O homem que matou Getúlio Vargas

O homem que matou Getúlio Vargas Jô Soares

Resenhas - O Homem que Matou Getúlio Vargas

Karol 01/04/2024

Genial
Só alguém genial e com uma bagagem cultural e conhecimento histórico imenso conseguiria escrever um livro como esse!!

O livro em si não é genial mas ele transparece a genialidade do Jô, percorre diversas datas, personagens e momentos históricos de uma forma bem humorada e insere o personagem principal de um jeito a explicar a "inexistência de registros" de alguém tão importante para a história. ???

Clio0 24/03/2024

Eu não consigo nem ler o título desse livro sem rir.

O Homem que Matou Getúlio Vargas é uma sátira em cima de um dos momentos mais terríveis da história do século XX: o assassinato do Duque Ferdinando que culminou no início da Primeira Guerra Mundial.

Nesse relato autobiográfico ficcional, Jô Soares se esmera em provar por A mais B que Dimitri Borja Korozec realmente existiu e descaradamente se apropria da teoria da conspiração que apregoa que Vargas foi assassinado ao invés de ter comitido suicídio.

Segue-se então uma incrivelmente convincente história de como uma vedete gaúcha foi parar na Europa Oriental e deu a luz ao primo anarquista do ex-presidente. São diários, depoimentos, fotocópias e tudo o mais que o autor conseguiu forjar para ilustrar e enriquecer esse deboche em forma de livro.

Recomendo.
Vania.Cristina 25/03/2024minha estante
Que legal!

Katharina.Pedrosa 21/03/2024

Inusitado, divertido e ótimo para sair da casinha
Esta é uma narrativa que mistura ficção e realidade. E acompanhamos o Dimitri, que é um assassino profissional bastante desastrado e que nunca consegue cumprir a sua missão designada.

Ao longo da narrativa, ele participa de vários eventos históricos: Período entre guerras nos EUA, a primeira guerra mundial, conhece Al Capone, em algum momento vem para o Brasil e é perseguido por ser considerado comunista. E na prisão, ele descobre um parentesco distante com Getúlio Vargas, e se convence de que o motivo de sua sequência de desastres tenha alguma relação com o Getúlio, por isso, decide matá-lo.

Se ele consegue, ou não. Você vai ter que ler para saber.

Alberto27 29/02/2024

Mais um do Jô pra conta.
Meu terceiro livro do Jô e a cada leitura é impressionante a genialidade em cada obra e nesse não é diferente. Acompanhe a saga do terrorista atabalhoado Dimitri Borja Korozec.Tão certo quanto ele falhará a cada missão é a garantia de boas risadas. o ritmo fica melhor ainda quando Dimitri desembarca no Brasil. Os personagens recheiam a trama com destaque ao guarda costas anão Motilah Bakash e o criminoso Henri Maturin, esses são impagáveis. Recomendo.

lucassverso 17/01/2024

Complexamente simples (e genial)
"O homem que matou Getúlio Vargas" é uma narrativa com o clássico humor de Jô Soares. Leve e divertido, o livro consegue mesclar muito bem fatos hitóricos com um lado cômico.

A complexidade (e, ao mesmo tempo, a simplicidade) em que o autor entrelaça fatos históricos com a ficção, adicionando humor, é o que torna o livro especial.

É um livro que se encaixa bem com quem é apaixonado por história e busca relaxar numa leitura fluida e divertida.

31/12/2023

Achei bem interessante mas nada demais, livro não me prendeu e acaba que fica repetitivo em alguns momentos.

rapha :) 30/12/2023

Que livro bomm!! confesso que no começo tava com uma preguiça de ler, mas depois que peguei gosto pela coisa, terminei o livro em 3 dias. Jo soares mistura muito bem e de um jeito divertido fatos históricos e ficção, o que deixa o livro mais divertido. recomendaria dms ?

Fabrício 23/11/2023

Ótima trama
Lendo inicialmente, o relato parece bastante verossímil, mas conforme vão se deslanchando os acontecimentos, de tão absurdos, constata-se, infelizmente, que são somente obras de uma mente brilhante. Divertido e de fácil leitura.

