Nihonjin

Nihonjin Oscar Nakasato

Resenhas - Nihonjin

1 | 2 | 3 | 4 | 5

isaurata 19/04/2024

Por que esse livro não é mais famoso?
Não estava botando muitas expectativas nesse livro, mas ele me deu um tapa na cara. É incrível como o autor nos prende na história e mostra a realidade da imigração japonesa no Brasil.
Essa narração totalmente diferente e sensacional, tendo vários pontos de vistas de uma família deu a história, mesmo pequena, uma sensação de nostalgia e curiosidade para o leitor.
Incrível, deveria ter mais reconhecimento!

Daniely2 05/04/2024

Too close to home
Não sei o que sentir sobre esse livro. Quando a realidade de uma ficção histórica é tão perto da sua própria experiência de vida, não existe muita coisa que uma narrativa possa despertar em você. Porque a ficção e a sua vida são tão semelhantes que acabam se misturando e se confundindo sentimentalmente. Mesmo assim acho esse livro também importante pra mim por esses mesmos motivos.

Sua narrativa tem basicamente três fases, com personagens que pegam a experiência do imigrante japonês recém chegado no Brasil, o filho do imigrante, e no final o neto. Cada geração tendo experiências completamente diferentes vivendo no Brasil.
Diferentes entre as gerações, iguais entre si.

Todo avô japonês tem uma história sobre a segunda guerra, sobre preconceito, cozinha a real comida japonesa e sabe construir uma fazenda inteira do zero. Todos pais nisseis tem histórias de dificuldade de lidar com os pais japoneses, que não sabiam o idioma português e os educavam com fortes princípios culturais japoneses, enquanto tentavam seguir uma educação formal completamente diferente sozinhos. Todos os netos tem histórias sobre períodos de confusão de identidade cultural e, principalmente, se depara no início da vida adulta com a famigerada pergunta: "Ser ou não ser dekassegui?"

Eu como neta de 4 imigrantes japoneses, essa estrutura me fez refletir em como nós, os sanseis, convivemos desde sempre com a experiência das duas gerações passadas além da nossa própria. Já nascemos conhecendo de cabo a rabo a história dos nossos pais e avós como se fossem a nossa própria, já que a todo instante somos perguntados sobre isso.

O que antes eu via como chatisse, vejo agora que na verdade é um privilégio, depois que você aprende como é legal saber de onde você veio com tantos detalhes.

Apesar de para mim esse livro acabar não despertando grandes emoções ou aprendizados, tenho para mim lembranças confortáveis. Perceber que a minha vida, dos meus pais e avós na verdade foram experiências coletivas me dá uma forte sensação de pertencimento. Sentimento esse que tive muita dificuldade em ter quando era mais jovem. E o que todos nós buscamos no fim das contas é essa sensação.

Érica 19/03/2024

Achei um tanto quanto atrasado, mas o final muito bonito. Muito interessante ler sobre a imigração japonesa com um olhar de carinho e cuidado.

Nezuminos0 05/03/2024

Não consigo entender 100% a dor e situação de um estrangeiro, mas a parte familiar, as dores compartilhadas, mantidas, o papel da mulher na sociedade japonesa x na sociedade brasileira, as intrigas e patriotismo, amor/negação de família; isso tudo deu pra entender bem. Um conto bem emocionante e informativo, super recomendo. Li pro vestibular, mas ganhou um lugar especial.

A.J 06/02/2024

Comecei a ler por conta do vestibular e acabei me apaixonando pela história, conhecer um pouco do Brasil através do olhas dos imigrantes foi uma experiência e tanto, raramente eu leio livros que contam um pouco mais sobre a história do nosso país e tenho certeza que após esse livro irei procurar ter mais leituras assim.

Grey.reads 21/01/2024

Com o término desse livro, preciso de um tempo para digerir todas as informações.
Acompanhamos então a imigração japonesa para o Brasil através da história de Hideo e seus filhos e netos. O livro é dividido em contos que se ligam pelo laço familiar, trazendo à tona temas como racismo, tradição, inúmeros preconceitos, choques culturais, amor, tristeza, mas principalmente dor. Aliás, dor foi o que eu mais senti, desde a saudade expressa por Kimie, até o preço da liberdade de Sumie.
Me fez refletir sobre assuntos que estão extremamente fora da minha bolha, e tocou meu coração de uma forma simples e singela.
Estou bem apaixonada pela forma que o autor escreve, mal posso esperar para ler mais obras produzidas por ele.

livsok 10/01/2024

Que delicadeza de obra!
Por ser descendente de japoneses a leitura me transportou para muitas lembranças de relatos sobre a imigração, a vida na fazenda e a construção da vida em solo brasileiro.
Oscar Nakasato nos presenteia com uma narrativa linda e emocionante, que certamente cativará diversos leitores. Seu livro nos convida a olhar para o ser humano comum, na busca de seus ideiais e realizações, na vivência de suas dores e superações, suas conquistas e lutos.

