Melhores poemas de Paulo Leminski

Melhores poemas de Paulo Leminski Paulo Leminski

Resenhas - Paulo Leminski

Welliton.Moreira 27/04/2021

Poemas muito bons para reflexão e autoconhecimento
LEMINSKI, Paulo. Melhores Poemas de Paulo Leminski. Ed. Global. 2002

Paulo Leminski foi um dos grandes poetas brasileiros e que a partir do ano de 2013 teve seus versos alcançando altos patamares e virando uma febre entre o público.
Seus poemas convidam o leitor a experimentar ser aquilo que se é, sem medos, garantindo uma recompensa caso seja realizado o mergulho interior proposto. Em apenas alguns versos Leminski é capaz de desafiar o leitor na busca de seu autoconhecimento.
Este foi mais uma experiência com poemas, achou bem escritos, e realmente alguns tocam no fundo da nossa alma, mas ainda assim não consegue me prender a atenção por muito tempo, este definitivamente não é meu tipo de leitura, mas aos leitores de poesias recomendo muito.

Vick.Stocchero 22/03/2024

Melhores poemas do "pica".
Aiaiai, que poeta em kkkkkkk. Não tenho o que falar desse cara.
Os poemas são bem diferentes dos que estou acostumada. Alguns não entendi, não peguei a referência.
Agora o poema mais marcante é "conheço essa cidade como a palma da minha pica" .
Gusttavo.Ricci 26/03/2024minha estante
E esse título aí, fia? Te amo viu

Vick.Stocchero 26/03/2024minha estante
Deixe meu título homem

ChloA0 28/05/2021

Poemas
Melhor livro de poemas que li na minha vida leiam o melhor foi... Sem spoiler desta vez leiam vc vão amar como eu.

Dani F. 05/05/2009

"aqui jaz um artista
mestre em desastres

viver
com a intensidade da arte
levou-o ao infarte

deus tenha pena
dos seus disfarces."

Leminski

Ny 02/04/2021

Melhores Poemas...
Achei esse livro escondido na estante da minha irmã... E comecei a ler, tem poemas bons, mas outros nem tanto...
"Não discuto com o destino"
"Livros sabem de tudo".
- Paulo L.

Suelli.coelho 28/02/2024

Foi uma leitura rapida porque ja tinha lido esse livro no tempo da escola,e estava procurando por ele a um tempo

loemia 04/08/2021

ímpetos infinitos
não?

Zana 12/03/2014

Não leia! ; )
As poesias de Leminski são leves, simples, plásticas, diferentes, divertidas, irônicas e fazem sorrir. Esses são só alguns aspectos, porque são muitos os adjetivos que poderiam ser aplicados a elas, mas paradoxalmente ainda faltam termos que as expliquem. Por isso fico com a definição, para mim perfeita, dos organizadores do livro, Fred Góes e Álvaro Marins:

“Samurai e malandro, Leminski ganha à aposta do poema, ora por um golpe de lâmina, ora por um jogo de cintura. Tão rápido que nos pega de surpresa; quando menos se espera, o poema já está ali. E então o golpe ou a ginga que o produziu parece tão simples que é quase um desaforo”.

De personalidade marcante, polêmico, provocador e por vezes irascível, este era Leminski. Um poeta simplesmente genial, que gerava na crítica reiteradas reações desfavoráveis. Ciente de sua natureza implicante, Leminski, redarguia a isso da melhor forma que sabia fazer:

“O pauloleminski
(Paulo Leminski)

-------------------------------------
“Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso,
preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo porque amanhece,
E as estrelas lá no céu
Lembram letras no papel,
Quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?”

(Razão de ser, Paulo Leminski.)

Confesso que não li o livro, tão-somente devorei-o em um lento engarrafamento a caminho de casa. Assim, reabilitando-me por não ter saboreado as divinas poesias de Leminski com o devido vagar que elas merecem me obriguei (ou devo dizer presenteei?:) ) a prazerosamente ler tudo novamente. Recomendo que não leia, somente releia quantas vezes puder!

“O que quer dizer diz.
Não fica fazendo
o que, um dia, eu sempre fiz.
Não fica só querendo, querendo,
coisa que eu nunca quis.
O que quer dizer, diz.
Só se dizendo num outro
o que, um dia, se disse,
um dia, vai ser feliz”.

(O que quer dizer, Paulo Leminski).

lmpm 31/10/2023

Acho que já li outros livros do autor
outro do saga, li aleatório na livraria e gostei
é uma leitura rápida e boa

Perdida_nas_Estrelas 02/09/2022

Eu havia lido poucos poemas dele e destes poucos eu havia adorado, mas lendo tantos assim acabou não se tornando alguém de que eu aprecie tanto, com muito respeito pois são poemas muito bons. Apenas não me adentraram como de outros poetas. Me valeu a experiência e estou aberta a novas leituras de Leminski. ?

Paula1735 19/09/2021

Singular
As poesias de Leminski são singulares. Algumas não fazem sentido para mim (ou será que nao faziam sentido nem para ele mesmo?), mas outras tocam no fundo da alma.
Leitura rápida e gostosa.

INCENSO FOSSE MÚSICA

isso de querer
ser exatamente aquilo
que a gente é
ainda vai
nos levar além

Luana Lavareda 03/07/2020

Acho que é o meu terceiro livro de poemas que li, e eu amei taaaaanto. Depois de ler vários poemas de Leminski na internet, perguntei pro meu pai se ele tinha algum livro do autor e então ele me emprestou esse. Li muito rápido, mesmo parando em vários poemas pra "saborear", mas que leitura!
Eu que tive contato com a música minha vida toda gosto muito desse:

"acordei bemol
tudo estava
sustenido
sol fazia
só não fazia sentido"

Duda 23/10/2021

aaa eu adorei esse livro ?
para se honesta, não conhecia Leminski direito, só que com esse livro (e mais algumas pesquisas) percebi que o cara é genial !!!
o livro é mtt rápido de ler (msm eu tendo demorado k) pq as poesias dele são curtas, isso obviamente vai me fazer ler o livro dnv e sempre ficar voltando em algumas páginas aleatórias ???

Xeofana 15/12/2020

comigo mesmo diálogo
daqui até ali
dali até logo

Miria80 16/05/2015

Maravilhoso, simples, claro e real.
Poemas deliciosos, simples, naturais, leves, reais e maravilhosos. Paulo Leminski sabe ser humano, tocar a alma da gente retratando em palavras o que todo mundo sente. Os poemas, além de tudo, são curtos e breves. É incrível a capacidade deste autor de falar tanto em três pequeninos versos. Isso é para poucos! O cara simplesmente é pura e total poesia. Recomendo muito a leitura desta obra!