Bahia

Bahia

Resenhas - Bahia

Leo 06/10/2021

Inquisição na Bahia
Poucos sabem, mas a Bahia sofreu um longo processo de Inquisição e Luiz Mott traz documentos que mostram como isso ocorreu. Ele dá destaques aos grupos minorizados que foram as maiores vítimas - africanos escravizados, homossexuais e indígenas - e apresenta em detalhes, muitas vezes dolorosos, métodos de tortura e perseguição utilizados pelos brancos.

Alexandre 15/07/2020

Importante registro histórico
É fascinante termos acesso a textos produzidos nos séculos 17, 18 e 19 encontrados pelo autor na Torre do Tombo, em Lisboa, e também nos arquivos da Arquidiocese de Salvador. Esses relatos nos permitem ter uma ideia bem alinhavada de como funcionou a colonização e o poder clerical sobre a sociedade brasileira, especialmente em matéria de moral sexual. É assustador e nos faz pensar como os ensinamentos de Cristo, que nada tinham a ver com essa violência e maldade, puderam ser usados como argumento para tanta tirania. A questão indígena, de como foram usurpados e enganados, também ganha relevância ao final do livro. Esses textos deveriam ser discutidos entre nossos jovens, para que compreendam como chegamos a ser o que somos hoje como sociedade e façam suas reflexões. Eu só não entendi o motivo da expulsão dos jesuítas do país... O autor cita vários fatos após a expulsão desses religiosos, mas não me lembro de ver uma explicação para isso. Fiquei curioso e vou pesquisar. Mas resumindo: vale a leitura. Que venham outras pesquisas historiográficas e antropológicas como esta!