Coração, Cabeça e Estômago

Resenhas - Coração, Cabeça e Estômago

1 | 2 | 3 | 4

Nat.Rizzo 17/08/2023

Pela UERJ
Vocabulário EXTREMAMENTE rebuscado, crítica à sociedade burguesa, ironia constante e mistura entre gênero romance e poético.

Livro é incrível para um estudo literário, representa o pessimismo ultrarromântico de maneira perfeita. Em contrapartida, para o lazer esse livro é tortura psicológica.

caspaeletrica 23/10/2023

0/10: Ele não tem nem coração nem cabeça p/ ter escrito isso
Dá pra saber que um livro é ruim quando a autobiografia do autor que antecede a "obra" consegue ser mil vezes melhor que o livro em si. Sem graça, sem vida, sem personalidade, muitos personagens e todos sendo desinteressantes; no final ? apenas um livro qualquer
Max 24/10/2023minha estante

Steph 12/12/2023

Só li pela uerj e eu nem terminei de ler tudo
As pessoas que votaram para esse ser o livro da prova discursiva sao mto 🤬 #$%!&
esse é o pior livro que eu li na minha vida! eu nem sequer terminei de ler de tao insuportável que é.
eu nao quero ver camilo castelo branco nem pintado de ouro!!!
Silvestre da silva, vc é insuportável! queria que vc nunca tivesse escrito sua biografia e dado como "herança" para o editor
sarahsits 12/12/2023minha estante
mds KKKKKKKKKKK boa sorte na prova, se cair pra fazer uma crítica vc vai arrasar!

Daniel 05/09/2020

Pessimismo que faz rir
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2020/09/coracao-cabeca-e-estomago-de-camilo.html

Andre.Pithon 18/09/2022

Vou contar uma história.

Em eras ancestrais eu fazia engenharia. Não foi a melhor das experiências. Eu demorei para conseguir me libertar daquilo, para subjugar a "cabeça" e tomar coragem de fazer algo que eu desejasse com a minha vida, por maior que fossem as chances de fracasso. Enquanto eu ainda estava na fronteira, com medo de mergulhar, eu sai a esmo pegando umas matérias de Letras enquanto ainda engenheiro para ver o que sentia. Uma delas foi de poesia portuguesa, focada em Camões e Pessoa, com a Camila, que tinha acabado de entrar como professora na UFscar. Ali eu tive certeza de tudo.

Foi um semestre muito difícil para mim, mas que se tornou mais fácil com aquela injeção semanal de utopia. Era excelente, e eu aprendi que a literatura não tem muita utilidade no vácuo, ela importa unicamente quando se conecta com você, e quando sua alma e a arte se conectam de uma forma ou de outra. Hoje, eu percebo que eu tomei a melhor decisão da minha vida. Hoje, eu me encontrei no ler e escrever, eu consegui descascar a minha própria alma e descobrir quem eu sou, e mais importante, quem eu quero ser.

Hoje.
Esse também vem sendo um semestre difícil. Um que foi maravilhoso, que foi desesperador, e que agora é melancolicamente esperançoso. Um onde eu me permiti ser mais vulnerável e aberto que em qualquer outro momento da minha vida.
E em algumas das sextas feiras mais difíceis e dolorosas (foram mais do que eu gostaria de admitir), eu tive aulas do romantismo português. Camila novamente. Arte mais uma vez, e mais importante, arte capaz de importar algo para você. Quase chorei em um par de aulas, mas sempre sai delas mais feliz, mais inspirado, meu coração um pouco menos despeçado.

E é para essa matéria que eu li esse livro.
É um livro interessante. Divido em três partes, indicadas pelo título, cada uma marcando diferentes fases da vida de Silvestre. Na primeira, ele tenta amar, e se fode. Vez após vez. Maldito coração. Na segunda, amargurado e ressentido, ele resolve se tornar racional, no controle, beirando papo de incel. E se fode, claro. Não dá pra confiar na cabeça. E na terceira ele só mete o fodasse, casa com qualquer uma, come até morrer. Bem pouco romântico para um livro do romantismo, carregado de ironia e críticas à sociedade da época.

É uma obra pessimista, mas ao mesmo tempo carregada de humor. Que implica na necessidade de seguir em frente, de tentar, de rir da desgraça. Onde sempre que algo parece estar dando certo, quando se encontra uma alma sincronizada, tudo colapsa. E machuca. Bem sei. A primeira parte do livro é a mais interessante, de um ritmo rápido e divertido, honestamente inesperado. É engraçada a busca pelo amor, apenas por ser o amor, o desespero para ser romântico e apaixonado. A própria figura do editor (segunda voz que de tempos em tempos comenta os manuscritos de Silvestre), aparece para criticar a poesia dele e se recusar a colocar na obra por ser humilhante demais. Ótimo. Se minha poesia apaixonada vazasse tenho certeza que seria igual. Coração costuma desapontar.

A cabeça é mais chato, uma passagem mais arrastada do livro, menos divertida. Como a cabeça costuma ser. Termina em multas e fracasso e decepção. Sozinha, ela não funciona, assim como sozinho o coração igualmente falha.

Resta o estômago, que trás a morte de tanto comer.
Pessimismo, e qualquer escolha termina em desgraça. E talvez seja, quem pode dizer? Mas vale a tentativa, o risco, torcer para que os ecos da arte possam confortar os momentos difíceis. E podem, pelo menos para mim. Todos momentos desesperados me chamam para buscar algo que contenha um mínimo reflexo de mim. E acho que é possível encontrar reflexos de si mesmo em qualquer coisa, apenas olhando direito.