É uma leitura que recomendo fortemente!

Ana Júlia 25/12/2023

Este livro me deixou com uma vontade de ?quero mais? gigantesca. Os personagens são riquíssimos e profundos, mas infelizmente pouco abordados. É um livro curtinho mas tão rico que gostaria que houvessem os desdobramentos das histórias pessoais dos imigrantes japoneses que compõem o núcleo. Apesar dessas questões, a história familiar é contada de forma bastante realista e tratada com muita sensibilidade.

ElisaCazorla 15/10/2023

Falemos sobre Japoneses no Brasil
Temos uma comunidade muito importante de japoneses no Brasil. Eles trouxeram sua cultura e seu trabalho e modificaram a cultura e o trabalho dos brasileiros. Melhor do que modificar, eles enriqueceram. Nos deram essa comida maravilhosa, hábitos invejáveis, comportamentos admiráveis e uma cultura belíssima. Mas nem tudo são flores para os que vieram e os que nasceram aqui.
Ler esse livro me fez pensar nos amigos que compartilharam comigo a angústia de não ter identidade já que no Brasil são chamados de japoneses e no Japão são brasileiros. Uma violência simbólica sofrida silenciosamente mas que dói muito. É preciso falar sobre esse povo que pouco conhecemos e que muito nos deram. Este livro é uma chance de fazer isso.
Ouço muito falar desse livro uma vez que o autor é Maringaense. Finalmente o li e gostei da experiência de ler a vida de japoneses no Brasil e ter protagonistas japoneses é algo muito difícil. Achei um pouco cansativo em alguns momentos. Achei que, embora seja um livro curto, os capítulos são muito longos. Talvez a quantidade grande de personagens para um livro tão curto fez com que eu tivesse a sensação de tudo muito superficial. Queria mais de alguns personagens e fiquei meio perdida sem saber quem era quem às vezes porque são muitos personagens passando rápido demais. Mas foi uma experiência positiva.

whluiza 26/08/2023

"Nihonjin [...]
Mais um dia de vida pra dizer o quanto eu admiro livros sobre a imigração japonesa, e principalmente esse romance, que é leve, delicado e muito fácil de ser lido. Um grande livro e merece ser lido.

turtleGraciosa 07/04/2023

Uma ponte sólida para um tempo pouco lembrado
Terminei o livro à alguns dias, mas só agora tive tempo e cabeça para escrever essa resenha.
O livro de modo algum é ruim. A história é belíssima, os personagens são complexos e diferente de o Grande Círculo (livro do qual falei muito mal pela narração e personagens), aqui os personagens realmente fazem PARTE da história, eles estão ali e conseguimos compreender muito bem a importância de cada um.
A história é interessante demais para caber em apenas 176 páginas, poderia ter mais! Só que isso também não é nenhum crime. É um bom livro sobre família e a história de imigrantes japoneses no Brasil, dá para conversar sobre várias coisas sobre ele e, sei lá, fazer um trabalho rs.

?Fiquei calado, queria ouvi- lo mais, queria que se libertasse através da palavra, mas que fosse seu o verbo.?

giovanna 27/03/2023

Outro livro que gostaria de ter lido durante minha graduação em letras japonês. muito bom para entender melhor a relação entre o brasil e as famílias japonesas (ou brasileiras?). devorei em uma sentada
Wercton 27/03/2023minha estante
????

abetl 25/01/2023

que livro!!!
apesar de ser a história de uma família, sinto que ela abrange muitas outras, inclusive um pouco da minha.
são situações, acontecimentos, que a gente nao aprende na escola, e acho que acaba ficando um pouco carente sobre o nosso passado, de onde viemos, uma parte da nossa história que as vezes parece esquecida, deixada de lado.
foi impossivel ler o livro e nao lembrar da minha familia em alguns momentos, fico mt feliz pela existencia desse livro e pelo conhecimento que me trouxe.
é uma obra histórica!

CarolOliveira6 04/12/2022

Bom livro
É um livro legal e com uma leitura rápida. Às vezes causa uma certa confusão porque você não sabe se é lembrança ou imaginação de quem narra a história.

Bruankk 24/11/2022

Depois de muito tempo lendo e sem entender, ao final do enredo começa a fazer sentido para mim.
Livro lido para o vest

1 | 2 | 3 | 4 | 5