A Garota do Espelho de Prata

A Garota do Espelho de Prata Laura M. Castro

Resenhas - A Garota do Espelho de Prata

Regiane 25/06/2011

Encantador!

"Tudo o que vira quando se aproximou do espelho foi uma estranha névoa azul espiralando lá dentro como se tivesse vida própria. Mal tocou a moldura, uma ventania violenta explodiu no quarto - ela gritou e tentou puxar a mão para longe, mas percebeu, em choque, que estava presa."

Desde que eu soube sobre o lançamento de A Garota do Espelho de Prata, eu fiquei bem curiosa e com vontade de ler. E uma das coisas que mais me chamaram a atenção, foi saber que se tratava de uma escritora nacional bem jovem - Laura escreveu AGEP aos seus 14 anos.

Ciwan é um país que enfrenta uma terrível guerra civil entre o governo ditatorial de Nicolau Cortéz e um grupo de rebeldes, conhecidos como Kingdom Fighters. Eles lutam contra o Novo Regime, com o intuito de devolverem o poder a realeza. Esse é um dos problemas que Anne, uma garota de apenas 16 anos tem que lidar. E se já não bastasse, ela possui o Dom da magia, o qual deve ser camuflado do governo atual a todo custo, para que não corra o risco de se tornar uma marionete nas mãos do ditador, além disso, Anne não faz ideia de quem realmente é. Desde que acordou sozinha na floresta, com um sério machucado na testa, ficou incapacitada de lembrar até mesmo seu nome.

Em meio a esse turbilhão de acontecimentos, Anne acaba sem querer, encontrando um espelho um tanto peculiar, que ao se deparar com ele - de uma forma assombrosa - surge o reflexo de uma outra garota. Sem pensar duas vezes, ela decide que tentará decifrar os mistérios que se escondem por trás do tal objeto.

Anne conseguirá enfrentar essa árdua realidade da guerra? Vencerá seus medos e aflições? Encontrará as respostas relacionadas a sua vida que antecede ao acidente que sofreu? E o segredo da Garota do Espelho, será capaz de desvendá-lo?

Primeiramente eu tenho que dizer que essa capa é simplesmente maravilhosa. Não poderia ser mais perfeita. É totalmente condizente com o contexto, caiu como uma luva. Não canso de olhar, é muito linda e atrativa. Parabéns a Bárbara, que criou essa incrível arte para AGEP.

O desenvolvimento e o desenrolar da obra são bastante instigantes. Eu sou fascinada por fantasia, e com certeza esse foi um dos motivos que me levaram a me interessar tanto por esse livro. O resultado foi bem gratificante. Adorei os nomes fictícios dos países, e toda a história por trás de cada um deles, entre outros detalhes interessantes. Com certeza AGEP é um livro bem criativo e envolvente. Possui uma dosagem certa de mistérios, que vão sendo revelados pouco a pouco, os quais aguçaram totalmente a minha curiosidade, a ponto de não me deixar desgrudar das páginas até terminá-lo. Prendeu-me completamente.

Os personagens também me agradaram. Foram bem construídos. Os que mais me cativaram foram a pequena Ceci e o jovem Cris – que vive atormentando Anne. Dei boas risadas com sua ironia e suas brincadeiras, para chamar a atenção dela.

Resumindo, eu adorei esse livro, superou minhas expectativas. A única crítica que tenho a fazer, é que no final, as coisas aconteceram meio rápidas. Eu acho que o desfecho poderia ser um pouco mais trabalhado, pois quando cheguei no último capítulo, e terminei, me senti inconformada. Fiquei com gostinho de quero mais, e infelizmente AGEP não é uma série, portanto a todos que forem ler, recomendo que aprecie cada detalhe, e cada momento da história sem pressa de terminar.

Quero parabenizar a Laura por essa obra maravilhosa e bonita. Sem dúvidas, é uma autora promissora. Ficarei aguardando ansiosamente pelo seu novo livro - uma série que ela está escrevendo em parceria com uma amiga. Também agradeço por ter me dado a oportunidade de conhecer seu trabalho, o qual me rendeu bons momentos de leitura.

Recomendo!

16/07/2021

a garota do espelho de prata
a garota do espelho de prata, minha leitura de abril... ele foi o primeiro livro nacional que eu li.

não me arrependo de ter lido esse livro, ele é ótimo, a história, os personagens. o único motivo de eu não ter dado 5 estrelas, é por causa do final, o final ele acaba decepcionando um pouco, não por conta de como acabou o desfecho da historia, mas sim da maneira que foi escrito. foi muito... mutuado os acontecimentos, aconteceu ao mesmo tempo e com isso eu fiquei meio "hã??". (não hã, o que está acontecendo, foi hã por que isso está acontecendo desse jeito) deu pra entender?

não sei como explicar sem dar spoiler, então só posso dizer que recomendo, e que é uma leitura rápida e boa.

então quando você ler o final, você vai entender do que eu estou falando.

mas juro que se não fosse pelo final, esse livro seria nota 10, ele é muito bom mesmo, e eu super leria de novo.

assinado: lê

Lygia 29/01/2012

A garota do espelho de Prata - Laura M. Castro
Laura Castro conseguiu me surpreender com 'A garota do espelho de prata', e quase nos 45 minutos do 2º tempo, seu livro entrou para a minha lista de favoritos de 2011. É extremamente gratificante elogiar um livro nacional.

