ardiloso que fez muita gente sofrer, além do mais não era honesto, o que leva a crer que sua herança também é fruto de desonestidade, portanto, fez muitos inimigos na vida.

Agatha Christie trabalha muito bem com todas pistas que vai deixando de maneira sutil, mas o grande 'golpe de mestre" da dama do crime é reconstruir o caráter e a personalidade do morto, bem como de todos os integrantes da família. Esse aspecto é primordial para entender o que levou Simeon Lee à morte e como esse crime aconteceu.

Poirot faz uma reconstituição do crime de maneira incrível que até mesmo sendo uma releitura me surpreendi, afinal eu lembrava de vários aspectos do enredo e consegui lembrar de outros tantos na medida em que lia, mas honestamente, a resolução desse crime tinha sido completamente apagada da minha memória e eu fui, sim, pega de surpresa.

site: www.delivroemlivro.com.br

Est_Toriv 02/01/2022

Natal de Poirot
Nunca tinha lido algum livro da Agatha Christie, embora sempre tive vontade, então aproveitei este natal para ler algum livro dela.
Como todo livro de suspense, ele me prendeu de uma forma surpreendente, fazendo eu terminar em pouco menos de 2 dias. Com seu suspense e suas reviravoltas investigativas.
Eu gostei da primeira experiência com essa autora, provavelmente lerei outro livro dela em breve.

Bruna.Noal 02/05/2021

Mais uma vez fui tapeada
O que dizer desse livro.... Quando eu acho que essa mulher não pode mais inventar um tipo de criminoso diferente ela vai lá e inventa... O pior que quando tu lê a explicação do Hércule Poirot e vê que as pistas estavam na tua cara da vontade de rir da minha cara de palhaça kkkkkk.
Brincadeiras a parte ótimo livro, recomendo muito.

Jaque - Achei o Livro 07/02/2013

Perfeito!
07/02/2013
Adoro reuniões de família, onde todos são suspeitos.
Trama bem amarrada, surpreendente, com um final digno.
A.C espalha pistas o tempo todo, nada, nenhum comentário pode passar batido.
Claro que recomendo ;-)

Releitura em 14/12/2021
Atualizando minha resenha após 8 anos!
Uma releitura maravilhosa, como se fosse a primeira vez. Não me recordava nada da estória, apenas a maneira que o crime foi cometido. Não me lembrava do assassino e nem das suas motivações.
A Agatha é a única autora que releio. É sempre um prazer enorme!
Aqui na trama, o patriarca da família é assassinado na véspera do natal. Fora Albert que mora com ele, os outros filhos são afastados do pai mas atendem o pedido do velho e vão todos passar o natal com a família reunida.
Cada um dos filhos teriam motivos para matar o pai? Quais segredos eles escondem?
Uma trama engenhosa, incrível, deliciosa! Sou capaz de apostar que ninguém vai adivinhar um final desses!
Recomendo demais! Leiam, leiam!!

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2021/12/o-natal-de-poirot-agatha-christie.html
Cris Paiva 14/12/2021minha estante
O bom da Agatha é que a gente esquece depois de um tempo, as vezes eu me lembro parcialmente de uma história, mas os detalhes sempre são uma boa surpresa!

Jaque - Achei o Livro 14/12/2021minha estante
Verdade mesmo Cris!

Rutinha100czs 17/12/2021

Hercule Poirot está muito sagaz e perpicaz nesse emaranhado familiar. Um drama que revela muito da natureza humana e de como a hereditariedade influencia nossos comportamentos, medos e ódios!

gabi 26/12/2021

incrível!
quando li outro livro da agatha eu cheguei a desconfiar em um momento do assassino, mas nesse eu não desconfiei em momento nenhum fui completamente tapeada, amei muito esse livro!

Clara 28/06/2021

Passada
Primeira obra lida da autora, e que ótima escolha, no final tudo foi explicado de forma simples e eficaz por Poirot, e como um dos meus comentários sobre o livro, os conflitos internos gerados pela família são tão interessantes que o assassinato em si fica em ?segundo plano? , acredito que as revelações são de valor realmente nas partes finais do Livro, e sinceramente gostei do rumo de como tudo se resolveu. De resumo ótima leitura introdutória para as obras dessa autora

