Apenas Uma Taça

Apenas Uma Taça Georgette Silen

Resenhas - Apenas Uma Taça

Priscilla 20/10/2013

Olá leitores cabulosos! Venho apresentar a vocês mais um livro da Georgette Silen e claro, o tema é vampiros.

O livro é de contos e por isso a minha leitura foi lenta porque não gosto de ler um conto atrás do outro, tenho que ler um, pensar nele por um tempo e só aí ler o seguinte. Mas tudo isso valeu a pena.

Georgette realmente nos brinda com os mais diversos tipos de vampiros. Tem aquele vampiro sedutor, tem as súcubos com sua luxúria e tem os vampiros bestiais, muitas vezes retirados de lendas locais e admito que esses últimos foram meus contos favoritos.

Como são muitos contos, vou fazer um breve resumo somente daquele que escolhi como favorito: O beijo do Loogaroo. Neste vemos Monique, uma professora da ONU que recebe a missão de viajar para uma ilha no Caribe. Chegando lá, ela vê algumas coisas estranhas além da desconfiança do povo: pessoas jogam arroz nos alpendres de suas casas todas as tardes, um homem que deixa amuletos em sua porta todos os dias e seus alunos: eles fazem desenhos macabros e estranhos e não gostam de falar sobre isso. Uma aluna em especial, Rachel que tem uma doença misteriosa e falta nas aulas frequentemente. A resposta para tudo isso está em uma lenda local de uma criatura chamada Loogaroo.

Gostei muito dos mistérios e formas de se derrotar a criatura nesse conto. É tudo simples e ao mesmo tempo criativo. Acredito ser uma lenda verdadeira o que deixa tudo ainda mais interessante.

O livro só não vai ganhar os 5 selos cabulosos por questão de gosto mesmo. Não gosto daquele vampiro tipo sedutor que quando morde a mocinha (ou o contrário) ela sente prazer.

Apenas uma Taça fica então com 4 selos cabulosos e super recomendado para quem gosta desse tema que nunca envelhece.

site: http://leitorcabuloso.com.br/2013/08/apenas-uma-taca-um-brinde-ao-mestre-stoker-da-georgette-silen/

Tânia Souza 30/12/2011

Apenas uma Taça – um brinde ao mestre Stoker – Georgette Silen
Por Tânia Souza
É inegável o fascino que os vampiros exercem aos amantes das criaturas sombrias, poucas criaturas oferecem sedução tão singular quanto eles. Feroz, sedutor, belo, mórbido, cruel, melancólico, horrendo... as nuances são intermináveis. E curiosamente, estão presentes nas mais diferentes culturas. Com o passar do tempo, o mito se modificou e novos atributos explorados na literatura e no cinema, nem sempre aceitos por todos, deram novos ares e novos fãs. E a lenda continua tendo força. Afinal, a eternidade é uma tentação grande demais para ser ignorada.

Georgette Sillen, autora de Apenas Uma Taça – Um brinde ao mestre Stoker, está envolvida com o universo dos vampiros já há algum tempo. Organizadora da coletânea O Grimoire dos Vampiros e autora do romance Lázarus, conhece o tema e soube explorar com habilidade as diferentes facetas das criaturas. A presença de personagens do universo ficcional de Lázarus é uma agradável surpresa que agradará tanto aos que já os conhecem como aos que ainda não o leram.

São 15 contos explorando diferentes aspectos da lenda do vampiro, e para quem quiser saber um pouco mais da pesquisa realizada e as simbologias do mito, a autora falou sobre o tema Aqui. Como sempre faço nas leituras de antologia e coletâneas, não vou comentar todos os contos, mas alguns, principalmente os meus favoritos, merecem um destaque a mais. Vamos a eles:

O colecionador de ossos – O relato surpreendente de uma ordem de caçadores de vampiros, um vampiro-rei, a sedução meticulosa de um pesquisador, caninos, ratos e muito sangue esperam pelo leitor em um cenário muito bem construído.

A dama do leque escarlate – Este conto me lembrou imediatamente a linda capa do livro, que ainda assim, não consegue transmitir toda a personalidade marcante da personagem. Deus, o Diabo e um jogo antigo demais para ser compreendido envolvem a bela protagonista Scarlet Camila, o sedutor Baltazar, cardeais e a inocente Madeleine. Beleza, sedução, crueldade, traições, paixões e momentos de sensualidade, revolta e melancolia aguardam o leitor. Espero ler mais aventuras neste universo, gostei bastante.

O beijo do Loogaroo – Um Loogaroo, segundo as informações constantes nas notinhas do livro, é um vampiro das lendas de ilhas caribenhas. Uma pessoa comum durante o dia, mas que, a noite, despe-se de sua pele para beber o sangue das crianças em suas camas. É amaldiçoado por espíritos malignos ou pelo próprio demônio. Pois ao chegar em uma pequena comunidade, uma jovem e idealista professora vai enfrentar bem mais do que lendas e superstições. Curandeiros, crianças, maldade, inocência e a dor da perda são alguns dos temperos dessa aventura.

Uma canção para Homero – Para quem acompanhou o universo de Lázaros, aqui, conhecemos um pouco mais de Alexia e o fascinante universo das lâmias, dos poetas e por que não, com a ideia de secretos poemas épicos protegidos por guardiões persistentes até mesmo ao tempo. E mesmo a mais perfeita beleza pode ser fatal.

