Minha Vida

Minha Vida Robert Crumb

Resenhas - Minha Vida

Che 24/03/2023

AUTOBIOGRAFIA DESCONJUNTADA
Encerrada a leitura da (auto) biografia do desenhista católico hedonista querido pela geração sessentista.

Na verdade é uma coletânea de esboços e capítulos avulsos da adolescência e meia-idade do autor que, embora sejam no geral muito boas e sobretudo muito sinceras (inclusive na auto-depreciação), carecem de um conceito de começo, meio e fim como teve GÊNESIS, até hoje a melhor HQ que li dele.

Apesar de desconjuntada, no entanto, MINHA VIDA é um registro bem humorado e espontâneo do próprio Crumb sobre suas frustrações, egolatrias e, claro, fantasias sexuais inusitadas.

Tudo no traço característico e inconfundível do desenhista.

Douglas 30/08/2021

Eu não conhecia nada a respeito do autor , apesar de seu traço não me ser estranho. Achei um interessante exercício de se ver o "nascer" do quadrinista, bem como suas influências e fases.

E, apesar de não ser o meu tipo de quadrinho, achei um bom livro.

Leofininho 24/03/2018

Minha Vida Robert Crumb
Robert Crumbs é um artista de verdade.
Um herói da vida real.
Alguém que te fala a verdade quando todos mentem pra você.
O Crumbs é de verdade.

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: Minha vida, de Robet Crumb
“Olhando para trás do mirante elevado de meus cinquenta anos sobre a terra, fica bem claro que na minha juventude fui um tonto. Sim, um tonto... apesar disso, como todo jovem, achava que sabia tudo o que importa e um pouco mais. Eu era convencido, arrogante, e com uma ideia exagerada da minha própria importância.”
“Como Mark Twain já disse sobre a América: É uma civilização que destruiu a simplicidade e o sossego da vida, substituiu seu contentamento, sua poesia, seus sonhos e visões suaves e românticos pela febre do dinheiro, ideais sórdidos, ambições vulgares e o sono que não revigora...”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2012/10/minha-vida-robet-crumb.html

Marcos Faria 03/03/2012

Seis álbuns do Robert Crumb (editora Conrad) de uma vez, para aproveitar uma promoção. Promoção também no Almanaque: seis resenhas no mesmo parágrafo. Porque a vantagem foi ler todos os seis livros como se fosse uma coisa só, uma grande antologia de Crumb. O suficiente para mostrar por que o cara é um dos melhores de todos os tempos. A exceção é Bob e Harv, o mais fraco do pacote, até por ser o único em que as histórias não são de Crumb e sim de Harvey Pekar. Pekar tem algumas coisas interessantes, mas a maior parte do tempo é tedioso. Tanto que o melhor momento é a história em que ele conta como conheceu Crumb. Aí a coisa se aproxima do que a gente vê nos outros livros: a rabugice do anti-herói, sempre pronto para reclamar de tudo o que vê na América. Mas Crumb mata a pau mesmo é quando fala de si mesmo, especialmente em Minha vida e Meus problemas com as mulheres – as vezes, eu me senti como se ele estivesse falando da minha vida e dos meus problemas com as mulheres. A maior diferença é que ele não tem o menor medo de expor as fraquezas, mostrar-se falho, humano, incoerente. O fato de dar a cara a tapa lhe dá o direito de reclamar de volta, criticando o próprio meio da contracultura que fez dele um ídolo. Isso acontece de forma primorosa em Mr. Natural, o mais bem resolvido nesse aspecto e, paradoxalmente, o menos autobiográfico (ao menos aparentemente). Também em Blues, ao falar de uma música que não existe mais e talvez só exista na cabeça de colecionadores nostálgicos, lendas melhores que os fatos e que por isso se sobrepõem a eles, expõe um desejo de beleza que é de certa forma o desejo de uma vida diferente. Às vezes dá vontade de esfregar isso na cara de Crumb; que ele mesmo é tão ridículo e mesquinho e decadente quanto aqueles (e aquelas!) que critica. Aí o espelho me olha de volta.

(Publicado originalmente no Almanaque: http://almanaque.wordpress.com/2012/03/03/meninos-eu-li-20/)

Guting 17/03/2011

Muito Bacana...
Realmente se esse cara for do jeito que ele mesmo se descreve, teriamos aqui um "quase irmão gêmeo do Woody Allen". Alem de fazer muito bem o uso das palavras, Bob Crump desenha e descreve com traços firmes personagens que possivelmente já devem ter passado na sua vida ou ainda passarão. As mulheres desenhadas por ele são simplesmente fantasticas, tanto no senso de humor, nas nóias, nas aberrações e no jeito como lidam com ele. Acredito que poucos quadrinistas conseguiriam fazer um auto retrato um tanto quanto doentio como Bob Crump conseguiu de si mesmo. Vale a pena a leitura.

Leo Oliveira 02/03/2009

Genial
Coletânea de criações de Crumb sobre a própria vida. Cruel, mordaz, irônico, bizarro, sem concessões ou autocomiseração... genial.