A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson

A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson Selma Lagerlöf

Resenhas - A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson

Ricardo.Silvestre 16/03/2024

O Pequeno Nils?
Este livro foi solicitado a Selma Lagerlöf para ser usado nas escolas da Suécia e ensinar as crianças acerca da geografia daquele vasto país. Não é de estranhar, portanto, que a linguagem utilizada e a forma como os capítulos são desenvolvidos estejam totalmente ajustados a leitores de uma camada mais jovem.

Selma Lagerlöf é uma hábil narradora que recria a atmosfera ficcional das lendas e contos populares.

O enorme sucesso deste livro permitiu-lhe voltar a comprar a casa de família onde viveu enquanto criança.

Tive algumas dificuldades em certas partes da leitura. Os capítulos são curtos, e alguns deles contam histórias que nada têm a ver com a viagem e por vezes torna-se um pouco repetitivo e aborrecido. O pequeno rapaz é por vezes colocado em situações desnecessárias que, a meu ver, nada acrescentam. Senti falta de um mapa da Suécia com todos os principais locais visitados, algo que esta edição não disponibiliza. São muitos e para quem não conhece a Suécia, fica muito difícil acompanhar a viagem em termos geográficos.

Mas não posso deixar de mencionar a vertente ecológica deste livro. Para algo escrito entre 1906 e 1907 é surpreendente encontrar referências à reflorestação levada a cabo pelo homem como forma de ajudar a natureza e consequentemente, o próprio ser humano. O amor pelos animais também é notório, sendo a importância destes continuamente mencionada ao logo de toda a história. E claro, as questões morais e éticas sempre tão presentes nos trabalhos da autora.