A asa negra da morte – Um dos contos mais cruéis e impressionantes, traz a presença do Aswang, uma criatura vampírica das lendas filipinas, com características peculiares: pode transmutar-se em uma ave grande ave negra, beber o sangue de fetos ainda na barriga das mães e se alimentar de vísceras de cadáveres. Somente com estes elementos, imaginem só o que espera pelo leitor. Fiquei angustiada com o constante tic tic tic da narrativa.

Linha vermelha – Em um conto futurista, rápido e letal, criaturas a espreita nas sombras, tecnologia e surpresas terríveis aguardam o protagonista.

Uma prece para Clementine – Triste, violento e feroz. E ao mesmo tempo, belo e comovente. Clementine Fevré é mais uma das personagens do universo de Lázarus que a autora retoma nesta antologia.

O cântico do súcubo – Um conto repleto de visões e delírios que se confundem com a realidade. Entre estradas quase perdidas, ruínas e mosteiros, uma criatura antiga e misteriosa desperta: tentação, desejo, carnificina e pecado serão os elementos mais contundentes dessa narrativa.

Sobre vampiros e vampiros – Crianças, frio, dor e fome. Solidão, tristeza. Uma personagem forte, impressionante e cruel. Mas... como o próprio titulo indica, há vampiros e VAMPIROS.

O selo vermelho – O maior conto do livro traz elementos vários, da descoberta do Novo Mundo aos mitos da antiga Grécia, de tribos indígenas no meio da mata ainda agreste ao cenário contemporâneo, criaturas em uma guerra tão antiga quanto às lendas vivenciam sentimentos inusitados, aventuras mortais e uma disputa ferrenha.

Este livro é muito interessante para quem quer conhecer narrativas em tons mais clássicos sobre o tema do vampirismo, a leitura destas 348 páginas tem muito a oferecer aos que desejam conhecer um pouco mais do universo vampiresco. E sem deixar de oferecer cenários contemporâneos, personagens novos e sentimentos bastante humanos, como o amor, o medo, o terror, a traição, a paixão, a perda, a solidão, o desejo e outros mais.

Para agradar a diferentes leitores.

E brindar ao mais sedutor dos “monstros”!

Juliano 03/08/2011

Uma taça com sabor de boa leitura
Tenho cá comigo que um livro se faz com uma boa história, ou várias. Já uma homenagem, por assim dizer, se faz com elementos que remetam ao homenageado. A escritora Georgette Silen, com seu livro Apenas Uma Taça - Um Brinde ao Mestre Stoker, une os dois pontos: traz 15 boas histórias e uma homenagem aos pés daquele que deu vida aos vampiros: Bram Stoker, o grande mestre.

Neste livro, editado pela Estronho, Georgette transforma o mito vampiro em contos e novelas, cada um com sua graciosidade, profundidade e dilema daqueles que vivem uma vida em morte. E que fazem da morte (dos outros, aos goles), sua vida.

A escritora oferece, em sua taça textual, por exemplo, o suspense do texto O Colecionador de Ossos. Para os aficionados em vampiros que fogem um pouquinho do padrão, Georgette apresenta O Beijo do Loogaroo, onde a criatura que sorve sangue tem um quê a mais de demônio. Tirando poeira das catacumbas, e rememorando a história daquela criaturinha do Drácula, a autora revela o Manuscrito Perdido de Lucy Westenra (póstumo). E, dessa maneira, os textos prosseguem afiados, tal como as presas de um vampiro.

Os contos e as novelas, tão bem lapidados, oferecem ao leitor a oportunidade de desfrutar – ou até mesmo sugar da jugular de Georgette – toda a complexidade, beleza e sensualidade daquelas criaturas dotadas do dom da eternidade em suas veias. Caminhantes noturnos, com olhares famintos, lábios sedentos e com passos ligeiros e sensuais: eis ai os vampiros de Georgette, criados e emoldurados num clima soturno, tenebroso e, ao mesmo tempo, tão envolvente – tal como deve ser um vampiro.

Apenas Uma Taça vai além de seu nome. Basta apenas um pequeno gole para se sentir inebriado com os detalhes deste livro, que deve ser sorvido por olhos ávidos por boas histórias fantásticas e com elementos sobrenaturais. É nesse ponto que reside a graça e harmonia das letras da autora: os textos são trabalhados, diretos, sem rodeios – e com um clima que faz toda diferença: o sobrenatural torna-se natural nas descrições. Vale a pena degustar e brindar lentamente esta taça com sabor de boa leitura.

A AUTORA - Georgette Silen nasceu em Caçapava - SP. Tem 38 anos, duas filhas e é professora de arte. Também trabalha com teatro há vinte e dois anos e já escreveu e produziu peças teatrais, ganhou prêmios como atriz e diretora em várias cidades do interior paulista e também na capital. É escritora de ficção e fantasia, com contos publicados nas antologias Dimensões.Br e Marcas na Parede da Andross Editora.

Organizou a antologia O Grimoire dos Vampiros pela Editora Literata, participa da Antologia Folhas de Espantos, da Editora Don Munhoz e da antologia Metamorfose: Fúria dos Lobisomens e Poe 200 Anos da Editora All Print, Paradigmas 4, da Tarja Editorial, Sombrias Escrituras da Cidadela Editorial. Também é autora convidada da Coleção Extraneus, promovida pelo site Estronho e Esquésito, organizadora da Coletânea Histórias Fantásticas da Cidadela Editorial e autora do romance Lázarus, pela editora Novo Século.