Super apresentações

Super apresentações Joni Galvão
Eduardo Adas

Resenhas - Super Apresentações

Henrique.Delgado 31/05/2022

NECESSÁRIO pra quem trabalha com vendas
Sou Redator, mas me aventurei neste livro pra aprender mais técnicas na hora de impactar nas apresentações, e posso falar de boca cheia, esse livro é fundamental para todos que trabalham com vendendo, seja produtos, ideias, projetos, objetivos ou filosofias.

Brí 15/08/2021

Parece estranho ler em 2021 um material que fala basicamente sobre PowerPoint, mas as ideias e conceitos se aplicam em diversas áreas.

Confesso que achei a parte de introdução bem cansativa, mas vale a pena a leitura do livro.

Danielly 10/02/2021

Desconstruindo o PPT
Quem nunca começou a fazer uma apresentação direto no PowerPoint que atire a primeira caneta (porque atirar livro não pode!).
Esse livro desconstruiu o que eu sempre fiz em apresentações e me abriu o olhar para um mundo vasto de perfeição e possibilidades no PPT.
É sempre bom estimular a criatividade e colocar em prática.

Katia.Regina 19/08/2020

Fantástico!!!
Estava com esse livro em casa a 5 anos e hoje me pergunto porque não o li antes?!?!

Ele parece ser mais um livro de formas de como fazer ou não fazer uma apresentação, mas ele vai muito além disso. Com estórias, exemplos e dicas esse livro vai te envolvendo e mostrando que fazer uma apresentação, mais bonita, mais envolvente e muito mais efetiva é muito mais fácil do que imaginamos.

Para quem trabalha com PPT vale muito a pena a leitura.

mineldnahs 16/12/2014

Não vale o papel
É um livro extremamente superficial e um desperdício de dinheiro, mas serve como introdução ao assunto se você o pegar emprestado. Sugiro Presentations to Win, Presentation Zen e Slide:ology (que foi a principal fonte para o Super Apresentações) para quem realmente quer aprender sobre o assunto.

Tauana Mariana 28/06/2013

Super!
O livro é realmente incrível. É aquele tipo de obra que você lê, mas depois sempre volta para folhá-lo.

Seus autores são Joni Galvão e pelo Eduardo Adas, os criadores da SOAP, uma empresa especializada em apresentações. Sim, apresentações de Power Point. A SOAP é uma empresa brasileira que já tem filiais em Portugal e nos Estados Unidos. No seu currículo, incluem-se clientes como Nokia, Microsoft, Avon, Pão de Açúcar, Banco Itaú, São Paulo Futebol Clube, Globo, Intel, TAM, além de mais empresas, agências de publicidade e personalidades. Na obra, então, os fundadores da SOAP ensinam-nos a fazer boas apresentações, como ensaiar, como montar um ppt, como encantar a audiência e imprimir uma mensagem central a cada slide.

A obra irá nos ensinar (digamos assim) um roteiro para a elaboração de apresentações, que contempla:
1- Diagnóstico
2- Roteiro
3- Divisão do conteúdo
4- Confecção dos slides
5- Treinamento.

1. O Diagnóstico: este é o primeiro passo para a confecção da sua apresentação. Você precisa pensar em questões como: com quem falarei? Qual é o perfil dessa audiência? Que assunto será abordado na apresentação? Qual é o meu objetivo com essa apresentação?, entre outras perguntas que lhe guiarão na confecção do roteiro.

2. O Roteiro: é a história, a linha condutora da apresentação que você escreverá no Word (ou em outros editores de textos). Para os autores, é um erro começar as apresentações já na elaboração do PPT, pois é a partir de um roteiro mais completo, que o apresentador retirará as mensagens principais que colocará nos slides, bem como as suas falas, que complementarão o que está inserido no PPT. Portanto: não coloque tudo o que for preciso transmitir escrito no PPT. (POR FAVOR, não encha o PPT com textos e mais textos).
Os roteiros podem basear-se em recursos narrativos, entre eles: direto ao ponto, metáfora, suspense, surpresa, conflito X solução, humor, questionamento, drama, tom provocativo. Ressalta-se, no entanto, que a escolha do recurso narrativo deve estar alinhado com a audiência e com o objetivo central da apresentação. Você não vai querer fazer piada, se precisar fazer uma apresentação para dar uma má notícia (vai?).

