Além da amizade

Além da amizade Clara Alves
Clara Alves

Resenhas - Além da amizade

adenilza.rodrigues.5 26/03/2024

Na verdade, fiquei uma semana tentando ler essa história. Mas é muito ruim de desenvolver a leitura. Uma garota extremamente imatura e egoísta, que gosta de enrolar todos a sua volta. O desabafo da amiga, é super verdadeiro. Talvez um dia, eu tente terminar.
Sem falar que, as falas da garota, são fora da maturidade comportamental dela.

Thuany 21/01/2024

Além da . . .
Eu gostei do livro num todo. Mas tinha hora que a protagonista me irritava bastante.
Achei que a história demorou um pouco mais do que precisava de fato.

Mas curti a leitura.

Lua 24/05/2022

Ain como eu amo um clichê!
?Porque, apesar dos altos e baixos do amor, quando você o sente tudo parece valer a pena.?

?Além da amizade? é um romance adolescente entre melhores amores, apesar de ser clichê, me peguei sendo surpreendida algumas vezes ao decorrer da leitura. Sem falar que é uma leitura leve, mas que tem pontos bem importantes, mostra, principalmente, o amadurecimento dos personagens.

Foi uma leitura tão divertida e encantadora, mas tenho que confessar que em alguns momentos chorei junto com a Anna (é, eu sou uma boba romântica). Mas é isso, a Clara é uma maravilhosa, e eu sempre vou ler o que ela escrever.

Omundodenanda 03/11/2021

Acho que eu n era muito o público alvo desse livro, me irritei com a protagonista um milhão de vezes e já tava ficando de saco cheio dela ahaha mas até que é um romance fofo

Anna.Patricia 02/08/2021

Fofo
Leitura leve e fofa, bem clichê adolescente que se apaixona pelo melhor amigo. Recomendo. Na época foi o segundo que eu li na quarentena e foi no wattpad.

Keury_Lima 24/08/2020minha estante
Oi. Esse é acho que um livro que eu li a muito tempo atrás, procurava saber pela estória pois não lembrava do título. Pode me ajudar a confirmar se é o que eu estou pensando?

Keury_Lima 24/08/2020minha estante
Eu lembro de cenas avulsas. É nesse livro que o beijo da menina com o melhor amigo acontece tipo na beira de uma piscina, se não estou enganada natural? Ela ignora o amigo namorando com o cara novo não é. Em um dos passeios que eles fazem eles vão para o pão de açúcar e andam no bondinho? Ela briga com o amigo na floresta da Tijuca e vai para casa com o outro lá? No final ela termina com o namorado que continua sendo amigo dela mas pega geral, e fica esperando o melhor amigo voltar de algum lugar numa praia para eles terem uma conversa?

Nick 24/08/2020minha estante
É esse livro mesmo

Keury_Lima 25/08/2020minha estante
Obrigada!

Clara.Pamponet 29/02/2020

Um ótimo livro
Em Além da Amizade, tive meu primeiro contato com a escrita da Clara Alves, que é uma escrita fluida, que nos faz devorar o livro.

O livro conta a história da Anna e do Nathan que são melhores amigos.

Uma coisa que é bem batida no livro é sobre o poder das nossas escolhas, que muitas vezes pode magoar outra pessoa.

É um livro lindo, cheio de ensinamento e romance.

Eu gostei muito da leitura, que é bem tranquila e gostosa de ser feita.

Gabi @entrelidos 15/02/2019

Aos 15 anos, Anna Schwartz não tinha o que reclamar. Carioca e apaixonada pelo mar ela tinha uma vida boa e tranquila; Uma família completa, dois melhores amigos incríveis e um namorado que a amava. Ou era isso que ela achava até flagrá-lo com outra.

Ainda superando a traição e abalada pela crise no casamento dos seus pais, Anna encontra apoio em Natan, seu melhor amigo. Mas tudo parece se complicar quando ela percebe que seus sentimentos por ele vão muito além da amizade.

Apesar da descoberta dos novos sentimentos, ela não está disposta a se declarar por medo de perder a amizade. Por isso, encontra em Gustavo, o seu novo colega, uma boa oportunidade de esquecer o que sente por Natan.

