Cartas a um Jovem Poeta / A Canção de Amor e Morte do Porta-Estandarte Cristovão Rilke Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um Jovem Poeta / Canção de Amor e Morte do Porta Estandarte Cristovão Rilke

Nie 11/04/2011

Comprei o livro por sugestão de uma professora numa época meio estranha da minha vida, mas logo vi que não era apenas um outro livro que tentava me ajudar com palavras simples. Era muito mais que isso, muito além do que eu imaginava e podia compreender, tanto que até hoje toda vez que torno a lê-lo encontro muitos sentidos em tão poucas palavras. É mágico, muito indicado para qualquer pessoa que busque uma semelhança consigo mesmo. Sem mais.

bnolasco 11/05/2020

Cartas a um jovem poeta / Canção de amor e de morte...
2 em 1! Trata-se de cartas enviadas de Rilke para um poeta iniciante, o qual começou esta troca epistolar pedindo conselhos a Rilke e agradecendo-o por seu trabalho. / Trata-se de um texto que descreve acontecimentos (ficcionais ou não?) vivenciados por um porta-estandarte.

lililu 16/09/2023

Reflexivo
Quando comecei lendo as cartas, entendia as mensagens e vi tudo o que ele disse como sábios conselhos que levarei para vida.
Esse livro passa uma sensação de conversa com o autor.
Apesar de curto, bem educativo sobre amor, solidão.

Edna 04/07/2021

Rilke sendo Rilke
"Isso é o amanhecer? Que sol se eleva? Como é grande o sol. São pássaros? Suas bozes estão por toda parte."
Rainer Maria Rilke

Esse trecho reflete bem a alegria da realização de um sonho  que se aproximava para o jovem ansioso em ser Porta-estandarte que mesmo ao som dos ruídos trágicos do inimigo se aproximando ele conseguia ser poético.

Sophi 01/08/2023

Muito belo
É um livro muito gostoso de ler, vejo como um respiro entre livros mais pesados.
Acho que vou reler em algum outro momento da vida. Não mudou minha vida mas leria novamente e recomendo!
Ps.: as duas primeiras cartas e a quinta são muito boas.

Carol Omena 04/01/2013

Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas. (Rainer Maria Rilke)

Bianca1771 16/05/2015

Magnífico.
Cartas A Um Jovem Poeta escritas entre 1903 e 1908, é um livro que surgiu através da troca de correspondências entre o escritor alemão Rainer Maria Rilke e Franz Xaver Kappus, um jovem indeciso entre seguir a carreira militar ou a literária.
Nas dez cartas que compõem este livro, Rainer fala de forma clara e sincera sobre a vida e suas inúmeras facetas, tendo como assuntos: solidão, amor, paciência, aceitação, infância, mulher, Deus e etc. Mais do que conselhos de como escrever, ele passa lições de vida.
Sua magnificência é tanta, que a cada leitura que se faça dessa obra,um mundo cheio de possibilidades surge a nossa volta, trazendo novos aprendizados, e uma reflexão do mundo e de nós mesmos. Sem dúvidas, um prato cheio.

Aqui vai um trecho:

(...)Se nos fosse possível ver além dos limites de nosso saber e um pouco além da obra de preparação de nossos pressentimentos, talvez suportássemos nossas tristezas com maior confiança que nossas alegrias(...)

Locimar 23/08/2020

Nesta quarta ou quinta leitura, Rilke me comoveu ainda mais. Duas palavras me calaram profundamente: paciência e solidão!

Larissa Del Lhano 31/12/2021

Conheci esse livro por indicação de uma amiga, e gostei bastante da leitura! É um conjunto de cartas que Rilke trocou com um poeta iniciante, tratando sobre diversos temas da vida. Não foi um livro que me prendeu muito por não ter o costume de ler livros nessa linha, mas recomendo a leitura!

Fernando 20/03/2022

Reflexões sobre a escrita e a solidão
"O Senhor olha para fora, e é isso sobretudo o que não devia fazer agora. Ninguém pode aconselhá-lo e ajudá-lo, ninguém.

Há apenas um meio. Volte-se para si mesmo."

Victor225 29/03/2023

Não conhecia o poeta, mas essas cartas são tão profundas que não pude deixar de pensar que não captei tudo, o que me deixou desejando uma releitura. A forma com que Rilke poeticamente exalta a solidão, a arte, a vida e suas dores, enquanto aconselha Kappus, é incrível.
"Aquilo que é necessário é apenas o seguinte: solidão, uma grande solidão interior. Entrar em si mesmo e não encontrar ninguém durante horas, é preciso conseguir isso..."

Enide 09/07/2014

Infinda leitura
Cartas a um jovem poeta

Estou já na segunda leitura, e tenho absoluta certeza que lerei outras vezes.
Tenho a impressão que cada vez que leio, digo isso por que algumas vezes leio um parágrafo por várias vezes, e parece que sempre diz algo diferente e muito melhor do que já havia sido dito. Não, realmente não são simples cartas!
Há lições ditas de um modo simples, porem extremamente eficazes para quem as consegue absorver.
Será para mim sempre uma infinda leitura.