3. A divisão do conteúdo: depois que você concluiu o roteiro, divida-o em pequenos trechos (que serão os slides, basicamente), tendo em mente uma mensagem central para cada trecho, ou cada slide. A partir dessa mensagem central, você poderá se utilizar de recursos visuais e palavras-chaves para otimizar sua apresentação. Desta forma, você deve colocar o essencial nos slides e o restante do roteiro fica em seu discurso.

4. A confecção de slides: é nada mais nada menos do que por a cabeça pra trabalhar no Power Point. É principalmente nessa parte que você consegue observar os erros do apresentador (em relação à confecção do PPT, digamos). Os autores dedicam um brilhante capítulo para a criação visual e outro para a identidade visual, apresentando exemplos e explicando como utilizar e combinar recursos que vão desde fontes, cores, fotos, até ícones, linhas, formas, etc.

Nessa parte, há algumas premissas básicas de uma apresentação em Power Point que o apresentador (ou quem irá produzir a apresentação) deve se lembrar:

- Fuja dos templates (POR FAVOR, corra o mais rápido do que você puder);
- Fuja dos bullet points (aquelas marcações com bolinhas do PPT), mas se precisar utilizá-los, prefira camuflar os bullets em si, utilizando-se de incrementos visuais;
- Fuja das animações. Tenha em mente: o meu texto precisa fazer piruetas até aparecer na tela? Geralmente essas animações são as maiores bizarrices dos PPT’s (acredito eu), e para os autores, animações só devem ser utilizadas se forem estritamente necessárias, caso contrário, serão uma poluição no visual do PPT, um ruído no entendimento da audiência e um problema a mais para o apresentador, que deverá se adequar sua fala a cada pirueta.
- O PPT precisa ter um DNA próprio, ou seja, todos os slides, vistos juntos, devem ser sincrônicos e parecerem todos partes integrantes de um mesmo conjunto. Para isso, defina as fontes, cores e tipos de imagens que irá utilizar, tornando os slides harmônicos e atraentes;
- é interessante confeccionar uma tela de descanso para a apresentação. Essa tela vem antes da capa, e é a tela que a sua audiência verá, antes de começar a apresentação. Esse tipo de tela é indicado para eventos em que o PPT fica aberto um tempo antes da apresentação começar.

- é interessante também criar uma agenda dentro do PPT. Ou seja, confeccionar um slide com os títulos dos tópicos que serão abordados, e quando esse tópico for abordado no PPT, terá uma “minicapa” para cada tópico, situando sua audiência dentro dessa agenda.

