Os Sete Saberes Necessários à Educaçao do Futuro

Os Sete Saberes Necessários à Educaçao do Futuro Edgar Morin

Resenhas - Os Sete Saberes Necessários à Educaçao do Futuro

Kelly 04/04/2024

A incerteza do conhecimento.
Li esse livro para a faculdade. Gostei muito dele, ele explicou alguns momentos que já passei na vida, o questionamento da cultura familiar, a descoberta de diversas ideias e a racionalidade de questioná-las. Recomendo muito!

Diego 25/03/2024

As questões essenciais da educação para o século XXI.
Edgar Morin, a convite da UNESCO, escreveu este breve livro expondo suas ideias para o que considera os sete saberes fundamentais para a educação do futuro. Leia-se aqui, portanto, a educação do nosso século.

1) O conhecimento humano é falho. É preciso educar a respeito de como sabemos o que sabemos e das armadilhas mentais e lógicas envolvendo o processo de construção do saber.

2) O conhecimento pertinente precisa apreender as questões globais. Há de se superar a extrema fragmentação do saber especializado.

3) A condição humana deveria ser o objeto essencial de ensino. Somos indivíduos mas também somos sociais. Somos complexos. Tudo o que é humano é ao mesmo tempo uno e diverso.

4) Nosso planeta é nosso destino. Precisamos de uma educação que mostre nossa dependência com a Terra.

5) É preciso aprender a navegar num oceano de incertezas com alguns arquipélagos de certezas. Todos os que se ocupam da educação devem constituir a vanguarda ante à incerteza dos tempos pós-modernos.

6) Há de ensinar a compreensão, mesmo sendo tolerante com quem não nos compreende. O esclarecido compreende o fanatismo do fanático sem esperar que este retribua o gesto.

7) A educação leva até a ANTROPO-ÉTICA. Somos ao mesmo tempo um indivíduo-sociedade-espécie.

Gualter 27/08/2023

Uma educação diferente ?
O livro de Morin traz temas interessantes para reflexão docente no que tange a questão do ensino. Morin é um autor muito respeitado e seus outros livros parecem ter boa aceitação. Dito isto, este livro talvez não seja uma boa introdução a seu pensamento devido ao fato de simplesmente não conter bibliografia, algo frustrante para quem quer entender mais afundo as ideias que o autor quer basear uma hipotetica educação futura.

Isabela Di Ãngelo 21/08/2023

Leitura concluída
Achei um livro interessante. Para quem trabalha na área da educação é bom ter familiaridade com o autor.

Instagram: @leitor_eduardo 04/08/2023

Os sete saberes necessários à educação do futuro
- Título: #OsSeteSaberesNecessáriosÀEducaçãoDoFururo
- Autor: #EdgarMorin
- Ano: 1999
- Nota: ?????

Os "Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro" é um conceito apresentado pelo educador e filósofo Edgar Morin em seu livro "Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro" publicado em 1999. Esses saberes foram propostos como uma base para repensar a educação, de modo a enfrentar os desafios e complexidades da sociedade contemporânea. Aqui estão os sete saberes:

1.Conhecer a condição humana: Compreender a complexidade da condição humana, reconhecendo que os seres humanos são ao mesmo tempo individuais e interdependentes, com todas as suas dimensões emocionais, culturais e sociais.

2.Compreender a Terra-Pátria: Reconhecer a Terra como nosso lar e compreender a importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade para a sobrevivência da humanidade.

3.Conviver com o outro: Desenvolver a consciência de que somos parte de uma comunidade global diversificada e aprender a conviver com o respeito, a tolerância e a compreensão mútua.

4.Enfrentar as incertezas: Lidar com a incerteza e a complexidade do mundo, buscando formas de aprendizado que integrem diferentes áreas do conhecimento e habilidades para enfrentar desafios futuros.