RyFarias 05/11/2023

Humor inteligente
Característico do Jô, esse livro narra a estória nada comum de Dimitri. Entremeado de realidade e ficção, a jornada da personagem se mistura aos fatos reais de diversos países.

Mesmo as situações mais esdrúxulas são narradas de uma forma tão séria que parecem mesmo ser reais (algumas talvez sejam)

Humor sutil e inteligente. Leitura leve e inusitada.

Isa 24/10/2023

Recomendo muito!
É a história de um assassino que nunca consegue matar ninguém (pelo menos não diretamente). A narrativa é fluída e passeia por vários acontecimentos históricos e várias personalidades famosas. Além disso, tem várias curiosidades e informações históricas interessantes. É um ótimo livro para fazer marcações, anotações e pesquisa. Amei!

Marcelo 14/09/2023

A culpa foi minha!
Por ter em mente O Xangô de Baker Street, eu esperava algo elevado, sei lá. Ele ficava em uma posição chamativa na estante do meu pai, o título, vai saber.. Muito e muitos anos, peguei o tal livro, o mesmo da estante, não obstante, comprei uma unidade. Na moral? Que fiasco, se a crítica da época não caiu em cima do Jô, era porque ele tinha muito crédito. Um humor péssimo, exagerado, daqueles que não se deseja nem pra um inimigo.

Marcia 13/09/2023

Minhas impressões sobre o livro
E dando risada terminei esse livro divertido.
Livro: " O homem que matou Getúlio Vargas " do inesquecível Jô Soares.
Escrito de foma brilhante, Jo Soares mistura ficção e realidade colocando em fatos históricos um personagem fictício que muito nos divertiu. Nesse livro vamos conhecer Dimitri Borja Korozec.
Esse livro e uma "biografia imaginária de Dimitri Borja Korozec, um anarquista especializado em assassinatos políticos, que se caracteriza por uma espantosa dificuldade em atingir as metas às quais se propõe. Sua "propensão natural pela catástrofe" fará dele eternamente o homem certo na hora errada." (Sinopse)
São muitas as atrapalhadas de Dimitri e em cada uma delas a gente ri muito. Impossível não imaginar a cena e se divertir. Dimitri se formou numa escola de assassinos muito conceituada, tem ótima pontaria mas é desastrado ao extremo.
A história dele começa na Europa onde ele quase provocou a primeira Guerra Mundial. Imaginem só a confusão kkk Essa parte é demais.
Ele também quase matou o Arqueduque Francisco Ferdinando, mas esse foi assassinado por Gavrilo Princip.
Depois de muitas confusões Dimitri vai para o Brasil onde tem parentes que nao conhece. No Brasil terá muitas outras atrapalhadas divertidas e sua meta será matar Getulio Vargas.
Enfim, um livro muito bom, que como eu disse no começo, Jo Soares mistura ficção e fatos históricos brilhantemente!
Valeu
Edson408 07/02/2024minha estante
Fluente em uma língua que somente ele conhecia!

Vicky.Schneider 05/09/2023

Gosto do estilo do Jô. As contextualizações históricas e as piadas sutis tornam a leitura prazerosa e leve. Não acho que seja uma obra extraordinária, mas vale a leitura.

westbob.harris 26/07/2023

Poderia ser melhor
Em certo ponto da leitura as tiradas e modo de agir do protagonista ficam repetitivos e o ritmo vai, mas a curiosidade sobre como vai ou não acontecer a morte do título é que dá fôlego para continuar a leitura.

Maria 13/07/2023

Esse é meu segundo livro do Jô, e assim como o "assassino de beker stret", "o homem que matou Getúlio Vargas" está indo pra os meus favoritos, a forma como é narrada a biografia é maravilhosa, o jeito que o Jô incorporou não apenas fatos sobre o Brasil, mas também adicionou um pouquinho sobre outros países e eventos canônicos que aconteceram em casa um, a comédia por trás de cada fato é real, e a forma que o Jô Soares recita isso é mágica