Sobrevivi ao primeiro grande fracasso do coração. Haverão outros. E tudo bem. Pelo menos não vai me matar igual caso se o estômago me falhasse.

Obrigado Camila por sempre me guiar a encontrar um toque pessoal na literatura. A culpa de todas minhas reviews serem assim é dela. Não me arrependo de nada.

GCV 18/03/2009

A autocrítica de Camilo Castelo Branco
Na crista da onda do romantismo, Camilo Castelo Branco soube catalizar muito bem o "espírito romântico português" e escrever "Amor de Perdição". Grande sucesso, muitas lágrimas e aplausos. Anos depois, faria ainda "Amor de Salvação", praticamente uma versão com final feliz do primeiro.

Dos 30 anos de sua prolixa produção, "Coração, Cabeça e Estômago" encontra-se no fim do primeiro terço, mas bem que poderia ser a sua obra derradeira, revisando principalmente as duas supracitadas. Simbolizando os estilos romântico, realista e até naturalista, o livro é quase uma síntese da literatura de Castelo Branco, debochando com uma (auto)ironia e humor exemplares de sua própria produção. Mesmo sendo escrito dois anos depois, a semente de "Amor de Salvação" já está plantada em "Coração, Cabeça e Estômago"; e sendo escrito no mesmo ano de "Amor de Perdição" (1862), soa ainda como uma debochada retratação.

Uma obra satírica como das poucas, muito recomendável principalmente aos que insistem no estudo estanque e sistemático dos chamados "estilos de época". Ironicamente, como o deveria ser com esta obra, não consta como livro obrigatório em grande parte dos cursos de Letras. Pena.
Amanda 15/02/2012minha estante
Eu tive que ler este livro para minha aula de Literatura Portuguesa na faculdade? pelo jeito meu curso foi uma exceção!

Marina Hion 11/03/2013minha estante
Não foi não Amanda, também li pra faculdade!

Juliet Strange 02/04/2017minha estante
Faço uma matéria sobre Camilo na faculdade e meu professor diz que há pouquíssima produção acadêmica a respeito a obra dele, o que parece mentira quando se lê uma obra como esta.

Cesinha 14/12/2017minha estante
Esse comentário originalmente é de 2009, naquela época o livro estava fora de catálogo até nos sebos, só recentemente com a reedição pela Martin Claret o livro ficou mais acessível e "pedível" pelos professores.

Thalia Bastos 23/01/2019minha estante
Também faço Letras e esse vai ser o livro de Camilo que terei que ler em Literatura Portuguesa II.

Thaina 15/04/2019minha estante
Também estou lendo para a faculdade de Letras (disciplina de Literatura Portuguesa Moderna)

Marília 03/11/2020

É interessante ver como a política daquela época é parecida com a de hoje.

Becola 03/12/2023

Livro super recomendado caso queira torturar alguém para extrair informações.

Horrível. Odiei. História chata, personagens horríveis (exceto a Marcolina). Eu entendo que eh avançado pra época mas calma lá.

Experiência terrível, quero arrancar meus olhos, fiquei com depressão, pode queimar até virar cinzas.

juh 18/04/2022

Enfim
Li pela escola, odiei ? Ouvi por áudio livro no youtube e n entendi nada pq li só a partir de ?estômago?

lolla 11/07/2023

No começo eu curti conhecer as 7 mulheres, mas depois disso não me ganhou em nada, leitura ensossa, as vezes complicadíssimo de ler e não me agregou em nada. Primeiro clássico brasileiro o qual não gosto.

Rhuan 05/06/2023

Enredo bom, mas linguagem cansativa
Tive que ler esse livro por conta de uma prova na escola e me surpreendi muito com ele, mesmo tendo uma linguagem já antiquada e complicada o enredo é ótimo e interessante. As vezes eu me pegava lendo a mesma página 3 vezes pra conseguir compreender tudo, mas mesmo assim era incrível acompanhar as paixões e decepções amorosas do personagem principal. Recomendo o livro somente para trabalhos escolares ou pra quem já está familiarizado com a linguagem antiga do livro.

idkanalu 21/11/2023

Li pela uerj
Tem uma premissa ok e é um livro que, para um estudo literário, é bom, além de ser um clássico. não curti muito a leitura, achei difícil (claro, é um livro do século passado) e achei o silvestre meio chato, é um livro recheado de ironia e críticas, mas que não
foi de meu agrado

k.mazzi 16/07/2023

Demora um pouco pra se acostumar com o português usado, mas depois, é uma leitura gostosa e rápida.
Ri e me identifiquei muito com a parte do Coração. A Cabeça foi diferente, mas ainda divertido, tudo parecia uma grande fofoca. No final, no Estômago, dá um bom fechamento pra história.
Pra quem está disposto a esse tipo de leitura mais clássica, é um bom livro, recomendo.

Mateus com h 11/06/2020

Então...
o começo e o final do livro me prenderam (10 páginas pra lá, 10 pra cá)
mas o desenrolar me pareceu BEM opaco
embora ele tenha umas sacadas interessantes sobre a vida, a tristeza, os amores, etc
mais pra frente vou procurar outras obras
Realmente, não da pra esperar muito da Martin Claret.

1 | 2 | 3 | 4