Aventura em Bagdá

Aventura em Bagdá Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Aventura em Bagdá

Angie 31/03/2024

Aprendi a gostar muito dos livros da Agatha Christie e esse é especialmente interessante! Eu amei a personagem da Vitória e a aventura em si é muito bem construída e envolvente.
Eu comecei o livro meio temerosa se eu ia gostar ou não, já que achei que não teria os elementos de resolução de assassinato que tanto gosto. Mas o mistério que envolveu tudo foi...Nossa, muito bom! Não posso dizer muito sobre pois seria um grande spoiler, mas recomendo demais a leitura.

AkelG 21/03/2024

Inesperado
Gostei da leitura. No início se arrastou, mas depois a história foi tomando corpo.

Senti muita falta dos detetives principais dos livros de Agatha, Hercule Poirot e Miss Marple. A personalidade singular de ambos faz muita falta.

Ao final, vale a leitura!

Thaisa 20/03/2024

O agente britânico Henry Carmichael decidi dividir algumas descobertas políticas que podem mudar o rumo da sociedade com líderes dos mais diversos países que se reunirão em Bagdá - assim como Anna Scheele, uma importante testemunha que também irá para esse encontro afim de explicar o que sabe sobre um grupo extremista secreto que está cometendo atrocidades. Mas esse grupo fascista fará de tudo para deter ambos de comparecer à reunião...
É então que conheceremos nossa protagonista: Victoria Jones é uma jovem inglesa sedenta por aventuras que decide ir para Bagdá à procura de um rapaz com quem teve um caso, Edward. Ao chegar ao país, ela será inserida em uma grande confusão quando Carmichael é misteriosamente assassinado, mas antes de morrer repete três palavras sem sentido nos braços de Victoria - e ela terá de ir em busca de muitas respostas.
Ao mesmo tempo em que gosto quando as obras de Agatha são em outros países que não a Inglaterra (e que acabam fugindo do enredo formulaico de uma morte em um casarão onde todos sãos suspeitos e um detetive precisa encontrar o culpado), há algo agridoce nisso: a xenofobia. Christie escreveu múltiplos mistérios internacionais, geralmente envolvendo escavações arqueológicas (por ter sido casada com um arqueólogo), mas diversas vezes, em sua escrita, ela exalta cenários, mas desmerece a cultura local, o que torna difícil se divertir muito com a história.
A trama, em si, é até bacana, mas boa parte das reviravoltas resulta em uma solução óbvia ou elementos deus ex machina.
Eu realmente gostei da protagonista e de suas artimanhas para alcançar seus objetivos, mas confesso que nenhum outro personagem me conquistou por serem bem genéricos. Em determinados momentos pontuais da narrativa, me peguei desinteressada no que estava ocorrendo, mas era sempre Victoria quem me capturava novamente com suas trapalhadas e os perigos iminentes.
De todos os livros que li da Rainha do Crime com narrativas estrangeiras, esse é um dos que menos gostei - é uma leitura fluida e instigante, mas está longe de pertencer aos grandes mistérios escritos pela autora.

Carol 10/02/2024

Que rolezinho mais chato viu... tudo meio solto, parece aqueles filmes de ação em que as pessoas só querem ver briga sem o menor fundamento
tudo acontecendo, a victoria desesperada de um lado para o outro e quais os motivos disso tudo mesmo?

Loreeee 06/02/2024

História razoável que infelizmente não me ganhou
A experiência de ler esse livro não foi boa pra mim. Comprei ele há anos e não tinha voltado a tentar ler pelo simples motivo que que é muito maçante muitas vezes.
A história não é ruim, não me entenda mal. Mas a estrutura dela não é tão interessante quanto outros livros da Agatha. Não tem aquele quê de suspense e desconfiança. Não que eu tenha achado previsível, bem pelo contrário KKK mas não sei.
A escrita é fenomenal como sempre, a atmosfera dos locais é transmitida muito bem, os personagens são interessantes e tudo mais, mas não me desceu a experiência da leitura. Não foi divertido, não foi um entretenimento, só terminei porque tava um um pouco curiosa pra entender onde ia dar. E o final foi meio confuso pra mim. :P

Carline 02/02/2024

Achei um saco
Nao gostei nada desse livro, sinceramente se esse fosse o primeiro que tivesse lido dela eu teria desistido de outros

@vaisetratarleitora 31/01/2024

Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 55º livro, publicado em 1951.

Dessa vez não temos nenhum personagem famoso como detetive, mas sim uma jovem comum. Na minha percepção a Agatha sempre faz as protagonistas mulheres meio bestas e iludidas. A garota conheceu um cara aleatório em Londres, numa praça, por 5 minutos. Ficou sabendo que ele ia pra Bagdá e ela tinha acabado de ser demitida. Ele foi embora, ela só sabe o primeiro nome dele e para quem ele trabalha. O que ela faz? Arranja um emprego de acompanhante para uma senhora que vai para Bagdá e seu único pagamento são as custas da viagem. Ele tem dinheiro pra se manter ao chegar lá? Não. Ela conhece alguém lá? Não. Ela fala árabe? Não. Mas ela vai mesmo assim atrás do homem. Esse é o nível das protagonistas femininas da Agatha.

Por outro lado, diferente de livros anteriores, a protagonista se sai muito bem. Ela é super inteligente e consegue sobreviver e amadurecer ao longo da história, chegando mesmo a reconhecer o quão idiota ela foi ao fazer aquela viagem por causa de homem. E no fim, não temos aqueles romances estranhos que normalmente a Agatha faz acontecer, mas apenas a leve sugestão de um futuro romance, o que eu achei muito apropriado pra história (e fiquei torcendo pra esse romance acontecer).