Durante a leitura eu senti vontade de entrar no livro e dar uns tapas na Anna, devido algumas atitudes e escolhas dela que me deixaram em um misto de raiva e frustração, mas no final eu só queria abraçá-la e dizer que eu estava muito orgulhosa da sua evolução, do quanto ela cresceu.

E o que posso dizer sobre o Natan?! Ele me conquistou desde o primeiro capítulo e eu fiquei ainda mais apaixonada por ele durante a leitura. Ele é gato, super carinhoso, o melhor amigo que a Anna poderia ter e o meu novo crush literário.

A escrita da Clara é leve, envolvente e eu amei o modo como ela soube transmitir tão bem cada sentimento da Anna. Os personagens são cativantes e encantadores, mas também são bastante reais e suscetíveis a erros. E eu amei isso.

Com uma pitada de romance e uma boa dose de drama adolescente, Além da Amizade é um daqueles livros que você devora em um dia e sente o coração aquecido no fim da leitura.

Anny K. Alves 21/01/2019

Adorei ?
Além da Amizade conta a história da Anna, uma adolescente que até então tinha a vida que considerava perfeita: um melhor amigo a quem amava, um namorado perfeito e uma melhor amiga maravilhosa. Claro, tinha que aguentar algumas chatices do irmão Douglas aqui e ali, além do afastamento de seu pai por conta do trabalho, mas mesmo com tudo isso, ela queria acreditar que tudo estava bem. O problema é que, desde o início, sabia que nem tudo estava tão certo...

A autora tem uma escrita leve e envolvente, levando-nos a mergulhar de cabeça na vida da Anna, conhecê-la a fundo e entender também um pouco de seus dramas adolescentes. Quem nunca teve um? Esta história me fez lembrar do que é ser jovem e viver com medos e anseios do futuro, incertezas e certezas que com o tempo, vem a mudar...

O livro tem uma ótima gramática, com mensagens importantes sobre autodescoberta, amadurecimento, escolhas e amizade. Além disso, discuti o quanto os conflitos familiares contribuem negativamente na vida dos adolescentes e que, muitas vezes, nem sempre o que nós achamos ser o melhor, de fato é. .
Os personagens são muito bem estruturados e nos conquistam de imediato. A presença de cada um deles torna o enredo leve e engraçado, algo que muito gostei na leitura.
Nossa protagonista passa por altos e baixos, aprendendo através de seus erros que a vida é imprevisível, e que muitas vezes, é necessário que tomemos decisões erradas para aprender, crescer e amadurecer. Não adianta nada pensar "E se fosse diferente?". Querendo ou não, a vida é uma incógnita, mas também depende de nós para tomar o rumo certo. .
Anna precisou tomar decisões, fazer escolhas e aprender a lidar com seus erros, ver o crescimento dos personagens, a forma com que a autora desenvolveu o relacionamento de cada um deles, é muito gostoso e torna a leitura ainda mais, enriquecedora. Este é um livro adolescente, mas que me fez refletir muito sobre mim mesma e ver que, todos nós temos erros e não vale a pena parar nossa vida em função disso. Indico a todos!

Bi Faria 13/11/2018

Capa linda! E foi uma leitura leve, daquela fase da vida em que estamos amadurecendo, nos conhecendo e vivendo os amores da vida.
Anna nunca imaginou que ao sair de casa cedo, obrigada pelo irmão, para ir a padaria, tudo fosse mudar a partir daquele dia. Pois ao aproveitar a ida passou na casa do namorado, estava com saudades. Mas a cena que presenciou a tirou o chão.
O irmão do seu namorado e melhor amigo Natan a amparou. O que ela fez de errado para Davi fazer isso com ela?
E sua vida perdeu um pouco o brilho, a cor, ela enfrentava problemas em casa e apesar de estar com seus quinze anos, época de aproveitar. Anna somente tentava seguir a vida, e seu amigo sempre estava ao seu auxílio, Natan e ela faziam tudo junto.
Até o dia em que resolveram sair e tomar banho de cachoeira e Natan beijar Anna. Foi uma mistura de sentimentos, alguns até adormecidos, que ela se forçava a não sentir pelo melhor amigo, justamente pela amizade.
E sua vida virou de cabeça pra baixo novamente, ela não arriscaria perder seu amigo por sentimentos que não sabia se eram recíprocos e se a amizade se perderia no caminho.
Então começou a namorar o Gustavo, novato no colégio, ele era seu príncipe. Mas faltava alguma coisa... E na festa mais esperada do ano algo aconteceu, e muitas pessoas foram magoadas. O que aconteceu? Será que a Anna vai ficar com o Gustavo ou com o Natan? E o que ex namorado dela fez? "Todo mundo erra. O que nos difere uns dos outros não é apenas a nossa capacidade de enxergar e consertar esses erros, mas também a nossa capacidade de perdoar." @claraalvesg