5. O treinamento: é a preparação do apresentador em si. Em qualquer tipo de apresentação, é estritamente necessário que este tenha o domínio pleno do material que irá apresentar e das mensagens que irá falar. Os autores oferecem um roteirinho para o treinamento:
- roteiro e slides de apoio: treine exaustivamente sua apresentação, juntamente com o roteiro e o PPT.
- Visão macro: saiba a quantidade de slides e a ordem dos slides, ou seja, saiba o conjunto total da apresentação. Você pode utilizar o recurso miniatura do Power Point e visualizar todos os slides juntos. Assim é mais fácil você saber, por exemplo, se um slide encaminha você para o final da apresentação ou se você ainda tem muito slide para falar.
- Slide um a um: treine os slides individualmente, atento ao que vai falar em cada um deles. (isso evita coisas do tipo: “ahh pessoal, eu já falei disso lá no começo mas aqui tem um slide que exemplifica o que eu tinha falado”).
- Sem referências visuais: é treinar a apresentação sem o PPT. É tipo “missão impossível”, eu só consegui isso uma vez, porque a apresentação não era muito complexa. Geralmente treino no banho também, ae só posso contar com a memória mesmo.
- Registro e avaliação: os autores sugerem que você grave em áudio e/ou grave em vídeo e depois assista ou escute o seu treino, para poder avaliar sua própria apresentação e perceber se negligencia informações importantes ou se pode retirar informações desnecessárias e assim, limpar sua fala. Em todas as minhas apresentações eu sempre ensaio olhando para o espelho, com uma mesa para saber como me organizar em relação às minhas anotações, à água e ao manuseio do computador. Sempre cronometro minhas apresentações, já ensaiando os “bom dia” e os “muito obrigada”, e é geralmente baseada nesse tempo que eu adequo o PPT, e é só no treinamento que eu percebo o que é essencial falar e como eu posso distribuir meu tempo para que eu consiga passar minha mensagem de forma completa, sem atropelos ou “cri cri cri”. Em apresentações importantes eu gravo meu treinamento em vídeo. Além de ser uma ótima técnica para auto avaliação, também é uma maneira de registro. Esses dias vi o vídeo do meu treinamento para a defesa da minha dissertação, é muito bom ver a minha cara de pavor na tela e saber que tudo deu certo.

Bem, se encaminhando para o final da obra, os autores contam-nos a história das apresentações orais e do Power Point, fazendo uma reflexão sobre se o programa é “um herói ou um vilão”. Também falam um pouco sobre apresentações visuais. Finalizando o livro, trazem-nos uma síntese do conteúdo do livro em uma versão Power Point, é claro.

Luly 22/05/2013

Super Livro
Não imaginava que o tema “apresentações em PowerPoint” pudesse render tanto assunto! Acompanhei o lançamento desde livro, li algumas críticas a respeito, mas pensava que seria interessante apenas pelo ponto de vista do empreendedorismo, por contar a trajetória de dois amigos que abriram uma empresa de apresentações em PowerPoint e atingiram o sucesso pelo pioneirismo do negócio. Fora isso, imaginava que seria um livro técnico, com dicas de como utilizar melhor as ferramentas do programa. Mas só quando o li na íntegra é que concluí que estava diante de um universo muito maior, e muito mais interessante, diga-se de passagem!

Muito além do PowerPoint como instrumento, trata de uma forma de comunicação, equiparada a outras formas, como propagandas e publicidade, onde o objetivo é atingir a audiência de forma positiva, a ponto de provocar mudanças e tomada de decisões. Não é necessariamente uma forma de comunicação nova, mas de extrema importância no ramo empresarial, embora não seja enxergada como tão importante assim.

O livro evidencia que os slides, quando estruturados de maneira correta, e considerando algumas etapas práticas e também algumas particularidades como, o assunto em pauta, perfil da audiência, tempo para a apresentação, etc, pode ser um divisor de águas para o apresentador. Em poucos minutos, cria e criação podem conquistar ou perder a audiência. E perde-se muito mais do que apenas os minutos empreendidos na performance em si. Perde-se o tempo dedicado ao assunto, o tempo de platéia e mesmo de deslocamento da audiência, além do risco de causar impressão negativa sobre um produto ou assunto que, para o apresentador são pilares de seu trabalho.

Tudo isso em um livro fácil de ler, com imagens que ilustram muito bem os tópicos, e com exemplos e depoimentos de profissionais de diferentes áreas, do Brasil e exterior, que comprovam, por via de fatos, o impacto em suas audiências após profissionalizar suas apresentações. Gostei muito do livro, recomendo e confiro 5 estrelas!

Moitta 13/04/2013

Um bom livro sobre como montar e preparar apresentações, com um enfoque na parte visual, na elaboração dos slides (em powerpoint).