A história é bem dinâmica, e embora eu tenha ficado um pouco surpresa com a revelação do gênio do crime por trás da organização criminosa, pensando em retrospecto, fazia total sentido e chegava a ser óbvio, é que a gente perde a atenção ao longo da história, mas era óbvio.

Eu gostei bastante da história, a Agatha escreve muito bem, embora não seja um livro perfeito. De toda forma, valeu muito a pena a leitura.

Ressalto um ponto que me chamou a atenção, que foi a referência que um personagem faz a "viajar para a África negra". Fiquei sem entender o que isso quis dizer e fui pesquisar no google. Encontrei essa definição no site PrePara Enem:

"A África Negra, também chamada de África Subsaariana, é a região da África que se encontra ao sul do deserto do Saara. A expressão “África Negra” foi criada no século XIX pelos colonizadores europeus para se referir à região da África cuja população era majoritariamente negra e que ainda não tinha sido totalmente “descoberta” pela civilização ocidental."

Pude entender então que, assim como eu pensei (não pesquisei isso ao ler o livro, mas agora ao escrever a resenha), se trata de um termo racista. Embora isso não seja novidade nos livros da Agatha, não aparece muitas vezes (inclusive, fazia bastante tempo que não aparecia) e esse é o único termo desse tipo nessa história.

Outro ponto também é que não sei se gosto da forma como ela coloca a cidade de Bagdá e seus habitantes, pra mim, soou uma visão bastante colonialista e talvez até preconceituosa, mas não tenho conhecimento sobre como era a cidade de fato na época e parece que a Agatha conhecia a cidade quando escreveu esse livro, então pode ser fruto da visão que ela teve do lugar.

Viviane 27/01/2024

Mais um livro da Aghata finalizado com sucesso, aqui vamos acompanhar as aventuras de Victoria em bagda com uma final mais que surpreendente

Taka 27/01/2024

Empolgante
Fiquei a leitura toda tentando entender porque a nota desse livro está tão baixa aqui, e após concluir o livro, continuei sem entender o motivo. Eu amei tudo que aconteceu nessa história e só não dei 5 estrelas porque teve um momento ou outro onde achei que a narrativa estava um pouco corrida, mas tirando isso, acompanhar Victoria em sua aventura em Bagdá, foi bastante interessante, o final foi empolgante e gostei de ler algo diferente da Agatha.

Duda 27/01/2024

Partir, c'est mourir un peu...
Bem, por onde começar...?

Este foi o primeiro livro de Agatha Christie que li (não tenho certeza de que tenha sido o melhor para um ponto inicial, sendo bem sincera)

Achei a história muito intrigante, cheia de plot twists (principalmente mais próximo do final, que me deixaram meio ansiosa, com aquela sensação de que não daria tempo de resolvê-los até o final do livro - mas deu, haha), e mais cativante na conclusão do que no início.

Pessoalmente, não foi uma leitura fluida, tive de escutar ao audiobook acompanhado no livro físico para me manter focada e conseguir concluir esta leitura, que acredito que funcionaria melhor como filme.
Este último fator, inclusive, me chamou muito à atenção, não sei se aplica-se aos outros livros da autora, mas este com certeza seria bem mais fluido e cativante como filme (desde a cena inicial e introdução dos personagens até como o desenrolar da história é descrito)

Por fim, devo dizer que foi um livro bem agradável e minhas reações no final eram de pura exclamação, caso ainda não o tenha lido, acho válida a tentativa!

Julya116 24/01/2024

Fascinante!
Agatha nos presenteia nessa obra com uma trama super envolvente e misteriosa localizada em um lugar super interessante além de uma protagonista maravilhosa!
Adorei esse livro, acredito que seja um dos livros mais diferentes da autora, é muito envolvente e eu adoraria ler outros livros onde a Victoria Jones fosse protagonista!
Super recomendo

Isabela.Araujo 20/01/2024

Confesso que esse não foi o meu livro favorito da Rainha do crime, ele é tão diferente de tudo o que já li dela. Mas acompanhar a aventura da Victória e suas enrascadas foi divertido.
Com uma trama tão grande que só foi escalonada ao longo da leitura, Aventura em Bagdá é um livro indicado para os amantes de espiões, e que gostam de uma trama divertida.

nobodynocrime 12/01/2024

No início, é chato, mas depois melhora
Foi o meu primeiro livro da Agatha. Quando soube que não era um livro de assassinato e investigação, como costumam ser normalmente (ainda não li outro dela, então não sei), fiquei desanimada. Os primeiros capítulos foram sofridos, achei muito chatos. Porém, depois que ocorre um assassinato, a história fica muito interessante e difícil de largar. Me surpreendeu positivamente.

vii oliveira 11/01/2024

A talentosa Vitória Jones
Esse é o meu terceiro da Agatha Christie e continuo sendo pega de surpresa em todas as suas tramas! Confesso que este, diferente de A Casa do Penhasco e E não sobrou nenhum, foi bastante confuso para acompanhar o enredo e a participação de cada personagem nele. No fim, como já era esperado, foi revelado o papel de cada um nessa grande aventura em Bagda, mas antes disso me perdi um bocado de vezes no desenrolar da história.
Apesar da confusão é uma baita história! E a personagem principal tem uma personalidade cativante e dinâmica. Mal posso esperar pelo próximo mistério da excelentíssima Agatha Christie ?

Ianara8 06/01/2024

Adoraria mais livros com a Victoria, ela é uma personagem excelente! Esse livro é tanto como outros da Agatha(girando em torno de descobrir um assassino). É uma boa leitura.