Operação Valquíria Tobias Kniebe

Resenhas - Operação Valquíria

Marcone989 19/06/2023

A redenção dos conspiradores.
O mundo viveu durante 1939 a 1945 os anos mais sombrios do século XX, o terceiro reich jogou uma sombra macabra sobre a Europa, causando milhões de mortes, porém nos anos finais do regime uma conspiração toma forma, e seus membros tendo sua insatisfação como maior motivação, arquitetam um plano de assassinato. E é sempre em estado de tensão que nos encontramos a cada virar de página. Cada detalhe da operação valquiria é colocado aqui, seus integrantes, suas ideologias, e sua participação no terceiro reich. São figuras que viram tarde demais o erro cometido por todos, confiar o poder a figuras tão nefastas e cruéis, não que os conspiradores não tivessem sua parcela de culpa, também tinham. Mas optaram pela busca da redenção sabendo os riscos que correriam e que correram. Um ótimo livro sobre um fato interessantíssimo durante a segunda Guerra.

Rike 15/03/2021

Interessante
Interessante saber desses acontecimentos, mas, no final, fiquei com o sentimento de que faltou algo. Talvez uma finalização mais conclusiva ou ainda mais informação e menos enrolação.

HARRY BOSCH 04/03/2021

Operação Valquíria
A referida obra comprova,por fatos reais,que nem todos os Alemães concordavam com a politica de Hitler.Chegando a arriscar a própria vida para mudar a historia...

legal41 13/09/2020

Livro que conta história de acontecimento que poderia ter mudado a história da segunda guerra mundial. Vale a pena ler.

Marcelo.Patuta 30/09/2016

Hitler
Plano fracassado para matar Adolfo Hitler.
Por um momento, parecia que daria certo.
Recomendo!

Don Giuliano 16/10/2015

O melhor dos escritores não escreveria história tão sensacional
Conheci a história antes mesmo de ler o livro. Descobri quem foi Stauffenberg entre um texto aqui e acolá, até mesmo na primeira versão cinematográfica da historia com o título "Plano para matar Hitler" com Brad Davis no papel do coronel. Inevitável não ir mais a fundo para conhecer pormenores quando tomo conhecimento desta obra.
O livro é uma agradável surpresa. Além de ser um belo trabalho investigativo e jornalístico, acabou, ao final, transformando-se num incrível romance de suspense, um thriler de trancar a respiração no climax da narrativa. O autor poderia ser comparado a Frederick Forsyth,... se a história fosse fictícia e de sua autoria.
Mas não. A história está lá, os fatos aconteceram e os personagens e locais existiram.
Eu li a resenha de alguns leitores criticando o marasmo do texto no início, bem como o excesso de descrições a fim de contextualizar as cenas. Mas, afinal, foi isso mesmo que ocorreu, e está tudo documentado, se alguma coisa ficou meio chata, é porque a coisa foi assim.
Para mim, o início da narrativa já é emblemático ao descrever algumas tentativas frustradas de assassinar Hitler, bem como expor o papel sutil do Marechal Rommel na trama.
Não acho que a história da Operação Valquiria tenha sido romanceada em demasia nas mãos do autor, embora, talvez, tenha usado artifícios semelhantes ao do Dan Brown para compo-la: escrever um livro como se fosse um roteiro de filme para, posteriormente... Não é a toa, pois Tobias Kniebe é jornalista e crítico de cinema na Alemanha.
Mas, acho que deu certo. Tanto que o pequeno calhamaço de 300 páginas só durou uma semana no meu colo (record para o preguiçoso aqui).
Minha maior surpresa foi ao assistir o filme homônimo estrelado por Tom Cruise: fidelíssimo ao livro, em todas as suas cenas (por que será?), o que me levou a assisti-lo várias e várias vezes com o livro no colo, onde detalhes do filme passariam despercebidos se não recorresse a obra in loco.
Por fim, o livro além de nos presentear com um suspense sem igual, mostra a II Guerra sob um outro prisma: o quanto toda uma nação pode ser submetida por um líder déspota, como no caso da Alemanha Nazista, tendo em contrapartida agentes lúcidos que vislumbram um futuro negro para a sua nação se nada fosse feito, demonstrando que o povo alemão não era o vilão mas sim vítima de uma paranoia coletiva arquitetada.
É uma pena que o mocinho morre no final.
Mas não dá pra considerar spoiler, ne??

Diego Cotini 16/02/2013

São nos piores momentos que os verdadeiros heróis surgem.
A vericidade dos fatos dá peso esmagador às palavras.

Pena que que a operação fracassou, pois, caso contrário milhões de vidas teriam sido poupadas.

Cris Jardim 11/04/2012

Muito bom o livro! Mas na verdade, nunca saberemos as verdades por trás da Operação Valquíria, assim como grande parte sobre o que aconteceu na Alemanha antes da guerra. Também tive a oportunidade de assistir o filme e gostei muito.

Evandro 12/01/2012

Uma Tentativa de salvar o mundo
Como todos conhecem bem a história da segunda guerra mundial, lamentamos profundamente os erros cometidos nessa operação, mas o livro é fiel aos fatos, ricos em detalhes e saboroso de ler!

Evy 31/05/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Livro-Reportagem / Mês: Maio (Livro 4)
Sempre tive muita curiosidade e interesse nos livros cuja temática fosse a Segunda Guerra Mundial. Principalmente quando tratam dos sofrimentos do povo judeu e das barbáries feitas em nome do Führer. Não entendam mal, não é um interesse por compactuar com as atrocidades daquela época, mas para conhecer e lembrar a que ponto o ser humano é capaz de chegar. Muito embora a leitura desses livros sempre me deixem muito mal.