5.Aprender a lidar com o conhecimento: Desenvolver uma abordagem crítica e reflexiva em relação ao conhecimento, integrando diferentes formas de aprendizado e valorizando a transdisciplinaridade.

6.A ética do gênero humano: Promover uma ética global que leve em conta os direitos humanos, a solidariedade e a responsabilidade coletiva em relação aos problemas sociais e globais.

7.Reformar o pensamento: Superar as limitações de um pensamento fragmentado e reducionista, adotando uma visão holística que integre o conhecimento, a intuição e a ética.

Esses saberes foram propostos como diretrizes para a educação do futuro, buscando uma abordagem mais integrada e abrangente para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea e preparar os indivíduos para serem cidadãos críticos, conscientes e responsáveis.

Miriam172 12/05/2023

Tinha potencial pra ser um bom livro e realmente os sete saberes são relevantes. Mas a forma que foi escrito é muito ruim. O autor fala de coisas óbvias com um jeito pedante e tudo parece uma grande encheção de linguiça.

isabel_fmelo 01/05/2023

Morin.
Leitura feita e compartilhada na aula de Sociologia. Rendeu muitas conversas bacanas, mas muitas opiniões não bateram também.

Thirodrigues recomenda 30/09/2022

Uma proposta mista
Parece um livro de autoajuda em alguns momentos, de história em uns e de filosofia em outros, esperava mais do livro.

Ana Monique Souza 12/08/2022

É interessante.
Não consigo pensar, se não, como estudante. E, muito do que foi dito no livro eu já sabia. Agora, se pensar como docente (que não sou) é muita coisa para ser mudado mesmo 21 anos após a virada do século.

umtetoparaana 21/08/2021

É um livro ok
Apesar de ter achado algumas ideias interessantes, não curti tanto o livro. Queria ter gostado mais, porém achei a escrita do Morin extremamente confusa, não sei se foi um problema de tradução mas achei que ele fala fala e não fala nada. Enfim, acontece.

Amanda.Dantas 19/06/2021

Superficial
Apesar de tratar com superficialidade a maioria dos temas abordados, traz importantes reflexões. É uma leitura rápida e fluida. Acho importante para compreender alguns valores tão perdidos na humanidade.

Bicalho 04/02/2021

Muito bom,mas difícil no começo
O livro é muito bom, é bem curto e objetivo e não enrola tanto, trás uma perspectiva bacana para os futuros educadores e trás temas bem importantes. No começo a linguagem e o estilo da escrita podem parecer difíceis mas já no segundo ou terceiro capítulo vc se acostuma e consegue tirar proveito das dicas e analises presentes na obra.

leportom 07/01/2021

Morin traz aos leitores uma discussão a cerca de uma evolução paradigmática necessária dentro e fora da educação. Dentro, pois é através da educação que se faz a transformação social (fora) que é desejada nas comunidades do futuro.
Morin lança em seus escritos os caminhos teóricos os quais o pensamento científico deve ser construído e constituído para a evolução humana, através de um olhar crítico e autocrítico. Nos avisa que o paradigma cartesiano de separação e disjunção, que organizou o pensamento científico não é mais suficiente para explicar a realidade complexa da humanidade. É necessário adotar o pensamento complexo que faz entender o múltiplo e uno, o uno e o múltiplo de toda e qualquer existência e realidade, pois há a diversidade e a unidade ao mesmo tempo. Supera desta forma, o pensamento de Capra de um sistema em teia, pois assim como Freitag, Morin assume a similaridades e dissimilaridades entre paradigmas e a sua coexistência.
Livro necessário a todos que pensem e refletem sobre a educação e seus arquétipos.

Fabio Coronel 29/11/2020

Novo paradigma!
Excelente livro. Sucinto, cumpre bem a função de apontar para o novo paradigma epistemológico da educação. Nosso mundo conectado, mundializado, e cada vez mais complexo, de fato, só pode ser compreendido por meio de uma abordagem que compreenda ecologia de saberes.