As Mentiras de Locke Lamora

As Mentiras de Locke Lamora Scott Lynch

Resenhas - As Mentiras de Locke Lamora

Marialba 22/02/2023

Prometeu muito e entregou pouco
A escrita é muito boa. Porém, logo de início promete vários elementos como magia, roubo e tramas... Mas, não entrega aventura alguma. É um emaranhado de planos e divagações. Pra mim não é o tipo de leitura que procuro

Wagner 22/01/2023

Bom livro, mas não foi pra mim
Tem livros que eu dou 5 estrelas mesmo sabendo que tecnicamente não são perfeitos, e que talvez merecessem menos, só porque eu gostei muito. No caso desse livro é o contrário, acho que ele merece bem mais do que eu dei, mas decidi avaliar a partir da minha experiência.

Normalmente espero até a página 100 de um livro pra ver como me sinto sobre ele, pra deixar ele me cativar e me apresentar o mundo e a história o suficiente pra eu querer continuar lendo. Foi só lá pelos 40% do livro nesse caso que ele despertou mesmo meu interesse, e ainda assim lá pelos 80% eu estava determinado a terminar ele só porque já tinha chegado até aqui. O livro não é ruim, mas me parece muito intelectualizado. Eu esperava mais ação, e menos falar sobre os planos. Além disso parece que o autor aproveita toda oportunidade possível pra descrever o mundo que ele criou, como se fizesse um jogo de "tá, agora que eu já contei mais um pouco do plot, deixa eu te contar mais um pouco desse mundo legal que eu criei". Ele faz interlúdios constantes, devem ter tido mais de 10, e apesar de eles eventualmente se costurarem na história, não deixa de ser enfadonho.

A história é legal, mas eu gostaria que ela tivesse sido apresentada de outra maneira. É difícil engajar no plot quando tu não sabe onde que o autor pretende ir em seguida, é difícil de torcer pelos personagens se tu não faz muita ideia do que eles sequer pretendem. Entendo que isso é o propósito do livro, sendo um grupo de ladrões espertos que enganam as pessoas e mentem pra elas, o autor queria dar ao leitor essa sensação de ser enganado também, mas no fim das contas só fez com que eu não me importasse tanto quanto poderia. No fim das contas olhando pra trás a história foi boa, mas a experiência de ler o livro foi cansativa, não pretendo ler os próximos.

Ponto positivo é que os personagens são muito bem desenvolvidos e cativantes. Todos eles parecem pessoas reais e os diálogos são definitivamente o ponto alto do livro.

Ah e outra coisa que me frustrou é que eu li em vários lugares que o protagonista é "sobrenaturalmente" bom no que faz e se sugere que ele talvez tenha poderes mágicos, inclusive no início do livro. E não, ele não tem. Pelo menos não nesse volume.

Eclipsenamadrugada 18/04/2019

Ficou ótimo depois de ler 50% do livro.
4 estrelas, muito bem escrito, empolgante.

Rafael 06/09/2015

Excelente livro
O livro é incrível. Personagens carismáticos envolvidos em situações impressionantes que lembram filmes de máfia famosos e filmes de assalto ao mesmo tempo, tudo em um mundo de fantasia inovador, inspirado na Itália renascentista, não na Europa Medieval, como muitos outros.
O que mais chama a atenção, pelo menos ao meu ver, é a narrativa ágil e simples, muito fluída e ótima de se ler.

Isabela 06/05/2015

Impressionante!
Iniciei a leitura de "As mentiras de Locke Lamora" intrigada pelo enredo da história. Entretanto, não foi o mesmo que chamou minha atenção.Apesar de ser inteligente em totalidade, o modo com que Lynch deu vida aos personagens e os envolveu no meu dia a dia, fez-me querer ler devagar (um mês e meio de leitura) para que não terminasse tão cedo a trajetória, principalmente, do núcleo central. O autor, além de todo o prazer literário proporcionado, mostrou capacidade de escrita e conhecimento sobre descrição de cenários, trajes, personalidades e emoções em uma linguagem de nível elementar. Embora tenha sido uma leitura rebuscada e de difícil entendimento, inicialmente, o livro tornou-se mais um dos meus favoritos, levando em conta o aspecto histórico medieval, incluindo comportamentos, relacionamentos formais, interesses políticos e a situação precária dos órfãos, vulneráveis à maus tratos e à peste. Recomendo, sendo assim, para quem deseja melhorar as técnicas de dissertação de romances, em suma, e para quem admira a rotina medieval, possui um forte estômago e, sobretudo, imaginação de sobra. Afundado em paradoxo, Lynch não tem o mínimo de receio de matar personagens cativantes, muito menos de salvar os banhados em coroas inteiras; pois, ainda assim, sai como herói e um dos autores mais intelectuais, de escrita bem humorada e criativa que já tive o prazer de me interessar.