Ariel

Ariel Sylvia Plath

Resenhas - Ariel

maria gabriella 01/04/2024

Chocada em como a poesia da sylvia é complexa e de dificílima compreensão. e é um consenso, nem me sinto mal por não ter me envolvido e tampouco entendido a maioria dos poemas, já ouvia falar que é difícil. eu nem consigo dizer o que achei, meio que prefiro me abster de comentários pq isso aqui é real muito além da minha compreensão.

Tata 21/03/2024

E ele, por esta subversão
Me fere, ele
Com seu arsenal de simulações,
As máscaras altas e frias de sua amnésia.
Como cheguei aqui?
Criminosa indefinida,
Morro com variedade infinita ?
Enforcada, faminta, queimada, pendurada.
Eu o imagino
Impotente como um trovão distante,
Em cuja sombra provei minha ração fantasma.
Quem dera ele fosse embora ou morresse.
O que é, parece, uma impossibilidade.
Ser livre. O que fariam as trevas
Sem febres para devorar?
O que faria a luz
Sem olhos para apunhalar, o que ele
Faria, faria, faria sem mim.
le.pe 31/03/2024minha estante
Tu leu um livro que se chama Ariel kaka

Vic 11/03/2024

Frieda, filha de Plath, escreveu no prefácio ?Ariel, sua realização extraordinária, equilibrada como ela, entre um estado emocional volátil e a beira do precipício. A arte era não despencar? e isso ficou martelando na minha cabeça durante a leitura. A arte foi realmente o que salvou Sylvia em diversos momentos. Assim como me salva em tantos outros. Uma pena que ela tenha despencado :(

Na minha percepção, o mais incrível de Ariel foi o choque de perceber que a mesma pessoa também escreveu A redoma de vidro, dois livros que têm propostas (estéticas) totalmente diferentes. Mas ambas bem executadas.

Sylvia era um gênio e isso fica ainda mais claro em muitos poemas publicados em Ariel. A capacidade que ela tinha de falar nas entrelinhas é admirável. Muito do que percebi nas entrelinhas só foi possível depois de pesquisar e entender um pouco do contexto de vida dela.

Ariel tem uma escrita provocativa, inventiva e foi o responsável por consagrar Plath como poetisa, dito isso acho que não precisa de muito mais como incentivo para a leitura, né?

rayning 24/02/2024

"Dying
Is an art, like everything else.
I do it exceptionally well.

I do it so it feels like hell.
I do it so it feels real.
I guess you could say I've a call."

Tentei dar uma chance para poesia, pois nunca fui a maior fã do gênero. Mesmo assim, me surpreendi por ser realmente uma boa leitura!

A demora que tive para ler e as partes que desgostei são fruto do meu gosto pessoal se destacando. Fui capaz de sentir as sensações profundas, confusas e tristes de sua mente e insatisfação.

Percebo que continuarei não sendo uma apreciadora dos versos, mas definitivamente não é culpa do livro. Acredito que tenha sido o auge da experiência na área da poesia para mim, por já ser uma admiradora da escrita da Sylvia. Lerei mais do material dela, mas provavelmente não seguirei no caminho da leitura do tipo em outros autores.

Júlia 17/02/2024

Ariel
Saber a história da autora se torna essencial para aproveitar o livro da forma que deve ser aproveitado, principalmente quando se tem ideia da influência do marido na edição e compilação da obra anteriormente. Plath é honesta e necessária, tendo vivências tangíveis a todos nós.

Dida 17/02/2024

Que coisa incrível ler os poemas de Sylvia Plath. Só conhecia seu famoso romance, que foi um marco pra mim em um período muito difícil da vida bastante similar ao da personagem em termos psicológicos.
Aqui, vemos a incrível habilidade de Sylvia com as palavras, a forma que transitava entre os versos de forma tão bonita que parece música. Claro que o conteúdo dos poemas se referem às diversas passagens conflituosas de sua vida e sua saúde mental, mas ainda sim têm uma beleza dura, onde vc sente a dor de quem escreveu. Recomendo a escuta da própria autora lendo alguns desses poemas, disponíveis no spotify e YouTube, a experiência de ler e ouvi-la ao mesmo tempo é sem comparação.

Haylla.Lorrana 10/01/2024

Sou burra
Peguei esse livro pra ler, pois na minha cabeça eu tinha que ler poesia não contemporânea, as analogias são maravilhosas, mas acho que o livro não é pra mim nesse momento em muitas vezes li e reli e ainda n compreendi o que Sylvia Plath queria expressar, ou seja, o livro não é pra mim (sou burra ainda) quando eu adquirir mais um tico de conhecimento eu releio.

eupoetizo 07/01/2024

Fiquei confusa, muitas analogias que parecem não ter sentido, para mim é claro, dificulta muito a leitura. Apesar que, já li A Redoma de Vidro e amei.

Maria19972 18/12/2023

Arte
Amei a leitura, a escritora é maravilhosa e fico feliz pela arte dela está sendo publicada verdadeiramente como é... odiei o que o marido dela fez, isso me mostrou o quão culpado ele era e o quanto não queria admitir isso.

Thams3 26/11/2023

Simplesmente não reaja
Li por curiosidade querendo saber se a mente/raciocínio de A redoma de vidro seria mesmo.
Bom, talvez seja até pior :D
Muitas metáforas (até descabidas-que só me fazem pensar que seu quadro mental era muito grave) e cansativo. mas estruturalmente interessante.

andregustxvo 24/11/2023

Decepcionante. Cansativo. Uma sopa de palavras e metáforas que em sua maioria não fazem sentido nenhum. Me forcei ao máximo para não abandonar este livro pois foi meu primeiro contato com a autora e sempre ouvi muitas recomendações e elogios à sua obra, porém minhas expectativas não chegaram nem perto de serem atendidas e terminei essa leitura completamente exaurido. ?

letresenhas 18/10/2023

Como essa mulher consegue traduzir tão perfeitamente a minha alma? Eu sou alucinada por tudo que ela escreveu. Existem analogias nesse livro que foram as coisas mais incríveis que eu já li.
Entretanto, eu me senti confusa e perdida no começo, claro que com o tempo é possível entender melhor o que a Sylvia escrevia e como ela estava profundamente perturbada nesse período, é muito triste perceber o quanto ela estava mal, mas é muito pior se identificar com o que ela escreve

Olivia 17/09/2023

Sou habitada por um grito
Toda noite ele voa
À procura, com suas garras, de algo para amar.

(...)

Nuvens passam e se dispersam.
São essas as faces do amor, pálidas, irrecuperáveis?
É por isto que agito meu coração?

Esse livro é lindo, intenso, profundo e confuso. Essas poesias são puro sentimento!
Laiza 18/10/2023minha estante
Olá, você teria o pdf dele??

Olivia 03/12/2023minha estante
Tenho epub que achei no telegram

bythemoon 09/09/2023

Se a lua sorrisse, pareceria com você
Acabei me engatilhando certas vezes enquanto lia o livro, mas isso não me fez desistir dele. Confesso que gostei muito da minha leitura, mas como ouvi coisas negativas sobre a escritora acabei não me apegando muito a sua obra.

emanueldaraujo 29/08/2023

Uma convulsão estrépita
A leitura é rápida das páginas escritas por Plath. Do início ao fim há oscilações de humor e um transporte atrevido entre infância e juventude, passado e presente.

É uma convulsão estrépita da sua jornada enquanto ser humana, uma mulher. Leiam mas leiam as suas entrelinhas.