Anne mora em um país em guerra: de um lado temos o poderoso ditador Nicolau e do outro, os rebeldes K.F.(Kingdom Fighters) e L.K.F.(Little Kingdom Fighters). O primeiro grupo é formado por 'rebeldes' já adultos, sendo que alguns são dotados de magia e outros são treinados para combate. O segundo grupo, por sua vez, é formado por crianças que ajudam os adultos com trabalhos menores, como colheita, treinamentos, entre outros. A protagonista, cheia de vida e energia, é uma maga que precisa esconder seus poderes, assim como várias outras pessoas do acampamento dos K.F. e L.K.F., para não serem recrutados por seu governador tirano, que instaurou o denominado Novo Regime.

Como se não bastasse viver em uma época de Guerra Civil, Anne ainda enfrenta o que talvez seja o maior dos seus problemas: ela sofreu um acidente aos 11 anos de idade, algo que lhe rendeu uma cicatriz e a perda das lembranças de todos esses anos da sua vida. Encontrada pelos K.F. e agora com 16 anos, vive junto ao acampamento dos rebeldes relativamente bem, próxima aos seus amigos e ajudando no que pode. Mas muitas dúvidas pairam em sua cabeça, incluindo as principais: quem ela é, o que houve com sua família e porque, de repente, ela se vê envolvida no enigma da aparição de uma garotinha em um espelho em uma velha casa abandonada.

A história se desenvolve de uma maneira simples, rápida e muito gostosa. Fiquei muito curiosa com o enigma da garota do espelho e o que isso poderia ser relacionado ao passado/presente de Anne. Devorei o livro rapidamente e, sinceramente? Nunca adivinharia a reviravolta do final. Achei sensacional. O enredo é bom, porém, acho que a 'guerra' ficou como pano de fundo e a história focou-se demais na Anne. A autora poderia ter trabalhado melhor os seus elementos e o livro poderia ter mais páginas sem maiores problemas.

Uma coisa que me incomodou bastante foi essa nomenclatura K.F. e L.K.F. Achei desnecessário os nomes serem em inglês, algo que a autora parece apreciar bastante, pois, a narrativa apresenta fragmentos musicais no decorrer do livro, e todas são estrangeiras. Isso, particularmente, é algo que não me agrada.

Pela idade da autora quando escreveu o livro (14 anos), achei tudo muito bem construído e pensado. Pontos positivos para a Laura Castro. Hoje, mais madura aos 18 anos, a escritora deve ter desenvolvido ainda mais seu potencial. Assim que tiver oportunidade, gostaria de ler mais livros dela.

Laris 22/08/2012

A Garota do Espelho de Prata.
Depois de ter terminado o livro, fiquei com opiniões bem divergentes sobre o que tinha acabado de ler. Eu realmente gostei, a história me surpreendeu bastante, positivamente. Tem uma trama interessante que me impulsionou a devorar o livro. Mas havia alguns erros - na minha percepção - e o final estava com poucas explicações o que me deixou confusa, as respostas estão no ar e você acaba tendo que supor o que está acontecendo, não vou entrar muito em detalhes, para entregar o que acontece. Senti muito as influencias de Rowling, Hosseini (apenas o nome) e Zusak ao longo das páginas, o que eu achei muito legal. No computo final, nao me arrependo de ler esse livro, pois os pontos positivos acabam eclipsando os negativos. Gostei muito.

Lais 08/10/2015

Sensacional!
Não consigo entender como nunca havia ouvido falar desse livro.
A história já mostra desde o início todo o mistério e a cada página que passava eu ficava cada vez mais ansiosa para saber o que iria acontecer.
O livro nos apresenta de início a Anne,uma garota de 16 anos que após um misterioso acidente aos 10 perde completamente a sua memória anterior não sabendo nem mesmo o seu nome.Ela é abrigada pelos L.K.F,a divisão mirim de um grupo que luta contra o governo opressor do Novo Regime,imposto após a tomada do trono da rainha,até então.Logo depois da tomada do trono, o cruel Nicolau Cortéz,líder do Novo Regime,manda que todas as garotas que possuem o dom (conseguem fazer magia) detectados sejam levadas até ele e Anne,como uma dessas garotas,tem que se esconder.
Depois de nos apresentados os personagens acabamos recebendo possíveis pistas de certas coisas do passado da Ann,como por exemplo,o fato dela ter escolhido viver numa casinha acabada no meio da floresta ao invés de morar com os L.K.F. ou até mesmo morar na casa ao lado da sua,que é bem maior e está bem mais cuidada.É aí que sabemos o sentimento de temor que ela sente quanto a casa ao lado da sua,que ela acaba ignorando numa noite quando percebe uma luz acesa e vai até lá conferir.A luz vinha de um quarto de criança que lhe chama atenção principalmente por causa de um espelho que se encontra nele,mas o que mais a deixa impressionada e de certa forma assustada é que nesse espelho,ao invés de refletí-la,mostra a imagem de uma garotinha de seus 10 anos e aos poucos ela descobre que a garota do espelho de prata tem muito mais a ver com seu passado do que podia imaginar.