Daniel.Martins 08/09/2018

resenha do blog www.desinformadoss.blogspot.com
Gosto sempre de alternar leituras. Após ler algo clássico ou mais pesado, gosto de desintoxicar com alguma leitura mais leve e descompromissada, por isso peguei esse romance para ler. Pela capa e sinopse eu já sabia trata-se de um romance para adolescentes, então baixa-se as expectativas e segue-se adiante.

Essa parece ser uma receita boa para evitar decepções, mas, desde as primeiras páginas, Além da amizade conseguiu me prender.
A história é narrada em primeira pessoa por Anna, uma adolescente de 15 anos que namora o irmão do melhor amigo e acaba se descobrindo traída por ele.
A vida de Anna vai passar então por uma série de problemas e dificuldades, assim como a de qualquer pessoa na idade dela.

NOVELA? Essa pode ou não ter sido a intenção da autora, mas o livro funciona tal qual uma novela. Temos aquele casal, aquele casal que sabemos que tem que terminar junto, mas parece que tudo vai contra eles e, sempre que algo dá certo, outra coisa dá errado novamente.
Esse vai e vem típico das produções televisivas é divertido de se ler, é como assistir a uma temporada de malhação.
Só que as tramas são bem costuradinhas e, apesar de não serem o ó da criatividade, continuam a nos fazer virar as páginas para saber o que vem depois.

NOSTÁLGICO: A autora conseguiu me trazer uma certa nostalgia. Me peguei várias vezes me lembrando de ter passado por situações parecidas com as de Anna, seu irmão Douglas e seus amigos e namorados. Fica nítido como os adolescentes conseguem exagerar qualquer situação, achando que suas vidas são um horror um uma maravilha por causa de qualquer coisinha que os adultos vêem como corriqueira.
Me peguei lembrando dos planos para estar perto da garota que gostava, das confusões, da dúvida em saber se era ou não correspondido, enfim: divertido.

VILÃ? Uma das coisas que mais gostei nessa obra é como a nossa heroína acaba se tornando a vilã da história. No começo parece que ela é a melhor pessoa do mundo e as coisas simplesmente dão errado para ela, mas com o tempo, percebemos que Anna, assim como qualquer um de nós, colhe o que planta, sofre muitas vezes porque prefere se vitimar à encarar as dificuldades.
Apesar de adolescente, conseguimos ver que ela amadurece com as experiências vividas e se torna uma pessoa melhor.
Também gostei da autora fugir da receita "menina perfeita, meninos imperfeitos" onde as personagens principais são sempre mulheres imaculadas e maravilhosas massacradas por um mundo cheio de homens cafajestes.
Anna é tão falha quanto qualquer um de seus amigos, e ninguém é bom ou ruim, mas erra e acerta como qualquer pessoa.

RELACIONAMENTOS: Além da amizade é uma história sobre relações humanas. O amor, é claro, é o carro chefe, mas a amizade também é bastante discutida, embora o livro também entre nas relações familiares de forma um pouco menos superficial que seus similares. Não espere por análises psicológicas profundas, mas por um cotidiano que muitos de nós vivemos, o que facilita se identificar com este ao aquele personagem.

PASSOU DO PONTO: A única ressalva para Além da amizade fica para o tamanho exagerado do livro. Entre descrições, diálogos e as intermináveis análises internas, a obra se alonga por mais de 500 páginas, sendo que o final já é óbvio logo nas primeiras páginas.

Como a obra é independente, fica nítida a necessidade de ter sido editada para que essas gordurinhas fossem cortadas, mas faz parte do aprendizado de uma primeira obra.
Digna de elogios é a revisão de Além da amizade. Não há erros de ortografia ou digitação nem problemas de coesão ou coerência, ou seja, é muito bem escrita, coisa rara em produções independentes.