Elton Jhon 31/12/2021

Acho incrível a forma como Agatha escreve, amoooo!
Esse é só o segundo livro que leio dela e só tenho mais vontade de ler suas outras obras.
Os Crimes ABC foi o primeiro livro que li dela, então sempre vai ser meu queridinho rsrs
Depois faço uma resenha digna pra esse livro

carolina 06/01/2023

realmente surpreendente, DE VERDADE!!!
da agatha christie, li até agora assassinato no expresso do oriente, morte no nilo e, agora, o natal de hercule poirot. e esse último realmente foi o que mais me surpreendeu dos três

eu juro que pensei em TODOS os cenários possíveis e não adivinhei o que tava acontecendo

ainda assim, a história correu meio lenta e acho que a escrita de morte no nilo é mais interessante, então mantive as 4 estrelas que dei para os outros livros

mas gostei muito, vale a leitura!!! agatha christie realmente é a rainha do crime

pabloegc 23/10/2020

Simplesmente devorei esse livro em dois dias, uma história fantástica que te segura do início ao fim do livro .
O que mais gosto em Agatha Christie é a capacidade de conduzir o leitor a nunca acertar quem é o verdadeiro assassino ?.

Analuz 13/12/2021

Publicado em 1938, "O Natal de Poirot" se passa na Inglaterra e envolve um crime familiar, no qual o patriarca da abonada família Lee é brutalmente assassinado. Com um leque de personagens praticamente infindável, somos fisgados pela magistral narrativa de Agatha Christie, que nos envolve nos dramas desta conturbada família. O ritmo de leitura é intenso desde o início, principalmente para aqueles que adoram uma fofoca, pois haja treta!

Simeon Lee é um idoso que enriqueceu com a exploração dos diamantes na África do Sul e que possui algumas desavenças familiares, mas que, próximo ao natal, convoca todos os parentes para uma reunião dos Lee. Embora isto seja um procedimento nada comum, os convidados atendem ao convite. Mas o que será que o exótico sr. Lee pretende ao reunir toda a família de repente? Será que isso tudo tem a ver com o testamento?

Aqui, tem-se um cenário típico da autora, onde absolutamente qualquer um (à exceção do mordomo) pode ser o assassino de Simeon Lee, já que o idoso conquistou desavenças com várias pessoas até o momento de sua brutal morte.

E até aqueles que sequer teriam motivos plausíveis para pôr fim à vida do irritante senhor se tornam suspeitos quando se descobre que o assassinato ocorre juntamente com um roubo de diamantes, dando não só motivos de vingança para os suspeitos, mas também de ganância! E é justamente aqui que a polícia entra em cena, assim como o astucioso detetive Poirot, que, por acaso, encontra-se na região e logo se prontifica a investigar o crime.

Dentre os principais suspeitos temos: os 4 filhos do falecido e suas 3 respectivas esposas (considerando-se que um deles nunca casou), uma belíssima e misteriosa neta que ninguém conhecia até então, um visitante surpresa e o empregado pessoal do sr. Lee.

E agora? Quem teria matado o frágil sr. Lee? Seu filho Alfred, que, apesar de devoto ao pai, havia sido contrariado pelo mesmo? Ou seria David, o filho ressentido que nunca superou a infidelidade de Simeon para com sua mãe, cortando relações? E o que pensar sobre George, que acabou de receber a notícia de que teria seus privilégios restringidos? Ou seria Harry, o aventureiro filho que causou problemas para todos no passado e que ninguém esperava que viesse? E quem seria este visitante, que ocasionalmente chega à casa durante a reunião, alegando ser filho de um amigo do falecido? E o que falar sobre o empregado, sempre à espreita? E esta neta que ninguém havia visto antes? Sim... são muitos os suspeitos e também os motivos!

É interessante notar que Christie se faz dos acontecimentos externos para criar um panorama aqui, com leves menções à Guerra Civil Espanhola e à exploração de riquezas no continente africano. É curioso que, mesmo inglesa, a autora apresenta uma imagem negativa de sua terra-natal, muitas vezes comparando o cenário acinzentado de forma negativa em relação às paradisíacas paisagens da África do Sul (local de onde alguns personagens vêm).

Sobre a resolução do mistério envolvendo o assassinato: sim, eu desconfiei desta pessoa, mas por outros motivos que confabulei na minha cabeça. A verdade é que Poirot tem uma linha de raciocínio muito singular, que o leva a coletar as mais minuciosas pistas (muitas vezes partidas de coincidências), as quais raramente se revelam ao leitor de primeira viagem. Confesso que até hoje não sei se gosto deste elemento na escrita da autora, pois isso faz com que sempre hajam informações que somente o detetive saberá e não compartilhará com o público até as últimas páginas. Mas, ainda assim, é impossível não se ver envolto neste enigma, afinal, Agatha Christie sabe criar um cenário de crime como ninguém!

site: https://youtube.com/c/AnaluzMarinho

Taiza.Souza 29/09/2021

Agatha Cristie sempre surpreende
Achei o final muito inesperado e como sempre é super difícil acertar quem é o assassino. Não achei que esse é o melhor livro da Agatha, mas gostei por ser uma leitura rápida e leve.