Acho que faltou um pouco mais de revisão no livro,porque ele tem um potencial muito bom e é muito melhor que muitos livros que fazem fama por aí.Na verdade faltava mesmo um pouco mais de investimento no livro,pois se fosse o caso ele poderia ser melhor do que já é e talvez fizesse o sucesso devido.

O final poderia ter sido mais explicativo também,foi tudo tão rápido que mal deu para acreditar que tinha acabado quando cheguei à última página.Ela poderia ter detalhado um pouco a guerra que teve entre Nicolau Cortéz e os K.F. e até mesmo falado um pouco do que houve depois do último capítulo e antes do epílogo,pois coisas como a volta de seu avô não foram esclarecidas.

Existe também o fato de que a escritora utiliza repetidas vezes trechos de músicas internacionais no livro (sem contar os nomes em inglês,mas isso não achei que foi um problema) o que me incomodou bastante e foi totalmente desnecessário sendo um dos motivos pelos quais eu não dei cinco estrelas.

Mas mesmo assim o livro é incrível!Todo o enredo te prende do início ao fim.A explicação para todo o mistério envolvendo a Anne e a Sophie (a garota do espelho) foi pra mim genial.Apesar do tom de mistério,o livro tem uns momentos de humor,normalmente envolvendo Anne e Cris que acaba deixando a história mais divertida e descontraída.
É um livro leve e gostoso de se ler.A escrita é bem simples e objetiva que faz com que você não fique cansada de ficar lendo por muito tempo.A capa do livro é linda e só faz com que o livro tenha uma cara mais misteriosa ainda,sem contar que ela e o nome fazem todo o sentido.
Volto a dizer que é bem melhor que muito livro que faz sucesso.

Tnan 12/06/2020

Leitura Fortemente Recomendada (LFR)
A Garota do Espelho de Prata
Laura M. Castro
Ritmo de leitura: ~30p/h
Livro de personagens: 3 folhas
Término: 12.06.2020 12:06

O país é Ciwan e este está dividido entre um regime ditatorial com governo usurpado (o Novo Regime) e uma frente de resistência (os Kingdom Fighters). Anne, com apenas 16 anos, vive sozinha com seu passado misterioso, do qual não preserva nenhuma lembrança de antes dos seus 10 anos de idade. Esta é a história do desenvolvimento e origem de Anne em meio a um país governado por ditadores e poderes mágicos, no qual encontra amor e tristeza à medida que desanuvia seu passado com ajuda de seus amigos.

A autora utiliza de linguagem simples, mas em igual grau profunda e cativante. Provoca-nos às emoções dos personagens de modo surpreendente e singelo. Este é um daqueles livros que você imerge na história ao mesmo tempo que dispõe de uma trilha sonora, como em um filme.

Recomenda-se a construção de uma linha do tempo para melhor aproveitamento da leitura.

Vivi Barini 29/03/2012

Ciwan já foi um país livre, em que as pessoas tinham a liberdade de escolher o que queriam fazer das próprias vidas. Mas tudo mudou quando Nicolau Cortéz depôs a rainha Elizabeth e se declarou governante do país, chamando sua ditadura de Novo Regime.

Mas é claro que isso não ficaria sem resposta. Os apoiadores da monarquia formaram um grupo rebelde chamado de K.F., ou Kingdom Fighters, com o intuito de acabar com a ditadura e devolver o poder para a família real.

E é nesse país em que a maior parte das meninas nasce com um Dom específico para fazer magia que mora Anne Smith, uma garota de dezesseis anos que entrega revistas e não tem memória nenhuma de seu passado.

- leia mais em The Bookaholic Princess: http://www.thebookaholicprincess.com.br/2012/03/desafio-realmente-desafiante-3-garota.html

Nathalia.Sabino 29/11/2016

Uma leitura leve
Li A Garota do Espelho de Prata há muitos anos atrás. Se lembro-me bem, esse livro foi minha primeira distopia.

Não lembro muito os detalhes da história, mas sei que foi uma leitura muito prazerosa. Devorei as páginas ávida em descobrir o mistério da menina no espelho. O livro tem uma boa estrutura, e teria um potencial incrível, mas por ser muito jovem (pasmem, ela escreveu com 14 anos!!), acredito que não soube trabalhar tão bem, deixando algumas coisas flutuando, sem as devidas explicações.

Foi meu primeiro contato com uma autora nacional e gostei muito da experiência. O que me incomodou mais foi o fim muito corrido, mas muitos autores por aí cometem essa gafe.

Recomendo esse livro para todos os amantes de distopias que estejam afim de experimentar uma escrita mais leve e de quebra de uma autora brasileira.

site: https://www.instagram.com/sobre.ler/