CONCLUSÃO: Além da amizade entrega mais do que promete. É um romance para adolescentes sim, é extremamente clichê, mas não um clichê ruim, mas sim uma obra divertida e interessante que vale a pena ser lida.

site: www.desinformadoss.blogspot.com

Silvia.Souza 21/12/2017

Bem mais ou menos....
Bom, eu não sou muito fã de romances adolescentes e esse livro não foge a regra... Como assim crianças de 15 à 18 anos com desilusões amorosas??? Como assim um menino de 18 anos criar armadura para relacionamentos? Meio surreal não? As vezes dá a impressão que a autora colocou sua experiência de vida nesses personagens adolescentes... Mas aí você percebe mesmo que se trata de crianças quando vê as atitudes da Anna... Imatura demais não vê o que acontece ao redor e judia tanto do Natan... E os conflitos dessa história também são muito bobos... E o discurso do final do livro? "Éramos muito imaturos"... Isso depois de 5 meses, ou seja, continuam com 15 e 18 anos... Deu muito tempo de amadurecer então não? Talvez a história ficasse melhor com personagens mais velhos...
lirioog 19/05/2021minha estante
Puxa, mas engano seu achar que adolescentes (que também considero como crianças, não se engane) não tem decepções amorosas. Se tem com a família, amigos, por qual motivo não teria amorosa? Justamente por ser uma fase de descoberta do mundo e de si mesmo, você acaba vivendo de tudo um pouco. E com o fato que procuramos o que já vivemos, além da romantização das coisas, é bem propenso a ter mesmo.

Allgomes 18/06/2021minha estante
Hummm... você disse isso em 2017. Espero que de lá para cá você tenha mudado sua visão sobre 'sentimento amorosos'. Na verdade, sobre qualquer sentimento. E que tenha se dado bem... no amor.
Em relação a sentimentos, só existe uma regra: ter coração (ou cérebro, como prefere a ciência). E para isso basta ter nascido, logo, qualquer pessoa em qualquer idade pode amar... sim amar. Eu mesmo... tenho certeza, hoje com 47, que amei perdidamente quando tinha meus 8/9 anos. É curioso que ainda sei o que sentia como se pudesse sentir ainda hoje. Mas me pergunte se eu sabia disso na época: Claro que não! É aí que está toooodo o problema... não conseguimos saber, no exato momento quando acontece... que era amor. Ás vezes, até mesmo anos depois ainda estamos tentando entender aquilo que aconteceu há anos.... e isso tem muito a ver com auto conhecimento. Se mesmo adultos pecam neste quesito o que dirão os adolescentes. E estou falando do nível mais alto mesmo.. amor. Não de gostar, não de paixão, não de carência... mas de AMOR! É difícil saber que é amor, é difícil entender, é difícil aceitar. E isso levará muito tempo, pode ter certeza. Nisso o livro é fiel, corresponde com minha experiência.
Só mais recentemente senti amor novamente. Demorou aproximadamente um ano e meio para perceber. pelo menos dessa vez foi beeemmm mais rápido. Quando percebi, não quis correr o risco de perdê-lo sem fazer nada e, cheio de medo e fantasmas, me atirei nele e fui atrás de quem eu amava. Bem... para resumir minha desgraça... direi apenas que não fui correspondido.
Mas é isso, o amor não é controlável, pode acontecer a qualquer momento sem motivo ou até por qualquer motivo bobo. Pode ser no início da vida ou até no final. Quando discutimos o amor, geralmente, só discutimos as relações sociais e não o amor em sim. O amor só existe dentro da pessoa. Qualquer coisam fora disso é sociedade... e claro, como acontece no livro, criamos expectativas sociais e comportamentais. Isso é frustante porque não existe ideal... como no livro. E ninguém controla, sequer o próprio destino, quanto mais o de outra pessoal. Por isso eu entendo que o livro, por mais que seja um "Sessão da Tarde" é cheio de verdade e sentimentos reais.

Patty Lemos 15/08/2017

Minhas impressões
Ontem a noite acabei de ler o livro da querida @claraescritora. É um romance jovem, lembra até aqueles romances que a gnt teve na época de escola ou das dúvidas que tivemos em relação a com quem ficar. Fala muito de amizades duradouras, brigas e divórcio. É uma leitura super leve e a personagem principal a Nina as vezes dá vontade de soca ela é dize vai lá guria fica com ele, mas também a gente se coloca no lugar dela é entende os medos dela.
Vale a pena a leitura.