1) O Roteiro - primeiro um diagnóstico (já fez as malas antes de saber pra onde ia viajar?)
Pra quem vai falar? Qual é o tema? Qual o seu objetivo com essa palestra? O que você está vendendo? (uma ideia, um serviço, um produto, puro entretenimento?)

- Objetivo
-Audiência (quem é, qual o interesse e conhecimento do assunto?)
- Contexto (evento ou apresentação isolada, tamanho da plateia, recursos de apoio..)
- Tempo
- Perfil do Apresentador

O Roteiro deve garantir o entendimento da mensagem. Pra isso, é uma boa forma conquistar o interesse imediato da plateia e manter essa atenção.

Etapas da redação do roteiro:
1. Mensagem principal;
2. Mensagens de Suporte;
3. Slogan;
4. Estruturação do Raciocínio;
5. Inserção do Conteúdo;
6. Adequação da Linguagem

Ao longo da narrativa, o palestrante pode fazer uso de alguma estratégia para entregar o conteúdo e manter a atenção da audiência.
- Direto ao ponto;
- Humor;
- Questionamento;
- Drama;
- Tom Provocativo

Pra mim esse é o principal do livro. Aí segue com a parte visual.
Ter uma coerência entre slides, um mesmo tema.
Divida o roteiro em slides, cada um com um sub-tema dentro do principal, cada slide com uma sub-mensagem dentro da mensagem principal da palestra. Escolha uma forma de representar cada ideia de cada slide com o mínimo de palavras - palavras-chave - e algumas imagens (imagens, icones, desenhos, traços, foto-objeto, grafismo, montagens).

Em cada slide, o que vc quer que a audiência pense? O que pode ser dito e mostrado para que ela pense isso? Em que ordem?

Fala sobre slides capa e slides de espera. O de espera é o que fica na tela antes de se iniciar a apresentação e o público está entrando.
Os recursos visuais podem ser:
- Literal;
- Metáfora;
- Linguagem Complementar (revelam informações complementares ao que está sendo dito),
- Imagem montada aos poucos;
- Desenho que vira foto;
- Animações.

Que abordagem vc quer imprimir nos slides?
Literal X Metáfora;
Resumo X Detalhe;
Qualitativo X Quantitativo.
(há no livro o desenho de um interruptor onde a pessoa escolhe com que intensidade fica entre esses extremos)

É vital uma fluidez entre o apresentador e seus slides. Eles devem ajudar e não atrapalhar.
O Apresentador deve estar ciente da sua voz: - Entonação e Melodia; - Volume; - Clareza;
- Ênfase;
- Pausas;
- Velocidade do discurso;
- Tom do discurso (revelar indignação falando suavemente não rola).
Cuide de sua voz!

Espontaneidade como alida. (inclua vivencias pessoais, dominio da estrutura da apresentação, clareza em relação às mensagens e ideias que quer passar)

Perguntas no final (anuncie antes se souber que haverá tempo, repita perguntas, etc.)

Jacke 12/05/2012

Maravilhoso
Chegou na hora certa. O livro mostra novas ideias para vc sair daquela apresentação previsível. Desde o texto a apresentação visual do apresentador.

rodrigoleme 28/10/2011

Resultado garantido
O livro explica de maneira bem acessível todos os conceitos por trás de uma grade aparesentação. É material para mudar muito seu conceito sobre o assunto, por mais que você ache que sabe tudo sobre ele.

A abordagem é completa, focando da estruturação da apresentação à preparação do apresentador, com exemplos dos mais variados e forte apoio visual, o que ajuda a fixar mais a informação.

para falar na prática, a diferença das minhas apresentações após a leitura e estudo deste livro é brutal: eu as construo com mais gosto, mais ousadia e o meu público (basicamente público interno da empresa) está muito mais receptivo ao material.

Sem exageros, o público aplaudiu a primeira apresentação feita após ter terminado o livro, coisa que jamais aconteceu nesta empresa.