No entanto, Operação Valquíria aborda de forma diferente o tema acima citado. O foco do livro é a tentativa de assassinar Hitler em 20 de julho, um dos eventos marcantes para o povo alemão. Tobias Kniebe relata os fatos que antecedem o atentado, desde os meses de planejamento, o transporte da bomba e a história por trás do homem que daria sua vida para uma nova e modificada Alemanhã sem Hitler.

Além disso, Kniebe também relata outras tantas fracassadas tentativas de conspiração ocorridas contra o Füher, que espantosamente saía ileso de todas elas. Incluindo o ataque de 20 de julho, em que sobreviveu mais uma vez apenas com alguns ferimentos superficiais. Nesta última, porém, os conspiradores pagaram com a vida.

A história nos ajuda a entender um dos períodos conturbados da história do mundo, e é muito interessante, mas confesso que achei a narrativa de Kniebe cansativa. As informações, que são muitas, vão sendo jogadas e há uma tentativa de romancear os acontecimentos, mas não é bem sucedida na minha opnião. Talvez se abordados de outra forma, a narrativa tivesse fluído melhor.

O que gostei é que a narrativa não acaba com o fuzilamento dos conspiradores, dentre eles o principal personagem desta história, Claus von Stauffenberg. O autor ainda nos presenteia com o relato do que aconteceu com a família de Claus e como conseguiram, mesmo passando anos separados, se reunirem novamente e encontrarem um pouco de paz.

Recomendo a leitura!
Larissa 01/06/2011minha estante
Eu vi o filme e gostei muito, pela sua resenha o filme parece ter sido fiel. Boa escolha

Viquinha 01/06/2011minha estante
Também aprecio a temática...leio tudo o que posso a respeito. Bjs

Vitoca 15/03/2011

Boa historia. Má execução
A historia do atentado para matar Hitler é interessante. Porem a forma que o autor decidiu romantizar os acontecimentos torna a leitura muito cansativa, demorando capítulos inteiros sem que aconteça nada alem de ter um ritmo lento e sem ação. Enfim, só leia se realmente estiver interessado na historia, e mesmo assim, procure por outros livros sobre a operariado, ou veja o filme.

Vinicius 06/12/2010

Operação Valquíria
Em 1944, o coronel Claus Schenk Graf von Stauffenberg perpetrou um atentado contra Hitler, (o atentado de 20 de Julho) em nome do movimento da resistência alemã, do qual faziam parte vários oficiais. Hitler saiu apenas levemente ferido da explosão de uma bomba em seu quartel-general, Wolfsschanze ("Toca do Lobo"), na Prússia Oriental. A represália não se fez esperar: mais de quatro mil pessoas, membros e simpatizantes da resistência, foram executadas nos meses seguintes.

O Coronel e seus oficiais sabiamque a guerra estava piorando para os Nazista então ele decide asassinar Hitler mas a operção foi mal sucedida.

Comentário: Gostei do Filme porque conta um pouco sobre o que aconteceu durante a 2 geurra mundial.

Anderson 28/08/2010

Stauffemberg, Um Exemplo de Honra
Ótimo livro sobre um dos episódios que mais geram curiosidade da 2ª Guerra Mundial. A tentativa de assassinar o Füher e com isso aplicar um golpe de estado para tirar o partido nacional-socialista do poder na Alemanha é totalmente exposto nessa obra. Porém gostaria de colocar minha opinião pessoal sobre o livro. O autor transcreveu todos os fatos históricos da forma de um romance, para deixar a leitura um pouco mais interessante, mesmo assim em alguns trechos torna-se um pouco cansativo quando alguns fatos são mais detalhados. Quem gosta de história, guerras ou assuntos militares é com certeza um livro fantástico. Alguns leitores podem entediar-se em algumas partes, o que não é o suficiente para contar pontos negativos na minha opinião.

Marlon Teske 26/08/2010

Bigode de Aço
Uma oportunidade única de acabar com a Segunda Grande Guerra Mundial quase um ano antes do seu derradeiro fim, salvando desta forma milhões de vidas. O preço? Talvez a sua própria e a de seus familiares. Foi de certa forma esta a escolha que alguns conspiradores do alto escalão nazista assumiram quando começaram os planos que culminariam com a morte de Hitler e a tomada de poder de toda a Alemanha.

A Operação Valquíria seria o ápice deste plano. Uma mobilização coordenada através de toda a Alemanha previamente preparada para tomar o poder caso os membros do movimento nazista ligados às SS tentassem tomar o poder no caso da morte de seu Führer. Tudo pronto e definido muitos anos antes. Para dar certo, bastaria que Hitler fizesse o favor de morrer.

Porém, uma série de pequenos erros além de certa relutância por parte dos menos corajosos em agir levaram toda a tentativa de acabar com o líder nazista ao fracasso. Aliás, Hitler não apenas sobrevive como quase sequer sai ferido, apesar da explosão acontecer praticamente debaixo de seu nariz.

Sendo contado como uma espécie de “reportagem romanceada”, o autor Tobias Kniebe descreveu em seu livro quase todos fatos desde a preparação do primeiro atentado até algum tempo após o término da tentativa frustrada de Valquiria, na sequência que aconteceram, levando o leitor junto com o Coronel Claus von Stauffenberg através da Toca do Lobo até o Bunker de Hitler com todos aqueles explosivos na maleta. Confesso que até eu fiquei nervoso.

Apesar de um tanto quanto cansativo às vezes (até por que, apesar de romanceado, o livro não é um romance) vale a pena ser lido não apenas devido ao peso histórico da tentativa de atentado, mas principalmente para lembrarmos que apesar do mundo estar virado de pernas pro ar, os próprios alemães não estavam sorrindo felizes e orgulhosos enquanto cozinhavam alguns judeus.

Lido em Dezembro/09